Acontece amanhã o 1º seminário NASPEL em Pedro Leopoldo

Evento é realizado em comemoração ao Dia do Assistente Social e terá a participação de vários profissionais da cidade e região

Reportagem: Ingryd Rodrigues / imagem ilustrativa

Amanhã, 22 de maio, de 13 às 17 horas, será realizado o primeiro seminário do Núcleo de Assistência Social de Pedro Leopoldo e região, o NASPEL. Este núcleo existe desde setembro do ano passado e representa, além de Pedro Leopoldo, as cidades de Capim Branco, Matozinhos, Confins, Lagoa Santa e São José da Lapa. O evento será realizado no Salão Comunitário da Paróquia de São Nossa Senhora da Conceição, localizado na Praça Francisco Viana nº 26, centro de Pedro Leopoldo.

Segundo a Assistente Social, Cláudia Soares, este projeto é ligado ao Conselho Regional de Serviço Social e tem como intuito criar um espaço de articulação e organização da categoria. Este primeiro seminário, tem como tema  Assistente Social: Profissional Generalista e Seus Múltiplos Espaços de Atuação, e visa a comemoração do Dia do Assistente Social, que foi dia 15 de maio.

O evento contará com a presença de três palestrantes, todos são assistentes sociais, cada um com uma atuação especificação distinta. Na vertente assistência social, Andréa Brás, Assistente Social e Secretária de Desenvolvimento Social em Matozinhos, na vertente do judiciário, Regina Jordão,  Assistente Social no Judiciário de Pedro Leopoldo, e na vertente saúde, Andreza Fernandes, que é assistente social no CAPS1 de Lagoa Santa e especialista em Gestão de Políticas Públicas de Saúde e Intervenção Psicossocial no contexto de Políticas Públicas, além também de ser membro do CRESS.

A gestão organizadora convida a todos, assistentes sociais (atuantes e não atuantes), e estudantes da área, para comparecer. Serão emitidos certificados para os participantes do evento.

Mãe de moradora de Pedro Leopoldo, passa bem após transplante de coração

Reportagem: Ingryd Rodrigues/Imagem ilustrativa e foto concedida pela família

Neste último domingo, (13), dia das mães, uma mamãe lá de Jaíba, Norte de Minas, ganhou um presente muito especial: um coração. Nazaré Rodrigues Santos, lavradora, 58 anos, após um ano e meio de espera, conseguiu realizar o transplante.

Mãe de cinco filhos já adultos, Nazaré deixou o Norte de Minas, em 2016 e veio para capital em busca de uma solução para uma insuficiência cardíaca causada pela doença de chagas, que comprometeu gravemente o funcionamento das células do coração.

Decidiu então mudar-se para Pedro Leopoldo e morar com sua filha caçula, a dona de casa Solane Gonçalves dos Santos, 28, para buscar um tratamento. Segundo amigos e familiares, cerca de um mês atrás, Nazaré retornou à Jaíba pois afirmava estar se sentindo melhor, apesar de ainda ter algumas dificuldades para realizar tarefas de casa.

     Solane  Gonçalves e sua mãe Nazaré

A lavradora estava em casa no sábado, no Norte de Minas, quando recebeu a boa notícia. O novo coração veio de um jovem que morreu em um acidente de trânsito na Zona da Mata. Ela veio rapidamente para Belo Horizonte de carro, onde foi atendida pelo médico Paulo Henrique Nogueira da Costa no Hospital das Clínicas. Nazaré ainda está internada, mas segundo sua filha Solane, o transplante foi um sucesso, ela está muito bem e não pretende voltar para Jaíba por enquanto.

“Eu só queria agradecer a família do doador, ficamos muito gratas. Nós sabemos que é um momento difícil, e mesmo assim eles pensaram na doação. E agora ele será um pedacinho da gente também.” – afirma Solane.

Para se tornar um doador de órgãos, não é necessário deixar nada por escrito, você pode apenas conversar com seus familiares e deixar bem claro o seu desejo. Porém, eles sim, devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. No Brasil, cerca de 32 mil pessoas aguardam por um transplante de órgão, só em Minas Gerais, até o final do ano, passado eram 3.431 pessoas esperando.

