Lojas são interditadas após vazamento na rede da Copasa, empresa garante que dá assistência

Caso aconteceu no último dia 19/07, no bairro Lagoa de Santo Antônio, na Região Norte de Pedro Leopoldo

Imagem cedida pela Defesa Civil Municipal

Reportagem: Pacheco de Souza

Procurada pelo Portal Mix Notícias, a Copasa esclarece que está dando assistência aos comerciantes retirados das lojas interditadas no bairro Lagoa de Santo Antônio, na Região Norte de Pedro Leopoldo. A ocorrência foi no último dia 19/07, na Rua Magno Claret Vieira, próximo à Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales.

Segundo moradores e comerciantes, eles foram convidados a sair de seus prédios após rachaduras surgirem nas paredes durante obra da Copasa, realizada na porta dos imóveis. Houve um vazamento na rede da Copasa que foi corrigido na sexta-feira (19), no entanto, ao compactar a terra houve trincou as paredes de três comércios e de dois apartamentos. A Defesa Civil Municipal compareceu ao local e retirou todos os trabalhadores, lojistas, clientes e demais pessoas dos prédios que apresentaram problemas.

Lojas ficam na Avenida Magno Claret Vieira, próximo à Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales

A loja Realiza Modas foi totalmente esvaziada e o empresário alugou um imóvel em frente para continuar atendendo aos clientes. Dois apartamentos localizados no mesmo endereço também foram esvaziados e os moradores foram colocados em hotéis da cidade. A Escola de Informática, a loja do Frango Amarelinho são outros comércios notificados pela Defesa Civil.

O Mix Notícias pediu esclarecimentos à Copasa sobre o laudo de um perito da empresa e questionou o que vem sendo feito para minimizar os transtornos causados. “A Copasa informa que assim que foram constatadas rachaduras em alguns imóveis localizados na Rua Magno Claret Vieira, no bairro Lagoa de Santo Antônio, em Pedro Leopoldo, os moradores foram retirados das casas e encaminhados para hotéis na região, custeados pela Copasa”, disse a nota.

Equipes da copasa estão monitorando o local constantemente

“A Companhia esclarece que a perícia técnica nos imóveis está sendo realizada. Até a conclusão do processo, a empresa continuará dando toda assistência às famílias afetadas”, acrescentou a empresa ao Mix Notícias.

Nota da Prefeitura de Pedro Leopoldo sobre o assunto

A equipe da Defesa Civil de Pedro Leopoldo, sob a coordenação do Sargento João Nobre da Silva e atendendo uma solicitação da Copasa, esteve no bairro Lagoa de Santo Antônio para realizar vistoria em alguns imóveis da Avenida Magno Claret. A inspeção da Defesa Civil constatou danos na estrutura de alguns comércios e residências ocasionados por intervenções da própria Copasa na Avenida. Diante do fato foi registrado um Boletim de Ocorrência pela Defesa Civil de Pedro Leopoldo que por questões de segurança interditou o local como forma de prevenção.

A Copasa deslocou moradores para um hotel da cidade. Os comércios que tiveram problemas estruturais foram notificados sobre o acompanhamento da evolução das fissuras e rachaduras.

Nos próximos dias um laudo completo sobre a situação dos imóveis será emitido por engenheiros da Copasa e técnicos da Defesa Civil de Pedro Leopoldo.

O que pensam os comerciantes

Preocupados e apreensivos os lojistas aguardam a confecção do laudo pericial que está sendo elaborado pela Copasa. Alguns comerciantes revelaram, em entrevista à uma emissora de rádio da cidade, que os alugueis dos imóveis provisórios não estão sendo pagos pela Copasa. O Mix Notícias apurou também que outra preocupação dos moradores é com a alimentação dos inquilinos dos apartamentos, pois eles não podem cozinhar no hotel e estão contraindo despesas extras. A responsabilidade pela reforma dos imóveis danificados é outra incerteza.