De 22 a 25 de maio o Hospital Municipal de Pedro Leopoldo realiza a
Semana da Enfermagem 2019, com o tema “A centralidade da Enfermagem nas
dimensões do cuidar”. O evento tem como público-alvo os técnicos e enfermeiros
da unidade de saúde e uma programação diversificada foi criada para celebrar o
mês da enfermagem.
De acordo com a Chefe de Enfermagem do Hospital Municipal, Cristina Aguiar,
visando reforçar a autoestima e a importância do papel dos profissionais de enfermagem
na sociedade, desde 2018, em comemoração à Semana da Enfermagem, o Hospital
Municipal vem trabalhando o “cuidar”. “Este ano, além de destacar a importância
da equipe de enfermagem no processo do cuidar, também será abordada a
importância do profissional se cuidar. Sabe-se que a qualidade do atendimento
prestado está diretamente relacionada ao trabalho dos Enfermeiros e Técnicos em
enfermagem, que são os profissionais mais próximos dos pacientes. Assim, é
necessário que esses estejam saudáveis em todos os sentidos, ou seja, física,
mental e emocionalmente, para que o cuidar não seja encarado como um fardo e
sim uma demonstração de amor. A Semana da Enfermagem é uma forma de reconhecer
e valorizar nossos profissionais”, destacou Cristina.
A Semana de Enfermagem em Pedro Leopoldo é uma realização do Hospital
Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde e possui o intuito de possibilitar
discussões, troca de experiências e atualização de conhecimentos fundamentais
aos participantes para que eles possam garantir a eficácia de suas atividades e
competências, visando assim, uma assistência de qualidade à sociedade.
Programação
A abertura da Semana da Enfermagem em Pedro Leopoldo acontece na
quarta-feira, 22, às 19 horas, com a palestra da psicóloga Maura Albano “O
Poder do Cuidar”. No dia 23, também às 19 horas, quem irá palestrar será a
enfermeira Camila Matos, sobre “Cuidar e se Cuidar”. No dia 24, sexta-feira, no
mesmo horário, a enfermeira Fernanda Mendes aborda o tema “Afecções
Respiratórias”. Encerrando a programação da Semana da Enfermagem, no dia 25,
sábado, o Coral Capelania se apresenta às 15 horas. Todas as atividades
acontecem no Hospital Municipal de Pedro Leopoldo.
No último sábado, 18, aconteceu o encerramento da VII edição da Semana do Bebê de Pedro Leopoldo, evento promovido pela Intercement, Prefeitura Municipal e Comitê de Desenvolvimento Comunitário, que tem como foco o desenvolvimento infantil saudável a partir de investimentos em políticas públicas. O último dia do evento foi de muita alegria e atrações para a criançada.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a Praça da Estação foi palco de diversas atividades interativas e exposições de artes e brinquedos preparados pelas creches da cidade. O teatro dos Minions fez a alegria da meninada que ainda teve espaço kids e música ao vivo. A Semana do Bebê recebeu centenas de participantes que foram envolvidas em inúmeras ações culturais e artísticas, além de palestras e oficinas dedicadas à valorização da primeira infância.
A Polícia Civil de Minas Gerais
promove, de 20 a 25 de maio, a Semana da Esperança. A ação tem por objetivo
divulgar o Dia Internacional da Criança Desaparecida, lembrado no mundo inteiro
no dia 25, e também estender a reflexão sobre o assunto durante a semana.
Para marcar a data, a Divisão de
Referência da Pessoa Desaparecida distribuirá, aos servidores e aos usuários do
serviço, um laço de fita verde, como símbolo da esperança por encontrar as
crianças desaparecidas. Hoje, em Minas Gerais, o índice de crianças
desaparecidas é próximo de zero. No entanto, quando se trata de adolescentes,
esse número já é mais significativo. A maioria desses adolescentes estão em
fuga, ou seja, em desaparecimento voluntário, motivado por conflitos
familiares, e acabam retornando para casa.
Ao longo da semana, a Polícia Civil
também realizará trabalho preventivo e educativo, com dicas de prevenção ao
desaparecimento; conscientização das famílias sobre seu papel no
desaparecimento de crianças e adolescentes; orientações para a população sobre
o que fazer no caso de desaparecimento e de localização de pessoas, alertando
para as possíveis reincidências de desaparecidos.