Faça sua última boa ação, seja um doador de órgãos e salve a vida de outro ser humano.

 

Irmãos são presos com carro roubado, comprado por R$ 600

Reportagem: Pacheco de Souza / Imagem enviada pela PM

Um casal de irmãos, sendo o homem de 26 anos e a mulher de 25, foi preso na Zona Rural de Prudente de Morais, na noite desta quarta-feira (16/05), com um automóvel gol roubado. De acordo com a Polícia Militar, a dupla foi presa durante uma visita tranquilizadora realizada na região, além do casal um menor também foi apreendido, ele é suspeito de ter vendido o veículo ao casal por R$ 600,00 reais.

A Polícia Militar informou ainda que o veículo foi roubado no dia 09 de maio. O carro foi apreendido e os suspeitos conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para as providências de Polícia Judiciária.

Dia internacional da reciclagem: como empresas de pequeno porte podem aplicar a logística reversa

Especialista dá dicas de como desenvolver e adotar práticas sustentáveis de reutilização e descarte correto dos bens de consumo

Reportagem: Pacheco de Souza / Fonte: P+G Comunicação Integrada

A Escola Heitor Cláudio de Sales tem Muro Inteligente – espaço destinado a Coleta Seletiva de Pedro Leopoldo

Nesta quinta-feira, dia 17 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Reciclagem. Instituído pela UNESCO, a data lembra a importância social e ambiental de desenvolver ações que viabilizem a restituição dos resíduos sólidos, tornando-os matéria-prima novamente. No âmbito empresarial, o processo de reciclagem é incentivado e garantido pelas práticas de logística reversa que promovem a redução, reutilização, reciclagem ou descarte adequado na geração de resíduos, por parte dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.

Imprescindível para a estruturação de uma sociedade sustentável, o processo de logística reversa consiste em duas etapas básicas: coleta + reciclagem e reutilização. O conceito já é obrigatório em vários países e têm se difundido gradativamente entre as grandes indústrias dos mais diversos segmentos no mundo todo, mas pode ser aplicado também no dia a dia de empresas e instituições de pequeno porte. “O ser humano está cada vez mais consciente da necessidade de preservar recursos naturais e tem buscado consumir produtos de empresas preocupadas com a sustentabilidade e pós-consumo. É iminente que as empresas que não se tornarem responsáveis por todo o ciclo de vida útil de um produto, vão ficar para trás”, garante Nilo Cini Junior, presidente do Instituto de Logística Reversa – ILOG do Paraná, que atua desde 2016 auxiliando instituições de todos os portes a adotarem e desenvolverem práticas sustentáveis de produção.

O primeiro passo para a aplicação dos procedimentos em uma empresa é buscar desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis, com uma composição mais homogênea e com menor peso. Numa mesma embalagem podemos encontrar vários tipos de materiais o que torna mais difícil o processo de reciclagem e reuso. “É fundamental que as empresas enxerguem a logística reversa como parte integrante da empresa como um todo, desde as estratégias iniciais. Com processos bem estruturados desde sua origem, tornaremos o setor empresarial mais sustentável mais rapidamente ”, comenta o presidente do ILOG.

A segunda etapa essencial para o fechamento de um ciclo de vida sustentável para o produto é tornar as políticas de resíduos uma realidade, aprimorando-as e fazendo os ajustes necessários para que possam realmente serem cumpridas, com metas e programas bem definidos. “O fabricante deve definir sua estratégia para o recolhimento dos produtos e embalagens relacionadas a eles podendo desenvolver política própria e/ou aderindo a programas já existes que promovem a coleta em parcerias com catadores e cooperativas de materiais recicláveis, promovendo a correta destinação final dos resíduos. Desta maneira o insumo se torna novamente matéria-prima, reduzindo significativamente o impacto ambiental. No caso de importadores, distribuidores e comerciantes, são da mesma forma responsáveis e devemos procurar as sinergias entre os setores, o que certamente trará um melhor resultado em todos os sentidos”, detalha Nilo Cini Jr.

