MOCAMBEIRO SE PREPARA PARA A FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos: Prefeitura de Matozinhos

Equipe da limpeza faxina Mocambeiro para preparar o Distrito para uma das maiores festas da região

Equipe da limpeza faxina Mocambeiro para preparar o Distrito para uma das maiores festas da região

A Prefeitura de Matozinhos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (obras), está realizando limpeza geral no Distrito de Mocambeiro. Pela segunda vez este ano, o distrito recebe o mutirão de limpeza que conta com a mão de obra de garis, capinadores, auxiliares de serviços gerais e coordenador utilizando caminhões Pipa e Basculante e uma Pá Carregadeira. Além da capina, varrição, pinturas nos meios-fios, também está sendo realizada a operação tapa-buracos, deixando Mocambeiro limpo e organizado para receber os romeiros e foliões na 96º edição da Festa de Nossa Senhora do Rosário.

Bernardo Muradas, Coordenador do Distrito de Mocambeiro frisou que intervenções do Poder Executivo têm acontecido constantemente, tanto na região central como também nas regiões das fazendas e sítios, e que o foco principal do trabalho é a preparação do Distrito para a tradicional Festa do Rosário.

Um detalhe importante que chamou a atenção dos populares é a quantidade de mulheres que estão trabalhando nas atividades geralmente desenvolvidas por homens como a capina e as pinturas dos meios-fios. Segundo o Coordenador de limpezas do Setor de Obras, Luis Paulino, conhecido como Chumbinho, “é uma experiência positiva trabalhar com mulheres, o serviço sai tão bom, quanto ao desenvolvido pelos homens”, ressaltando que as mulheres são mais dispostas e caprichosas.

Márcia Cristina Nunes da Silva é funcionária da limpeza há dois meses disse, “eu me sinto muito orgulhosa, porque além de gostar de trabalhar no que estou fazendo, eu ainda cuido da minha cidade”, disse.

Saiba mais sobre a Festa:

A Festa de Nossa Senhora do Rosário de Mocambeiro está em sua 96ª edição, além da novena temática, conta com a apresentação da Guarda de Nossa Senhora do Rosário e o Candombe, missas, procissões, coroação dos Reis Congos, levantamento dos mastros e as barracas. No domingo, há apresentação das Guardas convidadas e o cumprimento de promessas, quando as pessoas juntamente com a Guarda circulam a igreja.

CIRCUITO CULTURAL DA HOLCIM 695 X 104