Hospital Municipal de Pedro Leopoldo terá programação especial na Semana da Enfermagem

Redação: Assessoria de Comunicação

De 22 a 25 de maio o Hospital Municipal de Pedro Leopoldo realiza a Semana da Enfermagem 2019, com o tema “A centralidade da Enfermagem nas dimensões do cuidar”. O evento tem como público-alvo os técnicos e enfermeiros da unidade de saúde e uma programação diversificada foi criada para celebrar o mês da enfermagem.

De acordo com a Chefe de Enfermagem do Hospital Municipal, Cristina Aguiar, visando reforçar a autoestima e a importância do papel dos profissionais de enfermagem na sociedade, desde 2018, em comemoração à Semana da Enfermagem, o Hospital Municipal vem trabalhando o “cuidar”. “Este ano, além de destacar a importância da equipe de enfermagem no processo do cuidar, também será abordada a importância do profissional se cuidar. Sabe-se que a qualidade do atendimento prestado está diretamente relacionada ao trabalho dos Enfermeiros e Técnicos em enfermagem, que são os profissionais mais próximos dos pacientes. Assim, é necessário que esses estejam saudáveis em todos os sentidos, ou seja, física, mental e emocionalmente, para que o cuidar não seja encarado como um fardo e sim uma demonstração de amor. A Semana da Enfermagem é uma forma de reconhecer e valorizar nossos profissionais”, destacou Cristina.

A Semana de Enfermagem em Pedro Leopoldo é uma realização do Hospital Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde e possui o intuito de possibilitar discussões, troca de experiências e atualização de conhecimentos fundamentais aos participantes para que eles possam garantir a eficácia de suas atividades e competências, visando assim, uma assistência de qualidade à sociedade.

Programação

A abertura da Semana da Enfermagem em Pedro Leopoldo acontece na quarta-feira, 22, às 19 horas, com a palestra da psicóloga Maura Albano “O Poder do Cuidar”. No dia 23, também às 19 horas, quem irá palestrar será a enfermeira Camila Matos, sobre “Cuidar e se Cuidar”. No dia 24, sexta-feira, no mesmo horário, a enfermeira Fernanda Mendes aborda o tema “Afecções Respiratórias”. Encerrando a programação da Semana da Enfermagem, no dia 25, sábado, o Coral Capelania se apresenta às 15 horas. Todas as atividades acontecem no Hospital Municipal de Pedro Leopoldo.

Semana do Bebê tem encerramento com atividades infantis na Praça da Estação

Reportagem: Pacheco de Souza / Fonte: PMPL

No último sábado, 18, aconteceu o encerramento da VII edição da Semana do Bebê de Pedro Leopoldo, evento promovido pela Intercement, Prefeitura Municipal e Comitê de Desenvolvimento Comunitário, que tem como foco o desenvolvimento infantil saudável a partir de investimentos em políticas públicas. O último dia do evento foi de muita alegria e atrações para a criançada.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a Praça da Estação foi palco de diversas atividades interativas e exposições de artes e brinquedos preparados pelas creches da cidade. O teatro dos Minions fez a alegria da meninada que ainda teve espaço kids e música ao vivo. A Semana do Bebê recebeu centenas de participantes que foram envolvidas em inúmeras ações culturais e artísticas, além de palestras e oficinas dedicadas à valorização da primeira infância.

Polícia Civil promove ações para reflexão sobre o desaparecimento de crianças e adolescentes

Reportagem: Pacheco de Souza

A Polícia Civil de Minas Gerais promove, de 20 a 25 de maio, a Semana da Esperança. A ação tem por objetivo divulgar o Dia Internacional da Criança Desaparecida, lembrado no mundo inteiro no dia 25, e também estender a reflexão sobre o assunto durante a semana.

Para marcar a data, a Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida distribuirá, aos servidores e aos usuários do serviço, um laço de fita verde, como símbolo da esperança por encontrar as crianças desaparecidas. Hoje, em Minas Gerais, o índice de crianças desaparecidas é próximo de zero. No entanto, quando se trata de adolescentes, esse número já é mais significativo. A maioria desses adolescentes estão em fuga, ou seja, em desaparecimento voluntário, motivado por conflitos familiares, e acabam retornando para casa.

Ao longo da semana, a Polícia Civil também realizará trabalho preventivo e educativo, com dicas de prevenção ao desaparecimento; conscientização das famílias sobre seu papel no desaparecimento de crianças e adolescentes; orientações para a população sobre o que fazer no caso de desaparecimento e de localização de pessoas, alertando para as possíveis reincidências de desaparecidos.