Vantagens da logística reversa

Além de representar um processo vital para o desenvolvimento sustentável do planeta, a logística reversa também é muito vantajosa do ponto de vista econômico. “Retirar os resíduos do meio ambiente e reintegrá-los ao ciclo produtivo garante uma redução significativa de custos com matéria-prima. Estas práticas melhoram, também, a imagem da empresa para o seu público e melhoram o relacionamento com os clientes, que se sentem mais satisfeitos em saber que estão consumindo de uma empresa preocupada com o meio ambiente. “A construção de uma sociedade consciente da sua responsabilidade com a natureza depende muito da postura da sociedade como um todo, é preciso educar, conscientizar, promover e realizar ações neste sentido por parte de todos os elos da cadeia, e iniciativas do setor empresarial como a logística reversa é um dos primeiros passos para isso”, completa Nilo Cini Junior.

Em Pedro Leopoldo, os “Muros Inteligentes” são grandes aliados da Associação de Catadores. Eles foram inaugurados pela Rede Comunitária em Ação (RECOA) em espaços públicos da cidade.

Saiba onde estão os Muros Inteligentes:

Posto de Saúde do bairro Ferreiras

Secretaria Municipal de Educação no bairro Magalhães

Escola Estadual Imaculada Conceição no centro da cidade

Escola Municipal José Elias da Costa no bairro Santo Antônio

Apae de Pedro Leopoldo, na Região do bairro São Geraldo

Escola Júlio César de Vasconcelos no bairro São Geraldo

Escola Municipal José Pedro Filho no Adélia Issa

Escola Municipal Raimundo Salvador no bairro da “Lua”

Escola Estadual Magno Claret Vieira em Lagoa Santo Antônio

Escola Municipal Heitor Cláudio Sales em Lagoa Santo Antônio

Escola Estadual Rui Barbosa no centro de Pedro Leopoldo

Escola Municipal Alice Lobato Martins, bairro Romero Carvalho

 

Sábado (19) acontece a 14ª Feira Literária da Escola Dona Jandirinha

Reportagem e foto: Pacheco de Souza / imagem de arquivo

Escola Dona Jandirinha Sales Joviano

No próximo sábado, 19 de maio, acontece a 14ª Feira Literária da Escola Municipal Dona Jandirinha Sales Joviano, no bairro Felipe Cláudio de Sales, na Região Norte de Pedro Leopoldo. O evento será de 08h00 às 11h00, na Praça Teodoro da Silva Ramos, em frente ao Supermercado Suprifort, localizado no Conjunto Adélia Issa.

Segundo os organizadores, na feira serão expostos os trabalhos confeccionados pelos alunos e ainda serão vendidos livros da literatura infantil. “Uma lição de cuidado e afeto”, é o tema deste ano.

Confira a agenda do evento:

08h30 – Abertura dos trabalhos com a Diretora Cynthia Alcione

08h45 – Música Trem Bala com alunos das professoras Cleunie e Roberta, 1º período

09h00 – Dança e música com alunos das professoras Valdirene e Regina, maternal e 1º período

09h15 – Teatro “A Margarida friorenta” com alunos das professoras Alessandra e Daniele, 2º período

09h30 – Dança e música com alunos da professora Andréa, 2º período

09h45 – Dança e música com alunos dos professores Christian e Sônia, 1º período

10h00 – Dramatização: A história do “Pássaro sem Cor” com alunos da professora Elaine, 1º período

10h15 – Teatro falando sobre “A descoberta da girafa”, e de número de dança, ambas as apresentações com alunos das professoras Cleunice e Karla

10h30 – Dança e música com alunos das professoras Carminha e Fabiana, turma do maternal

Festa da torcida BICA GALO estremece Pedro Leopoldo

Reportagem: Ingryd Rodrigues/ Fotos: Cláudio Magalhães

Neste último sábado, (12/05), aconteceu a quinta edição da GALO FEST, idealizada pela associação BICA GALO, a torcida organizada pedroleopoldense do time Clube Atlético Mineiro. A festa foi realizada no clube ADECI e cerca de 600 atleticanos marcaram presença – todos os ingressos foram vendidos.

