Motociclista de Matozinhos bate de frente com carro

ACIDENTE FOI NESTA NOITE PERTO DO POSTO SHELL EM PEDRO LEOPOLDO

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto Expedito Nogueira

MOTO BATE EM FIAT UNO NO POSTO MIL (2) 400 x 225Um motociclista identificado por Junio do Carmo Silva Dias, 37 anos, foi encaminhado agora há pouco para o Hospital de Pronto Socorro João XXIII em Belo Horizonte com uma lesão no músculo interno da perna direita. O rapaz se envolveu em um acidente, por volta das 18h40, após a moto conduzida por ele atingir a contramão de direção e bater de frente com um Fiat Uno na Rua Agenor Teixeira em Pedro Leopoldo.  Segundo testemunhas, o acidente foi em frente ao Posto Shell. O motociclista teria saído do posto de gasolina e entrado na pista para acessar a rodovia MG-424, mas acabou batendo no carro que descia sentido centro.

MOTO BATE EM FIAT UNO NO POSTO MIL (1) 400 x 225No automóvel estava o motorista com sua esposa, a cunhada e mais uma criança, mas ninguém se feriu. O condutor do carro até tentou desviar do motociclista, mas não conseguiu evitar o acidente.

Nossa equipe esteve no Pronto Atendimento de Pedro Leopoldo para tentar ouvir a versão da vítima, mas ela estava bastante confusa e não teve condições de falar. O médico que atendeu o rapaz contou que ele teve uma lesão interna no músculo da perna direita e seria transferido para o Hospital de Pronto Socorro João XXIII para atendimento especializado.

O Bombeiro Civil Denis Valério foi quem chegou primeiro ao local do acidente e imobilizou a vítima, em seguida a ambulância do Pronto Atendimento assumiu os trabalhos.

A Polícia Militar tentou localizar os parentes da vítima, mas não obteve êxito. A motocicleta Kasinski Comet 250 placa HHF 3549 de Itaúna, acabou sendo apreendida e encaminhada ao pátio credenciada.

Trabalharam nesta ocorrência o Sargento Fábio Marcos e o soldado Amaro.

BASQUETEANDO 2015

lâmpada queimada, luz, quebrada, piscando, 0800

Eleição do Conselho Tutelar não bateu as metas de 2008 e 2011

EM PEDRO LEOPOLDO MENOS DE 1.900 PESSOAS COMPARECERAM ÀS OITO SESSÕES ELEITORAIS ESPALHADAS PELA CIDADE

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Eleitos: Rosa (de rosa), Joana (blusa verde), Renato Perdigão, Daniela e Higor

Eleitos: Rosa (de rosa), Joana (blusa verde), Renato Perdigão, Daniela e Higor

A eleição do Conselho Tutelar realizada em Pedro Leopoldo neste domingo, 04 de outubro, não conseguiu superar o número de eleitores alcançados nas eleições de  2008 (1901) e 2011 (2376). Embora o resultado oficial ainda não tenha sido divulgado, a soma dos votos obtidos por todos os candidatos (1828) mostra que o resultado não deve mudar muito até o dia 03 de novembro, data marcada para homologação das eleições.

A eleição em Pedro Leopoldo aconteceu na Escola Estadual São José (centro) e na Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales no bairro Lagoa de Santo Antônio. Nos dois locais de votação foram montadas oito sessões eleitorais, e a eleição aconteceu de 08h00 às 17h00. Terminada a votação, iniciou-se a apuração na Escola Estadual São José, onde houve a contagem e recontagem dos votos, os trabalhos terminaram por volta das 22h20.

As eleições deste domingo contou com dezenas de voluntários cedidos pela Secretaria Municipal de Educação e por outras secretarias do governo municipal, além da participação da Polícia Militar e da Promotora Dra. Ester, que visitou todas as sessões eleitorais para atestar a lisura do processo. A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rosilene Fátima Silva, também visitou todas as sessões eleitorais, além de outros membros da Comissão Organizadora e Fiscais nomeados pelos candidatos.

Todo o material usado nas eleições foi cedido pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE, através do Cartório Eleitoral de Pedro Leopoldo.

