Arquidiocese de BH apresenta presépio da Catedral Cristo Rei

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto arquidiocese

Presépio da Catedral Cristo Rei

Presépio da Catedral Cristo Rei

O presépio da Catedral Cristo Rei será abençoado pelo arcebispo Dom Walmor às 16h30 deste domingo, dia 29 de novembro, no terreno onde está sendo construída a Catedral. Logo depois, às 17h, será celebrada Missa em comunhão com os fiéis na Tenda Cristo Rei.

O presépio, que estará aberto ao público no local onde está sendo construída a Catedral, apresenta peças confeccionadas em juta, em tamanho natural, em uma vila construída especialmente para a data.

O presépio estará aberto para visitação todos os dias, de 7h às 20h, na Av. Cristiano Machado, 11.910, bairro Juliana, Vetor Norte de BH (em frente à Estação Vilarinho do Metrô).

Tenda Cristo Rei: construída no canteiro de obras da Catedral Cristo Rei, a Tenda é um lugar especial de acolhida. Sua infraestrutura inclui capela, espaço de convivência e um mirante para as obras.

 Ato pelo meio ambiente nas igrejas da Arquidiocese de BH

As igrejas da Arquidiocese de Belo Horizonte vão tocar os sinos durante três minutos, ao meio-dia da próxima segunda-feira, 30 de novembro, ato simbólico pelo meio ambiente e em solidariedade ao povo de Mariana. Em carta enviada aos padres e conselheiros paroquiais na semana passada, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo e os bispos auxiliares da Arquidiocese de belo Horizonte – dom Joaquim Mol, dom Luiz Gonzaga, dom João Justino e dom Edson Oriolo -, fizeram um pedido: que sejam tocados os sinos das igrejas no dia 30 de novembro, quando será aberta, em Paris, a 21ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 21), “de modo que toda a Arquidiocese de Belo Horizonte, pelo badalar dos sinos, como uma prece, manifeste sua esperança de que as ações ali decididas paralisem o aquecimento global e que também cessem todas e quaisquer formas de terrorismo no mundo”.

Na carta, o Arcebispo e os Bispos Auxiliares ressaltam que, “sob o impacto da destruição de vidas humanas, fauna, flora, córregos e rios, de Mariana e cidades ribeirinhas do Rio Doce e afluentes, em Minas Gerais e no Espírito Santo, pela lama avassaladora que se desprendeu das barragens e sob o impacto do terrorismo praticado na França, viveremos um momento oportuno para uma forte manifestação, durante a realização da 21ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 21)”.

BANNER MIX NOTÍCIAS - SUGESTÃO DE MATÉRIAS

Deputados aprovam fim das festas “open bar” em Minas Gerais

Reportagem: Pacheco de Souza / Fonte ALMG – Foto ilustrativa

Plenário da Assembléia de Minas

Plenário da Assembléia de Minas

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia de Minas, na reunião desta quarta-feira (25), deu parecer favorável ao Projeto de Lei de autoria do deputado Roberto Andrade que proíbe festas comerciais com bebida liberada – conhecidas como “open bar” – no estado. A medida pretende coibir a chamada “venda casada”, prática vedada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), e combater o uso indiscriminado de bebidas alcoólicas entre os jovens.

De acordo com a proposta, bares, restaurantes, boates, casas de diversão e similares, bem como eventos abertos ao público em que haja cobrança de ingresso, não poderão promover o consumo liberado de bebidas alcoólicas, nem exigir dos clientes um mínimo de consumação.

No entendimento do autor do projeto, festas em que o preço de entrada está condicionado ao acesso livre de bebidas alcoólicas, ou mesmo sua venda a preços módicos, gera transtornos à sociedade por estimular o consumo excessivo do álcool, principalmente entre os mais jovens. Roberto Andrade também entende que essa modalidade de festa fere as leis de defesa do consumidor, pois a legislação não permite que o comerciante vincule a permanência no estabelecimento ao consumo de determinada quantia de produto.

O deputado disse que o tema requer cautela antes de virar lei. Para discutir o projeto, Roberto Andrade vai requerer uma audiência pública que deve contar com a participação de membros do Ministério Público, das polícias Civil e Militar, de organizadores de eventos, donos de estabelecimentos comerciais, especialistas e demais parlamentares da Casa.

