Durante
patrulhamento na Rua Jockey Clube no centro de Pedro Leopoldo, na noite desta
quinta-feira (24), policiais da 11ª Companhia Independência avistaram duas
mulheres pegando algo das mãos de outra mulher que já é conhecida no meio
policial pela prática do tráfico de drogas, mulher que também é esposa de um suposto
traficante, segundo informações da Polícia Militar.
Ainda
de acordo com a PM, através de busca pessoal foi encontrado com uma das
mulheres um pino de cocaína e na residência foram encontrados outros três que
foram arremessados em cima do telhado ao avistar os militares.
A
Polícia Militar apreendeu 04 pinos de cocaína e outros pinos vazios, além de R$
281,00 em dinheiro e 03 aparelhos de celulares.
Policiais
Militares da ROCCA – Ronda Ostensiva com Cães foram acionados, mas não foi encontrado
nada além do material já apreendido pela PM.
MIX DESTAQUE: Trabalhou nesta ocorrência o Tenente Porto, Cabo Aguiar, Cabo Cardoso, Soldado Lorraine, Sargento Lauro, Cabo Leles e o Cabo Rocha. Além dos Militares da ROCCA, Sargento Cordeiro, Cabo Giffoni, Cabo Coacci, Souza Júnior e o Cão Zeus.
A festa mais tradicional de Pedro
Leopoldo, na região Metropolitana de Belo Horizonte, terá neste ano mais um
motivo para ser comemorada. O Boi da Manta, pré-carnaval da cidade, completa
100 anos em 2019. A folia tem início no aniversário do município, comemorado no
dia 27 de janeiro (domingo), e vai até a última sexta-feira antes do início do
carnaval (1 de março).
Para que as comemorações sejam
completas e inesquecíveis, a Associação Cultural do Boi da Manta de Pedro
Leopoldo, organizadora da festa, prepara novidades. “Estamos fazendo um grande
esforço neste ano para comemorar o centenário do Boi da Manta. Iremos trocar as
roupas de todos os bonecões, que também serão revitalizados. Os bois, que
desfilam pela cidade, terão uma cara nova. Temos a alegoria de frente do bloco,
que é uma cabeça gigante de boi, com a estrutura toda reformada. E a grande
surpresa é um novo boneco do Calango, um dos criadores da festa”, destaca o
produtor cultural Márcio Rogério (Roger).
Os primeiros registros da folia são
do ano de 1919, antes mesmo da emancipação política do município, que só foi
acontecer em 1924. Era uma pequena festa promovida para os funcionários da
“Fábrica de Tecidos”, única fábrica de Pedro Leopoldo na época.
Com o crescimento vertical da cidade,
o pré-carnaval, deixou o terreno da fábrica e começou a desfilar pela
Comendador Antônio Alves, principal rua da cidade que corta todo o Centro. “O objetivo
era que todo mundo pudesse ver e curtir o Boi da Manta”, recorda Marcelo Túlio
(Dêo), presidente da associação. A folia do bloco começa na Praça Dr. Senra, em
uma das pontas da rua Comendador Antônio Alves, e desfila até a Praça Tancredo
Neves, ao lado da Igreja São Sebastião, e de lá, retorna para o local de
partida.
Com o passar dos anos e das gerações,
muita coisa mudou, mas uma tradição se mantém intacta: “os homens se fantasiam
de mulheres e as mulheres se travestem de homens”. O bloco também é composto
por dez bonecos gigantes, representando personalidades de Pedro Leopoldo, e uma
animada banda, que arrasta a multidão tocando tradicionais marchinhas
carnavalescas.
A figura central da festa são os
“bois”, feitos com uma armação de ferro coberta de chita, com a própria cabeça
do animal, grande o bastante para que um homem possa vesti-la. A alegoria, sai
a frente do bloco, “correndo atrás” das pessoas que estão na rua, fazendo a
alegria dos foliões.
“Neste ano, vamos expor as alegorias
para visitação do público, com contação de histórias e realização de oficinas.
