Adolescente de 17 anos é baleado na perna no Teotônio Batista de Freitas

Reportagem: Pacheco de Souza / foto do whatsApp

Operação da Polícia Militar no bairro da Lua

Um adolescente de 17 anos foi baleado na perna na noite dessa quinta-feira (28), no bairro Teotônio Batista de Freitas, Região Norte de Pedro Leopoldo. A vítima que não teve o nome divulgado foi encaminhada ao Pronto Atendimento Municipal para receber atendimento médico. O crime foi praticado por pessoas não identificadas que passavam de carro pela rua José Alves da Silva. “Pede a Polícia para passar aqui nas emediações da rua Laerte Pereira e José Alves da Silva, ouvimos muitos tiros há poucos minutos”, contou uma moradora em uma mensagem enviada à nossa redação por volta das 23h20 de ontem.

A tentativa de homicídio foi registrada pela Polícia Militar e o crime será investigado pela Polícia Civil de Pedro Leopoldo.

OPERAÇÃO POLICIAL NO BAIRRO

Na tarde de ontem a Polícia Militar fez várias incursões nas ruas do bairro atrás de pessoas suspeitas. Foram revistados veículos e pedestres que passavam pelas ruas, mas ainda não foi divulgado um balanço dos trabalhos realizados pela Polícia.

Casal é preso acusado por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Santo Antônio

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto Polícia Militar

Um homem e uma mulher foram presos na manhã desta quarta-feira (27) na Rua Otávio Gouveia, bairro Santo Antônio em Pedro Leopoldo, acusado de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. A ocorrência comandada por Militares da 11ª Companhia Independente foi registrada por volta das 10h30.

Segundo a Polícia, uma denúncia anônima dava conta de que um indivíduo determinaria toque de recolher no bairro para sair a procura do seu desafeto. “De posse das informações iniciamos intenso patrulhamento na região citada, onde abordamos o casal. Em seguida, com as devidas autorizações, realizamos buscas nas residências dos abordados e logramos êxito na apreensão do material”, informou um dos Militares que trabalhou na ocorrência.

Foi apreendida 01 espingarda calibre 20 e 03 munições do mesmo calibre, 01 revólver calibre 32 e 08 munições do mesmo calibre, 01 tablete de maconha, 09 pedras de crack e R$ 640,00 em moeda corrente.

MIX DESTAQUE: Trabalharam nesta ocorrência o Sargento Hermon, Cabo Eduardo, Sargento Moreira, Cabo Correa, Sargento Magela e Soldado Edevanderson.

 

Sabrina faturou R$ 230 em compras na promoção de Natal da Loja ChegaMais e Mix Notícias

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto reprodução do facebook

Sabrina Naiara Barbosa Costa é a ganhadora da promoção de Natal realizada em parceria com as Lojas ChegaMais e o Portal Mix Notícias. Ela foi sorteada nesta noite e vai poder levar para a casa R$ 230,00 em compras na loja de Pedro Leopoldo. A promoção foi publicada em nossa página no facebook e obteve 485 compartilhamentos, 251 curtidas e alcançou 20.142 pessoas.

As Lojas ChegaMais e o Portal Mix Notícias agradecem a todos que participaram da promoção. Desejamos a todos um Feliz Ano Novo! Aproveitamos para anunciar que em 2018 temos muito mais novidades vindo por aí, aguardem!

A nossa equipe está tentando localizar a ganhadora para dar essa boa notícia à ela. A reportagem também irá acompanhar a Sabrina nas compras e registrar tudo ao vivo.

 

Alunos da Escola Imaculada Conceição são destaque em Feira de Empreendedorismo

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos Divulgação

Aconteceu no dia 12 de dezembro, a apresentação da 1ª Feira de Empreendedorismo promovida pela Escola Estadual Imaculada Conceição, localizada no cenro de Pedro Leopoldo.

A professora Sônia Christo Aleixo, que faz parte do corpo docente do Curso Técnico em Recursos Humanos, foi quem teve a ideia de criar o Projeto Feira Empreender, com o objetivo de ampliar o pensamento empreendedor dos alunos do curso para o qual leciona. “O evento foi um sucesso absoluto e contou com a presença de empresários, educadores e investidores que puderam perceber o enorme potencial dos alunos”, contou a professora.

