Polícia prende dois no Bom Jesus em Matozinhos e apreende arma de fogo

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto Polícia Militar 

Um homem de 21 anos foi preso na noite dessa sexta-feira, 06 de março, por volta das 19 horas, na Rua Equador, bairro Bom Jesus em Matozinhos. Segundo a Polícia Militar, o indivíduo é condenado por roubo e deveria estar cumprindo prisão domiciliar em Contagem. 

Ainda segundo a PM, durante as diligências outro homem, de 27 anos, também foi preso, este segundo suspeito estava em um veículo saveiro cor branca e com ele foi encontrado um revólver calibre 38, além de um pino de cocaína.

Ambos são suspeitos de atos criminosos praticados na região e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para as providência de Polícia Judiciária.

Nesta sexta tem show Brasileiríssimo II no bairro Lagoa Santo Antônio em Pedro Leopoldo

Evento faz parte da Agenda Cultural do II Festival de Luz Chico Xavier

Reportagem: Pacheco de Souza / imagem de arquivo

Maestrina Carol Malaquias

Pela primeira vez moradores do bairro Lagoa de Santo Antônio, na Região Norte de Pedro Leopoldo, recebem o show “Brasileiríssimo II”. O espetáculo foi inserido na Agenda Cultural do II Festival de Luz Chico Xavier e vai acontecer nesta sexta-feira, às 20h00, no Campo do Ideal Futebol Clube, localizado à rua Espirito Santo, próximo ao bar do Celso.

De acordo com a Maestrina Carol Malaquias, a Orquestra Cachoeira Grande e seus convidados vão apresentar sucessos da música brasileira, nos mais variados gêneros musicais: Milton Nascimento, Cazuza, Almir Sater, Vander Lee, Barão Vermelho, Baden Powell, Skank, Legião Urbana, Alceu Valença dentre outros.

O espetáculo será o mesmo apresentado no início deste ano durante as comemorações de aniversário da cidade. “O show começa com a participação de três corais. Em seguida a parte dos solos, quando os convidados cantarão uma música completa e a parte final do show, onde cantarão medleys temáticos em quartetos. Ao final, todos voltam ao palco para a música de encerramento”, informou Carol.

Os arranjos foram feitos especialmente para este show, pelos músicos: Marcelo Minal, Carol Malaquias, Paulo Rocha e Phill Rezende.

Participações: Coral Luiz Gonzaga, Coral Jovenzinhos de São Geraldo, Coral Infanto-Juvenil Luiz Gonzaga, Cacá Vieira, Fabíola Protzner, Luciene Lemos, Zicão, Maurinho Aguiar, Daniel

SERVIÇO

II Festival de Luz Chico Xavier apresenta:

Show “Brasileirissimo II” em Lagoa de Santo Antônio

Dia 06 de abril / 20 horas

Campo do Ideal Futebol Clube – rua Espírito Santo, em frente ao Bar do Celso

 

Empresários vão ao MP reclamar sobre o aumento do IPTU e outros tributos em Pedro Leopoldo

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Promotoria de Justiça de Pedro Leopoldo

Desde setembro de 2017, quando a maioria dos vereadores de Pedro Leopoldo votaram os polêmicos projetos de alteração de vencimentos de cargos de chefia, aumento de taxa de iluminação pública, ISSQN e o IPTU, o assunto não saiu da boca do povo. No entanto, com a chegada dos carnês do IPTU com vencimento para 10 de abril deste ano, a polêmica voltou às rodas de conversas e até foi parar na Promotoria de Justiça da cidade.

Na tarde dessa terça-feira, 03 de abril, por volta das 14 horas, a nossa equipe esteve na sede da Promotoria de Justiça de Pedro Leopoldo, onde um grupo de empresários, indignados com o aumento dos tributos municipais, foi buscar apoio representante do Ministério Público Estadual para sanar eventuais dúvidas sobre os projetos recém-aprovados pela Câmara Municipal.

