Comunidade de Dr. Lund se prepara para o fim das festividades de São João

Reportagem: Lívia Laudares / Fotos Pacheco de Souza

ARQUIVO MIX NOTÍCIAS: Foto da quadrilha do Sebrae em frente a Capela de São João Batista.

A festa de São João teve início no último dia 10 de junho na Capela de São João Batista no Distrito de Dr. Lund em Pedro Leopoldo. Os primeiros dias de festa contaram com levantamento da bandeira, barraquinhas, festival de prêmios e muita fé. No próximo fim de semana as festividades chegam ao fim, deixando os moradores de Pedro Leopoldo, e mais especificamente de Dr. Lund aguardando o próximo são João.

Até o dia 24 a Capela de São João Batista, em Dr. Lund, oferece programação para os devotos. Amanhã, sexta-feira (23) tem reza do terço da Rosa às 18h45 e Celebração Eucarística com Padre Fernando César do Nascimento, às 19h15.

No sábado (24), dia do padroeiro, haverá alvorada, reza do terço às 8h da manhã, celebração Eucarística com Padre Manoel Lucídio de Souza às 8h30. Além disso ocorre às 18h30 a procissão do padroeiro São João Batista com banda de música, e logo após missa com Padre Mário Lúcio Fernandes da Silva.

Festa de São João também tem pipoca

Os paroquianos aproveitam a ocasião da festa para exprimir seus votos de saudade do Padre Pedro Lucas, que participava ativamente das celebrações. Para eles o sacerdote teve uma “existência luminosa e breve como um sopro”.

Sobre São João

Considerado como aquele que preparou o caminho para o Messias, João foi um filho muito desejado por Isabel e Zacarias, ambos já com idade avançada. Segundo a tradição, o anjo Gabriel foi quem deu a notícia a Zacarias dizendo que Isabel haveria de dar à luz um menino, o qual deveria receber o nome de João, que significa “Deus é propício”.

No Brasil São João é conhecido como o “Santo Festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas, conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças e pratos típicos.