CLIQUE AQUI e veja mais informações sobre a Feira Empreender.

As fotos do evento foram enviadas à nossa equipe nesta terça-feira (26), veja na galeria abaixo.

Turistas vão pagar R$ 25 reais para entrar no Parque Estadual do Sumidouro a partir de janeiro

Em outras unidades de conservação do Estado de Minas as normas e valores foram atualizados  

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto divulgação

Exuberância cênica e relevância ecológica, científica e turística, as 92 unidades de conservação (UCs) e manejo de Minas Gerais, incluídos os 11 parques abertos à visitação pública, ganharam atualizações em suas normas para uso público e a prática de observação de vida silvestre. As diretrizes foram implementadas com a publicação, pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), das portarias, nº 119 e nº 120 no Diário Oficial do Estado, edições dos dias 9 e 15 de novembro, respectivamente.

Com a finalidade de preservar a fauna e a flora nativas do Estado, principalmente as espécies ameaçadas de extinção, as nascentes, os rios, e as cachoeiras, além das formações geológicas e os valores culturais, históricos e arqueológicos as UCs promovem pesquisas científicas, educação e turismo ecológico.

Lagoa do Sumidouro

Assim, as regras também dispõem sobre proibições, tais como a retirada de qualquer recurso natural ou recurso mineral, salvo, quando pertinente, para a realização de pesquisa, com prévia autorização da Gerência de Projetos e Pesquisas ou para produção de mudas pelo IEF.

A medida também atualiza os valores de entrada cobrados nas unidades de conservação (UC) para visitação dessas áreas. A nova tabela, que passa a valer em 1º de janeiro de 2018, pode ser consultada no Anexo I da Portaria nº 120, clicando aqui. O Parque Estadual do Sumidouro, localizado nos municípios de Pedro Leopoldo e Lagoa Santa, terá taxa de R$ 25,00 (inteira) para visitar todos os atrativos.

“Quanto à visitação, havia algum tempo que reajustes de valores de manutenção e reestruturações administrativas não eram realizados. Foi, portanto, uma readequação à situação financeira dos parques”, diz Henri Dubois Collet, diretor de Áreas Protegidas do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais.

As novas normas de uso contribuem para orientar os visitantes sobre os procedimentos que devem ser adotados para o bom usufruto e contemplação dos parques.

Já atividade de observação de vida silvestre vai contar com apoio da administração dos parques ao visitante. As informações sobre a unidade de conservação, recomendações para o trajeto trilhas e as regras de conduta e segurança serão instruídos. É recomendado o cadastramento dos observadores de vida silvestre na UC, conforme Anexo I, que pode ser acessado clicando aqui.

“A observação de pássaros era necessário regulamentar porque havia gerências enfrentando dificuldades no controle dos visitantes e pesquisadores. Agora temos uma padronização e cadastramento destes observadores, fotógrafos e pesquisadores”, explica Collet.

Sobre o horário e dias de funcionamento, os parques estaduais funcionam conforme o mapa abaixo. A portaria nº 119 também dispõe sobre o acesso de observadores da vida silvestre na unidade de conservação em horários distintos do funcionamento normal da UC e locais não abertos à visitação.

Turismo e esportes

Os tipos de usos nas unidades de conservação também estão previstos na portaria. As normas incluem atividades como visitação para lazer e recreação, esportes e turismo de aventura, ecoturismo, visitas educacionais, pesquisas científicas, observação de vida silvestre e outras atividades compatíveis com os propósitos e objetivos das unidades de conservação, desde que previsto em seus Planos de Manejo, Plano Emergencial de Uso Público ou Portaria específica de Regulamento Interno.

As regras tratam, ainda, sobre a introdução de espécies animais ou vegetais, domésticas ou silvestres, nativas ou exóticas, sem a devida autorização; bem como outras proibições estão listadas nas portarias.

Os infratores dos dispositivos das portarias que causarem dano direto ou indireto às Ucs estarão sujeitos às penalidades e sanções administrativas, civis e penais cabíveis.

Para ter acesso às normas na íntegra clique nos links Portaria nº 119 e Portaria nº 120.

