Empresas de desmonte serão fiscalizadas pela Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais, publicou no dia 24 de julho, a portaria nº 397 que dispõe sobre os credenciamentos de empresas destinadas a desmontagem, reciclagem, recuperação e a comercialização de partes e peças de veículos automotores em Minas Gerais. O credenciamento e regulamentação das empresas de desmontagem automotiva estão previstos na Lei Federal nº 12.977/14, conhecida como “Lei do Desmonte”. 

De acordo com o Diretor do Detran-MG, Rogério de Melo Franco Assis Araújo, a partir do dia 03 de julho cerca de 40 Policiais Civis devem ir às ruas de Belo Horizonte notificando as empresas do setor. A partir da notificação, o prazo para credenciamento será de 30 dias.

No site do Detran-MG está disponível um sistema de credenciamento. O interessado deve apresentar, por meio eletrônico, toda documentação comprobatória exigida na portaria, além de terem instalações compatíveis com a atividade desenvolvida e com o tipo de atendimento ao público no que diz respeito à higiene, limpeza, iluminação e segurança. As empresas de reciclagem de veículos deverão, ainda, comprovar que possuem estrutura mínima para a realização dos serviços. O primeiro credenciamento terá validade de um ano e na renovação o registro será para cinco anos.

“Regularizar o setor trará vários benefícios para Minas Gerais. Desmanches e venda de peças ilegais precisam ser combatidos em nosso país, porque isso reflete diretamente na segurança pública, viária e no meio ambiente.”, afirma o Diretor do Detran-MG.

 

As vantagens da “Lei do Desmonte”

 A  “Lei do Desmonte” regulamenta e disciplina a atividade de desmonte de veículos e comércio de peças usadas e prevê que as empresas que realizam este serviço deverão ser credenciadas junto ao Departamento de Trânsito. O principal objetivo da Lei é combater o comércio clandestino de peças usadas de veículos, o que deverá em médio prazo diminuir os roubos e furtos de veículos no estado. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, nos três primeiros meses deste ano foram registrados 8.628 roubos e 11.256 furtos de veículos em Minas Gerais.

A expectativa é que aconteça uma redução significativa desses crimes, assim como nos estados que já regulamentaram a Lei. De acordo com  a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, primeiro estado a adotar a regra, houve redução de 25% nos furtos/roubos de veículos, nos meses após a regulamentação, que aconteceu em meados de 2014.

Além de disciplinar a atividade, aplicação da Lei em Minas Gerais, traz maior segurança para o consumidor final, já que essas peças deverão que ter atestado de condição técnica para voltarem ao mercado. O resultado será um controle mais rigoroso da qualidade das peças e também ganhos para a segurança viária, consequentemente a perspectiva é a diminuição dos acidentes pelo uso de peças inadequadas.

O controle também será mais rigoroso para o descarte dos materiais com óleo, fluídos e carcaças provenientes dos veículos desmontados, trazendo benefícios para o ecossistema.

As empresas credenciadas deverão possuir alvará de funcionamento e documentação relativa à regularidade fiscal, o que trará vantagens econômicas.  Ao realizar o credenciamento, além da geração de impostos, os desmontes terão que contratar funcionários com direitos trabalhistas garantidos.

Atividade será controlada e fiscalizada pela PCMG

Na segunda fase do projeto de regulamentação da Lei, Detran-MG adotará um novo sistema informatizado para rastreabilidade das peças e  fiscalização. As empresas que já atuam no setor de desmontagem, deverão apresentar declaração contendo inventário do estoque de veículos e de partes e peças sujeitas à rastreabilidade.

A origem deverá ser comprovada mediante a apresentação de Nota Fiscal, com a descrição individualizada de cada peça. O Detran-MG abrirá processo licitatório para empresas que fornecerão as etiquetas de rastreabilidade das peças. Com a rastreabilidade disponível, o cidadão poderá acessar por meio de aplicativo todas as informações da origem da peça a ser adquirida.

