Assaltante é baleado durante assalto a ônibus

CRIME ACONTECEU NO FINAL DESTA MANHÃ NA RODOVIA MG-424 ENTRE PEDRO LEOPOLDO E MATOZINHOS

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Coletivo vinha de Belo Horizonte com destino à Matozinhos

Coletivo vinha de Belo Horizonte com destino à Matozinhos

Um suspeito de assalto foi baleado no final da manhã desta quinta-feira (23 de junho) durante um assalto a coletivo em Pedro Leopoldo. O crime aconteceu na rodovia MG-424, em frente ao Condomínio Vitória da União. Segundo a Polícia Militar, o acusado identificado apenas por Ricardinho foi atingido com um tiro na cabeça e três nas costas. Ele foi socorrido em estado grave e levado para o Pronto Atendimento Municipal, mas seria transferido para Belo Horizonte.

Ainda de acordo com a PM, o coletivo saiu da Estação Vilarinho em Belo Horizonte com destino à cidade de Matozinhos. O homem baleado estaria na companhia de outro comparsa, ambos teriam assaltado os passageiros e após um desentendimento entre eles, o colega sacou a arma de fogo e efetuou vários disparos contra Ricardinho que caiu ensanguentado na porta do coletivo.

Nossa equipe conversou com o motorista do ônibus, mas ele não quis comentar o assunto. Familiares da vítima não foram encontrados no local para gravar entrevistas. E os passageiros que teriam sido vítimas dos assaltantes já não estavam mais no local quando nossa reportagem chegou.

O suspeito que fugiu está sendo procurado pela Polícia da cidade.

A ocorrência está sendo registrada pelo Sargento Robson Medeiros.

BANNER CERÂMICA JENIPAPO RODAPÉ

Mulher é encontrada morta entre Vera Cruz de Minas e Neves

Reportagem: Pacheco de Souza / foto da rede social

MULHER MORTA EM VERA CRUZ DE MINAS (2) 345 x 194Uma mulher ainda não identificada foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (22 de junho) em uma estrada de terra que liga Pedro Leopoldo à Ribeirão das Neves. O corpo com marcas de violência está na beira da estrada perto de uma Fábrica de Tijolos.

Desde às 07h00 nossa equipe está trabalhando na apuração deste caso, mas a Polícia Militar ainda não tem mais informações para informar a reportagem. Nas fotos compartilhadas na rede social, as imagens mostram a mulher usando um short jeans, blusa vermelha, sandália tipo havaiana na cor amarela. A vítima também tem um nome tatuado no braço direito e uma rosa tatuada cocha esquerda.

Viaturas da 11ª Companhia Independente da PM estão no local colhendo informações para redigir o boletim de ocorrência.

Até agora há pouco a perícia e rabecão eram aguardados no local.

Aguarde novas informações, ocorrência ainda em andamento.

NOTA DA REDAÇÃO

Em respeito aos familiares, assim que o corpo for identificado, a foto postada com o objetivo de ajudar na identificação da vítima será retirada da nossa página.

Pedro Leopoldo sedia evento nacional sobre projetos sociais

Evento acontece de 20 a 22 de junho em um hotel da cidade

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Tupyguá Brasil Hotel

Tupyguá Brasil Hotel

Desde 2012, onze projetos em quatro estados brasileiros, implementados por institutos e fundações de investimento social privado, mobilizaram 90 organizações e beneficiaram a mais de 20 mil pessoas. Os resultados alcançados estão sendo apresentados em um encontro em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O encontro acontece no Hotel Tupyguá Brasil (foto), no centro da cidade, de 20 a 22 de junho.

Os onze projetos foram desenvolvidos no âmbito do Fundo Comunidade em Rede, iniciativa de institutos e fundações empresariais do Brasil filiados à RedEAmérica, com apoio da Fundação Interamericana (IAF), do governo dos Estados Unidos. O objetivo do Fundo é apoiar projetos comunitários, de desenvolvimento de base e combate à pobreza.

São projetos que pressupõem uma ação em rede, em um território específico, entre escolas públicas, centros de saúde, associações de moradores e outras organizações locais. O Instituto Arcor Brasil é o gestor do Fundo Comunidade em Rede, que agora realiza o seu encontro final, com representantes dos onze projetos, executados em onze municípios.

Cada organização do Bloco Brasil da RedEAmérica, integrante do Fundo Comunidade em Rede, deu apoio a um ou mais projetos em suas áreas de atuação. A RedEAmérica reúne mais de 70 institutos e fundações de investimento social privado, em vários países.

Os onze projetos – Em São Paulo são desenvolvidos os projetos “Teia: Ações Comunitárias Articuladas” e “Fala Comunidade”, em Bragança Paulista, ambos com cinco organizações parceiras cada, e “Maré Alta”, em Ubatuba, com seis organizações parceiras e apoio do Instituto Arcor Brasil.