“A questão das drogas lícitas e ilícitas deve ser tratada como problema de saúde e segurança pública e ser integrada às políticas governamentais vigentes. As estratégias de prevenção dos diversos agravos que acometem os adolescentes devem constar dos programas de saúde pública adotados pelas três esferas de governo (municipal, estadual e federal)”, alegou Roberto Andrade.

O relator do PL nº 704/2015, deputado Isauro Calais, que recomendou a aprovação da proposição na forma de substitutivo que aprimorou a redação do projeto, afirmou que a proposta do deputado Roberto Andrade “comporta um enfoque sob dois prismas: o da proteção aos consumidores, por um lado; e, por outro, o da segurança pública, pela vertente de medidas mitigadoras de lesões e danos decorrentes de acidentes de trânsito causados por motoristas embriagados.” O deputado citou os acidentes automotivos decorrentes do consumo de álcool como mais um fator para a proibição das festas “open bar”.

Os deputados Noraldino Júnior e Bonifácio Mourão, que estavam presentes à sessão da CCJ que aprovou o projeto, também elogiaram a iniciativa de Roberto Andrade e disseram concordar com o teor da proposta.

Para ser aprovado, o PL nº 704/2015 precisa ser analisado pelas comissões de Direito do Consumidor e do Contribuinte, de Segurança Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, antes de ir à votação em Plenário em dois turnos.

BANNER MIX NOTÍCIAS - SUGESTÃO DE MATÉRIAS

Polícia Militar prende assaltantes da SAVEIRO PRETA

Dupla é suspeita de vários arrombamentos em Pedro Leopoldo, Vespasiano e Matozinhos

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto enviada por uma vítima de Pedro Leopoldo

Uma das casas registrou as imagens do carro passando pela rua

Uma das casas registrou as imagens do carro passando pela rua

Dois homens foram presos agora há pouco pela Polícia Militar na Avenida Cristiano Machado, esquina com a Avenida Vilarinho em Venda Nova, na Capital Mineira. A dupla estava em um saveiro cor preta placa HMF 5814 com chassi adulterado e alguns objetos roubados.

Segundo a Polícia, após tomar conhecimento que o VW SAVEIRO, estaria envolvido em alguns crimes na área do 49° Batalhão da PM, e estaria no bairro Mônaco em Vespasiano, a Equipe APOLO localizou o veículo e iniciou acompanhamento até o carro ser abordado próximo ao Shopping Estação. A pick-up saveiro foi abordada juntamente com o apoio da viatura POP 22197 da 16ª Companhia do 13° Batalhão da PM.

Os suspeitos presos teriam praticado um arrombamento nesta quarta-feira (25), na Rua Clélia, no bairro Santa Mônica em Venda Nova. Eles já foram reconhecidos pelas vítimas.

Nossa equipe fez contato agora há pouco com a assessoria de comunicação da Polícia Militar que confirmou o fato, mas os nomes dos acusados ainda não foram passados, pois a ocorrência ainda está em andamento. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da PM, a prisão da dupla contou com total apoio de várias viaturas de Batalhões da Rotam, Gepar, Companhia Tático Móvel e outras viaturas da região.

Aguarde mais informações.

BANNER MIX NOTÍCIAS - SUGESTÃO DE MATÉRIAS

Caminhão bate na rotatória da Precon e tomba

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto de arquivo

ASTRA BATE NA ROTATÓRIA DA PRECON (6) 345 x 237Equipes de resgate atendem neste momento a uma ocorrência de trânsito em frente a Precon Industrial em Pedro Leopoldo. De acordo com motoristas, o condutor de um caminhão Mercedes Benz placa GVI 6705 de Confins, perdeu o controle da direção e subiu com o veículo em uma rotatória que fica no local. A carga de brita que estava sendo transportada ficou espalha na pista.

A vítima recebeu os primeiros socorros no local e será levada para o Pronto Atendimento Municipal, onde deve passar por exames e será assistida por uma equipe médica.

O nome do motorista ainda não foi divulgado.

A Polícia Militar também já está no local para colher mais informações e registrar a ocorrência.