Para a Delegada Maria Alice Faria “a esperança é que o desaparecimento de crianças, menores de 12 anos, seja banido para sempre. E que os adolescentes tenham, cada vez mais, ambientes familiares saudáveis com direitos sociais garantidos”.

Dia Internacional da Criança Desaparecida

No dia 25 de maio tem-se o Dia Internacional da Criança Desaparecida, iniciado em 1979, quando o garoto Ethan Patz, de Nova Iorque, desapareceu. Ele tinha seis anos de idade e, comovidos, parentes e amigos da família fizeram atos públicos anuais, em busca de respostas sobre o paradeiro do menino. Em 1986, o presidente norte-americano Ronald Reagan decidiu oficializar a data, e ela acabou ganhando alcance internacional.

Perfil

A maioria dos desaparecimentos de adolescentes está relacionada ao conflito familiar e com busca por aventura e/ou liberdade. Alguns casos são reincidentes, ou seja, não é a primeira vez que o adolescente desaparece do convívio familiar.

Há um outro perfil, ainda mais preocupante, quando o adolescente começa a se envolver nos primeiros delitos ou consumo de substâncias entorpecentes.

É importante alertar aos pais ou responsáveis a estarem sempre atentos com as demandas dos adolescentes, fazendo-se presentes em suas vidas, bem como manterem o diálogo familiar para evitar que os conflitos resultem no desaparecimento do ente querido.

O desaparecimento

O registro de desaparecimento deve ser imediato. Ele pode ser feito em qualquer unidade da Polícia Civil, da Polícia Militar ou pela Delegacia Virtual, por meio do linkhttps://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/. O registro gera um alerta no sistema da Defesa Social, que permite a qualquer agente saber que aquela pessoa está desaparecida. Caso retorne, é importante realizar o registro de localização.

Em Belo Horizonte, após o registro, é fundamental que um parente de primeiro grau compareça à DRPD para elaboração de um cartaz e iniciar a divulgação do desaparecimento. Basta levar uma fotografia atual, com boa resolução, do rosto do ausente. No interior, deve-se solicitar ao Delegado no Município ou Comarca a elaboração do cartaz por meio da DRPD.

A sociedade pode contribuir bastante, divulgando os cartazes, compartilhando as imagens pelas redes sociais ou informando pistas sobre o paradeiro dos ausentes pelo 0800 2828 197.

PREVENÇÃO

Crianças

Fique sempre alerta em locais com aglomerados de pessoas;

Conforme for crescendo, ensine a criança a repetir o nome dos pais, telefones de contato e endereço;

Providencie a carteira de identidade o quanto antes;

Oriente-os sobre como devem proceder com estranhos.

Adolescentes

Mantenha diálogo franco, evitando conflitos familiares;

Seja presente e participativo na vida do seu filho, respeitando seus direitos, com boa dose de permissões e proibições;

Compreenda os conflitos vividos. Mostre-se verdadeiramente interessado no que se passa. Ouça o que seu filho tem a dizer;

Procure conhecer as pessoas que convivem com seu filho.

Pessoas idosas ou com sofrimento mental

Assegure-se que a pessoa carregue sempre em seu bolso um documento de identificação e/ou um papel contendo o contato de um familiar;

Seja presente, dê afeto e carinho a essas pessoas;

Certifique-se de que os medicamentos estão sendo ingeridos conforme orientação médica;

Evite deixá-los sozinhos.

CPI ouve moradores de Brumadinho e funcionários da Vale

Tragédia completa hoje 116 dias e Bombeiros ainda fazem buscas no local

Reportagem: Pacheco de Souza / Imagem de arquivo

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Barragem de Brumadinho realiza, nesta segunda, 20/05, e no dia 23/05, uma visita, uma audiência pública e uma reunião para ouvir funcionários da Vale. O objetivo dessas atividades é avançar na investigação das causas e dos impactos do rompimento da barragem B1 da Mina Córrego do Feijão, de responsabilidade da mineradora, em 25 de janeiro deste ano. Mais de 200 pessoas morreram devido ao rompimento.

Duas atividades ocorrem na tarde desta segunda-feira. Parlamentares da CPI criada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitam a Comunidade de Pires, em Brumadinho, para verificar as condições de vida dos moradores após o rompimento. O ponto de encontro será a Igreja São José dos Pires, a partir das 14h30. Uma das reivindicações da população local é a suspensão do tráfego de veículos da Vale na área, pois a estrutura das casas estaria sendo afetada pela movimentação de carretas e caminhões.

