Comunidade aponta rumos para a saúde durante Conferência

EVENTO REALIZADO PELA PREFEITURA TAMBÉM ELEGEU NOVOS MEMBROS PARA CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE E DELEGADOS PARA A CONFERÊNCIA ESTADUAL

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Mudança já!

Mudança já!

Os dois dias de Conferência Municipal de Saúde realizados na última sexta e sábado em Pedro Leopoldo contou com um público de quase 300 pessoas. De acordo com dados da Prefeitura Municipal, 160 pessoas foram à Câmara de Vereadores na abertura do evento no dia 26, e no dia seguinte, outras 110 pessoas estiveram na Escola Municipal José Elias da Costa – NEC apontando as diretrizes para melhorar a saúde local.

Durante o encontro de sábado (27 de junho) a comunidade também elegeu os novos membros do Conselho Municipal de Saúde. O Conselho é formado por 10 usuários do SUS – Sistema Único de Saúde (comunidade) e 10 trabalhadores da saúde (médico, enfermeiro e outros), além de representantes do Governo Municipal que ainda serão indicados pela chefe do executivo. O Conselho Municipal de Saúde é formado ainda por membros suplentes, em número igual aos de titulares.

Médicos ficaram lado a lado com o povo na mesa de discussão

Médicos ficaram lado a lado com o povo na mesa

SOBRE A CONFERÊNCIA

No encontro de sábado as pessoas foram divididas em grupos para discutir os temas da conferência, e estes grupos, a cada 20 minutos, iam se revezando e trocando de mesas para participar de outros temas. Um dos destaques do encontro foi a grande quantidade de médicos, cerca de 10 profissionais participaram assiduamente e contribuíram com sugestões e elaboraram diretrizes que serão levadas à Conferência Estadual de Saúde prevista para acontecer agora em julho na Capital Mineira.

Dra. Maria de Lourdes e Dra. Juliana participaram assiduamente do evento

Dra. Maria de Lourdes e Dra. Juliana participaram assiduamente junto com outros médicos

No final do evento os organizadores fizeram uma dinâmica e cada participante escreveu em um papel uma mensagem com o sentimento deixado pela Conferência de Saúde (Veja na galeria de fotos abaixo).

A Secretária Municipal de Saúde avaliou como positivo os dois dias de encontro. “Tivemos um número bem significativo de pessoas que vieram para apresentar propostas e fazer reivindicações para melhorar a saúde local. Ninguém esmoreceu e nem se cansou de um dia árduo de trabalho, a produção foi bem significativa. Estou muito feliz e com o sentimento de missão cumprida”, comentou Valéria Mariana Atella Barbosa.

CONFIRA NAS FOTOS ABAIXO IMAGENS DA CONFERÊNCIA