Na reunião o promotor conversou com os empresários e deixou claro que não é pretensão do  MP “sentar na cadeira do prefeito”, no entanto, depois de ser provocado pela parte interessada, pode atuar no sentido de apurar se houve alguma ilegalidade na elaboração do Projeto de Lei e consequentemente na sua aprovação na Casa Legislativa Municipal.

A reportagem apurou ainda que, por enquanto, não haverá nenhuma ação do Ministério Público Estadual contra a Prefeitura de Pedro Leopoldo para apurar o assunto, isso só deve ocorrer após a parte interessada apresentar um abaixo-assinado dos moradores, além de outros documentos para o órgão ingressar com uma ação contra a Prefeitura Municipal para investigar o assunto.

CLIQUE AQUI e relembre como foi a votação para o aumento de tributos realizada ano passado.

Governo de Minas Gerais entrega Comenda da Paz Chico Xavier

Pela primeira vez a cerimônia foi realizada em Pedro Leopoldo, cidade natal do homenageado 

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto Carlos Alberto

O secretário de Estado de Cultura Angelo Oswaldo representou o governador Fernando Pimentel durante o evento

O Governo de Minas Gerais realizou, na manhã desta segunda (2), a cerimônia de entrega da Comenda da Paz Chico Xavier 2018. A solenidade aconteceu na Fazenda Modelo, na cidade de Pedro Leopoldo, Território Metropolitano, no exato dia em que Chico Xavier comemoraria 108 anos. O secretário de Estado de Cultura Angelo Oswaldo representou o governador Fernando Pimentel durante o evento.

Foi nas instalações da Fazenda Modelo onde Chico Xavier trabalhou durante alguns anos de sua vida. Ali também ele escreveu a obra “Paulo e Estevão”, em 1941. Durante a solenidade, esculturas felinas da artista visual Vânia Braga estavam em exposição no local. Músicos da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar e a dupla Tuila & Emerson interpretaram algumas músicas durante a cerimônia de homenagem.

Jhon Harley (Diretor-Presidente da Fundação Cultural Chico Xavier) foi um dos homenageados

A trajetória de Chico Xavier em busca da paz social e sua dedicação em prol da bondade foram destacadas pelo secretário Angelo Oswaldo. “Chico soube ser um mensageiro de sua transcendência. Ele nos ensinou a perceber essas dimensões. É com alegria que confraternizamos aqui hoje. Chico continua nos iluminando”, disse o secretário. “Estaremos sempre guiados por ele e com sua mensagem de luz. Isso nos traz a paz que todos necessitamos nesse cenário nacional e internacional conturbado”, completou.

O evento foi realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, da Câmara de Vereadores e da Fundação Cultural Chico Xavier. Onze pessoas e entidades receberam a homenagem, a saber: Mónica Sofia Pinto Henriques da Silva (promotora de Justiça), Jhon Harley M. Marques (Diretor-Presidente da Fundação Cultural Chico Xavier), Luiz Carlos Rocha de Paula (advogado), Maria Gertrudes Coelho (escritora), Marta Enes Cruvinel (professora), Monir Ali Saygli (professor); Associação Profissionalizante do Menor – ASSPROM, Centro Espírita Luiz Gonzaga, Fundação Percival Farquhar, Dalmir Francisco, Professor (in memoriam) e Jaques Albano da Costa, Empresário (in memoriam).

A Câmara de Vereadores da cidade também prestou sua homenagem, destinando sua Comenda Chico Xavier a três destinatários: Denis Aparecido Valério, Centro Espírita Bezerra de Menezes e ASCAPEL – Associação dos Catadores de Pedro Leopoldo. Também presente na cerimônia, o prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Elias, prestou seu tributo ao famoso médium. “Chico se voltou inteiramente a semear o bem e ser um instrumento de paz”, disse o prefeito.

COMENDA DA PAZ CHICO XAVIER

A Comenda da Paz Chico Xavier destina-se a homenagear pessoas físicas e jurídicas que se tenham destacado na promoção da paz, por meio de atividade relacionadas com o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas; contribuições literárias, artísticas e culturais; campanhas pacifistas; manifestos a favor do desarmamento e da defesa do cidadão; trabalhos que combatam a fome e a miséria; a geração de emprego e renda; a educação; ao fortalecimento da família; ao desenvolvimento espiritual da humanidade e as ações para promoção da dignidade humana.