VEJA MAIS FOTOS DA APURAÇÃO

Veja no quadro abaixo os votos obtidos por cada candidato (a)

Nº do candidato Candidato Votos obtidos
1 Ivone Diniz 73
2 Higor Morais 151
3 Joana Darc 179
4 Renato Perdigão 305
5 Daniela de Zorinho 290
6 Cátia Maria 50
7 Rosa 157
8 Marilia Silva 70
9 Nilson Guedes 149
10 Rafaela Cristina 148
11 Cláudia Antonieta 108
12 Elda Alvarenga 148
TOTAL DE VOTOS APURADOS 1828
VOTOS NULOS E BRANCOS NÃO FORAM DIVULGADOS
ELEITOS (resultado pode mudar havendo recursos)
Renato Perdigão 305
Daniela de Zorinho 290
Joana Darc 179
Rosa 157
Higor Morais 151

ASTRA BATE NA ROTATÓRIA DA PRECON

DUAS VÍTIMAS SAÍRAM FERIDAS E FORAM LEVADAS PARA O PRONTO ATENDIMENTO DE PEDRO LEOPOLDO

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos Expedito Nogueira

Carro ficou com a frente toda destruída

Carro ficou com a frente toda destruída

Um Astra placa HJJ 1187 de Belo Horizonte bateu no final da madrugada deste domingo, dia 04 de outubro, na mureta da rotatória da Precon em Pedro Leopoldo. O acidente foi na LMG-800, na entrada do Distrito de Dr. Lund. Duas vítimas que estavam no veículo foram socorridas e levadas para o Pronto Atendimento Municipal, Iago Soares e Webert Rodrigues não correm risco de morte.

Nossa equipe apurou que o veículo descia a rodovia sentido Dr. Lund e ao se aproximar da rotatória o motorista perdeu o controle da direção e bateu na mureta. Com o impacto do acidente a frente do carro ficou completamente destruída. Uma das vítimas é moradora de Belo Horizonte e a outra é de Quinta das Palmeiras.

A Polícia Militar esteve no local para registrar a ocorrência. As causas do acidente serão apuradas pela Polícia Civil de Pedro Leopoldo.

lâmpada queimada, luz, quebrada, piscando, 0800

Eleição no Conselho Tutelar acontece hoje em todo Brasil

EM PEDRO LEOPOLDO MAIS DE 700 ELEITORES JÁ PASSARAM PELA MANHÃ NAS OITO SESSÕES ELEITORAIS COLOCADAS NOS DOIS LOCAIS DE VOTAÇÃO

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Ailton optou por voltar na parte da manhã

Ailton optou por voltar na parte da manhã

Eleitores estão indo às urnas neste domingo (04) em todo o Brasil para escolher os novos representantes dos Conselhos Tutelares para os próximos quatro anos de mandato, 2016/2019. Esta é a primeira vez que acontece uma eleição unificada no país.

A votação é feita através de cédulas, e o horário é de 08h às 17h. Em Pedro Leopoldo mais de 700 eleitores já votaram na parte da manhã. A cidade conta com dois locais de votação e seis sessões eleitorais, os eleitores da Região Sul do Município votam na Escola Estadual São José no centro da cidade onde tem seis sessões, e os eleitores da Região Norte votam na Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales onde existem duas sessões.

Para votar o eleitor deve levar o título de eleitor e um documento com foto. Na cidade são 12 candidatos concorrendo às cinco vagas.

O eleitor Ailton Aristóteles Fraga optou por votar na parte da manhã, e mesmo não sendo obrigatório ele fez questão de exercer seu direito de cidadão, indo até a Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales e participando deste processo democrático. “Eu votei porque existem candidatos altamente capacitados e eu vim dar uma força para um deles. Espero muito do trabalho dos que forem eleitos, em prol daqueles que precisam”, comentou.

MAIS ELEIÇÕES

Em abril de 2011, 2376 eleitores foram às urnas para votar nos 14 candidatos daquela época, e a expectativa é que nesta eleição o número de eleitores seja bem superior. CLIQUE AQUI e leia mais sobre as eleições de 2011.

VEJA ALGUMAS FOTOS DA ESCOLA HEITOR CLÁUDIO SALES NESTA MANHÃ

 

 

Via 040 apresenta soluções para a comunidade de Gagé

Em reunião ocorrida hoje (02/10), Concessionária detalhou as novas medidas que serão implementadas a partir da próxima semana

 Reportagem: Pacheco de Souza / Foto de arquivo

BR-040

BR-040

A Via 040 apresentou na manhã de hoje (02/10) um conjunto de soluções à comunidade do Gagé, em Conselheiro Lafaiete, que irá ampliar a segurança de pedestres e usuários que transitam pela região, localizada no Km 621 da BR-040. Dentre elas estão a construção de um redutor de velocidade, reforço da sinalização, remanejamento e construção de pontos de ônibus e instalação de defensas metálicas para criação de um caminho de segurança para pedestres. As obras terão início na próxima semana.

