Mulher abandonada em Pedro Leopoldo aguarda resgate de familiares

Até o momento a única ajuda recebida pela mulher é da população local

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza
Uma mulher aparentemente com problemas de saúde mental está andando sem rumo por várias ruas de Pedro Leopoldo desde a última quarta-feira, dia 20 de abril. Ela é morena e revelou ao MIX NOTÍCIAS que seu nome é Rosa Darc Ribeiro, 34 anos. A jovem senhora usa um short azul por cima de uma calça preta, blusa vermelha e uma touca na cabeça.
Na última semana ela foi vista na região do bairro São Geraldo, mas nessa terça-feira, dia 26, ela já está próximo a Cachoeira do Urubu na zona rural da cidade. Receosa temendo sofrer algum tipo de agressão, “Rosa” carrega amarrada à perna uma faca possivelmente para defesa pessoal, além de usar uma cadeira de rodas para transportar seus pertences.

Com dificuldades para andar e amparada por uma muleta, a mulher faz um trabalho de formiguinha, vai carregando aos poucos seus pertences e amontoando à beira da estrada até transportar todo material. Estima-se que ela anda cerca de 500 metros por dia.
Para sua higiene pessoal, “Rosa” usa sabonete e a água de córregos da região para lavar apenas as partes íntimas. Sua alimentação é feita à beira da estrada sem qualquer tipo de cuidado com a higiene.
A reportagem do MIX NOTÍCIAS encaminhou a pouco as fotos dessa senhora para a Promotoria de Justiça da cidade, Secretaria de Ação Social e Imprensa de Belo Horizonte. Nosso objetivo é mobilizar o maior número de pessoas possível para tentar localizar os parentes dessa mulher, a fim de resgatá-la e dar a mesma um tratamento digno.
O Secretário de Ação Social do município, Leonardo Cardoso de Barros afirma que providências já estão sendo tomadas pela administração pública local. “Ontem mesmo uma assistente social, acompanhada de um advogado do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social esteve  no local para analisar a situação. Fui informado pela minha equipe que a mulher não quis ser resgatada, então, fizemos contato com a Polícia Civil que ficou de confirmar se ela está na lista de pessoas desaparecidas do Estado para tentar localizar os parentes dela”, disse.
Leonardo acrescentou ainda que uma equipe da Clínica Livremente especializada em saúde mental, deverá ir ao local ainda hoje para ver o que é possível fazer inicialmente até que os parentes venham até Pedro Leopoldo para resgatá-la.