Atrativos aberto aos visitantes

A Região Metropolitana de Belo Horizonte concentra seis destas unidades de conservação. No Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, que fica nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho, o turista encontra uma vegetação diversificada, de transição de Cerrado para Mata Atlântica, e pode observar espécies como orquídeas, bromélias, jacarandá, jequitibá, arnica e a canela-de-ema, que se tornou o símbolo do parque.

Além de abrigar seis importantes mananciais de água, o Rola Moça é habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção, como a onça parda, a jaguatirica, o lobo-guará, entre outros.

Outra opção para os aventureiros, também próxima a Belo Horizonte, é o Parque Estadual do Sumidouro, que está situado em Lagoa Santa e Pedro Leopoldo. No local, o visitante encontra a Gruta da Lapinha, que tem 511 metros de extensão e 40 de profundidade, e o Museu Peter Lund, onde estão expostos diversos fósseis.

Interior

Na região do Alto Jequitinhonha estão localizados três parques: o do Rio Preto, do Biribiri e o do Pico do Itambé. Em São Gonçalo do Rio Preto, a 70 Km de Diamantina, está o Parque Estadual do Rio Preto, que tem uma área total de mais de 12 hectares. Entre os atrativos turísticos destacam-se as cachoeiras do Crioulo e da Sempre Viva, as pinturas rupestres e os mirantes naturais, que permitem aos visitantes observar toda a área da Unidade e do entorno.

A Zona da Mata abriga o Parque Estadual do Ibitipoca. No local, o turista pode fazer trilhas e visitar mirantes, grutas, piscinas naturais e cachoeiras. O Pico da Lombada, também conhecido como Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude, oferece linda vista panorâmica.

Outras cinco unidades de conservação estão distribuídas por cinco regiões de Minas Gerais: Noroeste, Norte, Sul, Triângulo Norte e Vale do Aço. São elas o Parque Estadual do Rio Doce, o Parque Estadual do Nova Baden, o Parque Estadual da Serra das Araras, o Parque Estadual Pau Furado e o Parque Estadual da Lapa Grande. Este último, aberto para visitação em 2014, conta com mais de mil pinturas rupestres e aproximadamente 60 grutas.

Fonte: Agência Minas

 

Papai Noel da Polícia Militar entrega cestas básicas e brinquedos em Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto divulgação

A Campanha de Natal realizada por Militares da 11ª Companhia Independente de Pedro Leopoldo está sendo encerrada na manhã deste sábado, 23 de dezembro, com a entrega de cestas básicas e brinquedos no bairro Teotônio Batista de Freitas. Os donativos são fruto de doação da comunidade local durante o mês de novembro deste ano.

A Ação Social realizada nesta manhã é apoiada por Agentes da TransPL, Guarda Civil Municipal e Rotarianos da cidade.

“Nós Policiais Militares entendemos que passamos por tempos muito difíceis, época de crise econômica e taxa de desemprego elevada. O que traz sérias dificuldades a muitas famílias e crianças. O que mais nos chama a atenção é que estas crianças, ao invés de pedir brinquedos, o que seria absolutamente normal nesta época do ano, pedem comida e material escolar”, diz a mensagem da 11ª Companhia da PM.

A Campanha de Natal da PM foi coordenada pelos Aspirantes Regina, Chianca e Heverton.

Coleta Seletiva: Mulheres são ameaçadas com facão e revólver durante assalto em Pedro Leopoldo

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Duas mulheres da Coleta Seletiva de Pedro Leopoldo foram ameaçadas por bandidos durante assalto nesta sexta-feira, 22 de dezembro. O crime aconteceu por volta das 13h30, no Galpão da Associação de Catadores de Papel – ASCAPEL, localizado próximo a Comunidade Monte Tabor. Foram levados 04 celulares e R$ 300,00 em dinheiro.

“Quando os bandidos chegaram ao local haviam apenas duas mulheres no galpão, eles disseram que sabiam onde elas moram e matariam os filhos delas caso não entregasse o que eles queriam. Eles tinham informações que as meninas haviam acabado de sair da agência da Caixa”, contou uma testemunha.

A Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local, mas os bandidos conseguiram escapar.

