Inscrições para o Festival da Música Cristã de Guanhães terminam no dia 31 de julho

Festival vai distribuir R$ 8 mil reais em prêmios entre os cinco primeiros colocados

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Começou no dia 01 de junho e vai até o dia 31 de julho, as inscrições para o Festival da Música Cristã de Guanhães. O evento é uma iniciativa da Pastoral da Comunicação da Diocese de Guanhães e visa valorizar e reconhecer os talentos musicais em nível regional e nacional. O concurso contempla também os mais diversos gêneros e estilos musicais, valorizando e potencializando os novos talentos, dando-lhes visibilidade e assim estimulando a criação e difusão da música cristã. Outra proposta do festival é integrar as Igrejas cristãs na missão de evangelizar através da arte.

Nesta sétima edição o evento irá acontecer nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, na Praça da Catedral de São Miguel.

Assim como nas edições anteriores, 20 bandas serão selecionadas para o festival e 10 se classificam para a grande final, sendo as 05 primeiras colocadas contempladas com prêmios em dinheiro e troféu. Os organizadores vão distribuir R$ 8 mil reais em prêmios. O prêmio maior é de R$ 2.500,00 e o menor é de R$ 1.000,00 em dinheiro.

CLIQUE AQUI para ler o regulamento do evento.

Banda Sacro Santo, de Pedro Leopoldo, foi bicampeã do Festival em 2017

A Banda Sacro Santo utiliza o RAP para levar a palavra de Cristo em suas músicas, para eles o importante é fazer a boa nova chegar a todos os lugares, com ritmo e poesia, atingindo também as periferias. O grupo foi fundado pelo Ministro (Vanderlei Dias) em meados de 2002 e tem participação de Bruno Silva e Valentino Meira nos vocais, Gleydson “Té” e Tiago Magela nas guitarras, Josimar Arcanjo no baixo, Danilo na bateria e DJ Patão nas mixagens.

Zé Flávio & Vitor Júnior anunciam o fim da dupla após seis anos de parceria

Músicos alegam desgastes no relacionamento e revelam que vão seguir cantando em carreira solo  

Reportagem: Pacheco de Souza / Imagem Cláudio Magalhães

Zé Flávio & Vitor Júnior

Após seis anos de parceria, Zé Flávio & Vitor Júnior anunciam o fim da dupla formada em 2012. A decisão dos músicos foi tomada no último final de semana, mas só agora há pouco a notícia foi oficializada em uma live feita no facebook. Como o Zé Flávio era a primeira voz da dupla, ele seguirá em carreira solo e cumprirá a agenda de shows deste mês de julho.

De acordo com o sertanejo, no próximo mês de outubro ele fará um show no Café com Pimenta, no Distrito de Mocambeiro, onde irá lançar o seu novo projeto, agora em carreira solo. “Música é igual casamento, a diferença é que no casamento quase sempre tem briga na separação e no nosso caso não, somos amigos e vamos continuar o trabalho individualmente”, comentou Zé Flávio.

Vitor Júnior também revelou que não vai parar com a música. “Vou dar um tempo de quatro meses para focar nos estudos e para concluir a gravação de um material que já está em estúdio, breve eu volto anunciando as novidades”, frisou.

Sobre a separação a dupla informou que houve um desgaste no relacionamento e faltou acordo em alguns projetos, mas eles não entraram em detalhes alegando se tratar de assunto particular.

A história da dupla

Após seis anos de estrada a dupla gravou um CD autoral com 11 faixas, sendo, a música “Tô no Luxo”, uma das mais executadas nas emissoras de rádios da região.

A dupla também tem um site na internet, uma página no facebook e um canal no youtube que será reformulado após o fim da parceria. No portfólio da dupla estão registrados muitos shows em algumas cidades de Minas, participações em programas de Rádios e TVs, além das festas e de duas participações no Pedro Leopoldo Rodeio Show.

 

Obra da prefeitura causa transtorno a moradores de Lagoa de Santo Antônio

Reportagem: Ingryd Rodrigues / Fotos: Pacheco de Souza

Piso da casa de Patrícia está amarelo de tanta poeira

A prefeitura iniciou uma obra no bairro Lagoa de Santo Antônio, entre as ruas Aurélia Ribeiro e João Miguel Ribeiro, conhecido como Condomínio Lagoa de Santo Antônio, próximo ao Bar do Petisco.

Foi iniciado uma espécie de terraplanagem no local há três meses, entretanto, por alguma razão a obra foi interrompida.

A equipe do Mix Notícias, foi até o local e conversou com Patricia Cristina de Souza, ela mora bem próximo das obras, mas não soube dizer porque a obra parou. Ela disse que inicialmente a obra iria ser um campinho, mas ao conversar com o secretário de obras, ele contou que ali seria uma pracinha.

