IMAGEM FURTADA EM FIDALGO TERÁ DESTINO DEFINIDO PELA JUSTIÇA

IMAGEM DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO FOI PARAR NAS MÃOS DE UM COLECIONADOR DE SÃO PAULO. JUSTIÇA DEFINE SE ELA VOLTA PARA PEDRO LEOPOLDO OU FICA COM O ATUAL DONO

Reportagem: Luciana Gonçalves / Fotos: Pacheco de Souza e Patrícia Janir

Moradores fazem procissão sem a imagem da Santa no andor

Moradores fazem procissão sem a imagem da Santa no andor

A comunidade de Fidalgo em Pedro Leopoldo, está na expectativa. Hoje às 13h30, a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vai finalmente determinar o destino da imagem de Nossa Senhora do Rosário que foi furtada em 1981. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), apreendeu a peça em 13 de novembro de 2012, em São Paulo (SP), e tenta trazê-la de volta para Pedro Leopoldo. O engenheiro civil paulista Renato de Almeida Whitaker, de 73 anos afirma que adquiriu a peça de terceiros e briga para levar a peça de volta para sua casa. Ele afirma que não há prova de que a imagem apreendida seja a mesma furtada da capela.

Se a decisão for a favor do MPMG, a peça ficará a cargo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico ( Iepha), que tem a guarda judicial, até ser confirmada a segurança da Capela de Nossa Senhora do Rosário para receber o bem. Se o colecionador paulista for o vitorioso ficará com a peça e voltará a reintegrá-la em sua coleção.

MANIFESTAÇÃO SUMIDOURO 2

Devotos rezam pela volta da imagem da padroeira

Os moradores de fidalgo estão esperançosos quanto a decisão. Na manhã desta segunda-feira foi organizada uma procissão com guarda de congado, cânticos, e muita reza. O andor que deveria levar a imagem da padroeira estava vazio mas lindamente decorado com muitas flores. Edna Maria da Silva Santos, a Nininha, coordenadora do Conselho Paroquial Comunitário afirmou “Muita gente morreu sem ver a santa de volta ao altar, mas tenho certeza de que o céu estará em festa”.

“O templo foi reformado em 2004 e está preparado para receber a nossa padroeira”, afirmou o gerente do Parque Estadual do Sumidouro e morador da localidade, Rogério Tavares. Foi instalado um sistema de monitoramento por câmeras de vídeo juntamente com alarme na Capela.

Guarda de Nossa Senhora do Rosário se apoia na Fé para sensibilizar Justiça de Minas

Guarda de Nossa Senhora do Rosário se apoia na Fé para sensibilizar Justiça de Minas

Relembre matéria publicada no MIX NOTÍCIAS em novembro de 2012. CLIQUE AQUI.