Projeto Bit e Ponto está de volta à Pedro Leopoldo

OFICINAS COMEÇAM AGORA EM JUNHO E DEVEM BENEFICIAR 250 ALUNOS E 30 EDUCADORES DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO

Reportagem: Pacheco de Souza 

Acontece em Pedro Leopoldo pelo segundo ano consecutivo, o “Bit e Ponto” que será um desdobramento do projeto realizado no ano passado na cidade. Realizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto é executado pela Perini Projetos Culturais, e conta com oficinas de fo­tografia em escolas públicas municipais. O evento de lançamento do Bit e Ponto acontece no dia 02 de junho e as oficinas terão início ainda no primeiro semestre desse ano.

De acordo com os organizadores, a proposta é integrar educadores, crianças e adolescentes em atividades com metodologia que estimula a criatividade e o aprendizado. Os participantes terão contato com diferentes equipamentos voltados para produção de imagem, sejam eles analógicos ou digitais de alta definição. Ao todo, serão 250 alunos e 30 educadores beneficiados.

Durante o período do Projeto Bit e Ponto, serão realizadas doze oficinas de artes visuais para crianças e adolescentes, duas oficinas para educadores e doze mini-exposições nas escolas participantes. A expectativa é reunir cerca de 2.400 visitantes durante as exposições e os resultados do projeto serão divulgados no site www.biteponto.art.br.

O evento é uma parceira entre a Holcim Brasil, em parceria com o Instituto Holcim e a Prefeitura de Pedro Leopoldo.

BANNER CONFERÊNCIA DA AÇÃO SOCIAL 695 X 198

lâmpada queimada, luz, quebrada, piscando, 0800

CAPOTAMENTO NESTA MANHÃ NA MG-424

ACIDENTE FOI NA PISTA SENTIDO PEDRO LEOPOLDO PRÓXIMO À PASSARELA DE DR. LUND

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos Expedito Nogueira

Equipes de resgate em ação

Equipes de resgate em ação

Equipes de resgate atendem neste momento a uma motorista que capotou o veículo na rodovia MG-424 em Pedro Leopoldo. O acidente foi agora há pouco na pista que vem de Belo Horizonte, altura do km 14, próximo à passarela de Dr. Lund. A vítima, Flávia Aparecida de Oliveira Castro, 42 anos, foi socorrida por uma ambulância do Pronto Atendimento de Pedro Leopoldo e levada à unidade de saúde para atendimento médico e realização de exames.

De acordo com o Bombeiro Civil Denis Valério da Brigada Civil de Emergência de Pedro Leopoldo,. a motorista estava consciente e não apresentava nenhum ferimento grave. Ainda segundo Denis, a condutora contou que foi fechada por outro veículo.

O Gol de cor preta placa GSP 7550 de Belo Horizonte ficou com as rodas para o alto e bastante danificado.

MIX DESTAQUE: Trabalharam nesta ocorrência a equipe do PA Central composta pelas enfermeiras Isabela e Fernanda, o motorista da ambulância Cézar e o Bombeiro Civil Denis Valério, além do sargento César, cabo Albert e soldado Luzmar da Polícia Rodoviária Estadual. Equipes do DER – Linha Verde sinalizaram a pista para orientar os motorista e evitar novos acidentes.

Atualizada as 14h40.

CAPOTAMENTO NA MG-424 EM DR. LUND 695 X 360

lâmpada queimada, luz, quebrada, piscando, 0800

Familiares do Técnico do Cruzeiro se despedem de Dona Luiza

CORPO DA MÃE DO TREINADOR CELESTE MARCELO OLIVEIRA FOI SEPULTADO NESTA TARDE EM PEDRO LEOPOLDO

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

No cemitério Marcelo foi acompanhado da esposa e dos filhos

No cemitério Marcelo foi acompanhado da esposa e dos filhos

Familiares da Senhora Luíza Raimunda Oliveira Santos, mãe do técnico do cruzeiro Marcelo Oliveira, se despediram da idosa nesta tarde em Pedro Leopoldo. Após velório realizado pela manhã, o corpo da mãe do treinador celeste foi sepultado por volta das 14h30 no Cemitério do bairro São Geraldo em clima de muita comoção.

Autoridades políticas da cidade, colegas de trabalho do treinador, jogadores e ex-jogadores, além do presidente do Cruzeiro Gilvan de Pinho Tavares, imprensa e o Técnico do Atlético Levir Culpe estiveram no velório. Marcelo estava acompanhado da esposa e dos filhos.

Técnico do Atlético Levir Culpe veio abraçar o amigo

Técnico do Atlético Levir Culpe veio abraçar o amigo

A Secretária de Cultura Esporte e Lazer da cidade descreve Dona Luíza como “um ícone de bondade”. “Hoje Pedro Leopoldo fica mais triste porque perdemos duas pessoas boas e que vão deixar muitas saudades. Dona Luíza e Dona Mercedes eram mulheres alegres e de bom coração”, comentou Patrícia Rafael se referindo aos dois sepultamentos ocorridos nesta tarde.

