LafargeHolcim Brasil promove ações de voluntariado em Pedro Leopoldo e outras 7 unidades

Empresa garante que fortalece relacionamento com as comunidades, beneficiando moradores em seis estados

Reportagem: Pacheco de Souza

A LafargeHolcim Brasil promove diversas ações em oito de suas unidades, em diferentes regiões do Brasil, em outubro e novembro deste ano. O objetivo da cimenteira é contribuir para o desenvolvimento das localidades onde atua, fortalecendo o relacionamento com as comunidades e estabelecendo parcerias estratégicas alinhadas com sua missão.

Da revitalização e reforma de escolas, parques, creches e asilos até a realização de palestras e projetos educacionais para crianças, as ações de voluntariado da LafargeHolcim foram realizadas nas unidades de Caaporã (PB), Candeias (BA), Cantagalo (RJ), Cocalzinho (GO), Barroso, Montes Claros, Pedro Leopoldo (MG) e Vitória (ES), com o apoio de seus colaboradores que se inscreveram voluntariamente para a realização das tarefas.

Coordenadora do Instituto LafargeHolcim, Tatiana Nogueira destaca a importância do projeto para o desenvolvimento das localidades onde a empresa está inserida. “O desenvolvimento dessas ações de voluntariado junto às comunidades reforça nosso objetivo de contribuir para o desenvolvimento local por meio de ações que estimulam a adesão e a participação livre, espontânea e consciente de funcionários e parceiros”, aponta. Além da preocupação com a sustentabilidade, Tatiana lembra que esse tipo de ação fortalece o senso de pertencimento dos participantes além de estimular a integração dos colaboradores, reforçando ainda mais os vínculos da empresa com as comunidades.

Em Pedro Leopoldo, 92 voluntários estiveram envolvidos (de 15 a 31/10) nas ações previstas de revitalização, que beneficiaram diretamente cerca de 490 pessoas. Houve jardinagem e pintura na rotatória, pintura na Escola Municipal Alice Lobato, jardinagem e triagem de material na Associação de Catadores de Pedro Leopoldo (ASCAPEL) e o projeto Transitolândia.

A primeira ação foi realizada na rotatória, localizada na Rua Joãozinho do Barreiro, em meados de outubro. Os voluntários fizeram a limpeza do local e de placas educativas, além do plantio de mudas, revitalizando esse ponto da comunidade.

Outra ação na Escola Municipal Alice Lobato incluiu a pintura da quadra, do corredor, da entrada da escola, da arquibancada, do piso e do banco do parquinho e o reparo de rampas de acesso.

A sede da ASCAPEL, parceira da LafargeHolcim desde 2013, contou com limpeza e plantio de grama e mudas no fim de outubro. Também houve separação do material reciclável dos resíduos que podem ser destinados à Geocycle, empresa do Grupo LafargeHolcim responsável pelo coprocessamento, e transformados em energia e matéria-prima na produção de cimento.