Quer construir uma cooperativa? Saiba como na palestra deste dia 13 em Belo Horizonte

Evento é promovida pelo Sistema Ocemg, a iniciativa é aberta ao público e tem vagas limitadas 

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto e redação ETC Comunicação

Quem tem interesse em constituir uma cooperativa pode participar da última edição de 2017 da palestra gratuita Orientações Básicas sobre Cooperativismo, no dia 13 de dezembro, quarta-feira, a partir das 9 horas, na sede do Sistema Ocemg (Rua Ceará, 771 – Funcionários, Belo Horizonte). A iniciativa é aberta ao público e para participar, basta fazer o download da ficha de inscrição no site www.minasgerais.coop.br e enviá-la preenchida para o e-mail inscricao@minasgerais.coop.br.

A palestra Orientações Básicas sobre Cooperativismo busca orientar os participantes a respeito dos fundamentos básicos e da organização de uma cooperativa. O conteúdo programático da atividade conta com informações sobre o cooperativismo e os aspectos jurídicos e contábeis relativos a essa forma de empreendimento.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, explica que o “Cooperativismo é um modelo de negócios diferenciado, que busca transformar o mundo em um lugar mais justo e com melhores oportunidades para todos. A palestra de Orientações Básicas é para algumas pessoas o primeiro contato com essa proposta e também com o Sistema Ocemg que está de portas abertas para a sociedade, e que ano a ano vem recebendo uma demanda cada vez maior de pessoas interessadas nesse modelo de negócios. Este ano foram realizadas 23 palestras e recebemos mais de 500 pessoas”, ressalta.

Cooperativismo em Minas Gerais

De acordo com o Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, organizado pelo Sistema Ocemg, o setor movimentou R$ 43,3 bilhões em todo o Estado ao longo do último ano, um crescimento de 13,3% em relação a 2015. O cenário é reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sistema Ocemg, que investe fortemente no aperfeiçoamento da gestão do segmento, entre outras iniciativas, mas também é resultado do interesse da população.

Minas Gerais possui, hoje, 768 cooperativas. Somente em 2016, foram criadas duas mil vagas de empregos diretas nesses empreendimentos, totalizando 38.215 empregados, distribuídos em dez ramos de atividades. E, no que depender da atuação do Sistema Ocemg, estes números devem crescer ainda mais. 

O SISTEMA OCEMG

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene). Pronto para atuar em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, o Sistema proporciona orientação e apoio para a gestão eficiente do setor, oferecendo cursos, treinamentos, palestras e seminários que integram e fortalecem as sociedades cooperativas.

SERVIÇO:

Palestra de Orientações Básicas sobre o Cooperativismo

Data: 13 de dezembro, quarta-feira

Horário: 09 às 12h30

Local: Sede do Sistema Ocemg (Rua Ceará, 771 – Funcionários – Belo Horizonte)

Inscrições pelo site www.minasgerais.coop.br

 

Assaltantes abandonam caminhão roubado e são procurados pela PM em mata de Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza / foto do Whatsapp

Dois homens que estavam em um caminhão roubado nesta manhã em Sete Lagoas, são procurados pela Polícia Militar neste momento em Pedro Leopoldo. Os assaltantes trocaram tiros com a Polícia na altura do trevo da Holcim e depois abandonaram o veículo na estrada que dá acesso à Fábrica da LafargeHolcim, em seguida eles entraram na mata. O Helicóptero pegasus da PM, viaturas e até a ROCCA – Ronda Ostensiva com Cães acaba de chegar ao local para ajudar nas buscas.

O caminhão roubado é usado para o transporte de mudanças, ele será apreendido e encaminhado ao pático credenciado do Detran-MG.

Aguardes novas informações, ocorrência em andamento.

