Após dez anos da criação do “Movimento SOS MG-424”, Trevo da Holcim ganha iluminação

Obra da Prefeitura de Pedro Leopoldo foi realizada com o dinheiro do imposto pago pelo cidadão nas contas da Cemig

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

A Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo inaugura no início da noite desta quarta-feira, 11 de março, a iluminação do Trevo da Holcim, localizado na altura do KM 22, na MG-424, no bairro Novo Campinho. A obra foi realizada com o dinheiro do imposto pago pelo cidadão nas contas da Cemig, chamada de Contribuição para Custeio da Iluminação Pública. A obra faz parte de uma série de reivindicações feitas pelo “Movimento SOS MG-424” há dez anos. A inauguração está prevista para começar às 18 horas.

Sobre as reivindicações do Movimento SOS MG-424

Em 19 de março de 2010, moradores da região norte de Pedro Leopoldo, com apoio da Rádio PL FM e Atividade FM, criaram o “Movimento SOS MG-424” para cobrar melhorias no Trevo da Holcim. Na época, o movimento pediu ao DER – Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais, que fizesse novo projeto de engenharia do trevo contemplando uma rotatória, iluminação e outras melhorias, tendo em vista o grande número de acidentes registrados no trecho pela Polícia Rodoviária Estadual. O “SOS MG-424” foi criado a partir de uma sugestão do jornalista Pacheco de Souza (Rádio PLFM) e posteriormente contou com o apoio do radialista Vicente Cruz, da Rádio Atividade, Associação de Moradores do bairro Marieta Batista de Sales – Dom Camilo II, Associação de Moradores do Teotônio Batista de Freitas (Lua), vereador Vanderlei Dias, ONG Lagoa Viva, comunidade local e outras lideranças que foram surgindo no momento em que o movimento ganhava força.

As reuniões do Movimento aconteciam na Sede da Associação de Moradores do Dom Camilo II. Na época, os líderes do movimento ser reuniram com o Diretor do DER, José Élcio Monteze, em Belo Horizonte, onde foi entregue um abaixo assinado com cerca de 6 mil assinaturas da comunidade. No documento foi pedido a construção de uma rotatória até que o projeto original de construção de um viaduto seja concluído, além de outras melhorias. Em 2011 a rodovia chegou a ser fechada para uma manifestação dos moradores e o fato foi notícia em vários veículos de comunicação local, regional e estadual.

De lá pra cá

Após a reunião com José Élcio Monteze, o Governo do Estado implantou quebra-molas no local, mas eles foram retirados ao constatar que as lombadas estavam contribuindo para provocar acidentes. Logo depois foram colocados radares para controlar a velocidade de no local, mas a medida não reduziu o número de acidentes no trecho.

Em 2019 Prefeito Marião cobra as promessas do DER

Ano passado após empenho pessoal do Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião, foram realizadas reuniões com prefeitos das cidades vizinhas e após os encontros as lideranças municipais se reuniram com o Governo do Estado para novamente cobrar melhorias no Trevo da Holcim. O pedido foi atendendido e o antigo “Trevo da Morte” foi remodelado e ganhou novo contorno. A obra não acabou com os acidentes, mas reduziu de maneira significativa as colisões entre veículos no trecho. “Este é um grande momento”, disse o Prefeito Cristiano Marião em mensagem de áudio ao comentar sobre a inauguração desta noite.

Arquivo Mix Notícias / líderes que iniciaram o “Movimento SOS MG-424”