Durante todo o ano vamos planejar outros eventos. Será um 2019 de comemorações,
não somente no período que antecede ao carnaval”, diz Marcelo Túlio.
O Boi da Manta conta com a organização da Prefeitura Municipal e a execução da Associação Cultural do Boi da Manta de Pedro Leopoldo, fundada em 2017. “A Associação nasceu com o intuito não só de formalizar e organizar o Boi da Manta, mas também para idealizar um sonho. O projeto busca resgatar valores culturais, pois são várias as formas de artes envolvidas. O nosso Boi da Manta é um dos tesouros da cidade, um ícone, uma figura cultural extremamente querida e de referência. Temos orgulho em preservá-la e valorizá-la. A folia de Pedro Leopoldo é considerada uma das melhores festas tradicionais culturais da região”, ressalta o presidente.
Desde 2005, a folia é organizada
pelos irmãos Marcelo Túlio (Dêo) e Márcio Rogério (Roger), netos de José Pires
de Souza, mais conhecido como Zé Pires, um dos fundadores da festa, ainda na
Fábrica de Tecidos. Atualmente, além dos irmãos, diversos bisnetos de Zé Pires
também auxiliam na confecção do bloco, mantendo a tradição familiar do Boi da
Manta, que vai sendo passada de geração em geração pela família “Pires de
Souza”.
Serviço: Centenário do Boi da Manta de Pedro Leopoldo
Data: 27 de janeiro, domingo
Horário: Das 17h às 22h
Local: Praça Dr. Senra (Rua
Comendador Antônio Alves, Centro – Pedro Leopoldo)
Confira outras datas do Boi na Manta no calendário abaixo
As aulas acontecem em diferentes bairros da cidade e recentemente chegou ao Bretas Supermercados, no centro do município
Reportagem
e foto: Pacheco de Souza
Projeto do bairro Dom Camilo
Especialistas garantem que a dança aumenta
a frequência cardíaca, ajuda o coração bombear mais sangue para o corpo e os
músculos, além de melhorar a sensualidade, o ritmo, a flexibilidade, a
agilidade e a coordenação motora. No Projeto Vem Verão, em Pedro Leopoldo,
muitas mulheres estão indo em busca destes benefícios que vão muito além do bem-estar
físico, elas procuram elevar a autoestima nos encontros que são realizados pelo
menos duas vezes por semana e participam de convênios com nutricionista,
estética e outros serviços.
Adriana Lopes é Assistente Social e
Gestora do Projeto. De acordo com ela, o Vem Verão conta hoje com aulas de
zumba, ritmus dance, dança do ventre e o Muay Thai, a arte marcial originária
da Tailândia que hoje é um esporte praticado em vários países do mundo.
Rosivaldo, Gerente do Bretas Pedro Leopoldo, apoia o projeto
A Assistente Social lembra que
recentemente o projeto fechou uma excelente parceria com o Bretas Supermercados
para possibilitar a inclusão das mulheres do centro da cidade. No Bretas, além
do Zumba, terá o Muay Thai no próximo mês de fevereiro.
O Projeto Vem Verão foi criado há três anos e conta hoje com a professora Fabi como instrutora de Zumba, Cintia Valene na Dança do Ventre, Giovanne Pagini no ritmus dance e o Maicon Pit bull no Muay Thai. Outra iniciativa do projeto é a captação de roupas, alimentos e objetos de uso pessoal para doar às famílias carentes da cidade.
Confira onde o Projeto Vem Verão acontece e se inscreva
Andyara – Dança de Zumba na terça e
quinta-feira, às 07h00
São José – Dança de Zumba na terça e
quinta, às 18h15
Santa Tereza – Dança de Zumba na terça às 20h40 e sexta às 20h00
São Geraldo – Dança de Zumba na
segunda e quarta-feira, às 20h10
Triângulo – Ritmus Dance na segunda e
quarta-feira, às 19h00
Centro – Dança de Zumba na segunda e quarta-feira, às 17h30, no 2º piso do Estacionamento do Bretas
Como participar do projeto?