Para a Delegada Maria Alice Faria “a
esperança é que o desaparecimento de crianças, menores de 12 anos, seja banido
para sempre. E que os adolescentes tenham, cada vez mais, ambientes familiares
saudáveis com direitos sociais garantidos”.
Dia Internacional da Criança Desaparecida
No dia 25 de maio tem-se o Dia
Internacional da Criança Desaparecida, iniciado em 1979, quando o garoto Ethan
Patz, de Nova Iorque, desapareceu. Ele tinha seis anos de idade e, comovidos,
parentes e amigos da família fizeram atos públicos anuais, em busca de
respostas sobre o paradeiro do menino. Em 1986, o presidente norte-americano
Ronald Reagan decidiu oficializar a data, e ela acabou ganhando alcance
internacional.
Perfil
A maioria dos desaparecimentos de
adolescentes está relacionada ao conflito familiar e com busca por aventura
e/ou liberdade. Alguns casos são reincidentes, ou seja, não é a primeira vez
que o adolescente desaparece do convívio familiar.
Há um outro perfil, ainda mais
preocupante, quando o adolescente começa a se envolver nos primeiros delitos ou
consumo de substâncias entorpecentes.
É importante alertar aos pais ou
responsáveis a estarem sempre atentos com as demandas dos adolescentes,
fazendo-se presentes em suas vidas, bem como manterem o diálogo familiar para
evitar que os conflitos resultem no desaparecimento do ente querido.
O desaparecimento
O registro de desaparecimento deve
ser imediato. Ele pode ser feito em qualquer unidade da Polícia Civil, da
Polícia Militar ou pela Delegacia Virtual, por meio do
linkhttps://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/. O registro gera um alerta no
sistema da Defesa Social, que permite a qualquer agente saber que aquela pessoa
está desaparecida. Caso retorne, é importante realizar o registro de
localização.
Em Belo Horizonte, após o registro, é
fundamental que um parente de primeiro grau compareça à DRPD para elaboração de
um cartaz e iniciar a divulgação do desaparecimento. Basta levar uma fotografia
atual, com boa resolução, do rosto do ausente. No interior, deve-se solicitar
ao Delegado no Município ou Comarca a elaboração do cartaz por meio da DRPD.
A sociedade pode contribuir bastante,
divulgando os cartazes, compartilhando as imagens pelas redes sociais ou
informando pistas sobre o paradeiro dos ausentes pelo 0800 2828 197.
PREVENÇÃO
Crianças
Fique sempre alerta em locais com
aglomerados de pessoas;
Conforme for crescendo, ensine a
criança a repetir o nome dos pais, telefones de contato e endereço;
Providencie a carteira de identidade
o quanto antes;
Oriente-os sobre como devem proceder
com estranhos.
Tragédia
completa hoje 116 dias e Bombeiros ainda fazem buscas no local
Reportagem: Pacheco de Souza / Imagem de arquivo
A Comissão Parlamentar de Inquérito
(CPI) da Barragem de Brumadinho realiza, nesta segunda, 20/05, e no dia 23/05,
uma visita, uma audiência pública e uma reunião para ouvir funcionários da
Vale. O objetivo dessas atividades é avançar na investigação das causas e dos
impactos do rompimento da barragem B1 da Mina Córrego do Feijão, de
responsabilidade da mineradora, em 25 de janeiro deste ano. Mais de 200 pessoas
morreram devido ao rompimento.
Duas atividades ocorrem na tarde desta
segunda-feira. Parlamentares da CPI criada pela Assembleia Legislativa de Minas
Gerais (ALMG) visitam a Comunidade de Pires, em Brumadinho, para verificar as
condições de vida dos moradores após o rompimento. O ponto de encontro será a
Igreja São José dos Pires, a partir das 14h30. Uma das reivindicações da
população local é a suspensão do tráfego de veículos da Vale na área, pois a
estrutura das casas estaria sendo afetada pela movimentação de carretas e
caminhões.
De acordo com o presidente da CPI,
deputado Gustavo Valadares (PSDB), faz parte do trabalho da comissão buscar o
ressarcimento dos danos para os atingidos e suas famílias, para a cidade e a
comunidade como um todo. “Essa visita é essencial, porque vai direcionar nossa
atuação, vamos discutir a reparação necessária e cuidar para que as falhas
ocorridas em Mariana não se repitam”, ressaltou o parlamentar, numa referência
ao rompimento da Barragem de Fundão, em novembro de 2015, que devastou o
distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (Região Central).
