Neste sábado e domingo tem prova do ENEM

CONFIRA ALGUMAS DICAS QUE O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEIXOU PARA OS ALUNOS QUE FARÃO AS PROVAS

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto de arquivo

Alunos da Escola Estadual Magno Claret

Alunos da Escola Estadual Magno Claret

No próximo sábado e domingo, dias 24 e 25 de outubro, serão realizadas as provas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Além de aproveitar os dias que antecedem ao exame para reforçar os estudos, os alunos devem ficar atentos às dicas deixadas na página do Ministério da Educação na internet, e o MIX NOTÍCIAS separou algumas delas para facilitar a vida dos estudantes.

Segundo o Ministério da Educação, os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). Neste ano, as provas terão início às 13h30 (horário oficial de Brasília). Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar na sala de provas até que seja autorizado o seu início às 13h30, após procedimentos de verificação de segurança, sob pena de eliminação do exame.

Como são as provas

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. Confira os dias das provas:

24 de outubro (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Tempo para a prova: 4h30

25 de outubro (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Tempo para a prova: 5h30

Em Pedro Leopoldo alunos da Escola Estadual Magno Claret, visitaram a Fundação Pedro Leopoldo na primeira semana de outubro (01 e 02) e fizeram um simulado, o objetivo é se preparar para não fazer feio no dia das provas. Assista ao vídeo abaixo e confira mais detalhes na reportagem do aluno Luiz Henrique Carvalho.

DICAS

Verifique com antecedência na Página do Participante o local de provas para o qual foi encaminhado.

Faça o trajeto até o local de provas antes do dia do exame.

Recomenda-se que todos os participantes estejam no local de realização das provas às 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília.

DOCUMENTOS VÁLIDOS

Para realizar as provas do Enem, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Documentos aceitos:

Cédula de identidade (RG) emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal.
Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros.
Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade.

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997.

Certificado de Dispensa de Incorporação.

Certificado de Reservista.

Passaporte.
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

Em caso de perda, extravio, furto ou roubo de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame.

O QUE LEVAR NO DIA

Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o exame. O uso de caneta com outra cor de tinta poderá comprometer a leitura ótica do cartão-resposta.

É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto válido (conforme especificado no edital).

O cartão de confirmação da inscrição não é documento obrigatório para a realização do exame, porém, é recomendável que o participante o tenha em mãos, para verificar as informações do local de provas.

lâmpada queimada, luz, quebrada, piscando, 0800