Para participar de alguma atividade dentro do projeto as interessadas devem comparecer nos dias e locais das aulas. Se preferir, pode ligar para os telefones (31) 99611-5444 (Fabi) ou 9658-9110 (Adriana).
Investimentos do Programa Energia
Inteligente beneficiam população de Belo Horizonte, Cordisburgo, Jaboticatubas,
Lagoa Santa, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Sete Lagoas
Reportagem: Pacheco de Souza / imagem ilustrativa
A Cemig, por meio do Programa Energia
Inteligente, está investindo aproximadamente R$ 36 milhões na implantação de
tecnologias mais eficientes e sustentáveis em hospitais, escolas públicas,
Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e comunidades de baixa
renda na Região Metropolitana do estado. A modernização dos equipamentos deve trazer
mais economia na conta de luz dos beneficiários, contribuindo para que recursos
sejam remanejados para outras áreas.
Com esses recursos, cerca de 16 mil
famílias de baixa renda da capital mineira e de Jaboticatubas, Ribeirão das
Neves, Santa Luzia e Sete Lagoas já foram beneficiadas diretamente com a
substituição de lâmpadas, geladeiras e chuveiros elétricos ineficientes. Até
2020, a execução dessa iniciativa deve contemplar mais 70 mil famílias de
Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), atendendo, prioritariamente,
comunidades e ocupações.
A implantação de tecnologias
inovadoras e focadas no aproveitamento dos recursos naturais disponíveis também
é uma das frentes de trabalho do Programa. Como exemplo dessas iniciativas,
destaca-se a instalação de aquecedores solares de água 4 ILPIS e na Associação
de Cegos Louis Braille. Além disso, 400 famílias da RMBH receberam uma nova
tecnologia de aquecedores solares de água mais compactos e que podem ser
instalados em residências cujas estruturas são mais simples, diferentemente dos
sistemas convencionais.
Para o gerente de eficiência
energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, essas iniciativas oferecem mais
conforto aos consumidores, mostrando a importância do consumo racional para a
redução de custos com a energia e para a preservação do meio ambiente. “Os
benefícios se ampliam quando pensamos no viés social. A modernização de espaços
públicos e filantrópicos oferece mais qualidade no atendimento de alunos,
pacientes e no trabalho dos profissionais da educação e saúde”, afirma o
gerente.
Hospital Santa Casa em BH
Eficiência Energética com foco na educação e saúde
Pensando em alcançar mais
beneficiários das ações do Programa Energia Inteligente, a Cemig realiza a
entrega de equipamentos mais eficientes e adequados á rotina hospitalar. Os
hospitais Nossa Senhora das Graças, de Sete Lagoas, Hilton Rocha, Mario Penna,
Felício Rocho, São Lucas e a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, da
capital mineira, tiveram toda a iluminação substituída.
Nos próximos meses, mais 4
iniciativas serão realizadas na área da saúde, com destaque para a entrega de
aparelhos de esterilização (autoclave) e focos cirúrgicos, aparelhos utilizados
em procedimentos hospitalares mais complexos.
Na área educacional, 12 escolas
estaduais da região foram beneficiadas com a implantação de lâmpadas LED, que
contribuem para ambientes de estudos mais confortáveis. Para alcançar mais
alunos e profissionais da educação, outras 189 escolas serão beneficiadas só na
região Central do estado, sendo que 63 delas passarão a contar com microusinas
de geração fotovoltaica.
Programa Energia Inteligente
Além das ações supracitadas, o
Programa Energia Inteligente incentiva a participação da comunidade em práticas
de consumo consciente de energia e recursos naturais. No âmbito educacional,
por exemplo, o Programa realizou capacitações sobre eficiência energética com
professores de 1.000 escolas públicas do estado para que o conhecimento seja
potencialmente multiplicado aos alunos.
O Programa Energia Inteligente da
Cemig é regulado pela Aneel e se baseia no incentivo à mudança de hábitos,
resultando na redução e eliminação do desperdício como forma de bom uso e
preservação dos recursos naturais.
