DENGUE: Moradores entulham ruas com lixo, pneus e resto de construção, em Pedro Leopoldo

“Monte de entulho iniciou após reforma na casa de uma moradora da rua João Evangelista”, diz vizinha

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Na manhã da última terça-feira (24), a equipe do Portal Mix Notícias percorreu as Ruas Noeme, João Evangelista, José Augusto e Antenor Pereira, no bairro Lagoa Santo Antônio, em Pedro Leopoldo. A reportagem registrou a sujeira deixada por alguns moradores. Segundo uma fonte, a sua vizinha, moradora da rua João Evangelista, fez reforma na casa e colocou o entulho na Rua Antenor Pereira, de lá pra cá, outros moradores foram amontoando lixo no local.

Na rua Noeme outro morador podou árvores e colocou a galhada na calçada, impedindo o trânsito de pedestres. No local há também vários pneus jogados. A reportagem apurou que no bairro há dezenas de moradores com casos confirmados de dengue, mas a informação é ignorada pela população. O mesmo problema se repete na rua José Augusto e João Evangelista, nesta última rua, há ainda um depósito de carros velhos no final da rua.

Ecoponto para recolher pneus usados

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, em parceria com a ASCAPEL – Associação de Catadores da Cidade, e LafargeHolcim, disponibiliza caçambas para recolhimento de pneus usados. As caçambas ficam na Secretaria Municipal de Obras, no bairro Morada dos Hibiscos, e na portaria da fábrica de cimentos. Em ambos os locais, tanto a população quanto os empresários do ramo de borracharia podem depositar os pneus velhos. O material descartado pela população é usado como combustível nos fornos da empresa para a fabricação de cimento.

Com relação ao entulho a Prefeitura Municipal informou que este é de responsabilidade do morador que fez a reforma. Ele deve contratar uma caçamba para depositar de forma correta todos os resíduos da construção.