Bloco Brasil da RedEAmérica visita Pedro Leopoldo nesta quarta (29)

As conquistas na área ambiental após o fortalecimento da ASCAPEL e da Coleta Seletiva estão na pauta deste encontro

Na Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales tem Muro Inteligente

Reportagem e foto: Pacheco de Souza / Fonte: LafargeHolcim

A LafargeHolcim, o Instituto LafargeHolcim e a RedEAmérica promovem nesta quarta-feira, 29 de maio, um encontro com representantes do Bloco Brasil da RedEAmérica, ONG’s e membros da comunidade de Pedro Leopoldo, com o objetivo de compartilhar os resultados do projeto Recoa (Rede Comunitária em Ação) e proporcionar um momento de diálogo sobre “Licença Social para Operar”.

O encontro será de 08h às 11h30, na sede da APAE de Pedro Leopoldo, localizada à Rua João Teodoro Silva, 1844 – bairro São Geraldo.

Na parte da tarde, a partir das 13h, haverá visitas dos representantes do Bloco Brasil da RedEAmérica aos muros inteligentes, ao galpão da ASCAPEL e, por último, os Guardiões da Reciclagem farão uma apresentação para todos os presentes na Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales, na Região Norte da cidade. Após a apresentação o evento será encerrado.

Sobre a RedEAmérica

A RedEAmérica é uma rede temática, um espaço de dialogo, intercâmbio de experiências e aprendizagens entre pares, na medida que seus 80 membros de 14 países são empresas, fundações e institutos que enfrentam desafios semelhantes e compartilham suas experiências num cenário de confiança. A Rede é um canal para acelerar os processos de aprendizagem, criar novas soluções e transformar a prática.

A RedEAmérica é dividida por blocos, o brasileiro conta com 11 organizações (Fundação Alphaville, Instituto André e Lúcia Maggi, Fundação Otacílio Coser, Instituto Arcor, Instituto BRF, Instituto Camargo Correa, Instituto LafargeHolcim, Instituto Lina Galvani, Instituto Votorantim e Natura Cosméticos), que se reúnem mensalmente e buscam desenvolver ações e projetos que contribuam para construção de comunidades sustentáveis.

Sobre a Rede Recoa

Realizado desde janeiro de 2014, o projeto Rede Comunitária em Ação (Recoa) envolveu mais de 10 mil moradores de Pedro Leopoldo em diversas ações de conscientização ambiental, preservação da natureza e reciclagem.

A Recoa foi implementada pela Associação Movimento Lagoa Viva e mais 10 associações, dentre elas a ASCAPEL (Associação de Catadores de Pedro Leopoldo) com o apoio do Instituto LafargeHolcim e do Fundo Comunidade em Rede, da RedEAmérica em parceria com a Fundação Interamericana (IAF), e hoje conta com várias parcerias locais.

O projeto vem promovendo o fortalecimento das associações participantes e também ampliando a conscientização ambiental por meio da coleta de resíduos reciclados na cidade.

Para facilitar e mensurar a coleta seletiva, o Recoa organizou a instalação e estilização de 14 “Muros Inteligentes” na cidade. As edificações funcionam como pontos de coleta, com espaços dedicados para cada tipo de resíduo (metal, papel, plástico), sendo instalados nas escolas municipais e estaduais da cidade. Além da construção, os muros também receberam pintura pelas mãos de estudantes da rede pública, como fruto de oficinas de grafitagem promovidas pelo Recoa.