Foi a primeira vez que a solenidade aconteceu na cidade natal de Chico Xavier. Por força da lei 22.446, as cidades de Pedro Leopoldo e Uberaba passam a revezar como sede da solenidade anual.

Confira a transmissão ao VIVO do evento via facebook

https://www.facebook.com/pacheco.desouza.9/videos/2143381425687044/

 

Mulher tem carro roubado no bairro Dr. Lund em Pedro Leopoldo

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Portal localizado na entrada de Dr. Lund

A esposa de um pastor evangélico teve o carro roubado no início da madrugada da última sexta-feira, 30 de março, no bairro Dr. Lund em Pedro Leopoldo. Segundo a PM, o crime foi por volta das 00h07, na rua Dr. Otávio Costa, próximo ao Portal localizado na entrada do bairro.

A Polícia informou que a vítima tem 38 anos e o carro levado pela dupla de assaltantes é um Fiat Uno de cor branca.. Os criminosos abandonaram o automóvel a poucos metros do local após bater em uma árvore.

A nossa equipe apurou que a vítima estava com a filha no carro, mas elas não se feriram. Mãe e filha estavam indo ao Ginásio do Ceppel levar objetos para alguns evangélicos que estão acampados na cidade. 

Feirinha volta no sábado (31), com piso novo na Praça da Estação e shows de artistas locais

Secretário de Cultura de Pedro Leopoldo, Daniel Costa, diz que já “trabalha para restaurar prédio da Casa da Cultura”

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Prédio deve ser restaurado por empresa especializada

Após uma pausa para implantação do piso na Praça da Estação, no centro de Pedro Leopoldo, a Feirinha de Comidas Típicas, Artes e Artesanato está de volta neste sábado de aleluia, 31 de março. O espaço que antes era de terra com uma camada de brita por cima, agora foi totalmente repaginado e oferece mais conforto aos usuários.

No próximo sábado terá show com Zicão e Tiago Teodoro. Os músicos vão se apresentar entre 17h e 22h.

SOBRE A FEIRINHA

Além de boa música, a Feirinha oferece um cardápio variado na praça de alimentação, incluindo o delicioso arroz temperado e o feijão tropeiro, além de outras variedades. Também é possível encontrar o acarajé, pão com carne, churrasquinho, cerveja e refrigerante. A cerveja artesanal produzida por empresários da cidade também tem espaço garantido na feirinha.

Outra novidade da feirinha são as barracas de artesanato, onde o consumidor encontra ótimas peças decorativas e inúmeras opções para presentes, tudo confeccionado por artesãos que tem um olhar e um gosto apurado pela arte.

RESTAURAÇÃO DA CASA DA CULTURA

“Depois que conseguimos a sessão de uso daquele espaço é que os projetos tiveram início e puderam dar andamento. Como o prédio da Estação é tombado pelo Patrimônio Histórico, nós estamos fazendo um processo licitatório para que uma empresa especializada em restauro e patrimônio possa fazer a obra”, comentou Daniel Costa – Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

Ainda segundo o secretário, o projeto de restauração do prédio da Casa da Cultura, localizado na Praça da Estação, irá contemplar a reforma completa do prédio, incluindo o telhado e também a instalação de novas lixeiras, enquanto isso, nos dias de evento serão colocadas lixeiras móveis.

Agência dos correios é assaltada em Pedro Leopoldo

Somadas as ocorrências de 2017 já são seis roubos cometidos na Agência Central da cidade

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Agência da rua Otoni Alves no centro de Pedro Leopoldo

Localizada à Rua Otoni Alves, a Agência Central dos Correios de Pedro Leopoldo foi assaltada na tarde desta quinta-feira, 29 de março. Segundo a Polícia Militar, o crime foi praticado por volta das 14h35. O assaltante estava armado e agiu sozinho, ele roubou certa quantia em dinheiro dos caixas, mas o valor não foi informado pela PM.

