SINDICALISTAS DISCUTEM FUSÃO DA HOLCIM E LAFARGE

ENCONTRO INTERNACIONAL DE SINDICALISTAS ACONTECEU NESSA TERÇA-FEIRA (12) EM PEDRO LEOPOLDO

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Wilson Geraldo (de camisa branca) conduziu os trabalhos em PL

Wilson Geraldo conduziu os trabalhos durante o evento

Aproximadamente 30 sindicalistas que representam os funcionários das empresas Holcim e Lafarge, estiveram reunidos nessa terça-feira, dia 12, no auditório do Sinticomex em Pedro Leopoldo. Na pauta, foi discutida a fusão de ambas as empresas e a possível venda das unidades da Lafarge em Matozinhos, Arcos e Santa Luzia, (todas em Minas Gerais), além da unidade da Holcim em Cantagalo no Rio de Janeiro.

O encontro internacional teve início às 08h e só terminou por volta das 17h, e contou com Sindicalistas do Brasil e da Argentina, além de Colômbia e Chile. Após o evento alguns representantes dos Sindicatos voltaram à cidade de origem, e outros permaneceram no município para visitar a fábrica da Holcim em Pedro Leopoldo e a Lafarge em Matozinhos.

POSIÇÃO DOS SINCIDALISTAS

Dezenas de Sindicalistas estiveram no encontro

Dezenas de Sindicalistas estiveram no encontro

CARTA ABERTA DE PEDRO LEOPOLDO – BRASIL

Aos 12 dias de agosto de 2014, os trabalhadores do Grupo Holcim Chile, Argentina, Colômbia e Brasil se reuniram em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, Brasil, para discutir os problemas e as futuras implicações da fusão Holcim / Lafarge.

Os representantes dos trabalhadores da Holcim / Lafarge rechaçam uma política que não garanta manutenção do emprego permanente e exigem respeito aos trabalhadores e sindicatos, o que seria feito com a  participação destes na questão da fusão.

Na verdade, diferentemente do que tem sido dito oficialmente pela empresa, os trabalhadores na América Latina não foram e não são devidamente informados sobre a fusão e seus efeitos. É urgente reconhecer que é o trabalho que gera riqueza, ou seja, a supremacia do trabalho sobre o capital.

Neste sentido, esta questão não pode criar um clima de desconforto e nem a precarização do emprego. Portanto, os sindicatos latino-americanos enfatizam a necessidade urgente de a empresa se encontrar com representantes do sindicato em breve para discutir as questões aqui mencionadas.

Pedro Leopoldo, 12 de agosto de 2014

O OUTRO LADO

O Portal Mix Notícias fez contato com a assessoria de comunicação da Holcim em São Paulo, mas fomos informados que o assunto está sendo tratado direto com a comunicação da empresa na Suíça. Nossa redação continua aguardando o posicionamento para publicá-lo.

Atualizada as 22h20.

Foto enviada pelo Sinticomex

Foto enviada pelo Sinticomex