Dona Luíza deixa os filhos: Marcelo Oliveira, Roberto, Maurício e Rosália. Além dos netos.

NOTA DO CRUZEIRO

O Cruzeiro divulgou nota nesta manhã lamentando a morte de Dona Luíza. “É com pesar que o Cruzeiro Esporte Clube informa o falecimento da senhora Luiza Raimunda Oliveira Santos, mãe do treinador celeste Marcelo Oliveira. Na oportunidade, prestamos nossas condolências e solidariedade aos familiares”, diz a nota divulgada nesta manhã no site do clube. A nota também informava local e horário do sepultamento.

Morre Dona Mercedes dos Reis, viúva de José Hilário

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto álbum de família

MERCEDES DOS REIS 250 X 282Morreu aos 94 anos Dona Mercedes dos Reis Silva, viúva de José Hilário. O corpo da aposentada já está sendo velado na Capela Velório do bairro São Geraldo em Pedro Leopoldo, o sepultamento será às 17h00 no cemitério local. Mercedes morava na Rua Comendador Antônio Alves esquina com a Rua 1º de Setembro, em frente à casa da Prefeita Eloísa.

Católica, Dona Mercedes era assídua frequentadora da Paróquia Imaculada Conceição, onde a filha Regina atua como Ministra da Eucaristia. Além da Ministra, ela também deixa os filhos: Renato Hilário, Roberto, Professora Raquel Hilário (casada com Luciano da Rua Noeme na Lagoa), Rosângela e Rosálida, esta última já falecida. Além de 11 netos e 06 bisnetos.

Um dos netos de Mercedes, o Rogério, trabalha como motorista da Prefeita Eloísa.

SERVIÇO

Comunicamos o falecimento de Dona Mercedes dos Reis Silva, viúva de José Hilário

O corpo já está sendo velado na Capela Velório do bairro São Geraldo

Sepultamento nesta tarde às 17h00 no Cemitério local

 

 

Plano Estadual de Educação terá debate público hoje na ALMG

Evento no Plenário dá a partida em amplo processo de consulta à sociedade para definir rumos da educação em Minas

 

Reportagem: Pacheco de Souza / Fonte Assembleia de Minas

Escola Estadual de Vera Cruz de Minas

Escola Estadual de Vera Cruz de Minas

Nesta segunda-feira (25), das 9 às 18 horas, será realizado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Debate Público “Plano Estadual de Educação: Fundamentos para Discussão e Monitoramento”. O evento será o ponto de partida na discussão para o aprimoramento de projeto de lei contendo o novo Plano Estadual de Educação, que será encaminhado à ALMG pelo Executivo.

Na programação do evento, realizado por meio da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, estão quatro painéis, dois pela manhã e dois à tarde, seguidos de debates. Na pauta estão a apresentação de um diagnóstico do setor no Estado e, ainda, as contribuições que a sociedade pode dar para garantir a efetividade do Plano Estadual de Educação e seu alinhamento com as propostas nacionais, essencial para o seu sucesso. Entre os participantes, estão o presidente da Comissão de Educação, deputado Paulo Lamac (PT), o deputado Léo Portela (PR) e a secretária de Estado da Educação, Macaé Evaristo.

Construção coletiva –  Além do evento desta segunda (25), uma série de outros está sendo organizada pela ALMG com o mesmo objetivo, de que  a sociedade possa ser ouvida e dê sua contribuição no aprimoramento do Plano. Em jogo estão as estratégias e metas para os próximos dez anos, visando a garantir uma educação pública de excelência em todas as regiões do Estado. Será realizado um fórum técnico, em data a ser marcada, precedido por dez seminários pelo interior, um em cada uma das macrorregiões do Estado, distribuídos pelos meses de junho, julho e agosto. A ideia é que nesse fórum todas as contribuições dadas por especialistas, profissionais da área, pais, estudantes e pela sociedade civil em geral sejam consolidadas na versão final do Plano, que deverá então ser aprovado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

lâmpada queimada, luz, quebrada, piscando, 0800

Teatro “O Boi” encerra 13ª Semana dos Museus na Lapinha

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Museu Arqueológico da Lapinha em Lagoa Santa

Museu Arqueológico da Lapinha em Lagoa Santa

O Museu Arqueológico da Lapinha na cidade de Lagoa Santa na Região Metropolitana de Belo Horizonte conta com atração teatral neste domingo, dia 24, no encerramento da Semana Nacional dos Museus. “O Boi” com a Irmandade dos Atores da Pandega se apresentará às 13h00. Além da atração cultural, o evento conta ainda com algodão doce para as crianças, refrigerante, cama elástica, roda de capoeira e oficinas.

