Incêndio atinge Mata da Subestação da Cemig

Reportagem: Lívia Laudares / Fotos Denis Valério

Bombeiros foram acionados nesta semana, na noite do dia 30 de maio, para conter um incêndio florestal noturno na Mata da Subestação da Cemig em Pedro Leopoldo. O fogo alastrou rapidamente devido a condição da vegetação, que nesta época já se encontra seca. O alerta é que nesta época o número de incêndios deve crescer e a população pode contribuir evitando fazer pequenas queimadas ou jogando papeis e outros produtos de fácil combustão à beira da estradas.

Sobre o incêndio, o Bombeiro Civil Denis Valério informou que o fogo começou em dois pontos, atingindo a vegetação mista de Cerrado e pastagem, e outra área cujo bioma preponderante é o Cerrado. Num dos pontos os militares montaram uma linha com mangueira e utilizaram abafadores, o outro ponto foi coberto pela Defesa Civil Municipal com a ajuda do Coordenador Denis Valério e dos voluntários Anderson e Ítalo Ricardo. Após a retirada dos militares a Defesa Civil fez um rescaldo. Nesta ocorrência foi utilizada uma viatura do pelotão de Vespasiano, que pertence ao Terceiro Batalhão dos Bombeiros, localizado na Avenida Antônio Carlos em Belo Horizonte.

“Já é a terceira vez que este perímetro sofre com ação de incendiários. Técnicos da Cemig compareceram ao local e informaram que a Subestação não sofreu danos graças a intervenção rápida. Fica como aviso à população que os incêndios florestais próximos a Subestação podem acarretar prejuízos a toda sociedade e colocar em risco a vida de terceiros”, frisa o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Denis Valério.