Sindicalistas protestam na porta da Holcim contra fusão e por melhores salários e benefícios

Usando nariz de palhaço e apitos, funcionários da empresa chegaram para trabalhar embaixo de muito barulho

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos Expedito Nogueira

Funcionários chegaram para o trabalho embaixo de muito barulho

Funcionários chegaram para o trabalho embaixo de muito barulho

Na semana em que se comemora o dia do trabalhador, a Diretoria do Sinticomex em Pedro Leopoldo realizou um protesto na manhã de ontem na portaria da Fábrica da Holcim, fabricante do cimento ciminas. Usando nariz de palhaço e apitos, funcionários da empresa chegaram para trabalhar embaixo de muito barulho. Os sindicalistas distribuíram uma carta para os funcionários explicando sobre as principais reivindicações. Nariz de palhaço e apitos também foram distribuídos.

O protesto realizado pelo Sindicato é por melhores salários e pelo reajuste do ticket alimentação, além da posição contrária à fusão entre as duas maiores fabricantes de cimento do mundo, Lafarge e Holcim. O lema do protesto, que segundo o Sindicato, aconteceu em nível mundial é: “Nada de fusão sem direitos de saúde e segurança para os trabalhadores”.

“As atitudes da Holcim só podem ser classificadas como palhaçada. A empresa se recusa a voltar à mesa de negociação do Acordo Coletivo 2014/15 para oferecer uma proposta que os trabalhadores mereçam. Primeiro, retirou a proposta de aumento real. Depois, deu o reajuste da inflação, sem negociar. E o pior é o ticket que não foi corrigido até hoje. Que incoerência!”, diz a carta entregue aos trabalhadores. E o documento acrescenta “se aceitarmos a proposta da Holcim em assembleia, a empresa jamais dará aumento reais novamente ou melhorará benefícios em futuras negociações”, alertou o Sindicato.

O Sinticomex também não descarta uma possível greve. “Converse com os diretores sindicais. Ou fazemos greve ou uma operação tartaruga, mas temos que mostrar nossa indignação”, sugeriu aos trabalhadores.

O protesto na porta da fábrica durou cerca de uma hora e contou ainda com a participação de dois palhações contratados pelo sindicato.

PROTESTO NA HOLCIM - FOTOS PACHECO DE SOUZA (8) 695 x 263

O OUTRO LADO

A Holcim considera legitima a manifestação do Sindicato, porém, esclarece que o processo de intenção de fusão, desde o primeiro anúncio público, tem transcorrido de forma clara e transparente com todos os seus públicos, principalmente os funcionários.

Sobre a negociação do Acordo Coletivo para a vigência 2014/2015 com o Sinticomex, a Holcim esclarece que as negociações ainda estão em andamento e correm dentro da normalidade. A empresa mantém diálogo aberto com o SINTICOMEX, respeitando sua atuação e prezando pela boa relação entre ambos.

A empresa reitera, ainda, que opera de acordo com as leis trabalhistas, respeito aos direitos humanos e aos processos sociais.

ASSISTA ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DO SINTICOMEX