Segundo os organizadores, feirinha de artesanato, feira de alimentação, doces, quitandas e música ao vivo com o cantor Djalma Júnio (Ticá) são outras opções de lazer, cultura e arte que serão encontradas no local pelos convidados e turistas.

SOBRE A SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS

A Semana Nacional dos Museus é uma temporada cultural que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio.

Essa ação é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), mas os grandes atores que lhe dão vida são os museus brasileiros. Em sua 13ª edição, há 1.378 instituições culturais realizando mais de 4.500 atividades em todo o brasil.

Confira a programação dos Museus de sua cidade, CLIQUE AQUI

lâmpada queimada, luz, quebrada, piscando, 0800

Batida violenta entre duas motos no bairro Lagoa

UM DOS VEÍCULOS ERA CONDUZIDO POR UM ADOLESCNTE DE 15 ANOS

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Moto usada pelo adolescente de 15 anos

Moto usada pelo adolescente de 15 anos

Uma batida violenta entre duas motocicletas deixou duas vítimas feridas em Pedro Leopoldo no início da noite desta sexta-feira, dia 22. A colisão entre os veículos aconteceu por volta das 18h40 na Rua Magno Claret Vieira, embaixo das correias da Holcim no bairro Lagoa de Santo Antônio. Uma das vítimas tem apenas 15 anos e conduzia uma Honda XRE 300 placa OWI 5286 de cor vermelha.

De acordo com testemunhas, o menor que é um morador do bairro Dom Camilo, seguia sentido bairro quando bateu de frente com uma moto placa PUY 9800, o veículo era conduzido por Elísio César do Nascimento, de 24 anos, morador do bairro Lagoa de Santo Antônio. O rapaz seguia para o trabalho no Aeroporto de Confins.

Veículo do trabalhador que seguia para Confins

Veículo do trabalhador que seguia para Confins

Segundo informações do Bombeiro Civil Denis Valério da Brigada Civil de Emergência de Pedro Leopoldo, “o adolescente foi socorrido com suspeita de fratura na mão direita, além de escoriações nas costas e na perna direita, e um corte profundo na perna esquerda”, disse. Sobre o estado de saúde do trabalhador que seguia para Confins Denis acrescentou “ele foi socorrido com suspeita de fratura perna direita e na mão, além de uma fratura de face e escoriações pelo corpo”, concluiu.

As vítimas foram socorridas e levadas de ambulância para o Pronto Atendimento de Pedro Leopoldo.

A motocicleta conduzida pelo menor foi apreendida pela Polícia Militar. O dono do veículo foi ao local e informou à nossa equipe que o garoto pegou a motocicleta sem autorização. “Ela estava no terreiro com o capacete por cima e as chaves na ignição”, comentou o rapaz.

BATIDA ENTRE DUAS MOTOS NA LAGOA (8) 695 x 222

lâmpada queimada, luz, quebrada, piscando, 0800

Incêndio consome vegetação no Teotônio Batista de Freitas

ÁREA ATINGIDA PELO FOGO FICA ENTRE PEDRO LEOPOLDO E MATOZINHOS

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Agressão ao Meio Ambiente

Agressão ao Meio Ambiente

Um incêndio consome neste momento a vegetação de um terreno localizado às margens da Rodovia MG-424 em Pedro Leopoldo. A área atingida pelo fogo fica nos fundos do bairro Teotônio Batista de Freitas, na divisa com a cidade de Matozinhos. Vários hectares já foram consumidos pela chamas e a nuvem de fumaça densa obriga os motoristas que passam pela rodovia a reduzir a velocidade.

Nossa equipe fez contato agora há pouco com o Bombeiro Civil Denis Valério da Brigada Civil de Emergência e ele já está se deslocando para o local. Segundo o brigadista, será usado abafadores para tentar controlar as chamas, já que a brigada ainda não conta com o apoio de um caminhão pipa.

A fumaça está tão alta que é possível ser vista de vários bairros do município.

VEJA REPORTAGEM EM VÍDEO

 

lâmpada queimada, luz, quebrada, piscando, 0800

JUIZ FEDERAL FAZ AUDIÊNCIA NO MUSEU DA LAPINHA

PROCURADORA FEDERAL E OUTRAS AUTORIDADES TAMBÉM PARTICIPARAM DO ENCONTRO QUE PEDE A MANUTENÇÃO DO MUSEU NA REGIÃO DE LAGOA SANTA

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Dr. Renato escuta atentamente as explicações dos representantes do Museu

Dr. Renato escuta atentamente as explicações dos representantes do Museu

O Museu Arqueológico da Lapinha (Castelinho) na cidade de Lagoa Santa na Região Metropolitana de Belo Horizonte foi tema de uma Audiência Pública realizada nesta tarde no prédio do Museu Peter Lund, ao lado da Gruta. Presidida pelo Juiz Federal Dr. Renato Martins Prates, a audiência foi promovida com o objetivo de encontrar respostas para alguns problemas surgidos em 2013 após obra do Governo do Estado no local. Como por exemplo: a instalação de uma cerca de grade ao redor do local onde antes era uma praça, além da possível demolição do prédio do Castelinho.