“Nada que fizer aqui vai me incomodar, não me interessa o que vão fazer aqui, o que me interessa são essas condições que eles deixaram, é isso que está causando transtorno.” afirma Patrícia reclamando da poeira que está acumulada na rua, bem na porta da sua casa.

Segundo a moradora, quando chove a poeira vira barro, e quando não chove incomoda e suja muito todas as casas. “O asfalto parece estrada de terra, não parece asfalto. O acesso da garagem que é branco está amarelo, não importa o quanto a gente limpe.” Diz Patrícia.

Outra moradora que também está passando muitos transtornos por causa desta obra inacabada é Vanessa Caroline Thomé: “Quando passa carreta o bicho pega, tem que ficar lavando todo dia, toda hora. A sujeira junta toda na casa da gente. O trem tá feio aqui em cima, quando vou tomar banho a água sai vermelhinha. Porque que começaram uma obra se não tem condições de terminar? Melhor era deixar do jeito que tava.”

A nossa equipe procurou a Prefeitura de Pedro Leopoldo e até o fechamento desta matéria não obtivemos respostas sobre o que vai ser feito no local, nem quando pretendem dar continuidade na obra. O Secretário Municipal de Obras conversou com a nossa equipe por telefone e prometeu uma medida paliativa, segundo o Engenheiro Wilson Marques, o local será molhado pelo menos três vezes por semana para apagar a poeira.

Anteriormente o local era usado por um morador para criação de cavalos e a prefeitura desapropriou a área para fazer a obra. Até uma espécie de horta comunitária também foi iniciada por moradores, mas a prefeitura não autorizou a sequência.

Veja algumas fotos do local

Mineração Lapa Vermelha investe em música e alcança resultados dentro e fora da empresa

Reportagem: Pacheco de Souza / Imagem: Cláudio Magalhães

Que a música tem o poder de transformar e melhorar o ambiente onde estamos não há dúvidas. No entanto, para os funcionários da Mineração Lapa Vermelha, após a criação de um Coral com 150 vozes, em sua grande maioria vozes masculinas, a mudança extrapolou os limites da fábrica e mudou a vida de famílias dentro de casa.

 

Em 2017, a Mineração Lapa Vermelha, localizada na Região Norte de Pedro Leopoldo, completou 50 anos e, para celebrar o aniversário, foi criado um Coral para fazer uma surpresa para os diretores, mas o projeto deu tão certo que os funcionários não pararam mais de cantar.

 

Assista ao vídeo abaixo e confira a entrevista completa

 

Congado abre a temporada de festa em honra a Nossa Senhora do Rosário e Santo Expedito em PL

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Quase 30 Bandas de Congado estavam presentes

Aproximadamente 25 Bandas de Congado abrilhantaram neste dia 01 de julho, a Festa em Honra ao Santo Expedito e Nossa Senhora do Rosário em Pedro Leopoldo. As celebrações aconteceram ao longo do domingo, no bairro Marieta Batista de Sales (Dom Camilo II), na Região Norte do Município.

As bandas de Pedro Leopoldo foram as anfitriãs e recepcionaram Guardas de Mariana, Sete Lagoas, Prudente de Morais, Juatuba, Vespasiano, Baldim e Piedade do Paraopeba. O Padre José Nogueira celebrou Missas pela manhã e também a noite na igreja de São José, local onde a festa aconteceu.

O Congado em Minas e no Brasil / Fonte: Wikipedia

O congado é uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira. Folguedo muito antigo, constitui-se em um bailado dramático com canto e música que recria a coroação de um rei do Congo. Trata basicamente de três temas em seu enredo: a vida de São Benedito; o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas; e a representação da luta de Carlos Magno contra as invasões mouras.

Embora tenha surgido em Pernambuco, o congado é mais praticado em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e Pará.

O Congado em Pedro Leopoldo

Em Pedro Leopoldo a festa ainda vai acontecer nos bairros de Santo Antônio, Dr. Lund, Magalhães, Santo Antônio da Barra, Vera Cruz de Minas, Lagoa de Santo Antônio, Fidalgo e Quinta do Sumidouro. O calendário da festa em Pedro Leopoldo é extenso e vai até setembro.

 

 

Morre em Vera Cruz de Minas, Dona Lourdes de Abreu

Nota de falecimento

Faleceu neste domingo, 01 de julho, Dona Lourdes Maria de Abreu Machado, esposa do Senhor Vicente de Souza Machado. O corpo está sendo velado em Vera Cruz de Minas, na Região Sul de Pedro Leopoldo e o sepultamento será nesta manhã às 10h00.

Dona Lourdes tinha 87 anos. Ela deixou três filhos: Vicente Jorge, Sérgio Lúcio e o Policial Militar, Sargento Celso Geraldo de Souza Machado. Além de 08 netos.

SERVIÇO

Comunicamos o falecimento de Dona Lourdes de Abreu Machado.