As inscrições já estão abertas e o prazo para se inscrever é até o dia 12 de fevereiro
Reportagem: Pacheco de Souza / Fonte: Christina Lima – imagem Pedro Duarte
Já tradicional no calendário do
carnaval de Belo Horizonte, a 8ª edição do Concurso de Marchinhas Mestre Jonas
2019, está com as inscrições abertas até o próximo dia 12/02 e vem cheio de
novidades para atender a evolução do carnaval mais vibrante e irreverente do
Brasil, a surpreendente BH. A grande
novidade é a abertura de uma nova categoria, o “Hit do Carnaval”.
A primeira etapa do concurso acontece
no dia 22 de fevereiro (sexta-feira), na Quadra da Escola de Samba Cidade
Jardim, a partir das 19h.
Neste ano, o concurso vai distribuir
R$ 15 mil em prêmios. Para a categoria marchinhas, o prêmio para o 1º lugar é
de R$ 5 mil; o 2º lugar, R$ 3 mil; e o 3º lugar receberá R$ 2 mil, além o
Troféu Mestre Jonas. Na categoria “Hit do Carnaval” 2019, o prêmio será de R$ 5
mil para o primeiro lugar.
Para essa primeira etapa do concurso
serão selecionadas 15 marchinhas, pela comissão julgadora e 05 músicas com
potencial para ser o Hit do Carnaval de BH. O resultado da curadoria será
divulgado no dia 16/02.
As 15 marchinhas selecionadas serão
posteriormente arranjadas por Thiago Delegado e ensaiadas com os concorrentes
para serem apresentadas na Quadra da Cidade Jardim no dia 22 de fevereiro,
juntamente com as 5 melhores músicas concorrentes ao Hit do Carnaval, que, neste
caso, serão executadas e interpretadas pelos seus próprios autores. As 10
melhores marchinhas e as 3 melhores músicas concorrentes ao Hit do Carnaval
irão para a grande final que acontecerá no dia 28 de fevereiro, no Baile de
Marchinhas Mestre Jonas, no Mercado Distrital do Cruzeiro, a partir das 20h.
As inscrições devem ser feitas
exclusivamente pelo site www.sympla.com.br/mestrejonas. O proponente, no ato da
inscrição, deve fornecer as informações cadastrais contendo o link de acesso
para a marchinha que deve ser postada via Soundcloud (www.soundcloud.com),
letra cifrada, nome(s) do(s) intérprete(s).
Critérios de avaliação:
Pelo menos três profissionais de
reconhecido mérito no meio musical, serão selecionados pela Comissão
Organizadora, para formar o júri que irá avaliar as marchinhas e as músicas
inscritas para se tornarem o Hit do Carnaval . Os critérios de análise são
originalidade; letra; harmonia e melodia, além de, no dia da apresentação, a
caracterização e a performance dos intérpretes no palco.
A apuração final do júri técnico será
no dia 28/02, no Distrital, com as apresentações e pela soma de pontos dos
jurados para definir as três melhores marchinhas e do Hit do Carnaval de BH. As
três melhores marchinhas serão novamente executadas e, em seguida, o público
escolherá a ordem de premiação, por aclamação. O Hit do Carnaval também será
escolhida pela aclamação dos presentes.
Um pouco da história do Concurso de Marchinhas Mestre Jonas
Criado para resgatar a tradição das
marchinhas de carnaval em Belo Horizonte, o Concurso de Marchinhas Mestre Jonas
entra em sua oitava edição com uma grande expectativa – superar em qualidade e
em quantidade o número de composições inscritas e um valor ainda maior em
prêmios.
O Concurso tem em sua origem a
concepção de cantora, compositora e produtora musical Brisa Marques e do gestor
cultural Kuru Lima, da Cria! Cultura. A direção artística é do músico,
arranjador e compositor Thiago Delegado.
O sucesso de marchinhas vencedoras e
participantes nos últimos anos demonstra o quanto o concurso já se estabeleceu
como referência para o carnaval de rua de BH.