O outro projeto em território paulista, apoiado pelo Fundo Comunidade em Rede, é o “Conquistar Espaços”, em Jacareí, com suporte do Instituto Camargo Corrêa e sete organizações parceiras.

Outros quatro projetos são implementados em Minas Gerais. O projeto “Apicultura em rede no Vale”, que tem a Fundação Aperam Acesita como signatária junto ao Fundo Comunidade em Rede, é desenvolvido nos municípios de Veredinha e Itamarandiba, com duas parceiras. A mesma Fundação Aperam Acesita é signatária do projeto “Um Novo Tempo”, desenvolvido em Timóteo, com 12 parceiras.

Ainda em Minas Gerais, o projeto “Rede Comunitária em Ação (RECOA)”, tendo o Instituto Holcim como signatário, é desenvolvido em Pedro Leopoldo, com 12 parceiras. E no mesmo estado, o Projeto “Três Marias em rede: capacitação e cidadania em foco” tem o Instituto Votorantim como signatário e 13 organizações parceiras, no município de Três Marias.

Na Bahia, o projeto “Ponte Saberes e Fazeres”, também com o apoio do Instituto Votorantim, é implementado nos municípios de Cachoeira e São Félix, com 13 parceiras. Dois projetos são desenvolvidos em Vila Velha, no Espírito Santo, ambos tendo a Fundação Otacílio Coser como signatária junto ao Fundo Comunidade em Rede. Os dois projetos, “Práticas de cidadania: faça a diferença” e “Transformando e compartilhando saberes”, localizados em comunidades diferentes, têm cinco organizações parceiras cada.

Programação

A programação do encontro final do Fundo Comunidade em Rede começou na tarde do dia 20 de junho, com uma visita ao Projeto  RECOA. Nos dias seguintes aconteceram atividades de integração, pronunciamentos de representantes do Fundo Comunidade em Rede, e apresentação dos onze projetos, no formato de talk show.

Nesta quarta-feira (22) acontece uma espécie de mesa redonda, com comentários dos consultores sobre o processo de construção do Fundo Comunidade em Rede e da metodologia de apoio a projetos de desenvolvimento de base e combate à pobreza. Em seguida haverá trabalho em grupo dos projetos sobre os aprendizados e o encontro termina com almoço, às 12h30.

 

Veículo acidentado passa a ter registro automático pelo Detran

CENTRO DA VISÃO 695 X 150

Reportagem: Pacheco de Souza / foto ilustrativa

ACIDENTE NA LUA - FIAT UNO E SANTANA (12) 345 x 237A Polícia Civil, por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), informa que a partir de hoje (21 de junho) os veículos envolvidos em acidentes em Belo Horizonte  e  avaliados por autoridades de trânsito terão registro automático no sistema, que determinará se eles estão em condições de serem recuperados (média monta)  ou se devem ser baixados no sistema (grande monta).

A classificação de danos de “pequena”, “média” e “grande monta” está prevista na Resolução 544, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 2015. Anteriormente, os impedimentos já eram feitos pelo Detran-MG de forma manual. Esta informação, agora, chegará ao sistema de forma automática, a partir do registro da ocorrência. Dessa forma, nas transações de compra e venda de veículos usados, o cidadão estará devidamente informado sobre as condições do automóvel.

O agente de trânsito preenche, durante a lavratura do Boletim de Ocorrência, um relatório de avarias e registra imagens do veículo acidentado. Automaticamente, no sistema do Detran, constará o impedimento do veículo e um comunicado será expedido para o proprietário. Com a informação, o proprietário do veículo acidentado poderá proceder à regularização ou à baixa do veículo.

O proprietário que não estiver de acordo com a classificação definida pelo sistema poderá entrar com recurso para a revisão da classificação dos danos.

A Resolução do Contran tem como objetivo a segurança viária, ao determinar se o veículo acidentado poderá voltar a circular imediatamente, voltar a circular somente após uma vistoria ou se é irrecuperável.

O procedimento será realizado apenas na capital, neste primeiro momento. Até o final de 2016, o procedimento será expandido para os outros municípios mineiros.

Entenda:

Os danos de veículos envolvidos em acidentes são classificados como:

Pequena monta: Quando o veículo sofrer danos que não afetem a sua estrutura ou sistemas de segurança.

Média monta: Quando o veículo sinistrado for afetado nos seus componentes mecânicos e estruturais, envolvendo a substituição de equipamentos de segurança especificados pelo fabricante, e que reconstituídos, possa voltar a circular.

Grande monta: Perda total de veículo sinistrado.