Aguarde mais informações, ocorrência em andamento.

BANNER MIX NOTÍCIAS - SUGESTÃO DE MATÉRIAS

Meio Ambiente é pauta de encontro hoje em Dr. Lund

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO E OUTROS ASSUNTOS ESTARÃO NA PAUTA

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Foto de arquivo do Ribeirão da Mata em Pedro Leopoldo

Foto de arquivo do Ribeirão da Mata em Pedro Leopoldo

Nesta quarta-feira (25) terão atividades do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Ribeirão da Mata e do Carste, no Salão Paroquial da Igreja São João Batista, localizado na Praça Aníbal Fernandes, no Distrito de Dr. Lund em Pedro Leopoldo. O encontro de ambientalistas com a comunidade começa às 13h00.

O evento terá a participação do Coordenador do SCBH Ribeirão da Mata – Procópio de Castro, além do Coordenador do SCBH Carste – Daniel Duarte. O encontro também visa dar esclarecimento à população de Dr. Lund sobre o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, que deve entrar em operação no início de 2016.

Ambientalistas também querem ouvir os moradores nas demandas ambientais da região. Haverá ainda debate de continuidade nas discussões pelo poder público do Plano de Ações para a gestão integrada da bacia do Ribeirão da Mata, visando a melhoria da qualidade e quantidade de água.

Está prevista a participação de um representante da Copasa para falar sobre o funcionamento da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto.

BANNER MIX NOTÍCIAS - SUGESTÃO DE MATÉRIAS

Batida de frente fere 06 pessoas na MG-424 em Pedro Leopoldo

UM DOS VEÍCULOS ESTARIA SENDO CONDUZIDO PELA CONTRAMÃO DE DIREÇÃO

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos Expedito Nogueira

O prisma foi parar no canteiro central da rodovvia

O prisma foi parar no canteiro central da rodovvia

Uma batida de frente entre um Fiat Uno placa HHY 6267 de Belo Horizonte, e um Prisma placa HDR 5682 de Santa Cruz do Escalvado, deixou seis pessoas feridas nesta madrugada em Pedro Leopoldo. O acidente foi por volta das 04h00, pouco antes do trevo de acesso à Confins, na pista sentido Pedro Leopoldo.

Um homem que estava em um dos veículos permanece internado no Pronto Atendimento de Pedro Leopoldo, já as outras cinco vítimas foram encaminhadas para Hospitais de Pronto Socorro de Belo Horizonte.

Os veículos foram retirados da pista agora pela manhã e o trânsito já flui normalmente no local.

Um Policial Militar que estava no local da ocorrência informou à nossa equipe que um dos carros estava sendo conduzido pela contramão de direção.

As causas do acidente serão apuradas pela Polícia Civil.

 

VEJA NA GALERIA OUTRAS IMAGENS DO ACIDENTE

Caminhão é furtado em posto do Felipe Cláudio de Sales

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto reprodução

Furtado no Posto 1002

Furtado no Posto 1002

Um caminhão Ford F 4000 PLACA GTT 5011 cor Bege foi furtado na noite dessa sexta-feira, 20 de novembro, no bairro Felipe Cláudio de Sales, na Região Norte de Pedro Leopoldo. De acordo com a vítima, o crime aconteceu por volta das 21h00, o veículo estava estacionado no pátio do posto 1002.

Quem tiver alguma informação sobre o veículo pode ligar para os telefones (31) 9 9501-8059 ou 3665-0621.

Informações sobre o caminhão ou suspeitos do crime podem ser passadas para a Polícia Militar através do 190 ou no 181 – Disque Denúncia Unificado da Polícia Civil e Militar.

lâmpada queimada, luz, quebrada, piscando, 0800

refis 2015

Suspeito de assaltar lotérica é preso no trevo da Precon

CRIME ACONTECEU NESTA TARDE NA CIDADE DE CONFINS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Suspeito disse que assalto foi frustrado pela Polícia

Suspeito disse que assalto foi frustrado pela Polícia

Militares do Pelotão de Confins prenderam no início da tarde desta sexta-feira (20) um homem que teria assaltado a casa lotérica Fortaleza da Sorte, localizada no centro da cidade, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Gustavo de Oliveira Monteiro (foto), de 21 anos, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil onde ficou à disposição do Delegado.