As soluções desenhadas pela Concessionária são fruto do diálogo e da parceria com a comunidade. “Desde que assumiu a gestão da BR-040, a empresa mantém contato permanente com as diversas lideranças da região de Conselheiro Lafaiete. Esse relacionamento contribuiu para que necessidades adiadas ano após ano fossem identificadas e estudadas em conjunto com a população, visando principalmente à redução dos riscos para os usuários do trecho”, afirma Nobert Magela, coordenador socioambiental da Via 040.

Um dos resultados práticos dessa cooperação foi a reunião ocorrida nas dependências da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Passagem, que durou cerca de uma hora, em que representantes da Concessionária apresentaram a lideranças comunitárias e moradores as medidas a serem adotadas. As soluções foram elaboradas a partir de visitas técnicas das equipes da Via 040 ao trecho em questão.

CAMINHO DE SEGURANÇA PARA PEDESTRES

Serão instaladas proteções para o pedestre (barreiras metálicas) nas duas margens da rodovia que terão a função de guiar os pedestres até um ponto mais seguro para travessia, na reta, criando assim um caminho de segurança. Neste local será construída uma lombada, fazendo com que os veículos trafeguem em velocidade reduzida.

O caminho de segurança até o ponto de travessia será amplamente sinalizado pela Concessionária e será inteiramente pavimentado para garantir maior conforto e segurança aos moradores.

PONTOS DE ÔNIBUS SEGUROS PARA OS USUÁRIOS

Será feito um remanejamento da localização dos pontos de ônibus que atendem a comunidade do Gagé. Duas baias posicionadas nas proximidades de uma curva serão desativadas. A empresa construirá dois pontos nas imediações da nova travessia do caminho de segurança, garantindo que os usuários do transporte coletivo cruzem as pistas da BR-040 com maior proteção.

REFORÇO DA SINALIZAÇÃO

A Via 040 reforçará o alerta aos motoristas sobre o fluxo de pedestres neste segmento da rodovia. Novas placas de sinalização serão instaladas e o asfalto receberá nova pintura para elevar o nível de atenção de quem passa pelo trecho.

PASSAGEM INFERIOR

Nas proximidades da igreja existe uma passagem inferior (túnel por debaixo da rodovia) que atualmente é usada apenas por veículos. A Via 040 promoverá a revitalização da passagem a partir da instalação de guarda-corpos, construção de passeios, nova sinalização e readequação das pistas de rolamento, entregando à comunidade um novo equipamento de travessia da BR-040.

Tratando especificamente dessa obra, os estudos técnicos estão em andamento. O projeto será apresentado à comunidade tão logo esteja concluído, ocasião em que será possível traçar o cronograma de trabalho.

CONSCIENTIZAÇÃO

A Via 040 iniciará junto à comunidade de Gagé um trabalho de conscientização que buscará engajar os moradores, colocando-os também como parte ativa das mudanças propostas. Informações sobre as precauções exigidas ao se transitar pela rodovia, a necessidade de sempre manter-se alerta e de respeitar a sinalização, além do cuidado redobrado com crianças, são alguns dos pontos a serem reforçados por meio de peças informativas e relacionamento direto com os moradores.

DIÁLOGO

A Via 040 reafirma que tem como premissa o diálogo e atenção às comunidades locais, mantendo-se aberta para receber e analisar as demandas apresentadas, de forma organizada e democrática, sempre garantindo a ordem e a segurança do sistema rodoviário.

Usuários e moradores interessados em contatar a Via 040 podem fazê-lo por meio de ligação gratuita, com atendimento 24 horas, para o número 0800-040-0040. Também estão disponíveis canais de atendimento pelos e-mails faleconosco@via040.invepar.com.br e ouvidoria@via040.invepar.com.br, além do site www.via040.invepar.com.br.

 CONSELHO TUTELAR ELEIÇÃO 2015 695 X 492

Sete Lagoas se veste de rosa contra o câncer de mama

 

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto Túlio Fonseca

Decoração se destaca ainda mais com a chegada da noite

Decoração se destaca ainda mais com a chegada da noite

O Hospital Nossa Senhora das Graças vai realizar e participar de várias ações relativas ao Outubro Rosa, a primeira delas aconteceu ontem, primeiro de outubro. É a iluminação da fachada do HNSG, usando a cor rosa. Este tipo de ação é uma das marcas da campanha pelo mundo e busca estimular o diagnóstico precoce da doença. Em Sete Lagoas outros prédios públicos terão suas fachadas iluminadas.