Ainda nesta segunda-feira, às 17
horas, a CPI se reúne com as comunidades do Córrego do Feijão e do Parque da
Cachoeira, também para apurar os impactos da tragédia. A reunião será realizada
em tenda ao lado da Associação Comunitária do Córrego do Feijão, em Brumadinho.
Funcionários – Na quinta-feira (23),
às 9h30, no Plenarinho IV da Assembleia, a CPI vai ouvir os funcionários da
Vale Alexandre de Paula Campanha e Joaquim Pedro de Toledo, sobre o rompimento
da barragem. Eles exercem cargos de gerência no setor de geotecnia da
mineradora.
Em fevereiro de 2019, os
profissionais chegaram a ser presos e interrogados devido aos procedimentos de
investigação acerca do rompimento. Segundo informações do Ministério Público de
Minas Gerais (MPMG), Alexandre Campanha canalizava as informações sobre a
estabilidade de barragens e realizava revisões periódicas e auditorias.
Já Joaquim Toledo gerenciava a equipe
responsável pela manutenção da barragem B1. Qualquer irregularidade na
estrutura era a ele comunicada por subordinados. Ele tinha a incumbência de
adotar providências para sanar os problemas identificados.
Transmissões ao vivo – Todas as
reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da
Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda
do dia.
Além disso, quem não puder comparecer
à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões
Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência.
Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos
pelos convidados.
Buscas por corpos
Com números atualizados neste domingo
(19), a Tragédia de Brumadinho completa hoje 116 dias. Até o momento são 395
pessoas localizadas, 241 óbitos confirmados e 29 pessoas desaparecidas.
Nesta segunda-feira 135 homens do
Corpo de Bombeiros trabalham no local da tragédia. Eles utilizam 04 binômios,
124 máquinas pesadas e 01 drone. As equipes estão distribuídas em 21 frentes de
trabalho.
Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos: reprodução da rede social
A enfermeira Edna Mara de Moura Viana, funcionária do Centro de Especialidades Médicas de Pedro Leopoldo, morreu em um grave acidente no final da manhã deste sábado, 18 de maio. Segundo informações da família, Edinha, como era conhecida, viajava com o marido e o seu cãozinho para a casa de familiares e, na altura da cidade de Santos Dumont, na BR-040, houve a colisão entre o Ford Festa do casal e outro veículo.
Ainda não foi passado mais informações sobre as causas do acidente, mas a irmã da vítima, Sargento Cláudia Maria, disse que chovia bastante na hora do acidente, ocorrido por volta das 11h15. O marido de Edna sobreviveu e permanece internado em um hospital da região, ele deve passar por cirurgia. O cãozinho do casal não foi encontrado.
Ainda segundo a irmã de Edna, o corpo da vítima foi levado para o IML da cidade de Barbacena. A Sargento Cláudia chegou à cidade há pouco para providenciar a liberação do corpo.
A Copasa informa que o
abastecimento de água em alguns bairros de Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves e
São José da Lapa, será interrompido na terça-feira (28/05), para execução de
obras de interligação de rede de água, no bairro São Luiz, em Ribeirão das Neves.
A previsão é que o abastecimento de água seja
normalizado, gradativamente, no decorrer da tarde do mesmo dia (28).
Regiões afetadas:
Pedro Leopoldo: Campinho,
Capão, Centro, Condomínio Fazenda da Lajinha, Conjunto Habitacinal Adélia Issa,
Conjunto Habitacional Romero de Carvalho, Conjunto Residencial Cesar J. Cece Sales, Coqueirinho,
Distrito Dr Lund, Dom Camilo, Donato, Felipe Claudio Sales, Ferreiras,
Jardinópolis, Jardins da Lagoa, Lagoa de Santo Antônio, Manoel Carlos, Maria
Cândida, Marieta Batista de Sales, Morada dos Angicos, Morada dos Hibiscos,
Novo Campinho, Parque Agenor Teixeira, Parque Andyara, Parque Roberto
Belizário, Parque Sônia Teixeira Romanelli, Santa Rita, Santa Tereza, Santo
Antônio, Santo Antônio da Barra, São Geraldo, São José, Tapera, Teotônio
Batista de Freitas, Triângulo, Vera Cruz de Minas, Vila Aparecida, Vila
Brasilina e Vila Magalhães.