“Indignação é a palavra! O serviço lá não é fácil, é trabalho duro mesmo. Só quem tem muita força de vontade e precisa realmente de trabalho aguenta aquilo lá, aí vem uns vagabundos e ameaça as pessoas dessa maneira. Onde vamos parar desse jeito? Alguma autoridade de Pedro Leopoldo tem que fazer algo para ajudar essas pessoas, o lugar é muito afastado de tudo e deserto, prato cheio para bandido. Revoltante!” , comentou Kaka Calazans.

Atualizada às 10h30.

Prefeitura pode MULTAR quem sujar as ruas após “Operação Cidade Limpa”

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza / imgens de arquivo

A Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo estará nas ruas da cidade com a “Operação Cidade Limpa” a partir do dia 8 de janeiro de 2018. De acordo com o Prefeito Municipal Cristiano Marião, o programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras levará a cada bairro os serviços de capina, varrição, desentupimento de bueiro, operação tapa-buracos, pintura de meio fio e, principalmente, recolhimento de areia, brita, tijolo e entulho. A ação tem como meta conscientizar a população quanto ao descarte correto de restos de materiais de construção, resíduos de fábricas e de oficinas, galhos e folhas.

“O município gasta anualmente cerca de 2 milhões de reais só realizando este tipo de coleta. Se cada um fizer a sua parte e não despejar estes materiais nas calçadas ou nas ruas, economizaremos recursos que poderiam ser investidos, por exemplo, em saúde, educação, esporte, segurança ou em obras”, planeja Marião. 

Confira o calendário por onde a Prefeitura vai iniciar a limpeza

Janeiro: Maria Cândida, Andyara e Maria de Lourdes

Fevereiro: Centro e Santo Antônio

Março: Magalhães, Dr.Lund, Vila Aparecida e parte do São Geraldo

Abril: restante do São Geraldo, Santo Antônio da Barra, Ferreiras, Coqueirinho, Tapera e Vera Cruz

Posteriormente, será divulgada a programação para a região Norte.

De acordo com fontes do governo municipal, após a “Operação Cidade Limpa”, o morador que descartar de forma incorreta restos de materiais de construção, resíduos de fábricas e de oficinas, galhos e folhas, será notificado e poderá ser multado na forma da Lei.

Prefeitura inicia recuperação das ruas no bairro Morada dos Angicos

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Obras, iniciou nesta quinta-feira (21) a recuperação das ruas no bairro Morada dos Angicos, na divisa com o município de Matozinhos. O bairro foi bastante afetado com as chuvas do dia 29 de novembro e algumas ruas ficaram sem condições de passar veículos devido à grande quantidade de buracos. Na rua “F”, por exemplo, um caminhão caiu em um buraco e precisou de máquinas pesadas para remover o veículo.

De acordo com o Secretário de Obras, Wilson Marques – Bamba, nesta quinta e sexta-feira as equipes estarão fazendo o recolhimento de entulho e recuperando as ruas que ficaram danificadas pela enxurrada. Ainda de acordo com Bamba, a rede pluvial também terá uma atenção especial da Secretaria de Obras.

O Secretário de Obras adiantou que algumas estradas de terra do bairro serão asfaltadas ainda na administração do Prefeito Cristiano Marião, no entanto, há impedimentos no Órgão Ambiental do Estado e isso precisa ser resolvido. 

Que tal ganhar um par de chuteiras Nike da Podium Esportes e Mix Notícias

Informe promocional

Quer concorrer ao sorteio de um lindo PAR DE CHUTEIRAS NIKE? Compartilhe o banner que está em nossa página no facebook e marque amigos na publicação! Curtindo a página no Mix Notícias e Podium Esportes no facebook a sua chance aumenta ainda mais. O sorteio será no dia 27 de dezembro!

CLIQUE AQUI para ir direto ao banner da promoção no facebook.

Podium Esportes! Neste Natal toda a loja está com 50% de desconto no pagamento à vista, em dinheiro.

Rua Francisco Azevedo nº 78, centro de Pedro Leopoldo – ao lado do Posto JR.

Aproveite para CURTIR A NOSSA PÁGINA e receber as promoções diárias dos prêmios que são sorteados na PL FM – a Rádio do Coração de Pedro Leopoldo. 

O sorteio desta linda chuteira será no dia 27 de dezembro