Os credenciados deverão disponibilizar nota de arrematação e fotografias de todos os ângulos do veículo (frente, laterais, traseira, teto e interior) da forma que foi adquirido. A nota e as fotos deverão ser inseridas nos softwares de rastreabilidade das empresas credenciadas, comprovando a origem legal das peças.

Aquele que exercer suas atividades em desacordo com a legislação vigente, no caso de condenação em processo administrativo, estará sujeito à sanções. As infrações previstas na legislação são caracterizadas como leve, médias ou graves, gerando multas que vão de R$ 2 mil a R$ 8 mil. Em casos mais graves as empresas poderão ter seu credenciamento suspenso ou cassado.

A Polícia Civil já está pronta para atuar no credenciamento e inspeções dos desmontes. Na Capital e Região Metropolitana a fiscalização será realizada pela Delegacia Especializada de Investigação a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DEIFRVA) e, no interior, pelas Delegacias Regionais.

O Diretor do Detran-MG garante também que as investigações envolvendo crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículos  serão intensificadas.  “Essa regulamentação irá proteger o patrimônio do povo mineiro, será um forte aliado para coibir as ações criminosas de clonagem, furto, roubo e receptação de veículos. Doravante, o cidadão terá o conhecimento da origem e autenticidade das peças adquiridas de veículos automotores”, afirma Rogério de Melo Franco Assis Araújo.

Moradora do Magalhães reclama da sujeira nas ruas

Segundo denúncia, há uma semana a Prefeitura de Pedro Leopoldo roçou o mato à beira da estrada e deixou a sujeira espalhada

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto enviada pela moradora

“Sou Luciana, moradora da Rua Celso Nery Costa, no bairro Magalhaes. Gostaria que você publicasse que eu pedi ao vice-prefeito Salim e ao Secretário de Obras, Bamba, uma capina e limpeza da minha rua. Mandei as fotos e eles se prontificaram em ajudar, enviando uma roçadeira para cortar o mato”, comentou a moradora.

Ainda segundo Luciana, ela foi informada que não existe varredores no bairro e a sujeira só aumentou após a prefeitura roçar o mato na semana passada. “Eles deixaram tudo espalhado e os carros vão passando e levando a sujeira para dentro de nossas casas”, acrescentou.

O OUTRO LADO

Na última semana a nossa reportagem pediu esclarecimentos à prefeitura de Pedro Leopoldo sobre a denúncia da moradora e, o Secretário de Obras, Wilson Marques – Bamba, prometeu “resolver o problema”.

Na manhã desta terça-feira (04) a moradora fez novo contato conosco e informou que a sujeira permanece na rua. Acionamos novamente a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedro Leopoldo, que informou: “Segundo a Secretaria de Obras, a limpeza está programada para o decorrer desta semana”.

Feirinha da Estação terá edição especial neste sábado

Reportagem: Lívia Laudares com informações da Prefeitura de Pedro Leopoldo

Edição Especial da ferinha terá horário diferente, às 18h

Neste sábado, 1º de julho, será realizada uma edição especial da Feirinha da Estação a partir das 18h. A ideia é recepcionar os milhares de participantes do 1º Congresso Espírita de Pedro Leopoldo, que acontece nesse fim de semana. De acordo com os organizadores, são aguardados mais de 3 mil pessoas nos três dias de evento. Com o término das atividades do sábado, participantes do evento e turistas são aguardados em um dos pontos turísticos mais tradicionais de nossa cidade.

Expositores e empresários do ramo alimentício se articulam para melhor atender os turistas. Muitos dos artistas e artesãos da Feirinha apresentarão peças que dialogam com o evento, envolvendo, principalmente, a figura do ilustre Chico Xavier. Aproveitando o friozinho de inverno, as barraquinhas de alimentação oferecerão delícias típicas dessa época do ano. Como é de praxe, o evento contará ainda com atrações musicais!