Músicas como “Na coxinha da
Madrasta”, vencedora de 2012 que ganhou destaque na mídia nacional, “Imagina na
Copa” e “Solta o Seu Toim” que viraram sensação do carnaval de 2013, ou as
divertidíssimas “Baile do Pó Royal”, “Pula Catraca” e “Carnaval” que marcaram o
ano de 2014 e que ganharam as bocas e as ruas da capital.
Em 2015, as cinco melhores
composições foram: “Rejeitados de Guarapari”, de Flávio Boca, Rae Medrado e
Sérgio Duá; “Selfolia”, de Gustavo Maguá, Vitor Velloso e Alexandre
Horta, “Eu quero todo mundo dando beijo na boca”, de Luiz Rocha;
“Essa Cana – Bidiol”, de Ruston Albuquerque, André Albuquerque e
Ricardo Gomes; e “Do desespero a alegria”, de Pablo Castro.
2016 foi o ano de “Não enche o
saco do Chico”, de Marcos Frederico e Vitor Velloso; “Prefeito,
libera o cooler”, de Helton Lima e Joílson Cachaça e “A letra da
marchinha”, de Pablo Castro levarem os prêmios. No ano seguinte, 2017, a
marchinha “Baile do Cidadão de bem” de Helbert Trotta, Marcos Frederico e Jhê
Delacroix, ganhou o primeiro lugar e em 2018, a marchinha “Esperando o Metrô”,
de João Batera e Dimas Lamounier sagrou-se campeã do certame.
Hoje, o Concurso de Marchinhas de
Carnaval Mestre Jonas, é referência em todo país, pois a cada ano, tem número
crescente de inscrições de canções inspiradíssimas e aumento do público que
comparece às eliminatórias, e divide opiniões e inflama a torcida por uma ou outra
composição. Tudo isso numa grande festa onde a alegria, deboche, respeito e
diversão!
A Amstel é a cerveja oficial do
Concurso.
SERVIÇO
8ª EDIÇÃO CONCURSO DE MARCHINHAS
MESTRE JONAS
Etapa Inscrições
Período de inscrições: De 17/01 a
12/02/2019
Link para Inscrições pelo site:
www.sympla.com.br/mestrejonas
Pelos registros históricos, a
primeira igreja de Nossa Senhora da Conceição de Pedro Leopoldo foi construída
a partir de 1909. Os ofícios religiosos como cultos e terço eram oficializados
pelo Sr. Otoni Alves, sendo que as missas, batizados e casamentos eram
celebrados pelos Padres Chicão e Sebastião Scarzello da Paróquia do Senhor Bom
Jesus de Matozinhos. A primeira ata que se tem registro é de 18 de outubro de
1936, nesta data, foi formada a comissão que orientou os trabalhos da
construção que teve a colaboração de todos os segmentos da sociedade, por meio
de barraquinhas, doações em serviços e dinheiro, e realizações de peças
teatrais com artistas locais. Há 90 anos, em 20 de janeiro de 1929, foi criada
a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e em 03 de fevereiro foi feita sua instalação,
tendo o Padre José Augusto Ribeiro Bastos como primeiro vigário.
Em 1930, foi realizada a primeira
Semana Santa de Pedro Leopoldo, tendo início também as festividades da
Padroeira Imaculada Conceição, em 08 de dezembro.
Os Padres que deram continuidade as atividades da Paróquia foram:
Equipes da Cemig trabalham para resolver o problema
Uma explosão na rede elétrica da Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais, complicou bastante o trânsito nas proximidades da antiga fábrica de tecidos de Pedro Leopoldo. A ocorrência foi na tarde desta sexta-feira, 18 de janeiro. Segundo informações de um funcionário da empresa Expresso Unir, que tem uma garagem de ônibus na Rua São Paulo, houve uma explosão seguida do rompimento de cabos elétricos . “Como há risco de acidente com a rede elétrica, o trânsito da Rua São Paulo foi desviado sentido rodoviária em ambos os sentidos”, comentou o trabalhador.
