QUARTA-FEIRA DE CINZAS: O INÍCIO DA QUARESMA

Nas paróquias de Pedro Leopoldo a celebração da missa será às 19h00, dentre elas a de São Sebastião, Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio .

Reportagem: Luciana Gonçalves / Foto: Divulgação

Igreja Matriz de Pedro Leopoldo

Igreja Nossa Senhora da Conceição – Matriz

O Padre Edson Zanini, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição falou sobre a importância do período da quaresma, em entrevista à equipe do Mix Notícias:

” A quaresma se inicia com a Missa de Cinzas, é um período de penitência, de revisão de vida, antes da ressurreição do Senhor. Ela vem justamente nos 40 dias  que Jesus fez o seu  retiro onde foi tentado pelo Diabo segundo a Palavra de Deus. A igreja iniciou-se nos primeiros séculos o período de penitência, de revisão de vida. Antes precede a festa da carne, que é o carnaval, onde as pessoas festejavam essa festa pagã. O Cristianismo começa fazer uma revisão de vida, como poderemos revisar os nossos vícios, os caminhos tortuosos que levamos. Humanamente temos essas dificuldades que são disciplinadas nesses 40  dias com penitência, jejum, etc. A cinza é para dizer que devemos ser humildes o bastante para aceitar a nossa finitude. ” A respeito daqueles que ficam sem comer carne Padre Edson explicou que “não comer carne” é um símbolo, “não é que não se possa comer a carne de boi, de porco, etc. É tirar aquilo que mais gosto e fazer uma penitência se solidarizando com aquele que não tem o que comer todo dia. A penitencia é 40 dias para nos treinarmos a sermos melhores, e quem sabe nos tornar santos nesses 40 dias.” Afirma.

A Igreja do Brasil, desde 1967, aproveita esse período para refletir sobre um tema, que é a Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é o Tráfico de Pessoas. Normalmente nas assembleias dos bispos são lidos os pedidos de grupos que reivindicam que a igreja reflita sobre diversos temas. O tráfico nos parece distante mas em Minas Gerais temos muitas pessoas que foram traficadas para outros países: Estados Unidos, Europa, Japão, e lá sem contato com suas famílias.