Dia Mundial da Limpeza acontece neste sábado, 18/09, em Pedro Leopoldo

Confira a programação e saiba como participar desta importante Ação Socioambiental de Limpeza da Cidade

Os Guardiões da Reciclagem também são parceiros do evento

Reportagem: Pacheco de Souza

Segundo textos publicados na web o Dia Mundial da Limpeza veio depois de uma ação que tomou forma na Estônia, em 2008, onde mais de 50 mil pessoas se uniram para fazer a limpeza de todo o país, que durou cinco horas. Foi assim que surgiu a ideia de fazer um evento anual ao redor do planeta. Em Pedro Leopoldo, a Ação Socioambiental vai reunir dezenas de voluntários com diversas atividades ao longo deste sábado, 18 de setembro.

De acordo com Aline Dias – Líder do Dia Mundial da Limpeza em Pedro Leopoldo, a limpeza pesada ficará a cargo da Secretaria Municipal de Obras e Secretaria Municipal de Meio Ambiente que são parceiras nesta ação. Também está prevista a limpeza na margem do Ribeirão da Mata no Centro do Município, além do recolhimento de material reciclável em toda a cidade. Assim como as Secretarias do Governo Municipal a ONG Lagoa Viva, Rede Recoa, Imprensa e outros parceiros apoiam o evento.

Nesta semana também aconteceu o Graffiti Educação Ambiental – Arte Ambiental, com apoio da DivercidadePL e Artistas Grafiteiros de Pedro Leopoldo. O evento foi na Escola Estadual Rui Barbosa, no Centro. Também está sendo promovida a Coleta Seletiva de resíduos eletroeletrônicos/ informática. Outra iniciativa é a Limpeza Mental – Meditação e Yoga marcada para essa sexta-feira (17), às 19 horas, na Praça da Estação, Centro da Cidade. Denominada como Aula 1: Meditação da lua cheia, limpeza e cura.

Seja um PATROCINADOR do lanche, transporte e demais ações. Faça um PIX para a Chave (31) 98757-0963

VEJA A PROGRAMAÇÃO PARA O SÁBADO (18)

Limpeza Mental – Meditação e Yoga

Aula 2:  Yoga para despertar o corpo – Local: Praça da Estação Ferroviária – Horário: 7h às 8h

De 8h às 12h

Limpeza Ambiental – voluntários sairão às ruas para limpar a cidade e dar o exemplo de destinação correta dos resíduos à população.

Bairros onde temos voluntários cadastrados:

Centro, Felipe Claudio, Andyara, Santo Antônio da Barra, São Geraldo, Triangulo, Fazenda Modelo e Coqueirinho, Romero de Carvalho, Lagoa de Santo Antonio, Ribeirão da Mata (centro – da ponte da entrada da cidade até a ponte da fábrica de Tecidos que foi demolida), Rua lateral do Supermercado Bretas – Centro, e proximidades dos Comércios / bares na margem do Ribeirão da Mata.

Drive Thru / Ponto de Entrega Voluntaria de Resíduos Recicláveis em Geral (plástico, papel, metal, vidro, isopor, eletroeletrônicos):

Escola Municipal Heitor Claudio de Sales no bairro Lagoa de Santo Antônio

Escola Municipal José Pedro Filho no bairro Felipe Cláudio de Sales

Casa do Caminho – ACEA – Área Coletiva de Experiência Agroecologia – Rua Professora Justa Vilela do Amaral, 131 – Santo Antônio da Barra

A população também pode destinar os resíduos para as 14 unidades de Muro Inteligentes localizados em diversos bairros da cidade.

Porta Bitucas de cigarro: Fazer e espalhar em pontos estratégicos: porta de salão de beleza, rodoviária, bancos, onde há grande fluxo de pessoas. Uma bituca chega a contaminar 1,5 litro de água. O cigarro tem mais de sete mil substâncias tóxicas. Quando ocorre o ato de fumar, muitas dessas substâncias ficam retidas nas bitucas que, ao serem lançadas no ambiente, funcionam como verdadeiras bombas químicas com várias substâncias perigosas retidas naquele filtro, e que acabam sendo liberadas e contaminando o ambiente.

Onde deixar a Limpeza Solidária: doação de objetos, roupas, alimentos não perecíveis?

Coisas do Caminho – Loja – Rua Primeiro de Setembro, 43 – Centro (entregar no dia 18/set, no horário de funcionamento da loja);

Casa do Caminho – ACEA – Área Coletiva de Experiencia Agroecologia – Rua Professora Justa Vilela do Amaral, 131 – Santo Antônio da Barra, de 8h as 12h

Seja um PATROCINADOR da revitalização do Muro Inteligente da Apae e das demais ações que irão acontecer neste sábado. Faça um PIX para a Chave (31) 98757-0963. Sua contribuição é importante para que as equipes tenha condições de ter acesso a lanche, transporte e etc.