 

Fusca é incendiado no Teotônio Batista de Freitas

Reportagem: Pacheco de Souza / imagem enviada via whatsApp

FUSCA INCENDIADO NA LUA 345 x 237Um fusca foi incendiado no final da tarde desta segunda-feira, 20 de junho, no bairro Teotônio Batista de Freitas, na Região Norte de Pedro Leopoldo. Segundo uma moradora, a ocorrência foi na rua “E”, no altoa da Cascalheira. O veículo estava estacionado no local há pelo menos quatro meses.

Não há suspeitas de quem ateou fogo no carro e a motivação também é desconhecida. As chamas foram apagadas por moradores que usaram mangueiras e baldes com água.

Ainda de acordo com a testemunha o dono do carro mora no mesmo bairro.

VEJA IMAGENS DO VEÍCULO AINDA EM CHAMAS

Justiça suspende greve dos servidores em Pedro Leopoldo

Os profissionais que aderiram à paralisação devem retornar ao trabalho nesta segunda-feira (20), mas o Sindicato garante que está analisando o documento para tentar derrubar a liminar

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Prefeitura de Pedro Leopoldo

Prefeitura de Pedro Leopoldo

A greve dos servidores públicos de Pedro Leopoldo, deflagrada no último dia 16 de junho, foi suspensa por ordem da justiça neste domingo (19 de junho). O comunicado oficial foi enviado pela Prefeitura Municipal. O SIDSPL – Sindicato dos Servidores Públicos Municipal já foi comunicado da decisão da justiça.

NOTA DA PREFEITURA

O Município de Pedro Leopoldo, com a finalidade de manter a prestação de serviços aos cidadãos Pedroleopoldenses, ajuizou na última sexta-feira ação declaratória com pedido liminar no Tribunal de Justiça, para que fosse discutida judicialmente a legalidade da greve deflagrada pelos servidores públicos municipais, através do SINDSPL. Ao analisar o pedido, o Tribunal concedeu liminar para que a greve seja suspensa. Sendo assim, a partir desta segunda-feira (20), todos os serviços públicos deverão funcionar normalmente, sob pena de aplicação de multa, conforme decisão. “Essa liminar muito nos tranquiliza, pois temos a certeza que os cidadãos não serão prejudicados”, dia a nota.

NOTA DO SINDICATO

O SINDSPL, através do seu presidente, Marcelo Cristino, comunica que recebeu na noite deste domingo (19), notificação judicial da Liminar que Suspende a Greve dos Servidores Públicos Municipais de Pedro Leopoldo, portanto os serviços deverão ser normalizados a partir de 20/06.

Nossos advogados já estão analisando a decisão.

Podem suspender nossa Greve, nos calar JAMAIS.

De acordo com o sindicato os servidores municipais cobram reajuste salarial, progressões e promoções de carreira, vale-refeição e vale-transporte e outras reivindicações.

BANNER CERÂMICA JENIPAPO RODAPÉ

Sábado tem Arraiá Cinquentão de São Sebastião

Reportagem e foto: Pacheco de Souza / imagem de arquivo

Arraiá do Laitte 2011 (2) 345 x 237Dentro das comemorações de 50 anos da Paróquia de São Sebastião, localizada no centro de Pedro Leopoldo, a equipe da Catequese promove neste sábado, 18 de junho, o “Arraiá Cinquentão de São Sebastião”. O evento será após a Missa das 19h00, na esquina da rua Santa Luzia com rua Comendador Antônio Alves.

Segundo os organizadores, haverá quadrilha das crianças e logo em seguida a quadrilha dos adultos. Na porta da igreja também terão barracas com caldo de feijão e mandioca, além de outras delícias encontradas facilmente nesta época do ano.

Outra informação passada pelos organizadores é que as pessoas interessadas em entrar na roda podem ir devidamente caracterizadas, ou seja, as mulheres vestindo saia rodada, camisa xadrez, chapéu e bota. Os homens podem preparar a bota, o chapéu, a calça jeans e a camisa xadrez porque dama não há de faltar para os cavalheiros dançar.

Polícia Civil prende suspeitos de tráfico de drogas em Betim

BANNER CERÂMICA JENIPAPO RODAPÉ

Em Belo Horizonte um suspeito foi preso vendendo droga misturada ao chocolate em casquinha de sorvete (veja nas fotos abaixo)

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos divulgação PCMG

Investigados por tráfico de drogas

Investigados por tráfico de drogas

A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu, na última sexta-feira (10), quatro suspeitos de pertencer a uma organização responsável pelo tráfico de drogas em vários bairros da região de Betim. Outro suspeito está sendo procurado e o delegado já pediu à justiça a prisão preventiva do mesmo. As imagens dos presos e as informações sobre a prisão do grupo só foram repassadas à imprensa nesta quarta-feira (15).