De acordo com o presidente da CPI, deputado Gustavo Valadares (PSDB), faz parte do trabalho da comissão buscar o ressarcimento dos danos para os atingidos e suas famílias, para a cidade e a comunidade como um todo. “Essa visita é essencial, porque vai direcionar nossa atuação, vamos discutir a reparação necessária e cuidar para que as falhas ocorridas em Mariana não se repitam”, ressaltou o parlamentar, numa referência ao rompimento da Barragem de Fundão, em novembro de 2015, que devastou o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (Região Central).

Ainda nesta segunda-feira, às 17 horas, a CPI se reúne com as comunidades do Córrego do Feijão e do Parque da Cachoeira, também para apurar os impactos da tragédia. A reunião será realizada em tenda ao lado da Associação Comunitária do Córrego do Feijão, em Brumadinho.

Funcionários – Na quinta-feira (23), às 9h30, no Plenarinho IV da Assembleia, a CPI vai ouvir os funcionários da Vale Alexandre de Paula Campanha e Joaquim Pedro de Toledo, sobre o rompimento da barragem. Eles exercem cargos de gerência no setor de geotecnia da mineradora.

Em fevereiro de 2019, os profissionais chegaram a ser presos e interrogados devido aos procedimentos de investigação acerca do rompimento. Segundo informações do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Alexandre Campanha canalizava as informações sobre a estabilidade de barragens e realizava revisões periódicas e auditorias.

Já Joaquim Toledo gerenciava a equipe responsável pela manutenção da barragem B1. Qualquer irregularidade na estrutura era a ele comunicada por subordinados. Ele tinha a incumbência de adotar providências para sanar os problemas identificados.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Buscas por corpos

Com números atualizados neste domingo (19), a Tragédia de Brumadinho completa hoje 116 dias. Até o momento são 395 pessoas localizadas, 241 óbitos confirmados e 29 pessoas desaparecidas.

Nesta segunda-feira 135 homens do Corpo de Bombeiros trabalham no local da tragédia. Eles utilizam 04 binômios, 124 máquinas pesadas e 01 drone. As equipes estão distribuídas em 21 frentes de trabalho.

Enfermeira Edinha, irmã da Sargento Cláudia, morre em acidente na BR-040

Edinha era apaixonada por cães

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos: reprodução da rede social

A enfermeira Edna Mara de Moura Viana, funcionária do Centro de Especialidades Médicas de Pedro Leopoldo, morreu em um grave acidente no final da manhã deste sábado, 18 de maio. Segundo informações da família, Edinha, como era conhecida, viajava com o marido e o seu cãozinho para a casa de familiares e, na altura da cidade de Santos Dumont, na BR-040, houve a colisão entre o Ford Festa do casal e outro veículo.

Ainda não foi passado mais informações sobre as causas do acidente, mas a irmã da vítima, Sargento Cláudia Maria, disse que chovia bastante na hora do acidente, ocorrido por volta das 11h15. O marido de Edna sobreviveu e permanece internado em um hospital da região, ele deve passar por cirurgia. O cãozinho do casal não foi encontrado.

Ainda segundo a irmã de Edna, o corpo da vítima foi levado para o IML da cidade de Barbacena. A Sargento Cláudia chegou à cidade há pouco para providenciar a liberação do corpo.

Copasa: Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves e São José da Lapa ficará sem água no dia 28/05

Foto ilustrativa

Reportagem: Pacheco de Souza / Imagem ilustrativa

A Copasa informa que o abastecimento de água em alguns bairros de Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves e São José da Lapa, será interrompido na terça-feira (28/05), para execução de obras de interligação de rede de água, no bairro São Luiz, em Ribeirão das Neves.

 A previsão é que o abastecimento de água seja normalizado, gradativamente, no decorrer da tarde do mesmo dia (28).

Regiões afetadas:

Pedro Leopoldo: Campinho, Capão, Centro, Condomínio Fazenda da Lajinha, Conjunto Habitacinal Adélia Issa, Conjunto Habitacional Romero de Carvalho, Conjunto  Residencial Cesar J. Cece Sales, Coqueirinho, Distrito Dr Lund, Dom Camilo, Donato, Felipe Claudio Sales, Ferreiras, Jardinópolis, Jardins da Lagoa, Lagoa de Santo Antônio, Manoel Carlos, Maria Cândida, Marieta Batista de Sales, Morada dos Angicos, Morada dos Hibiscos, Novo Campinho, Parque Agenor Teixeira, Parque Andyara, Parque Roberto Belizário, Parque Sônia Teixeira Romanelli, Santa Rita, Santa Tereza, Santo Antônio, Santo Antônio da Barra, São Geraldo, São José, Tapera, Teotônio Batista de Freitas, Triângulo, Vera Cruz de Minas, Vila Aparecida, Vila Brasilina  e Vila Magalhães.

