Contratados reclamam falta de pagamento e prefeitura de Pedro Leopoldo se defende

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Prefeitura de Pedro Leopoldo

Maria Eugênia, moradora do bairro Felipe Cláudio de Sales, na Região Norte de Pedro Leopoldo, procurou a nossa equipe na última semana, pedindo esclarecimentos sobre contratos encerrados pela Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo com servidores contratados pela administração. Segundo ela, o pagamento de dezembro não havia sido depositado e a previsão é para este mês de janeiro, mas sem data definida. “Muitos servidores contavam com este dinheiro para pagar as contas. Algumas pessoas tiveram até que gastar um pouco mais em razão daquela chuva que arrasou com tudo”, desabafou.

Um ouvinte da Rádio PL FM também mostrou sua indignação através de mensagem enviada para a emissora. “Gostaria de expressar minha indignação com a Prefeitura de Pedro Leopoldo, por não promover o acerto com os funcionários contratados e nem pagaram o salário referente a dezembro. Usaram o dinheiro para bonificar em mais de R$ 400 os funcionários efetivos, colocando-os em posição de importância, acima dos contratados. Fica o meu registro de protesto”, comentou Henrique.

Nota da Prefeitura de Pedro Leopoldo sobre o assunto

A Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Administração, informa que os servidores que possuíam contratos temporários de trabalho junto à Secretaria Municipal de Educação tiveram seus vínculos encerrados em 26/12/2017, conforme previsto pelo Processo Seletivo Simplificado. Estes profissionais receberão, até o dia 05 (cinco) de janeiro de 2018, os dias trabalhados correspondentes ao mês de dezembro de 2017 juntamente com o valor referente à rescisão contratual, seguindo uma prática comum em administrações anteriores.

É importante destacar que é realizada uma análise individual de cada contrato de trabalho para o cálculo da remuneração e das verbas rescisórias, uma vez que é considerado o histórico funcional (frequência) de cada trabalhador. Esclarecemos que embora nossa Legislação Municipal não disponha de prazo para pagamento de rescisões, utilizando por analogia a CLT, temos que o prazo para pagamento seria até o dia 05 de janeiro de 2018.

Informamos ainda que a Divisão de Recursos Humanos continua trabalhando, apenas suspendeu o atendimento ao público para a conclusão dos trabalhos anuais, cálculo da folha e término do recadastramento funcional.

Apesar da grave crise econômica que assola o país, a Prefeitura cumpriu com todas as suas obrigações com os servidores. Os salários foram quitados mensalmente de maneira antecipada, bem como houve o pagamento integral do 13º e concessão de abono indenizatório aos efetivos.

Secretaria Municipal de Administração