Caminhoneiros fecham a MG-424 em protesto contra o aumento dos combustíveis

Reportagem: Ingryd Rodrigues / Foto: Vanderlei Dias

Caminhoneiros autônomos, que não estão ligados a transportadoras promoveram uma paralisação nacional nesta segunda-feira em 18 estados. A rodovia MG-424, entre Pedro Leopoldo e Belo Horizonte foi fechada nesta tarde na altura da cidade de São José da Lapa, houve queima de pneus durante o ato.

Segundo os caminhoneiros, desde julho do ano passado a Petrobras alterou sua política de preços e passou a promover reajustes quase diários nos combustíveis, e isso vem impactando negativamente no preço do frete. 

A paralisação foi convocada pela Associação Brasileira dos caminhoneiros, a Abcam. A categoria pede que uma série de reivindicações apresentadas ao governo sejam atendidas. A principal delas é a redução da carga tributária sobre o diesel.

O presidente Michel Temer marcou para noite desta segunda uma reunião para tratar do preço dos combustíveis. Foram convocados para a conversa os ministros de Minas e Energia, Moreira Franco, da Fazenda, Eduardo Guardia, e do Planejamento, Esteves Colnago e o Secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.