 

Projeto do “Grupo Mãos que Brilham” apresenta delícias da culinária e o artesanato de Dr. Lund

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos Heloísa Maia

Idealizado por Aída Maia, moradora de Dr. Lund em Pedro Leopoldo, o projeto do “Grupo Mãos que Brilham” apresenta na tarde deste sábado, 09 de dezembro, a partir das 14 horas, as delícias da culinária de Dr. Lund e também o artesanato da região.

Aída é moradora do bairro e criou o projeto há dois anos, ao perceber que algumas pessoas estavam tendo problemas de saúde, após a perda de um ente querido e até mesmo por outras razões. “Tinham várias pessoas que estavam entrando em depressão e o projeto foi criado para ajudar a comunidade. Eles começaram fazendo trabalhos artesanais e aos poucos foi crescendo e hoje tem muitas variedades”, contou Heloísa Maia, irmã de Aída.

Nesta tarde, a partir das 14 horas, haverá uma exposição dos trabalhos realizados pelas artesãs. O evento será no espaço de convivência da Capela de São João Batista. Prestigie!

Veja algumas fotos dos produtos que serão expostos nesta tarde

Uno e micro-ônibus batem de frente na MG-424 em Matozinhos

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos reprodução do whatsApp

Um Fiat Uno com placa de Pedro Leopoldo, bateu de frente com um micro-ônibus na manhã deste sábado, 09 de dezembro, na rodovia MG-424, altura do bairro São Miguel em Matozinhos. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, o veículo de passeio seguia sentido Matozinhos e o coletivo ia atravessar a rodovia para entrar no bairro. O acidente foi pouco antes das 09 horas.

O motorista chegou a ficar preso às ferragens e foi necessário equipes do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate. Até o Helicóptero Arcanjo dos Bombeiros foi enviado ao local, mas inicialmente não foi necessário o uso da aeronave. O condutor do veículo foi levado para o Pronto Atendimento Municipal da própria cidade.

As causas do acidente serão apuradas. Nas fotos enviadas por um internauta é possível ver uma grande quantidade de lama acumulada na pista, o que pode ter contribuído para o acidente.

Veja outras fotos do local do acidente

 

 

Morre Wanderley Damasceno, da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Leopoldo

O corpo será velado na Capela Velório do bairro São Geraldo e o sepultamento está previsto para às 17 horas no Cemitério Municipal

Nota de falecimento / Fotos reprodução do facebook

Faleceu na madrugada deste sábado, 09 de dezembro, Wanderley Damasceno, Servidor Público da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Leopoldo. Segundo informações do vereador Geraldo Louro, amigo pessoal, Wanderley morreu em casa vítima de um infarto.

Ainda de acordo com Louro, o corpo foi levado por uma empresa funerária até Belo Horizonte e deve chegar à Pedro Leopoldo por volta das 12 horas. O velório será na Capela do bairro São Geraldo e o sepultamento está previsto para às 17 horas no Cemitério Municipal.

Sobre Wanderlei

Wanderlei deixa a companheira Mônica e as filhas Hérica e Kamila Damasceno, além de uma neta. “Nem mais, nem menos… Exatamente você Wanderley Damasceno, por ser o melhor pai que Deus poderia me dar. Obrigada por me ouvir, aconselhar, por existir. EU TE AMO!”, escreveu a filha Kamila em uma mensagem do dia dos pais, em agosto deste ano.

Wanderley completaria 63 anos no dia 08 de janeiro de 2018.

Na Secretaria Municipal de Saúde ele cuidava da logística dos tratamentos que eram feitos em outros municípios, agendando os dias e horários de consultas e exames.

Atualizado às 11h41.

Wanderley ao lado da equipe da Secretaria de Saúde. Foto da campanha “Setembro Amarelo”.

 

Tático Móvel prende condenado por homicídio no bairro Teotônio Batista de Freitas

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Bairro Teotônio Batista de Freitas

Paulo Henrique Pereira, foi preso na tarde desta sexta-feira (08/12), por volta das 16h00, no bairro Teotônio Batista de Freitas, na Região Norte de Pedro Leopoldo. Segundo informações dos Militares do Tático Móvel, o homem foi detido durante batida policial realizada na região.

“Foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele e o conduzimos à Delegacia de Polícia Civil em Vespasiano”, informou o boletim de ocorrência da PM.

Ainda segundo o documento, Paulo Henrique é condenado pela Justiça por homicídio.

MIX DESTAQUE: Trabalharam nesta ocorrência o Cabo Müller, Soldado Roberta e Soldado Guimarães.

 

Traficante de drogas é preso no bairro Felipe Cláudio de Sales em Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto Polícia Militar

Equipes da Polícia Civil e Polícia Militar prendeu na manhã desta quinta-feira (07), um homem suspeito de tráfico de drogas no bairro Felipe Cláudio de Sales, na Região Norte de Pedro Leopoldo. A ocorrência foi na rua Antônio José Buffe, local onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão.

De acordo com a Polícia foram apreendidas 50 pedras de crack, 02 buchas de maconha, aproximadamente R$ 2 mil reais em dinheiro, 10 pinos de cocaína vazios, 02 buchas de maconha e 04 pássaros sem registro.

O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.

MIX DESTAQUE: Trabalharam nesta ocorrência o Sargento Rodrigo, Soldado Max, Soldado Silvio, Tenente Porto, Aspirante Heverton, Sargento Hermon, Cabo Eduardo, Sargento Moreira, Cabo Moreira, Cabo Corrêa, Sargento Magela, Soldado Alan, Cabo Ramon, Soldado Alexandre, Soldado Lorraine, Sargento Nagib, Cabo Teixeira, Sargento Tavares e Cabo Oliveira. Além da equipe da Polícia Civil comandada pelo Delegado Dr. Matheus.

 

Polícia encontra 30 pássaros em cativeiro no bairro Lagoa Santo Antônio

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos Polícia Militar 

Policiais do 2º Pelotão da Polícia do Meio Ambiente – Lagoa Santa, com apoio da Militares da 11ª Companhia Independente de Pedro Leopoldo, apreenderam cerca de 30 pássaros da fauna silvestre que estavam sendo mantidos em cativeiro no bairro Lagoa de Santo Antônio. A Polícia chegou ao local através de uma denúncia anônima.

Um suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil onde foi lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO).

A Polícia apreendeu 09 papa-capim, 04 canário chapinha, 05 trinca-ferro, 04 pretinho, 03 tizil, 03 coleiras, 01 tico-tico da mata e 01 tico-tico comum.

MIX DESTAQUE: Trabalharam nesta ocorrência o Sargento Nagib e o Cabo Dias da Polícia do Meio Ambiente, além do apoio do Tenente Victor e Aspirante Chianca.

Aves eram mantidas em cativeiro de forma irregular

 

No dia de Nossa Senhora da Conceição 04 Missas serão celebradas em Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza

Festa de Nossa Senhora da Conceição vai até o dia 08 de dezembro

A festa em honra a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Pedro Leopoldo, começou no dia 29/11 e encerra nesta sexta-feira (08). O dia dedicado à Santa conta com 04 celebrações de Missas na Matriz localizada no centro da cidade: 07h, 09h30, 15h e 19h30.

Durante os dias da novena 12 Sacerdotes se revezaram no altar presidindo as celebrações. A festa é organizada pelo Padre Antônio Luzia – administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, além das equipes de liturgia e festeiros.

Nesta sexta-feira é feriado em Pedro Leopoldo e as agências bancárias, casas lotéricas e prédios públicos não abrem.

Confira a programação da Festa da Padroeira

07h – Celebração da Santa Missa

Equipe de Canto será composta pelo “Terço dos Homens”

09h30 – Celebração da Santa Missa com as Crianças, em seguida exposição do Santíssimo Sacramento

Equipe de canto será formada pelas crianças

14h30 – Bênção do Santíssimo Sacramento

15h – Celebração da Santa Missa

Equipe de Canto da Comunidade Monte Tabor

18h – Procissão com a imagem da Santa pelas ruas da cidade. O trajeto será pela rua São Sebastião, rua Benedito Valadares, rua Coronel Cândido Viana, rua Dr. Rocha, rua Amando Filho e rua Comendador Antônio Alves.

