Prefeito Marião pede a permanência do ensino integral na Escola Estadual de Dr. Lund

Ex-prefeito Tadeu também cobra a manutenção da Escola em Tempo Integral em Dr. Lund

O Prefeito Cristiano Marião esteve na manhã desta terça-feira, 07, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, empenhando esforços pela permanência do ensino em o tempo integral na Escola Estadual Dr. Roberto Belisário Viana, localizada em Dr. Lund. O chefe do executivo esteve com o Deputado Dalmo Ribeiro (PSDB), que também atua na valorização do Programa Escola Integral. Na ocasião, o Prefeito de Pedro Leopoldo apresentou dados concretos que evidenciam a importância da Escola Estadual Dr. Roberto Belisário Viana não só na área educacional, pelo excelente trabalho que desempenha com os alunos, mas também ressaltar como essa instituição vem colaborando significativamente para transformar a realidade social dos alunos e seus familiares. Junto do Prefeito Cristiano Marião e do Deputado Dalmo Ribeiro, estiveram presentes na reunião a Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual Dr. Roberto Belisário, Maria Cristina Ribeiro, a representante da comunidade de Dr. Lund, Heloísa Maia e a Secretária de Educação de Pedro Leopoldo, Denise Botelho.

O pedido de intervenção feito pelo prefeito Marião, veio após a decisão do Governo de Minas Gerais em reduzir o número de escolas que adotam o modelo de ensino integral no Estado. O sistema, que atualmente atende 111 mil estudantes, em 1,6 mil escolas, passará a atender apenas 30 mil alunos em 500 escolas do Estado, em virtude de dificuldades financeiras. Porém, em um anúncio posterior, a Secretaria de Estado de Educação informou que 25% das vagas voltarão a funcionar no 2º semestre de 2019 e 55% no ano de 2020. “Diante dessa possibilidade, decidimos nos empenhar ao máximo para que a escola de Dr. Lund esteja entre as escolas que voltarão com o ensino integral. Por isso solicitamos a intervenção do Deputado Dalmo junto à Secretaria Estadual de Educação para que esta escolaseja incluída dentre as vagas que serão reabertas ainda este ano, uma vez que 160 alunos de 1º ao 5º ano são atendidos pelo programa, dentre eles beneficiários do Programa Bolsa Família, jovens encaminhados pelo Conselho Tutelar, Casas da Família e Creas”, disse o Prefeito de Pedro Leopoldo.

Documentação

O pedido de intervenção ao Deputado foi feito com total embasamento. Para subsidiar a solicitação, uma minuciosa análise documental com diagnóstico pedagógico e social da escola foi anexada ao ofício 025/2019. Foram apresentados análise qualificativa sobre a situação da 1ª infância em Pedro Leopoldo; Plano de Modernização da Gestão; resultados do Mapeamento de Ativos e Escuta Comunitária; dados do Cadastro do Cras Centro-Sul, Conselho Tutelar e relatórios de Gestão socioassistencial já existentes e o projeto “Educação Viária é Vital”, desenvolvido pela escola e premiado nacionalmente.

Uma nova reunião será agendada entre o Prefeito de Pedro Leopoldo e a Secretaria de Educação de Minas Gerais para tratar do assunto. “Este encontro na Assembleia foi bastante proveitoso. Estou otimista de que iremos conseguir. Vamos fazer de tudo para que o ensino em tempo integral possa retornar à Escola Estadual de Dr. Lund. Essa instituição vem colaborando significativamente para transformar a realidade dos alunos e seus familiares”, concluiu o Prefeito Marião.

A Escola Estadual de Dr. Lund atende alunos que residem em áreas de extrema vulnerabilidade social, como o bairro Quinta das Palmeiras, Vila Aparecida, Dr. Lund e regiões comumente conhecidas como Vila Brasilina e Fazenda Roça de Cima.

Redação e fotos: Prefeitura de Pedro Leopoldo

Ex-Prefeito Tadeu também cobra a manutenção da Escola em Tempo Integral em Dr. Lund

Ângelo Tadeu Viana Pereira

Nesta segunda-feira (06/05), o Portal Mix Notícias recebeu três ofícios do Diretório Municipal do MDB, de Pedro Leopoldo, mostrando a preocupação do partido com o tema em pauta. O primeiro documento, com data do dia 17 de abril, foi enviado ao ex-prefeito Ângelo Tadeu Viana Pereira por uma representante escolar. No ofício ela pede a intervenção do MDB/PL junto ao Governo do Estado para manutenção da Escola em Tempo Integral.

Os outros dois ofícios estão com data do dia 22 abril e são assinados pelos deputados, Mauro Lopes (Federal) e Sávio Souza Cruz (Estadual). Ambos os parlamentares pedem que a Secretária de Estado de Educação, Júlia Figueiredo Goytacaz Santa’Anna, tenha especial atenção com a cidade de Pedro Leopoldo e atenda o pedido de voltar com a Escola em Tempo Integral.