O velório esta acontecendo em Vera Cruz de Minas. O sepultamento será às 10h da manhã.

Dois indivíduos assaltam motoboy no centro de Capim Branco

Reportagem: Ingryd Rodrigues / Foto divulgada pela vitima

Dois homens numa motocicleta de cor escura assaltaram um motoboy no início da madrugada desta sexta-feira (29), na rua Antônio Dias Magalhães, no centro da cidade de Capim Branco. Os indivíduos levaram uma motocicleta Honda CG 150 placa OPG 9699.

Segundo a PM, os dois rapazes estavam armados, anunciaram o assalto após bloquear a passagem da vítima, que se assustou com a abordagem e caiu durante o assalto. A dupla fugiu em direção ao centro da cidade.

A polícia montou um bloqueio nas principais vias de acesso do município, mas até o fechamento dessa matéria, nem o veículo nem os assaltantes haviam sido localizados.

Quem tiver informações sobre o veículo pode ligar para o 190 ou para o Disque Denúncia Unificado da Polícia Civil e Militar, através do número 181.

 

Prefeitura inaugura Praça Poliesportiva em Mocambeiro

Evento será realizado no dia 06 de julho e marca a abertura do 1º Campeonato Municipal de Futsal

Reportagem: Pacheco de Souza

A população do Distrito de Mocambeiro, em Matozinhos, será contemplada com a inauguração da Praça Poliesportiva José Simão. A obra realizada pela Prefeitura Municipal será inaugurada no próximo dia 06 de julho, às 19 horas, à rua Vital Moreira, 377.

Segundo o governo municipal, no dia da inauguração será realizada a abertura do 1º Campeonato Municipal de Futsal de Mocambeiro.  A Prefeitura acrescentou que a Praça Poliesportiva foi totalmente revitalizada com a recuperação do alambrado, da quadra, dos banheiros, iluminação pela CEMIG, além de uma pista de skate construída para os amantes do esporte.

SERVIÇO

Inauguração Praça Poliesportiva José Simão

Rua Vital Moreira, 377 –

Distrito de Mocambeiro

Às 19 horas

 

 

Demorou, mas enfim a rua José Pereira da Silva foi asfaltada no Dom Camilo

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Rua José Pereira da Silva no Dom Camilo II / antes do asfalto

Há quatro anos, no dia 03 de julho de 2014, a nossa reportagem ouviu moradores da Rua José Pereira da Silva, entre os bairros Santa Tereza e Marieta Batista de Sales (Dom Camilo II), na Região Norte de Pedro Leopoldo. Na época, todos reclamavam da poeira e a falta de infraestrutura da rua.

Embora pequena, com aproximadamente 150 metros e com poucos moradores, a rua colecionava os mesmos problemas de grandes ruas de Pedro Leopoldo. Eram buracos, falta meio-fio, canalização da água pluvial, calçada e lixeiras, além da grande quantidade de poeira que afetava diretamente a população que sofre com alergia ou problemas respiratórios.

Quatro anos mais tarde

Rua José Pereira da Silva após o asfalto

Nesta terça-feira, 26 de junho, a reportagem do Mix Notícias voltou ao bairro e conversou com os moradores que, agora sim, comemoram a chegada do asfalto. “Lutamos tanto e enfim chegou. Há seis anos moro aqui e desde então sofríamos com a poeira, os buracos e o barro no período chuvoso”, comentou a moradora Célia Demétrio.

“Eu ficava prostrado de tanta poeira que o posto de saúde até mandava enfermeira para fazer a micro em mim, agora precisa colocar o meio-fio para o asfalto não dissolver”, acrescentou Vicente Alves dos Santos.

Nova Diretoria da ASEP toma posse em Pedro Leopoldo

Reportagem: Ingryd Rodrigues / Fotos: Pacheco de Souza

Na última quinta-feira (21), na parte da noite, aconteceu a solenidade de posse da nova Diretoria da Associação dos Engenheiros de Pedro Leopoldo (Asep). Os novos gestores ficam no cargo até 2020.

O prefeito Cristiano Marião, engenheiros de Pedro Leopoldo, autoridades políticas, estudantes e alguns vereadores, compareceram ao evento para prestigiar a solenidade de posse e participar de um delicioso coquetel.

A Asep é hoje uma das associações mais respeitadas da cidade de Pedro Leopoldo, com participação em vários conselhos municipais, como o Conselho Municipal de Políticas Urbanas (CPU), Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM), Conselho Patrimônio e alguns Conselhos Federais como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e Conselho Regional de Engenharia (CREA).

Membros da nova diretoria:

Presidente: Engenheiro Civil Juliano Reis Fagundes

Vice Presidente: Engenheiro Civil Roger Willian Rosa

Tesoureiro: Engenheiro Eletricista Rodrigo Pereira Andrade Pinto

Secretaria: Analista Ambiental Fernanda Maria Alves