Uma parceria com o ONCOCENTRO, PREFEITURA, AAPEC, SENAC, SESC, ASAPAC, SINDCOMÉRCIO, SAAE, MEXA-SE, TURI, CEDRO TEXTIL, CENTRO VIVA VIDA, EMBELEZE E AMBEV, foi estabelecida neste ano visando ampliar as ações do Outubro Rosa na cidade.

A Secretária da Saúde readequou em 2015, as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, unindo- as em uma única data. Sendo assim, as duas campanhas ganharão mais força, atingindo um público maior e incentivando, principalmente os homens, a aderirem às ações e cuidados com a saúde.

Entre as ações acordadas, terá a caminhada que já virou tradição e o público esperado para este ano será de 5.000 pessoas. A concentração vai acontecer na Praça da Feirinha no dia 28 de Outubro às 16h00. Para animar o público e tornar o ambiente agradável, familiar e prazeroso, os feirantes irão vender comidas e bebidas no local.

Após a caminhada, a diversão é garantida com uma partida de futebol e shows artísticos no Parque Náutico do Boa Vista. Leve sua família e abrace essa causa.

A idéia é mostrar que quando o assunto é câncer de mama, é preciso unir para alcançar a prevenção, a conscientização e o tratamento correto da doença.

Câncer de mama

Quando a doença é detectada no estágio inicial, a chance de cura é de 90%. No país, no entanto, cerca de um terço dos casos é diagnosticado apenas nos estágios mais avançados, quando a probabilidade de cura é em torno de 30%, de acordo com o presidente do Conselho Administrativo da rede Oncoclínicas do Brasil, Bruno Ferrari.

Para reverter o cenário atual, em que o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil, é importante que a mulher com mais de 40 anos faça anualmente a mamografia, serviço disponível no Sistema Único de Saúde. A eficácia do tratamento está intimamente ligada ao diagnóstico precoce, e a campanha chama a atenção para o fato de que ele é um direito de todas as mulheres.

Solidariedade nas redes sociais

Crie uma mensagem de apoio a pacientes em tratamento de câncer no Oncocentro. Basta enviar um e-mail com sua mensagem, com até 140 caracteres para comunicacao@insg.org.br As melhores serão postadas no Facebook e no Instagram.

CONSELHO TUTELAR ELEIÇÃO 2015 695 X 492

 

Caminhão de entulho tomba nas duas pontes

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto Paulo Henrique

CAMINHÃO DE ENTULHO TOMBA NAS DUAS PONTES (1) 500 x 281Um caminhão com placa de Belo Horizonte tombou na tarde desta quarta-feira, 30 de setembro, na alça de acesso à rodovia MG-424 na altura das duas pontes, na cidade de São José da Lapa, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O veículo transportava uma caçamba carregada de entulho e a carga ficou espalhada no canto da pista. De acordo com o internauta Paulo Henrique, que passou pelo local e fez uma foto para nossa equipe, o motorista do veículo não se feriu.

O acidente aconteceu por volta das 14h00 quando o condutor começou a fazer a conversão para entrar sentido Inácia de Carvalho.

lâmpada queimada, luz, quebrada, piscando, 0800

BASQUETEANDO 2015

 

Carro é atingido por carreta no trevo da Holcim

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos Expedito Nogueira

CARRETA BATE EM CARRO NO TREVO DA HOLCIM KM23 (2) 500 x 332Um Peugeot placa HEO 0877 de Contagem foi atingido agora há pouco por uma carreta quando tentou atravessar o trevo da Holcim em Pedro Leopoldo. O acidente foi na altura do km 23. A vitima, identificada por Marcelo Fernando Craveiro Couto, de 36 anos, recebe os primeiros socorros no local neste momento. O motorista apresenta uma lesão na cabeça e sangramento em ambos os ouvidos. Ele será levado no Helicóptero Arcanjo 03 dos Bombeiros para o Pronto Socorro João XXIII em Belo Horizonte.

Marcelo estava bastante nervoso na hora do socorro, mas ele conseguiu lembrar o telefone da mãe e disse que mora no bairro Água Branca em Contagem. Nossa equipe tentou informar os familiares sobre o acidente, mas o telefone informado pela vítima não atendeu.

