Evento marcou encerramento do Projeto “Patrimônio: bem comum” em Pedro Leopoldo

Projeto ofereceu oficinas de capacitação e conscientização do patrimônio local com foco em sustentabilidade

Reportagem: Pacheco de Souza

Nesta sexta-feira (3), a Holcim e o Instituto Holcim, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o apoio da Prefeitura de Pedro Leopoldo, promoveu evento de encerramento do Projeto Patrimônio: bem comum, na Secretaria Municipal de Educação, com a realização de uma Mostra que abordou os resultados da iniciativa. O projeto é uma realização da Quero Mais Arte e Perini Projetos.

A abertura da Mostra foi às 15h e contou com a participação de representantes do Instituto Holcim, da Prefeitura e de parceiros do Projeto.  Na ocasião, o grupo local “Llê Lfé” fez uma apresentação musical e na sequência, os alunos participantes receberam o certificado de conclusão e os convidados visitaram a exposição.

Durante a Mostra, a equipe da Perini Projetos, fez o registro dos resultados do projeto, que farão parte de um livreto, a ser lançado e distribuído durante a Exposição do Projeto Bit e Ponto, agendada para o dia 18 de outubro.

Lançado em abril desse ano, o projeto teve como objetivo implementar e executar o Programa de Educação Patrimonial e Ambiental na cidade.  Durante as oficinas, os participantes trabalharam com a temática patrimonial e ambiental no município e foram estimulados a valorizar as tradições populares brasileiras, apresentações e manifestações culturais locais e o reconhecimento de edificações, bens materiais e meio ambiente.

O projeto foi desenvolvido com 26 diretores e professores de escolas municipais, integrantes do movimento social Igerê, Programa de Integração AABB Comunidade e Projeto Holcim Comunidade, em conjunto com o arquiteto Fernando Pimenta Marques, acompanhado pela artista plástica Lívia Arnaut e pela ambientalista Mara Guimarães.  O foco dos encontros foi engajar os participantes em questões econômicas, sociais, culturais e ambientais, em ações positivas em prol da sustentabilidade.

Os temas abordados durante os nove encontros foram: ensino formal e não formal, embasado em documentos como as Cartas Internacionais do Patrimônio Cultural, Agenda 21 Global, Carta da Terra e os Oito Objetivos do Milênio.

Para Alexiça Cardoso, coordenadora do CEMAI José Hilário, “o curso foi muito bom, pois pude ter o entendimento do que realmente é a preservação patrimonial e o bem cultural do nosso município. Agora vejo tudo com outro olhar e aqui no Centro passamos a nos preocupar em trabalhar esse conteúdo com os alunos, para que a nova geração tenha consciência sobre a importância desse tema”.