Sobre o 1º Congresso Espírita de Pedro Leopoldo

A partir de amanhã (30) Pedro Leopoldo irá sediar o 1º Congresso Espírita de Pedro Leopoldo, que acontece na cidade até o dia 02 de julho. Com o tema “Jesus, Kardec e Chico: Evangelho Sempre”, o evento celebra 90 anos de fundação do Centro Espírita Luiz Gonzaga e da primeira psicografia do médium. Serão três dias de atividades com  nomes importantes na cena espírita, como Divaldo Franco, Haroldo Dutra e o Presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB) Jorge Godinho. As inscrições estão esgotadas. Os locais do evento são o Centro Espírita Luiz Gonzaga, que fica na rua São Sebastião, 55 e no CEPPEL – Centro Poliesportivo de Pedro Leopoldo, na avenida Anélio Caldas, 530.

 

 

Operação da Polícia Civil prende o homem mais procurado de Betim

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu, na última semana, o homem que é considerado nos últimos três anos o mais procurado pela polícia de Betim. Felipe Souza da Cruz, 28 anos, mais conhecido como “Jiraya”, foi localizado na ultima sexta-feira (23) na cidade de Itatiaiuçu. Ele é suspeito de liderar uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas em Betim, que vem sendo investigada desde 2016.

Sabendo que estava sendo procurado pela polícia, Felipe continuava controlando o tráfico da cidade de Betim permanecendo nas cidades de Itatiaiuçu e Juatuba. Na ação, foram apreendidas uma submetralhadora, um revólver calibre 38 e munições, além de maconha que seria distribuída na região metropolitana da capital.

Com o suspeito foram encontradas drogas e armas

O suspeito possuía seis mandados de prisão em aberto, sendo três por homicídio, um por crime organizado e outros dois por trafico de drogas. Destes seis mandados, cinco eram preventivos e um por condenação pelo trafico de drogas. Felipe tinha ainda passagens pela polícia por porte ilegal de arma, corrupção de menores, associação criminosa e associação por tráfico de drogas.

 

O delegado responsável, Álvaro Romero, esclareceu o caso à imprensa

 

 

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Álvaro Homero, o suspeito tinha ligação ainda com crimes relacionados a roubo a ônibus que iam para Inhotim. No final do ultimo ano, várias pessoas ligadas aos crimes destes roubos foram presas, menos Felipe, que segundo as investigações era o chefe da quadrilha. O suspeito foi preso e encaminhado ao sistema prisional. 

 

Divulgado hoje o resultado da seleção do Pronatec

 

Nesta edição, foram ofertadas mais de 16.700 vagas, distribuídas em 42 tipos de cursos técnicos. Capacitação abrange 178 municípios mineiros

 

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) torna pública a lista dos candidatos inscritos no processo seletivo para vagas gratuitas em cursos técnicos ofertados no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio da ação Mediotec, do Ministério da Educação (MEC).

Os estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino que concorreram podem conferir o resultado da seleção aqui. Já para os candidatos desclassificados, a lista está disponível neste link.

O processo seletivo ocorreu por meio de sorteio público realizado no dia 22 de junho, no Órgão Central da Secretaria de Estado de Educação. O sorteio definiu, aleatoriamente, um número de classificação para cada um dos candidatos inscritos.

Em conformidade com o Edital DIEP/SB/SEE Nº 01 e sua retificação, foram observados, para a distribuição das vagas, os seguintes percentuais destinados para cada grupo de cotas:

– Cota 1: 10% das vagas aos jovens com deficiências e para aqueles em medidas protetivas e socioeducativas.

– Cota Bolsa Família: 65% das vagas aos beneficiários do Programa Bolsa Família.

– Ampla concorrência: 25% das vagas.

Os candidatos classificados deverão comprovar todas as informações prestadas no formulário de inscrição e entregar os documentos no ato da matrícula.

Em caso de não comprovação, o candidato perderá o direito à vaga e será observada a ordem numérica de classificação do sorteio para convocação do próximo excedente.

A data da matrícula será informada pela instituição ofertante do curso e enviada para o e-mail informado pelo candidato no momento da inscrição.

