COVID-19: Pedro Leopoldo está com dois casos suspeitos em investigação

Prefeitura de Pedro Leopoldo

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi notificada oficialmente na noite dessa quarta-feira (11), mais precisamente às 21h57, pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, sobre a existência de dois casos em investigação de coronavírus de residentes do município.

Segundo comunicado divulgado pela prefeitura, os pacientes foram atendidos em um hospital privado de Belo Horizonte após uma viagem ao exterior e estão orientados quanto às ações e cuidados relacionados à condição clínica. A Secretaria de Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão: lavar constantemente as mãos, sobretudo após uso de transporte público e contato com pessoas em locais de aglomeração pública, evitar levar as mãos ao nariz e aos olhos, cobrir a boca e o nariz ao espirrar.

A Prefeitura pede que a população evite o compartilhamento de fake news sobre o assunto e busque sempre informações nas redes sociais oficiais da administração municipal.

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.