A Audiência Pública teve início às 15h30 e contou com a participação da Procuradora da República Dra. Zani Cajueiro, IEF, Diretor do Parque Estadual do Sumidouro Rogério Tavares, Denis Valério da Brigada Civil de Emergência de Pedro Leopoldo, a Diretora do Museu Érika Suzanna, e outras autoridades.

Procuradora Zani Cajueiro aponta pontos à esclarecer na obra inaugurada em 2013

Procuradora Zani Cajueiro aponta pontos à esclarecer na obra inaugurada em 2013

ENTENDA O CASO

Em 2013, a Justiça Federal de Belo Horizonte concedeu liminar em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) para impedir a demolição do Museu da Lapinha ou mesmo a retirada do acervo arqueológico existente no local.

Na decisão, o juiz da 6ª Vara Federal proibiu o Estado de Minas Gerais e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) de realizar qualquer ato destinado a demolir, alterar o aspecto da construção, retirar o seu acervo ou adotar quaisquer medidas que dificultem o seu funcionamento.

CLIQUE AQUI E LEIA MATÉRIA DO MPF DE 2013 SOBRE O ASSUNTO

PRÓXIMO PASSO

Nossa equipe fará contato nesta sexta-feira (22) com a Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal que deverá enviar nota informando os próximos passos deste processo que tramita na Justiça Federal em Minas. Aguarde!

MUSEU DA LAPINHA (7) 695 X 264

Assaltantes são perseguidos e presos no centro

CRIMINOSOS AINDA EVADIRAM DE CARRO DIRIGINDO PELA CONTRAMÃO E BATERAM O VEÍCULO NA RUA DR. ROCHA PERTO DA RUA SÃO SEBASTIÃO

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Suspeitos usaram arma de brinquedo no assalto

Suspeitos usaram arma de brinquedo no assalto

Dois homens foram presos agora há pouco e estão sendo ouvidos neste momento na sede da 182 Companhia da PM de Pedro Leopoldo. A dupla teria assaltado dois adolescentes de 15 anos no centro e fugiram de carro levando os aparelhos de telefone celular das vítimas. Uma viatura que passava pelo local desconfiou da ação dos criminosos e iniciou uma perseguição Policial, outras viaturas foram acionadas e vieram em apoio, cercando a área e evitando a fuga dos suspeitos.

Na tentativa de fugir, dirigindo pela contramão de direção, os assaltantes bateram o automóvel na Rua Dr. Rocha na região central da cidade e acabaram presos pelos Militares. Diego Henrique Matias Gonçalves (camisa azul), de 24 anos, e Diego Rosário de Souza Santos, de 28 anos, foram presos em flagrante e serão encaminhados à Delegacia de Polícia Civil em Vespasiano. Uma réplica de uma pistola semi-automática e três celulares foram apreendidos pela Polícia, além do carro usado pelos acusados, um Fiat Bravo placa NBD 6503.

ASSALTO NO CENTRO - DIEGO HENRIQUE E DIEGO ROSÁRIO (1) 345 X 398

Material recuperado pela Polícia

SOBRE O CRIME

Os Pais dos adolescentes que foram vítimas dos bandidos contaram que os garotos estavam saindo no portão da casa quando foram abordados, eles roubaram os aparelhos e depois saíram correndo. “Meu filho trabalhou muito em um lava-jato e foi juntando pouco a pouco o dinheiro para comprar o aparelho que custou cerca de R$ 800 reais”, lembrou a mãe de uma das vítimas.

De acordo com um dos Policias responsáveis pela ocorrência, ambos os suspeitos já tem passagem pela Polícia. “Eles serão levados para a Delegacia onde ficarão à disposição do delegado. Eles podem responder pelos crimes de direção perigosa e roubo a mão armada”, comentou o soldado Amaro.

Na sede da Companhia 182 nossa equipe entrevistou os suspeitos. Segundo Diego do Rosário ele veio do bairro Paulo Sexto em Belo Horizonte para buscar o amigo e ex-colega de trabalho para um churrasco que seria realizado em sua casa. Sobre o assalto, o rapaz passou a palavra ao Diego Henrique que preferiu não declarar nada sobre o assunto.

MIX DESTAQUE: Trabalharam nesta ocorrência o sargento Robson Medeiros e o soldado Amaro, além do apoio das viaturas comandadas pelos soldados Müller, Cardoso, Amarante e o sargento Moisés.

Atualizado dia 21 de maio às 08h06.