Ribeirão Das Neves: Alicante, Barcelona, Bela Vista, Bom Sossego, Campos Silveira, Centro, Chácaras Bom Retiro, Conjunto Nova Pampulha, Distrito Industrial João de Almeida, Dona Clara, Dos Pereiras, Fazenda das Lages, Iolanda, Jardim Colonial, Luana, Monte Verde, Neviana, Nossa Senhora das Neves, Nova União, Porto Seguro, Quintas do Lago, Quintas Vera Cruz, Rosana, Rosa Neves, Santa Marta, Santa Martinha, Santa Matilde, Santa Paula, Santinho, Santo Antônio, São Francisco de Assis, São Geraldo, São Judas Tadeu, São Luiz, São Pedro, Savassi, Sevilha, Status, Tânia, Vila Aparecida, Vila Cacique, Vila Esplanada, Vila Hortinha e Vila Mariana.

 São José Da Lapa: Vila Brasilina.

Prefeitura de Pedro Leopoldo entrega novas Cadeiras de Rodas

Usuários do Centro Municipal de Reabilitação e a APAE da cidade são os beneficiados com os equipamentos

Redação e foto: Assessoria Comunicação PMPL

Com o objetivo de melhorar a acessibilidade, inclusão social e as condições de saúde das pessoas cadeirantes, a Prefeitura de Pedro Leopoldo, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 15, a entrega de 13 cadeiras de rodas para usuários do centro municipal de reabilitação e da Apae de Pedro Leopoldo. A cerimônia de entrega aconteceu no Centro de Reabilitação Dr. Roger Modiano, localizado à Rua Dr. Herbster, 180. Estiveram presentes à solenidade o Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões, o Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião, membros do Conselho Municipal de Saúde, profissionais de fisioterapia, gestores, representantes da Apae/PL, o vereador Fred Piau, usuários e seus familiares.

Os usuários foram contemplados após protocolarem suas solicitações e foram selecionados a partir da análise da demanda reprimida da Secretaria Municipal de Saúde para órteses e próteses e da atualização das necessidades. Para Cleonice Batista, filha da Dona Maria Pereira Batista, que recebeu sua cadeira de rodas nova, o benefício será de grande valia no dia-a-dia de toda a família. “Estou realmente muito emocionada, não só pela minha mãe, mas por todos nossos queridos idosos e crianças que estão sendo tratados com muito carinho e consideração. Quero agradecer imensamente ao Secretário de Saúde de Pedro Leopoldo, Fabrício, e ao Prefeito Cristiano Marião pelo respeito com a comunidade especial”, disse.

Quem também se emocionou com a entrega foi a Gestora do Centro de Reabilitação, Gisele Alves. “Esse é um dia tão feliz pra todos nós que não consigo mensurar em palavras. Nossa equipe conhece bem a luta destas pessoas e eu me emociono em poder ver a entrega desses dispositivos que irão melhorar muito a qualidade vida deles. Como referência técnica, quero agradecer de coração ao Prefeito Marião por proporcionar essa alegria imensurável para os pacientes”, reforçou.

No total foram entregues 04 cadeiras de rodas comuns, 04 cadeiras de rodas adaptadas, 04 cadeiras de banho comuns e uma cadeira de banho adaptada. Para Isabel Cecília, Gerente da APAE/PL, uma iniciativa extremamente importante para a vida dos usuários. “Esperamos ansiosos por esta data. Estes equipamentos irão facilitar demais os cuidados destas pessoas em suas casas, com maior facilidade de locomoção. A APAE está muito honrada em colaborar com o Município, que é quem faz nossa Associação ser a referência que é”, observou. Oito cadeiras usadas e em bom estado de conservação foram entregues pela APAE de PL para a Prefeitura, para utilização no dia-a-dia dos setores de saúde do município.