A Polícia Militar e Agentes da TransPL foram acionados. Várias equipes da Cemig trabalham no local para identificar o problema e restabelecer a energia para casas, prédios públicos e comércios que ficaram sem energia. “Parecia fogos de artifício caindo no chão”, disse uma moradora que alega ter visto a rede elétrica em chamas. “Eu estou com o carro de um cliente no elevador aguardando a energia voltar e ainda não sei quando vou fechar a loja”, acrescentou o dono de uma oficina especializada em elétrica automotiva.
Ainda não há informações sobre as causas do incidente.
Equipe Mix Notícias/Rádio PLFM e o Coronel Giovanne
Reportagem e foto: Pacheco de Souza
Na presença do Governador do Estado de Minas, Romeu Zema, e de prefeitos da Região Metropolitana de Belo Horizonte e de outras autoridades, tomou posse agora há pouco como Comandante-Geral da PM em Minas, o Coronel Giovanne Gomes da Silva. O evento acontece na Academia de Polícia Militar, no bairro Prado, em Belo Horizonte. A cerimônia é acompanhada pelo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Elías dos Reis Costa e prefeito de Matozinhos, Antônio Divino, além de demais autoridades políticas do estado.
Sobre o Coronel Giovanne
O Coronel que à época, em 2010, ainda era Capitão da PM, ficou em Pedro Leopoldo pouco mais de um ano e até hoje ainda é lembrado com saudade. Na Gestão do Oficial, Pedro Leopoldo passou a conviver com uma sensação de segurança nunca ainda vivida até aquela ocasião, sensação demonstrada pela efetiva redução dos índices da criminalidade local.
Coronel Giovanne deixou a cidade para trabalhar na Assessoria Institucional da PMMG, prestando serviços junto a Assessoria Militar do Gabinete da Presidência da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e, mais tarde, assumiu o Comando da ROTAM.
Aguarde novas informações e fotos, o evento ainda está em andamento.
Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos da rede social
Uma
viatura da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar capotou na tarde desta
quarta-feira, 16 de janeiro, no bairro de Dr. Lund, em Pedro Leopoldo. O acidente
aconteceu pouco antes das 17 horas, na Rua Cristóvão de Assis, em frente ao Bar
de Tuca.
Segundo o Comando da Companhia, os Policiais que estavam no veículo foram socorridos ao Pronto Atendimento Municipal e estão bem, eles não tiveram ferimentos graves. Uma fonte da PM informou que o acidente aconteceu durante uma perseguição policial a um grupo de motociclistas. “Um pedestre atravessou na frente da viatura e o motorista desviou para evitar o atropelamento, mas o carro bateu no meio fio e capotou”, contou um PM da Companhia.
A informação passada pela Polícia Militar foi confirmada por moradores do bairro à nossa reportagem.
Quem
gosta de samba e pagode pode reservar uma data na agenda para curtir a
apresentação do “Bloco dos PG” durante o Boi da Manta 2019, em Pedro Leopoldo.
Idealizado pelo pagodeiro João Paulo, do Grupo Sem Razão, o bloco dos
pagodeiros irá desfilar nos dias 27 de janeiro, 09 e 23 de fevereiro e 01 de
março. “O nosso bloco estará na avenida com aquele cooler de cerveja gelada e com
direito a muito pagode de rua”, comentou o músico em uma publicação na rede
social.
Ainda
segundo João Paulo, o bloco dos pagodeiros terá camisa e caneca personalizada. “Com
razão ou sem razão vamos curtir de montão”, finalizou o cantor.
Quem
desejar fazer parte do bloco de carnaval dos pagodeiros pode ligar para (31)
99218-3027.
Mais blocos de carnaval
Além
do bloco dos “PG” a torcida Bica Galo, Unidos do Magalhães e outros blocos
estão se organizando para sair às ruas neste ano. A proposta é resgatar os
bloquinhos de carnaval que há anos fizeram sucesso no município e mostrar que
mesmo sem dinheiro, criatividade e união não faltam para o povo da cidade.