SE FALTA SANEAMENTO BÁSICO SOBRAM PROBLEMAS

AS FOSSAS CONTINUAM SENDO UM TRANSTORNO PARA MORADORES QUE AINDA NÃO SÃO CONTEMPLADOS COM O TRATAMENTO DO ESGOTO EM PEDRO LEOPOLDO

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Fossa vazando há um ano na Rua Joaquim Vieira em Lagoa de Santo Antônio.

Fossa vazando há um ano na Rua Joaquim Vieira em Lagoa de Santo Antônio.

Dezenas de e-mails chegam à redação do Portal Mix Notícias todos os dias, são moradores dos bairros como: Jardinópolis, Morada dos Anjicos, Lagoa de Santo Antônio, Felipe Cláudio de Sales e de outros bairros de Pedro Leopoldo reclamando sobre vazamento de esgoto ou de fossa entupida nas residências. Se a obra do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento não avançou, se falta saneamento básico, por outro lado, sobram problemas para o governo administrar.

Nessa quinta-feira (13) nossa equipe visitou uma casa na Rua Joaquim Vieira nº 4144, no local, há um ano têm uma fossa vazando e o esgoto que corre pela rua causando transtorno para os vizinhos e possíveis problemas de saúde aos moradores da região. A Prefeitura Municipal informou que faz a limpeza da fossa regularmente, mas que a responsabilidade pelo serviço é da copasa.

Fossa vazando no bairro Jardinópolis.

Fossa vazando no bairro Jardinópolis.

A fossa que é o foco da nossa reportagem atende a três famílias que moram em um mesmo lote, o problema é que no local já não há mais espaço para furar outro buraco para fazer uma nova fossa. Ontem (13) a fossa foi novamente desentupida pela equipe da Secretaria de Obras de Pedro Leopoldo, mas já sabemos que o serviço não vai durar muito tempo e a equipe terá que voltar ao endereço.

NOTA DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE OBRAS

A atual administração ao assumir em Janeiro/2013, constatou que o serviço de limpeza de fossa não estava sendo executado, havendo mais de 500 residências sem atendimento. Imediatamente foi iniciado o atendimento e até hoje já foram atendidos mais de 1.200 pedidos de limpeza. No caso da reclamante a solução imediata é construir uma fossa nova que comporte um maior volume, pois somente no mês de Abril/2013, o caminhão da prefeitura esteve em sua residência 04 (quatro) vezes. A responsabilidade pelo esgotamento sanitário em todo o município é da COPASA, que infelizmente não cumpriu com o contrato firmado com o município e está sendo acionada pela atual administração para cumpri-la. O serviço que a prefeitura executa seria de responsabilidade da COPASA, e estamos continuando a atender para não causar danos maiores aos moradores. É preciso também que os representantes do legislativo da Lagoa cobrem da COPASA o cumprimento do contrato de concessão.

NOTA DA COPASA

Estação Elevatória de Esgoto do bairro Lagoa de Santo Antônio (em construção).

Estação Elevatória de Esgoto do bairro Lagoa de Santo Antônio (em construção).

Em atenção à solicitação referente à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Pedro Leopoldo, informamos que as obras para implantação do empreendimento já se encontram em fase de conclusão. Atualmente, a Copasa aguarda a finalização de uma licitação para a construção de uma nova estação elevatória de esgoto e de uma das fases do tratamento do esgoto, denominada Tratamento Preliminar.

O prazo para conclusão dos serviços é de aproximadamente seis meses após a conclusão do processo licitatório – que dura cerca de três meses, a contar da data de publicação do edital (publicado em maio/2013) – e emissão da Ordem de Serviço.

Com a finalização desses serviços, a ETE estará pronta para entrar em operação. Com capacidade para receber 12 milhões de litros de esgoto por dia, a nova Estação tratará 100% do esgoto coletado na cidade, contribuindo para a revitalização do Ribeirão da Mata e, consequentemente, para a despoluição do Rio das Velhas.

FREE WORLD TURISMO BANNER JUNHO 695 X 495