Para o Prefeito Cristiano Marião, essas ações só são possíveis graças à busca por parcerias e ao empenho da administração em dar prioridade a investimentos na área da saúde. “É muito gratificante, em um momento financeiro complicado que estamos vivendo, poder trazer alento a quem realmente precisa. Nossa gestão está focada em investir, sobretudo, em quem realmente necessita de ajuda. Estamos aplicando mais do que o dobro do que exige a lei na saúde. A lei obriga a investir 15% do orçamento. Estamos investindo 32%. Sabemos da importância de ações como asfaltar ruas, tapar buracos, realizar limpeza. Tudo isto está sendo feito também e irá melhorar ainda mais. Mas a saúde não pode esperar. Por isso tenho uma enorme satisfação em entregar estas cadeiras. Agradeço a Deus por abrir estas portas para que possamos continuar caminhando pra frente. Agradeço ainda à APAE, que com essa parceria permitiu que isso se concretizasse”, destacou.

O Secretário de Saúde de PL, Fabrício Simões, também se emocionou durante a entrega do benefício. “Trabalhar no serviço público não é fácil. Mas são momentos como esse que nos dão força para continuar. Ver o sorriso destas pessoas é gratificante. Com as limitações do Estado que não atende a contento, temos que reinventar, criando estas parcerias para minimizar as dificuldades destas pessoas. Por isso meu agradecimento à APAE por atender nosso pedido e ao prefeito Marião pelo empenho total à área da saúde”, agradeceu.

As cadeiras foram entregues através de emenda parlamentar e proporcionam o fortalecimento da rede local de cuidados à pessoa com deficiência. As cadeiras irão oferecer maior conforto e praticidade na locomoção de seus usuários, dando a eles mais autonomia nas atividades diárias. CLIQUE AQUI para conferir todas as fotos da cerimônia de entrega em nossa página no facebook.

Empresário de Fidalgo encontra caminhonete furtada em abril

Ford F1000 foi localizada pela Polícia Militar na cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Reportagem: Pacheco de Souza

Uma caminhonete Ford F1000 placa GLB 7667 furtada na tarde do dia 23 de abril, em Belo Horizonte, foi localizada na cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo uma tia da vítima, o veículo de cor branca com faixas vermelha na lateral estava abandonado em uma região da cidade. O dono da F1000 é um empresário do ramo de mármore e granito, ele tem um depósito na Capital Mineira e usa a caminhonete para trabalhar. Nessa terça-feira (14) o motorista esteve na cidade para providenciar a liberação do veículo junto à Delegacia de Trânsito do Município.

De acordo com a tia do empresário, os criminosos usaram o veículo apenas para o traslado e não furtaram nenhuma peça do mesmo.

Confira as fotos do Cabaré II no Café com Pimenta

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

No último sábado (11/05) aconteceu o Show Cabaré II no Café com Pimenta, no Distrito de Mocambeiro, em Matozinhos. O projeto do cantor Rodrigo, do Mou & Banda, conta com a participação especial de Wanderley Dias há um ano e pelo visto terá vida longa. O Cabaré II também levou nomes já consagrados da região para cima do palco: Rafinha Altastral, Rangel da Matta e Marina Thomaz, além do DJ Lucinho agitando a galera na pista de dança.

Na página no Portal Mix Notícias no facebook tem 99 fotos em alta resolução já publicadas – CLIQUE AQUI e confira todas as imagens desta bela festa.

Cavalo amarrado em árvore é encontrado morto no Sônia Romanelli

Equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura de Pedro Leopoldo foi acionada pela reportagem da Rádio PLFM para enterrar o animal deixado em uma mata acima do Pronto Atendimento Municipal

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto Maria do Porto

Uma equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura de Pedro Leopoldo foi acionada no final da manhã desta segunda-feira (13), ao bairro Sônia Teixeira Romanelli, em Pedro Leopoldo, onde um cavalo foi encontrado morto. O animal estava há dias amarrado em uma árvore e já sem vida. Foi aberto um buraco com uma máquina enviada ao local e o bicho foi enterrado na mesma mata.

Segundo informações de Maria do Porto, doméstica que trabalha na Rua Antônio Dias Pereira, “o odor que vinha da mata era insuportável e estava atrapalhando na rotina da casa onde ela trabalha”, disse. Ainda de acordo com a doméstica, ela ligou para a Polícia Militar e foi orientada fazer contato com a Vigilância Sanitária, lá ela foi indicada para o Setor de Limpeza Urbana, mas o problema só foi resolvido após contato com a Rádio PL FM. “Este veículo de comunicação é muito importante para nós”, agradeceu a ouvinte pela atenção recebida.

A reportagem tentou, mas não foi possível identificar o dono do animal para saber há quantos dias ele estava na mata.

A equipe da Rádio PLFM e do Portal Mix Notícias agradecem a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal e ao Secretário de Obras, Gustavo Costa, pelo atendimento rápido dado ao caso.