Ribeirão Das Neves: Alicante,
Barcelona, Bela Vista, Bom Sossego, Campos Silveira, Centro, Chácaras Bom
Retiro, Conjunto Nova Pampulha, Distrito Industrial João de Almeida, Dona
Clara, Dos Pereiras, Fazenda das Lages, Iolanda, Jardim Colonial, Luana, Monte
Verde, Neviana, Nossa Senhora das Neves, Nova União, Porto Seguro, Quintas do
Lago, Quintas Vera Cruz, Rosana, Rosa Neves, Santa Marta, Santa Martinha, Santa
Matilde, Santa Paula, Santinho, Santo Antônio, São Francisco de Assis, São
Geraldo, São Judas Tadeu, São Luiz, São Pedro, Savassi, Sevilha, Status, Tânia,
Vila Aparecida, Vila Cacique, Vila Esplanada, Vila Hortinha e Vila Mariana.
Usuários do Centro Municipal de Reabilitação e a APAE da cidade são os beneficiados com os equipamentos
Redação e foto: Assessoria
Comunicação PMPL
Com o objetivo de melhorar a
acessibilidade, inclusão social e as condições de saúde das pessoas
cadeirantes, a Prefeitura de Pedro Leopoldo, através da Secretaria Municipal da
Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 15, a entrega de 13 cadeiras de
rodas para usuários do centro municipal de reabilitação e da Apae de Pedro
Leopoldo. A cerimônia de entrega
aconteceu no Centro de Reabilitação Dr. Roger Modiano, localizado à Rua Dr.
Herbster, 180. Estiveram presentes à solenidade
o Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões, o Prefeito de Pedro Leopoldo,
Cristiano Marião, membros do Conselho Municipal de Saúde, profissionais de
fisioterapia, gestores, representantes da Apae/PL, o vereador Fred Piau,
usuários e seus familiares.
Os
usuários foram contemplados após protocolarem suas solicitações e foram
selecionados a partir da análise da demanda
reprimida da Secretaria Municipal de Saúde para órteses e próteses e da
atualização das necessidades. Para Cleonice Batista, filha da Dona Maria
Pereira Batista, que recebeu sua cadeira de rodas nova, o benefício será de
grande valia no dia-a-dia de toda a família. “Estou realmente muito emocionada,
não só pela minha mãe, mas por todos nossos queridos idosos e crianças que
estão sendo tratados com muito carinho e consideração. Quero agradecer
imensamente ao Secretário de Saúde de Pedro Leopoldo, Fabrício, e ao Prefeito
Cristiano Marião pelo respeito com a comunidade especial”, disse.
Quem também se emocionou com a
entrega foi a Gestora do Centro de Reabilitação, Gisele Alves. “Esse é um dia
tão feliz pra todos nós que não consigo mensurar em palavras. Nossa equipe
conhece bem a luta destas pessoas e eu me emociono em poder ver a entrega
desses dispositivos que irão melhorar muito a qualidade vida deles. Como
referência técnica, quero agradecer de coração ao Prefeito Marião por
proporcionar essa alegria imensurável para os pacientes”, reforçou.
No total foram entregues 04
cadeiras de rodas comuns, 04 cadeiras de rodas adaptadas, 04 cadeiras de banho
comuns e uma cadeira de banho adaptada. Para Isabel Cecília, Gerente da
APAE/PL, uma iniciativa extremamente importante para a vida dos usuários.
“Esperamos ansiosos por esta data. Estes equipamentos irão facilitar demais os
cuidados destas pessoas em suas casas, com maior facilidade de locomoção. A
APAE está muito honrada em colaborar com o Município, que é quem faz nossa
Associação ser a referência que é”, observou. Oito cadeiras usadas e em bom
estado de conservação foram entregues pela APAE de PL para a Prefeitura, para
utilização no dia-a-dia dos setores de saúde do município.
Para o
Prefeito Cristiano Marião, essas ações só são possíveis graças à busca por
parcerias e ao empenho da administração em dar prioridade a investimentos na
área da saúde. “É muito gratificante, em um momento financeiro complicado que
estamos vivendo, poder trazer alento a quem realmente precisa. Nossa gestão
está focada em investir, sobretudo, em quem realmente necessita de ajuda.