Segundo a Polícia Civil, Carlos Adão Gomes (conhecido como “Dão”), Elenita Gomes de Souza, Leidison Rubens de Souza e Everton Batista da Silva são apontados pelas investigações como responsáveis por liderar o grupo que se destacava pela ousadia, chegando a impor “toques de recolher” à população. O grupo criminoso agiria nos bairros Sítio Porções, Itacolomi, Nossa Senhora de Fátima, Vila das Flores, Alto das Flores e adjacências.

Os líderes da organização criminosa foram presos em uma operação realizada pela Polícia Civil, sendo localizada na residência de um dos líderes e também em um veículo de luxo porções de cocaína. “Acreditamos que a operação é um forte impacto no esquema de tráfico de drogas na região”, avalia do delegado responsável pelas investigações, Estevan Renan Gutierrez.

Ainda segundo o delegado, os criminosos utilizavam de estratégias diversas no intuito de evitar suas prisões, entretanto, após intenso trabalho investigativo, os suspeitos foram presos em suas residências no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Betim, e posteriormente foram encaminhados para o Sistema Prisional, encontrando-se à disposição da Justiça.

As investigações avançam no sentido de prender os demais integrantes da organização criminosa, impedindo assim a reestruturação do tráfico nas localidades.

Outro suspeito de integrar o grupo, Leonardo Gomes de Souza (conhecido como “Leozinho”) teve sua prisão preventiva solicitada e encontra-se foragido. Quaisquer informações que possam auxiliar a polícia em sua captura podem ser repassadas por meio do dique-denúncia, 181.

Em BH suspeito de vender ‘chocolate jamaicano’ é preso em flagrante

A Polícia Civil de Minas também realizou uma operação de combate ao tráfico de drogas que terminou com a prisão em flagrante de Lucas Gonçalves da Silva, 21 anos, no dia 4 de junho, em Belo Horizonte. O acusado foi apresentado à imprensa nesta semana.

Segundo a Polícia, a ação teve como objetivo reprimir o tráfico de uma nova modalidade de venda de maconha, conhecida vulgarmente como “chocolate jamaicano”. Essa droga é comercializada em um cone (tipo minicasquinha crocante) recheado de pasta de chocolate misturado com extrato de maconha concentrada.

Esse produto ilícito estaria sendo vendido, conforme investigações, em portas de escolas, faculdades, teatros, festas e em vários outros lugares com aglomeração de pessoas.

O suspeito, que já tem passagem pela polícia por tráfico, foi preso no centro da capital. Com ele foi apreendida uma mochila com 50 cones com entorpecentes, já prontos para venda e distribuição.

As investigações continuam para identificar e prender os demais co-autores que agiam em parceria com o investigado.

VEJA NAS FOTOS ONDE A DROGA E O CHOCOLATE ERAM EMBALADOS

Grande BH ficará sem água neste domingo (19)

CENTRO DA VISÃO 695 X 150

Pedro Leopoldo, Matozinhos e várias cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte terão o abastecimento de água suspenso em razão de obras da Copasa

Reportagem: Pacheco de Souza

Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

A Copasa informou na manhã desta quarta-feira (15 de junho) que irá interromper o abastecimento de água de alguns bairros de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Igarapé, Mário Campos, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, São Joaquim de Bicas e Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a partir das 6h00 deste domingo, 19 de junho. Segundo a empresa, o motivo é a execução de obras de melhoria e manutenção preventiva e segurança operacional da subestação elétrica da Estação de Tratamento de Água – ETA Rio Manso, em Brumadinho.

A previsão para concluir os serviços é às 20h00 do mesmo dia e o abastecimento de água será normalizado, gradativamente, até a madrugada de segunda-feira, 20. Durante este período, a Companhia pede a colaboração da população para o uso consciente da água, evitando desperdícios.

BANNER SITE ANUNCIE AQUI 600 X 90

Supermercado Dia será inaugurado nesta quinta-feira (16)

Informe publicitário / foto Divulgação

Supermercado Dia em Pedro Leopoldo

Supermercado Dia em Pedro Leopoldo

Nesta quinta-feira (16 de junho) acontece a grande inauguração do Supermercado Dia em Pedro Leopoldo. Supermercado Dia! Economia de verdade!

Uma loja toda nova e preparada para atender aos moradores da cidade e de toda a região. Preço baixo tem que ser dia sim, dia sim! Supermercado Dia especialista em economia.

O Supermercado estará aberto de 07h00 às 20h00! Prepare-se para pagar menos e levar mais.

Praça Rui de Azevedo Carvalho em Frente ao Terminal Rodoviário de Pedro Leopoldo.

SUPERMERCADO DIA (2) 695 x 102