De acordo com a Polícia Militar, foi passada uma mensagem via rede de rádio informando as características de dois homens em uma motocicleta que teriam roubado o estabelecimento, e uma viatura que se aproximava do trevo da Precon viu quando os acusados fugiam na moto e foram em rastreamento. Já na rodovia MG-424, os criminosos abandonaram o veículo no canteiro central da rodovia e entraram em uma mata ao lado da fábrica da Precon, um suspeito foi preso e o outro conseguiu fugir.

Além do suspeito, os Policiais apreenderam um revólver calibre 38 e 06 munições intactas, e uma moto CG Titan placa HBP 7985 da cidade de Barão de Cocais que foi usada na fuga.

Entrevistado pelo Mix Notícias, Gustavo revelou que não houve assalto. “A gente não fez o assalto, eles suspeitaram da gente rodeando o local de moto e fizeram a abordagem. Nós não chegamos a roubar, mas era a nossa intenção”, contou o rapaz que mora no bairro Novo Progresso em Contagem.

Ainda de acordo com a Polícia, a motocicleta está em nome de Dionatas Batista de Oliveira, mas não tem como afirmar que este seria o comparsa do Gustavo. No entanto, segundo a Polícia, Dionatas já tem passagem por assalto.

O acusado que conseguiu fugir estava usando uma bermuda branca, blusa de frio escura e tênis.

MIX DESTAQUE: Trabalharam nesta ocorrência a Sargento Vanusa e o Soldado Daniel, além do apoio de outros Militares do 36º Batalhão e do Helicóptero Pegasus.

VEJA OUTRAS IMAGENS DA PRISÃO DO SUSPEITO

refis 2015

Capotamento na MG-424 perto de Dr. Lund

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto Expedito Nogueira

COROLLA CAPOTA NA MG-424 (1) 400 x 225Motoristas informaram à nossa equipe que um veículo Toyota Corolla placa OQA 5110 de Belo Horizonte, capotou agora há pouco na rodovia MG-424. O acidente foi na pista sentido Pedro Leopoldo, perto do Distrito de Dr. Lund. A informação inicial é que o condutor do automóvel teria perdido o controle da direção ao passar por uma curva, nas proximidades do Restaurante Dona Benta, em seguida o carro subiu em um barranco e capotou.

Nossa equipe apurou no local que a vítima estava seguindo para o aeroporto de Confins onde buscaria uma pessoa, mas teria passado mal ao volante. O motorista já foi socorrido por uma equipe de resgate e enviada para o Pronto Atendimento de Pedro Leopoldo.

A Polícia Rodoviária Estadual é aguardada para registrar o boletim de ocorrência.
refis 2015

lâmpada queimada, luz, quebrada, piscando, 0800

MORRE NO JOÃO XXIII REGIS BERNARDES GANDRA

RAPAZ FOI VÍTIMA DE UM GRAVE ACIDENTE NA ÚLTIMA SEMANA EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL DE MATOZINHOS

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto enviada por familiares

Regis é morador do bairro Felipe Cláudio de Sales

Regis é morador do bairro Felipe Cláudio de Sales

Faleceu no final da tarde desta quinta-feira (19) Regis Bernardes Gandra da Cruz, de 33 anos. Ele foi vítima de um grave acidente em um Posto de Combustível de Matozinhos na última semana, após a explosão de um cilindro de gás durante o abastecimento da sua caminhonete.

Regis estava internado no Hospital de Pronto Socorro João XXIII em Belo Horizonte, desde o último dia 10, mas nesta tarde acabou falecendo. A informação foi confirmada à nossa equipe por uma tia da vítima.

Regis Gandra era empresário, ele administrava uma transportadora. Casado, ele deixa a esposa Carla Ferreira, os pais Senhor Valdemar e Dona Nilza, além de dois irmãos, Úrsula e Durande.

Família doa os órgãos do empresário

Os familiares de Regis optaram pela doação de todos os seus órgãos, com isso, ainda não há previsão para o corpo chegar à Pedro Leopoldo. Mas a família vai nos comunicar assim que o IML liberar o corpo nesta sexta-feira (20).