Estamos aplicando mais do que o dobro do que exige a lei na saúde. A lei obriga
a investir 15% do orçamento. Estamos investindo 32%. Sabemos da importância de
ações como asfaltar ruas, tapar buracos, realizar limpeza. Tudo isto está sendo
feito também e irá melhorar ainda mais. Mas a saúde não pode esperar. Por isso
tenho uma enorme satisfação em entregar estas cadeiras. Agradeço a Deus por
abrir estas portas para que possamos continuar caminhando pra frente. Agradeço
ainda à APAE, que com essa parceria permitiu que isso se concretizasse”,
destacou.
O Secretário de Saúde de PL,
Fabrício Simões, também se emocionou durante a entrega do benefício. “Trabalhar
no serviço público não é fácil. Mas são momentos como esse que nos dão força
para continuar. Ver o sorriso destas pessoas é gratificante. Com as limitações
do Estado que não atende a contento, temos que reinventar, criando estas
parcerias para minimizar as dificuldades destas pessoas. Por isso meu
agradecimento à APAE por atender nosso pedido e ao prefeito Marião pelo empenho
total à área da saúde”, agradeceu.
As cadeiras foram entregues através de emenda parlamentar e proporcionam o fortalecimento da rede local de cuidados à pessoa com deficiência. As cadeiras irão oferecer maior conforto e praticidade na locomoção de seus usuários, dando a eles mais autonomia nas atividades diárias. CLIQUE AQUI para conferir todas as fotos da cerimônia de entrega em nossa página no facebook.
Ford F1000 foi localizada pela Polícia Militar na cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte
Reportagem: Pacheco de Souza
Uma caminhonete Ford F1000 placa GLB 7667 furtada na tarde do dia 23 de abril, em Belo Horizonte, foi localizada na cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo uma tia da vítima, o veículo de cor branca com faixas vermelha na lateral estava abandonado em uma região da cidade. O dono da F1000 é um empresário do ramo de mármore e granito, ele tem um depósito na Capital Mineira e usa a caminhonete para trabalhar. Nessa terça-feira (14) o motorista esteve na cidade para providenciar a liberação do veículo junto à Delegacia de Trânsito do Município.
De acordo com a tia do empresário, os
criminosos usaram o veículo apenas para o traslado e não furtaram nenhuma peça
do mesmo.
No último sábado (11/05) aconteceu o Show Cabaré II no Café com Pimenta, no Distrito de Mocambeiro, em Matozinhos. O projeto do cantor Rodrigo, do Mou & Banda, conta com a participação especial de Wanderley Dias há um ano e pelo visto terá vida longa. O Cabaré II também levou nomes já consagrados da região para cima do palco: Rafinha Altastral, Rangel da Matta e Marina Thomaz, além do DJ Lucinho agitando a galera na pista de dança.
Na página no Portal Mix Notícias no facebook tem 99 fotos em alta resolução já publicadas – CLIQUE AQUI e confira todas as imagens desta bela festa.
Equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura de Pedro Leopoldo foi acionada pela reportagem da Rádio PLFM para enterrar o animal deixado em uma mata acima do Pronto Atendimento Municipal
Reportagem:
Pacheco de Souza / Foto Maria do Porto
Uma
equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura de Pedro Leopoldo foi acionada no
final da manhã desta segunda-feira (13), ao bairro Sônia Teixeira Romanelli, em
Pedro Leopoldo, onde um cavalo foi encontrado morto. O animal estava há dias amarrado
em uma árvore e já sem vida. Foi aberto um buraco com uma máquina enviada ao
local e o bicho foi enterrado na mesma mata.
Segundo
informações de Maria do Porto, doméstica que trabalha na Rua Antônio Dias
Pereira, “o odor que vinha da mata era insuportável e estava atrapalhando na
rotina da casa onde ela trabalha”, disse. Ainda de acordo com a doméstica, ela
ligou para a Polícia Militar e foi orientada fazer contato com a Vigilância
Sanitária, lá ela foi indicada para o Setor de Limpeza Urbana, mas o problema só
foi resolvido após contato com a Rádio PL FM. “Este veículo de comunicação é
muito importante para nós”, agradeceu a ouvinte pela atenção recebida.
A reportagem tentou, mas não foi possível identificar o dono do animal para saber há quantos dias ele estava na mata.
A equipe da Rádio PLFM e do Portal Mix Notícias agradecem a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal e ao Secretário de Obras, Gustavo Costa, pelo atendimento rápido dado ao caso.