Membros da ASCAPEL eram ameaçados, diz fonte ouvida pelo Mix Notícias

Reportagem: Ingryd Rodrigues/ Fotos: Wilson Marques

O incêndio ocorrido na Associação de Catadores de Pedro Leopoldo (Ascapel), tem grandes chances de ter sido uma ocorrência criminosa. Rodrigo Marcos da Cruz, que já trabalhou por muito tempo com a coleta, marido de Sirlene da Conceição Reis, que trabalha atualmente no local, conversou com o Mix Notícias e fez grandes revelações.

Ele afirma que fica difícil citar nomes e dizer diretamente quem foi, “porque ninguém viu”, entretanto o ex-catador acredita que existem suspeitas. “Material reciclado é muito visado, as pessoas que fizeram isso também estão envolvidas na reciclagem, acredito que isso possa ter sido um tipo de vingança” diz ele.

Segundo Rodrigo, já aconteceram alguns atritos entre os catadores, que envolveram inclusive a polícia, que por sua vez repreendeu com ocorrências e multas.  Rodrigo acrescenta que o caso precisa de uma investigação muito bem apurada, pois são 13 famílias que precisam muito da associação para obter insumos essenciais; “muitas famílias passarão necessidade nesses próximos dias” ressalta.

Luciana Pereira de almeida, presidente da Ascapel conta que já ocorreu incêndio  no espaço, entretanto o anterior foi oriundo da mata que existe atrás do galpão, e como havia pessoas no local no dia foi possível conter o fogo com água. Mas que este último agora lhe pareceu muito diferente: “ A intenção dessa vez foi criminosa, a carga sairia no dia seguinte, seria o pagamento das 13 famílias que dependem disso aqui. Foi consumido praticamente duas cargas, dois caminhões e uma prensa que custa cerca de 30 mil reais”. Apesar dos prejuízos, Luciana se mantém otimista, almeja construir tudo de novo do zero e reerguer o espaço ainda mais forte.

Evandro de Souza, chefe de gabinete da prefeitura afirma que o prefeito Cristiano Marião, assim que tomou conhecimento do ocorrido mobilizou todo executivo para que acompanhasse e fornecesse à Ascapel todo apoio necessário. Segundo ele, o prefeito pretende acompanhar de perto a reconstrução do espaço. Evandro frisa que estão todos muito indignados com o ocorrido. “Como é possível alguém querer prejudicar um trabalho tão importante não apenas na área social, como também ambiental do nosso município?” questiona.

Acrescenta ainda que o Coronel Alberto Luiz já se manifestou junto a Polícia Militar e Civil de Pedro Leopoldo, fornecendo total apoio para que esse caso seja muito bem investigado. “Não existem suspeitos prontamente definidos, mas todos os catadores e envolvidos no caso serão ouvidos. Garantimos que a polícia não medirá esforços para identificar o autor deste incêndio” pondera Evandro.