SOBRE A COLISÃO

O condutor da carreta placa PWH 1721 de Belo Horizonte, Francislei Júnior, contou que seguia para Justinópolis em Ribeirão das Neves quando o condutor do carro atravessou à sua frente e não foi possível evitar o acidente. “Eu estou com o veículo carregado com 28 toneladas de areia e seguia numa velocidade aproximada de 50 km por hora, não teve nem como parar porque o carro entrou no trevo de uma vez sem observar a placa de parada obrigatória”, contou.

Um funcionário da empresa Recitec, localizada no bairro Teotônio Batista de Freitas, informou que a vítima foi até a empresa nesta tarde para fazer a instalação de um rastreador em uma carreta, e logo depois de deixar a empresa o acidente aconteceu.

MIX DESTAQUE: Trabalharam nesta ocorrência o Bombeiro Civil Denis Valério da Brigada Civil de Emergência de Pedro Leopoldo, uma equipe do Pronto Atendimento Municipal, além de uma equipe do Corpo de Bombeiros enviada ao local em duas motocicletas e a equipe do Helicóptero Arcanjo 03. Uma viatura da 182 Companhia da PM, comandada pelo Cabo Gilberto Lélis cuidou do trânsito até a chegada da Polícia Rodoviária Estadual.

O carro atingido pela carreta foi retirado da pista por uma equipe da Linha Verde.

Atualizado às 19h20.

Jovem é assassinado a tiros em Matozinhos

Reportagem: Ana Guimarães

Um jovem foi assassinado na manhã desta quarta-feira (30), no bairro São Miguel, em Matozinhos, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo informações apuradas pela nossa equipe, a vítima seria um jovem identificado por Cícero Wemerson Miranda, popularmente conhecido por “Teves”. O rapaz é morador da cidade de Capim Branco e foi surpreendido por um motociclista que efetuou disparos de arma de fogo em sua direção, atingindo-o na cabeça.

O rapaz chegou a ser socorrido e levado ao Pronto Atendimento Municipal, mas deu entrada no local já sem vida.

Militares da 198 Companhia da PM estão na cidade colhendo mais informações para apurar a motivação do crime. Ainda não há informações sobre a autoria.

BASQUETEANDO 2015

Água será tema de evento nesta quarta na Assembleia de Minas

Movimentos se unirão em ‘Manifestação pró-rios de Minas’ durante Seminário das Águas em Belo Horizonte

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto de arquivo

Sistema Rio Manso

Sistema Rio Manso

Para alertar mais uma vez a população e as autoridades sobre a situação e chamar a atenção de todos quanto à necessidade urgente de políticas públicas voltadas as águas e ao não contingenciamento, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), o Projeto Manuelzão, o Instituto Guaicuy, o Movimento pela Serra do Gandarela e outros parceiros promoverão durante o 3º Seminário Legislativo Águas, na Assembleia Legislativa, uma manifestação pró-rios de Minas. A manifestação acontecerá na Praça da Assembleia, às 8 horas, do dia 30 de setembro.

Mesmo com as chuvas de setembro, o nível dos reservatórios e rios de Minas continuam preocupantes. No São Francisco o nível do rio está muito abaixo do normal, com consequências drásticas para os municípios ribeirinhos. O Rio Doce já não consegue chegar ao mar. No Rio das Velhas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a vazão ainda está baixa e as águas que chegam ao São Francisco estão contaminadas por cianobactérias. A situação é mais grave em 136 cidades do estado que passaram a adotar alguma limitação do uso do recurso hídrico por causa da seca.

Esses fatos apontam a grave crise vivida pelos rios de Minas. Por outro lado, faltam políticas públicas e de gestão comprometidas com a revitalização desses rios. O problema se agrava com o contingenciamento feito pelo governo do Estado que não está repassando os recursos cobrados dos usuários da água para os comitês. No caso do CBH Rio das Velhas, o governo não repassou os recursos arrecadados do 4º trimestre de 2014 e duas parcelas de 2015, totalizando cerca de R$ 5 milhões.

Para o presidente do CBH Rio das Velhas e coordenador do Projeto Manuelzão, Marcus Vinícius Polignano, é ilusório pensar que as chuvas resolverão todos os nossos problemas. “A situação é mais grave e passa pela gestão dos rios, o uso do solo, da preservação e recuperação das matas ciliares, nascentes e revitalização dos cursos d’água”.

A ação do dia 30 será um ato público, político, cultural e popular com diversas atrações que mostrarão a realidade dos rios de Minas e propostas para mudanças.

BASQUETEANDO 2015