19h – Celebração da Solene Missa de encerramento da festa  

 

Duplicação da MG-424 é tema de Audiência Pública nesta tarde na Assembleia de Minas

O Prefeito de Pedro Leopoldo, Matozinhos, Confins, Lagoa Santa, Vespasiano, Sete Lagoas e de outras cidades foram convidados para o evento

Reportagem: Pacheco de Souza / Fonte: ALMG

Rodovia MG-424 em Pedro Leopoldo

Atendendo a um requerimento dos deputados João Leite e Sargento Rodrigues, a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte – da Assembleia Legislativa de Minas, debate nesta tarde (06/12) a proposta de duplicação com pedagiamento da Rodovia MG-424, no trecho compreendido da junção da MG-010 ao Município de Sete Lagoas, e o impacto financeiro dessa cobrança aos contribuintes.

O evento será às 15h30 e deve contar com transmissão ao vivo pela TV Assembleia, além dos canais na web.

Para mais informações o telefone do auditório (31) 2108-7657

Confira a lista das autoridades e do público convidado

Murilo de Campos Valadares, secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas.

Ilce Alves Rocha Perdigão, prefeita Municipal de Vespasiano.

Diego Álvaro dos Santos Silva, prefeito Municipal de São José da Lapa.

Celso Antônio da Silva, prefeito Municipal de Confins.

Cristiano Elias dos Reis Costa, prefeito Municipal de Pedro Leopoldo (não confirmado).

Antônio Divino de Souza, prefeito Municipal de Matozinhos.

José Roberto Filho, prefeito Municipal de Prudente de Morais.

Leone Maciel Fonseca, prefeito Municipal de Sete Lagoas (não confirmado).

Marta de Lourdes Mansur Pimentel, presidente da Câmara Municipal de Vespasiano (não confirmado).

Luiz Otávio Gomes dos Santos, presidente da Câmara Municipal de São José da Lapa (não confirmado).

Wenderson Pereira Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Confins, representando Antônio Francisco Rodrigues, presidente.

Geraldo da Cruz Alves Andrade, presidente da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo.
Sidirley Anderson Dias Bento, presidente da Câmara Municipal de Matozinhos.

João Onofre Dias Moura, presidente da Câmara Municipal de Prudente de Morais (não confirmado).

Cláudio Henrique Nacif Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas (não confirmado).

Cyro Eustáquio Lemos da Fonseca Armada, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pedro Leopoldo.

Flávio Toledo Pereira, presidente da 40ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-Pedro Leopoldo.

Maria das Dores Melo, membro do Rotary Club também representando Maria Francisca Hernandes, presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública – Consep-Pedro Leopoldo.

Juliano Fagundes, presidente da Associação de Engenheiros de Pedro Leopoldo-Asep.

Matheus Utsch, coordenador do Movimento de discussões políticas e sociais da rede social ” Kdê Pedro Leopoldo”.

Antônio de Pádua Carvalho Lage, coordenador do Grupo de discussão social “Radar Municipal” de Pedro Leopoldo (não confirmado).

Edilcio Eustáquio Fagundes Bila, membro do Lions Clube de Pedro Leopoldo.

São os Membros da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte

MEMBROS EFETIVOS MEMBROS SUPLENTES
Dep. Felipe Attiê/PTB (Presidente) Dep. João Vítor Xavier/PSDB
Dep. Douglas Melo/PMDB (Vice-Presidente) Dep. Ivair Nogueira/PMDB
Dep. Duarte Bechir/PSD Dep. Noraldino Júnior/PSC
Dep. João Leite/PSDB Dep. Elismar Prado/PDT
Dep. Tadeu Martins Leite/PMDB Dep. Isauro Calais/PMDB