O filme une ficção e documentário para contar a história do município Mineiro de Pedro Leopoldo, terra natal de Chico Xavier
Reportagem: Pacheco de Souza
Será lançado no próximo dia 30 de março, às 19h, no Cine Marajá em Pedro Leopoldo, o filme “Causos da Melhor Idade”, do cineasta Ernane Alves. O filme une facção e documentário para contar a história do município onde nasceu Chico Xavier. O projeto nasceu em 2005, a partir de uma conversa do diretor Ernane Alves com o seu pai, o mestre de obras Francisco Alves. Sem perceber Chico do Sobrado, como é conhecido, idealizou um filme sobre a memória de Pedro Leopoldo e Alves não perdeu tempo. Com recursos próprios iniciou as filmagens. O primeiro a contar suas histórias a Ernane foi seu avô, Gersino Alves, um homem que ergueu centenas de casas e ajudou na construção de prédios importantes, como a maternidade e a igreja matriz do município. Assista ao trailer do filme:
Outras grandes personalidades pedroleopoldenses, como o premiado escritor José Issa Filho; o famoso benzedor e barbeiro Sr. Saraiva; o recluso Jacques Albano, da padaria Jacques; o empreendedor de sucesso Milton Dias e a eterna primeira dama da cidade, Marieta de Cecé; compõem a narrativa de Causos da Melhor Idade – de Cachoeira das Três Moças a Pedro Leopoldo. “Cerca de 20 convidados terão a imagem imortalizada pela força do cinema”, destaca Alves.
O filme tem como protagonistas o memorialista Geraldo Leão e Pedro (Otávio Gelmini), que estabelecem uma bela amizade a partir de uma pesquisa para um trabalho de escola. O jovem estudante Pedro redescobre a própria cidade e seus ilustres personagens com essa convivência, que se constituiu no Arquivo Geraldo Leão, responsável por guardar desde 1975 os registros em imagem e som de Pedro Leopoldo.
Nesse docuficção, Geraldo Leão interpreta a si mesmo ao lado de Otávio Gelmini e os depoimentos, filmados por Alves, costuram-se às histórias de Leão a Pedro como memórias de um passado envolvente e saudoso para os cidadãos da antiga Cachoeira Grande. Se no passado o cineasta francês François Truffaut disse: “Todo bom documentário deve ter algo de ficção, e toda película de ficção deve ter algo de documentário”, Ernane em Causos da Melhor Idade… ousou em levar à tela ficção, com uma personagem real e um ator, e documentário.
Grande parte dos investimentos no filme foram do próprio diretor. “Eu tive pequenos apoios de empresas da minha cidade, das grandes foi só a PRECON que patrocinou o projeto de maneira expressiva”, argumenta. “Infelizmente nesse meio tempo, alguns dos meus queridos entrevistados já se foram, mas ficou o registro. Contudo, é um projeto que eu tenho muito carinho e agora está pronto. Finalmente”!
“O trabalho do Ernane é consistente. Ele já produziu muito aqui e certamente representará bem nossa cidade. Ele se tornou um dos artistas mais influentes e expressivos de Pedro Leopoldo”!, finaliza Geraldo Leão.
Ernane Alves recebeu em 2008 o Título de Cidadão Benemérito de Pedro Leopoldo – MG, em função de sua relevante atuação em projetos socioculturais em sua terra natal.