O evento contou com diversas personalidades ilustres. Entre elas, Vanderley, ex-jogador do Atlético, que fez o famoso gol em que o goleiro Fábio (do Cruzeiro), estava de costas. E claro, não poderia faltar, o mascote da torcida: Galo Doido, que garantiu a alegria da criançada e também de muitos adultos ali presentes.

Com um buffet requintado, drinks variados e muita cerveja de qualidade e gelada, atleticanos de todas as idades se divertiram ao som das bandas Top Five e Funk You, além de sambar com a alegria contagiante da Bateria Camisa 13.

Atualmente o presidente da torcida é o empresário Emiliano Braga, o vice é o comentarista esportivo da rádio PLFM, Juliano Pato Roco, mas até fevereiro deste ano a presidente era a jornalista Fernanda Carina, e todos eles garantem: a próxima edição está por vir e será ainda melhor. A nova camisa da BICA GALO, foi lançada na festa e está à venda na padaria Jaques, corra para garantir a sua.

Clique aqui, para acessar nosso álbum no Facebook com as fotos que a nossa equipe fez no evento.

 

Talentos da Terra apresenta artistas regionais no PLRS 2018

Palco do Pedro Leopoldo Rodeio Show traz músicos locais de vários gêneros para a maior festa de rodeio de Minas Gerais

Reportagem: Pacheco de Souza

Zé Flávio & Vitor Júnior / Foto: Cláudio Magalhães

O Pedro Leopoldo Rodeio Show, que acontece entre os dias 8 e 16 de junho, no Parque de Exposições da cidade (Av. Rômulo Joviano, 163, Centro, Pedro Leopoldo/MG), terá um espaço inteiramente voltado para divulgar os talentos regionais. No palco Talentos da Terra, artistas de vários gêneros musicais mostrarão toda a sua habilidade para o público da melhor festa de peão do estado.

Tiago de Brito, organizador do evento, diz que é muito importante dar esse tipo de oportunidade para os músicos regionais. “É muito gratificante para nós dar a chance para esses artistas que estão batalhando para conquistarem espaço mostrarem seus trabalhos. Nós estamos abrindo uma porta para que eles possam, futuramente, ser uma das atrações principais”, completa.

Cantor Cacá Vieira

O palco receberá shows dos sertanejos Zé Paulo & Henrique, que abrirão o projeto no dia 08/06. No dia 09/06 é a vez de Marcos Júnior & Geraldinho trazer os melhores “modões” para o público, seguidos pelo grupo Aconxego, no dia 14/06, com muito samba e pagode.  Zé Flávio & Vítor Júnior sobem ao palco no dia 15/06 com mais sertanejo e, encerrando as apresentações do palco Talentos da Terra desta edição, no dia 16, tem muito pop rock com Cacá Vieira.

Os shows do Talentos da Terra acontecerão sempre antes das atrações principais, como Henrique & Juliano, Maiara & Maraisa, Bruno & Marrone, Alok, Jorge & Mateus, Cléber & Cauan, Anitta, Zé Neto & Cristiano, Léo Santana, Wesley Safadão, Marília Mendonça, Matheus & Kauan, Jefferson Morais, Simone & Simaria e Dj Samhara. Os ingressos para o Pedro Leopoldo Rodeio Show estão à venda em Belo Horizonte e região metropolitana nos quiosques da Central dos Eventos, na loja do Rodeio, localizada no Shopping Cine Marajá, em Pedro Leopoldo, na loja Elaine, em Matozinhos, ou pelo site www.plrs.com.br.

Serviço

Pedro Leopoldo Rodeio Show 2018

Atrações Principais: Henrique & Juliano, Maiara & Maraísa, Bruno & Marrone, Alok, Jorge & Mateus, Cléber & Cauan, Anita, Zé Neto & Cristiano, Léo Santana, Wesley Safadão, Marília Mendonça, Matheus & Kauan, Jefferson Morais, Simone & Simária e Dj Samhara

Atrações Camarote Ala Vip: Bonde de Tigrão, Tuca Fernandes, Delano, Chiclete com Banana e Então Brilha!

