Pedro Leopoldo recebe ação educativa e cultural voltada ao público idoso

O projeto Ocupa + 65 teve início na cidade no dia 26 de setembro e conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH

Reportagem e fotos: Pacheco de Souz

Foi realizada com sucesso a etapa inaugural de oficinas artísticas do projeto Ocupa + 65, em Pedro Leopoldo, Lagoa Santa e Vespasiano, no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em sua primeira edição, a iniciativa visa oportunizar o aprendizado por meio da arte com recicláveis e da vivência cultural para o público 65+ e parte, agora, para sua segunda etapa, com uma mostra expositiva que acontece no dia 8 de outubro, na Praça da Estação.

O projeto ofereceu três dias de oficinas, comandadas pelos artistas e educadores Léo Piló e Dominique Correia. O tema norteador das oficinas foi “Memória e Identidade”, e proporcionou aos participantes o estímulo à criatividade e o acesso a memórias variadas através da transformação de materiais recicláveis em arte.   

A turma que participou das oficinas em Pedro Leopoldo tinha certa habilidade e costume com trabalhos manuais, já que são oferecidas aulas de artesanato para o público 65+ da cidade. O que ninguém esperava era o quanto o Ocupa + 65 seria uma experiência emocionalmente impactante. “A princípio achei que era mais uma oficina para ensinar a gente alguma manualidade, algum artesanato, mas eu não achei que eu ia me envolver psicologicamente no que eu fiz aqui. Eu joguei muita emoção no que eu fiz, sabe?”, conta a participante Dulce Barbosa. “Foram muitas reflexões, à medida que eu estava fazendo as aulas. Eu me distraí aqui de problemas que ficavam sempre na minha cabeça e por uns momentos eu percebi que eu tinha esquecido. Então ela funcionou com o relaxamento, e pro meu lado pessoal, foi de muito ganho”, completa.

“Para a equipe que veio nos presentear com esse encontro, o nosso agradecimento. Foram três dias de encontros, de muita brincadeira, de muito riso e de aprendizado, que é o mais importante. Então, nossa gratidão pela equipe toda. Foi muito bom conhecer vocês”, finaliza a participante Marcelle Malaquias.

Mostras celebram Mês da Pessoa Idosa

Após a finalização das oficinas, os participantes terão a possibilidade de apresentar seus trabalhos artísticos em mostras expositivas que serão realizadas na Praça da Estação de Pedro Leopoldo, no dia 08/10, na Feirinha de Artesanato de Lagoa Santa, no dia 15/10, e no Palácio das Artes de Vespasiano, de 24 a 31/10.

Com a curadoria dos instrutores das oficinas, os alunos iniciaram a produção de peças para a construção de obras que pretendem levar mensagens ao público. As mostras celebram o Mês da Pessoa Idosa, comemorado em outubro, em referência ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, que foi comemorado no dia 1º. Este ano, a data celebra os 20 anos da publicação do Estatuto da Pessoa Idosa no Brasil.

Além disso, para finalizar as ações os participantes do projeto serão convidados a participar de uma visita monitorada ao Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, visitar uma exposição em cartaz, e o painel “Civilização Mineira” (1959) de Cândido Portinari.

O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, apoio da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, realização da Vianna Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

Informe publicitário

VIANNA CULTURA

A Vianna Cultura atua na execução, apoio, consultoria e gestão de projetos culturais para instituições de destaque no cenário de Minas Gerais. Com foco na qualidade da entrega e ampliação do acesso à cultura, a empresa nasce baseada na ampla experiência da sua diretora, Flávia Vianna, nos setores público e privado, para promover a excelência na gestão de projetos culturais.

INSTITUTO UNIMED-BH

O Instituto Unimed-BH é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2003, que desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas.

Programação em comemoração ao mês do idoso: Mostra Expositiva Pedro Leopoldo

8 de outubro, na Praça da Estação de Pedro Leopoldo.

9h às 17h

Mostra Expositiva Lagoa Santa

15 de outubro – no Horto Agroecológico, durante a Feirinha de Artesanato da Orla da Lagoa Central.

9h às 17h

Mostra Expositiva Vespasiano

24 a 31 de outubro, no Palácio das Artes de Vespasiano.

10h às 20h