As dúvidas sobre o curso, data de início e procedimentos da matrícula deverão ser encaminhadas para a própria instituição de ensino ofertante.

As dúvidas do processo seletivo poderão ser encaminhadas para o e-mail inscricacaomediotec@educacao.mg.gov.br.

Cursos

Nesta edição, foram ofertadas mais de 16.700 vagas, distribuídas em 42 tipos de cursos técnicos, como Mecânica, Modelagem de Vestuário, Logística, Enfermagem, Telecomunicações, Eletrotécnica, Confeitaria.

A capacitação abrange 178 municípios do estado e será realizada em 78 unidades de ensino, sendo 38 escolas da rede estadual, a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Institutos Federais e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Idosos ficam na mira de bandidos em Capim Branco

Reportagem: Lívia Laudares

Na madrugada do último domingo um casal de idosos, moradores da zona rural de Capim Branco, foram rendidos por criminosos armados. A ação ocorreu por volta das 03h quando os bandidos, que aparentavam ter no máximo 20 anos, invadiram o sítio do casal, de 74 e 75 anos, e os deixaram na mira do revólver.

O sítio fica na região dos Matos. Os criminosos reviraram todo o local e levaram R$800 em dinheiro. Eles estavam com os rostos tapados o reconhecimento ficou prejudicado. As vítimas relataram que os bandidos empreenderam fuga em direção à cidade de Prudente de Morais. A polícia foi acionada, mas ninguém foi preso.

 

Câmara Municipal forma 1ª turma do Curso de Primeiros Socorros

 
Reportagem: Lívia Laudares

Os alunos da 1ª turma do curso de Pré-Hospitalar e Primeiros Socorros, receberam os certificados de conclusão, na tarde da última sexta-feira (23) em Pedro Leopoldo. No total, 22 alunos estão capacitados para diversos atendimentos de urgência na cidade. O curso foi uma iniciativa do vereador Marcus Marinho, mas contou com parceria da Câmara e Prefeitura Municipal.

O curso foi aplicado pelo Segundo Sargento Robson de Paula e pelo Cabo Oliveira, ambos do 3º Batalhão dos Bombeiros de Minas Gerais. Uma das alunas, Paula Jácome, ressaltou a importância dos conhecimentos adquiridos durante a semana. “Foi um curso dinâmico. É um conhecimento que a gente vai levar para o resto da vida. Fiquei muito feliz por poder participar e agora tenho conhecimento para ajudar alguma pessoa em alguma situação de risco”, avaliou.

O vereador Marcus Marinho alertou a importância dos conhecimentos passados durante essa semana de curso. “O nosso objetivo foi trazer conhecimento para pessoas leigas que lidam com o público ou que trabalham com crianças, com saúde, ou que trabalham em empresas grandes, médias ou pequenas. Conhecimento para atendimento pré-hospitalar até a chegada de profissionais capacitados”, concluiu.

Fonte e foto: Câmara Municipal de Pedro Leopoldo

 

 

 
 

Quinze motoristas são presos em blitz da Lei Seca

 

Blitz especiais e simultâneas finalizadas na madrugada deste domingo (25/6) em 20 cidades de todas as regiões do estado resultaram na prisão de 15 pessoas: 13 por crime de trânsito (quando o teste do bafômetro acusa valores superiores a 0,33 miligramas por litro de ar expelido), uma por posse de drogas e outra que estava foragida da Justiça e foi identificada no momento da abordagem.

Outros 65 condutores tiveram a carteira de habilitação recolhida e receberam multas no valor de R$ 2.934,70 por serem flagrados cometendo infração de trânsito. Ou seja, o teste de bafômetro indicou entre 0,05 e 0,33 mg/l.

Em mais um dia de blitz da “Campanha Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), foram abordados, ao todo, 1.349 motoristas.

Na capital, pela primeira vez, as blitz simultâneas contaram com o apoio do Centro de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel) da Sesp. Trata-se de ma carreta com tecnologia de ponta, com 12 estações de trabalho e acesso à internet, que auxilia na tomada de decisões rápidas e estratégicas, possibilitando o acesso aos diferentes sistemas de segurança.