Atrações Camarote Fusion: Vitor Sobrinho, Orange Juice, Diego Ávila, Lucas Mendes, Samira Lima

Local: Parque de Exposições (Av. Rômulo Joviano, 163, Centro, Pedro Leopoldo/MG).

Data: De 08 a 16 de junho de 2018

 

Polícia apreende 05 quilos de maconha no Hibiscos e recupera carro roubado em Matozinhos

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto: Divulgação da PM

Duas pessoas foram presas no final da tarde desta segunda-feira (14), no Condomínio Hibiscos, localizado na rua das Orquídeas, no bairro Morada dos Hibiscos em Pedro Leopoldo. Segundo a Polícia Militar, foram apreendidos no local aproximadamente 05 quilos de maconha, 01 pedra bruta de crack, 01 fox prata tomado de assalto na cidade de Matozinhos, R$ 2.577,00 reais em dinheiro, balança de precisão, 01 gol envolvido na prática de crime e outros objetos relacionados ao crime de tráfico de drogas.

Ainda segundo a PM, após averiguar denúncia de tráfico de drogas na região e após intensas buscas e empenho dos militares envolvidos na Operação Policial, os policiais lograram ênxito em apreender os seguintes materiais. Todos os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de plantão de Vespasiano, local para onde também foram levados os suspeitos.

A ocorrência desta tarde mostra que nem tudo são flores no bairro Morada dos Hibiscos, o tráfico de drogas combatido pelos Policiais já preocupava os moradores do bairro e de bairros vizinhos, mas no local impera a lei do silêncio.

MIX DESTAQUE: Trabalharam nesta ocorrência: O Tenente Porto, Tenente Victor Santos, Aspirante Heverton, Sargento Luciano, Cabo Ledisson, Cabo Pimentel, Sargento Reinaldo Moreira, Cabo Moreira e Cabo Correa.

 

 

 

Polícia prende 03 suspeitos em Capim Branco com moto roubada em Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto Polícia Militar

Três suspeitos, sendo dois maiores e um menor de idade, foram presos na noite desta quinta-feira (10), na cidade de Capim Branco, com uma motocicleta Twister cor preta placa HDE 6896 furtada em Pedro Leopoldo. O crime foi praticado na Rua Joaquim Tomaz, no bairro Lagoa de Santo Antônio, no último dia 05 deste mês.

De acordo com a Polícia Militar, a prisão dos maiores e a apreensão do menor, aconteceu após a PM receber informações que um dos suspeitos estava transitando pelas ruas da cidade com uma motocicleta. Foi montada uma operação pela PM e o trio foi localizado em um imóvel do município. Além da motocicleta, na casa também foi encontrado o cano de descarga e a carenagem que já havia sido retirado da possante.

A motocicleta foi apreendida juntamente com as peças encontradas na casa. O trio foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Vespasiano.

MIX DESTAQUE: Trabalharam nesta ocorrência o Sargento Ronan, Cabo Salgueiro, Sargento Barbosa, Soldado Pires e Soldado Amorim.

 

Dafra roubada no bairro Lagoa é encontrada pela PM em Matozinhos

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto enviada pela vítima

A motocicleta Dafra placa PVW 2608 Next 250, tomada de assalto na última segunda-feira, 07 de maio, no bairro Lagoa de Santo Antônio, na Região Norte de Pedro Leopoldo, foi encontrada nesta noite por Militares da 11ª Companhia Independente de Pedro Leopoldo. De acordo com informações do Tenente Porto, o veículo foi localizado no bairro Presidente, na cidade de Matozinhos.

“A motocicleta está em uma área de difícil acesso, mas já conseguimos chegar até o local e constatamos que o veículo está em perfeito estado de conservação e trancado. Já fizemos contato como dono que esteve no local com a chave reserva”, contou o Militar.

Outra informação passada pelo Tenente Porto é que a sua equipe chegou ao local graças a uma denúncia anônima.

MIX DESTAQUE: Trabalharam nesta ocorrência o Tenente Porto, Sargento Luciano, Cabo Ledisson, Cabo Pimentel e os Soldados Bezerra e Denilson.