Até o momento a única ajuda recebida pela mulher é da população local
Reportagem e fotos: Pacheco de Souza
Uma mulher aparentemente com problemas de saúde mental está andando sem rumo por várias ruas de Pedro Leopoldo desde a última quarta-feira, dia 20 de abril. Ela é morena e revelou ao MIX NOTÍCIAS que seu nome é Rosa Darc Ribeiro, 34 anos. A jovem senhora usa um short azul por cima de uma calça preta, blusa vermelha e uma touca na cabeça.
Na última semana ela foi vista na região do bairro São Geraldo, mas nessa terça-feira, dia 26, ela já está próximo a Cachoeira do Urubu na zona rural da cidade. Receosa temendo sofrer algum tipo de agressão, “Rosa” carrega amarrada à perna uma faca possivelmente para defesa pessoal, além de usar uma cadeira de rodas para transportar seus pertences.
Com dificuldades para andar e amparada por uma muleta, a mulher faz um trabalho de formiguinha, vai carregando aos poucos seus pertences e amontoando à beira da estrada até transportar todo material. Estima-se que ela anda cerca de 500 metros por dia.
Para sua higiene pessoal, “Rosa” usa sabonete e a água de córregos da região para lavar apenas as partes íntimas. Sua alimentação é feita à beira da estrada sem qualquer tipo de cuidado com a higiene.
A reportagem do MIX NOTÍCIAS encaminhou a pouco as fotos dessa senhora para a Promotoria de Justiça da cidade, Secretaria de Ação Social e Imprensa de Belo Horizonte. Nosso objetivo é mobilizar o maior número de pessoas possível para tentar localizar os parentes dessa mulher, a fim de resgatá-la e dar a mesma um tratamento digno.

Leonardo acrescentou ainda que uma equipe da Clínica Livremente especializada em saúde mental, deverá ir ao local ainda hoje para ver o que é possível fazer inicialmente até que os parentes venham até Pedro Leopoldo para resgatá-la.