O CICC Móvel permitiu que os boletins de ocorrência das pessoas autuadas fossem lavrados imediatamente no local, dando agilidade ao processo e evitando o deslocamento de policiais militares e rodoviários federais e estaduais ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).

“As ações integradas permitem uma comunicação eficiente e sistematizada” destaca o diretor-adjunto do Centro Integrado e Comando e Controle, Leonardo Caputo.

A carreta também ofereceu o monitoramento visual, com câmeras de visão noturna, capazes de identificar as placas dos carros para consultas nos sistemas. De forma estratégica, a Inteligência da Sesp também estava presente no CICC Móvel.

As operações simultâneas da campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida” aconteceram nas cidades de Belo Horizonte, Montes Claros, Patrocínio, Barbacena, Divinópolis, Uberlândia, Pirapora, Timóteo, Juiz de Fora, Bom Despacho, Poços de Caldas, Uberaba, Pouso Alegre, Lagoa Grande, Unaí, São João Evangelista, Mantena, Capelinha, Governador Valadares e Lavras.

Participaram das ações, de forma integrada, a Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, BHTrans, Sistema Prisional e Corpo de Bombeiros. As abordagens aconteceram dentro das cidades e em rodovias.

O estudante Waleson Junior, de 21 anos, foi um dos motoristas parados nas blitz. Consciente dos riscos trazidos pela combinação álcool e direção, ele não apresentou nenhum nível de teor alcoólico ao soprar o etilômetro.

“Esse trabalho é muito importante para dar mais segurança ao trânsito. As pessoas precisam se conscientizar de que a imprudência pode matar. Se sabe que vai beber, não deve encostar a mão no volante”, ressalta Waleson.

Fonte: Agência Minas

 

Corpo de jovem é encontrado em campo de futebol

Reportagem: Lívia Laudares com informações de Vetor Norte Notícias

O corpo de um homem foi encontrado no domingo (25) no campinho de futebol da Vila Maria, no bairro Palmital, quando homens chegaram para realizar uma “pelada”. A vítima tem aproximadamente 25 anos foi encontrado morto na manhã deste domingo (25), em Lagoa Santa, cidade do Vetor Norte da capital.

Testemunhas relataram o espanto ao encontrar o corpo no campo, que fica ao lado de uma creche. “Quando chegamos pra pra bater uma bolinha, vimos o corpo no chão, próximo a trave do lado esquerdo. Foi um susto, ligamos pra polícia na hora”, disse. A vítima foi identificado como Henrique, morador do bairro Palmital que trabalhava como motoboy.

A Polícia acredita que o crime é uma execução, mas as motivações para tal ainda são obscuras. Isso porque o jovem tinha próximo ao corpo os pertences que levava. 

 

Três criminosos são detidos após assalto em coletivo

Reportagem: Lívia Laudares

Foto do arquivo

Dois menores foram apreendidos e um suspeito preso após assaltarem uma mulher em um ônibus de Pedro Leopoldo na noite da última quarta-feira.  A vítima teve sua bolsa, celular e dinheiro roubados. O que chamou atenção no crime foi a ousadia dos infratores da cidade de Vespasiano: poucos minutos após o roubo foram pegos pela polícia e já haviam  apagado as informações da vítima do celular e substituído a tela de fundo por uma selfie de um deles.

Segundo testemunhas os três ladrões agiram com truculência ao pegar a bolsa, com os documentos da vítima, um celular e R$100. Em poucos minutos a polícia conseguiu abordar um dos suspeitos próximo ao Posto 1000 e seus comparsas no ponto de ônibus da MG424 próximo à empresa Precon.

A rapidez com que a ação policial foi feita garantiu à mulher seu celular e dinheiro de volta, mas a bolsa com os documentos não foi encontrada. Eles confessaram o crime e foram detidos em flagrante sendo posteriormente encaminhados para a Delegacia de plantão, em Vespasiano.