Somadas as ocorrências de 2017 já são seis roubos cometidos só nesta agência dos correios de Pedro Leopoldo, mas a empresa não comenta os crimes, por entender que o assunto está relacionado à segurança dos servidores e dos usuários da agência.

“Por se tratar de assunto relacionado a segurança, a Empresa não detalha estatísticas sobre as ocorrências de roubos/extravios de objetos postais, nem assaltos a agências. Tampouco, divulga informações relativas ao processo interno de segurança para não fragilizar as ações e preservar a integridade de seus funcionários”, diz uma nota enviada recentemente ao Portal Mix Notícias.

ROTA DE FUGA DO ASSALTANTE

Uma pessoa ouvida pela nossa reportagem informou que o ladrão fugiu sentido Rua Dr. Rocha em direção ao bairro São Geraldo. “O rapaz parecia ser menor e saiu correndo, ele carregava um embrulho semelhante a um ovo de páscoa”, contou a testemunha ouvida pela equipe Mix Notícias.

 

Mercearia é assaltada no bairro Lagoa Santo Antônio em Pedro Leopoldo

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Três assaltantes armados com faca roubaram na tarde desta quarta-feira (28) uma mercearia no bairro Lagoa de Santo Antônio, na Região Norte de Pedro Leopoldo. O crime foi por volta das 16h00, na rua Três, esquina com rua Rita Gregório Ribeiro, nas proximidades da Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales.

A nossa equipe conversou com o proprietário do estabelecimento comercial e ele informou que apenas a esposa estava na loja na hora do crime. Os ladrões roubaram cerca de R$ 70 reais em dinheiro, caixas de bombons e outras miudezas, além de um celular LG cores vermelho e preto.

Após o crime o trio subiu a rua Rita Gregório Ribeiro e desapareceu, eles podem ter se escondido em uma mata ou em algum imóvel suspeito.

A Polícia Militar compareceu ao local e fez um intenso rastreamento, usando viaturas e até o Helicóptero Pegasus, mas ninguém foi preso.

Imagens de uma empresa de segurança que faz o monitoramento nas ruas da região devem ser usadas pela Polícia Civil para tentar identificar os suspeitos.

Quem tiver alguma informação sobre o crime pode ligar para o 181 – Disque Denúncia Unificado da Polícia Civil e Militar.

Sindicato fará Assembleia com servidores da Educação nesta quarta (28) em Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza / imagem de arquivo

Pagamento das progressões, correção salarial e outras reivindicações são feitas pelos Servidores da Educação

O Sind-Ute convoca todos os trabalhadores em Educação para participarem da Assembleia Municipal nesta quarta-feira, 28 de março, em Pedro Leopoldo.  O evento será às 18 horas no auditório do Sinticomex, localizado à rua São Sebastião no centro da cidade.

De acordo com a nota divulgada pelos organizadores, durante o encontro serão discutidos  assuntos de grande relevância, dentre eles o acordo do pagamento da  Progressão e da correção salarial de 2016 a 2018.

Outra informação que consta no convite é que na assembleia serão tomadas importantes decisões antes da aprovação do Plano de Carreira dos Servidores que se encontra em tramitação na Câmara Municipal da cidade. “A sua participação fará a diferença nesta decisão. Compartilhe para todos os seus amigos profissionais da Educação”, diz a mensagem que está sendo compartilhada na rede social.

Paulinho da Farmácia, suplente de João Indiano, toma posse hoje na Câmara de Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza / imagem de arquivo

Paulinho da Farmácia e Vitor Penido

O suplente do vereador João Indiano, Paulinho da Farmácia, toma posse na noite desta segunda-feira, 26 de março, na Câmara Municipal de Pedro Leopoldo. A Mesa Diretora da Casa Legislativa marcou o início dos trabalhos para as 18 horas.

Paulo Ferreira Pinto tem 68 anos e já atuou como vereador de 2009 a 2012. Ele é casado com Olga Tadeu e tem dois filhos: Paulo Vitor e Isadora.

Paulinho informou que a cerimônia de posse será um ato simples em respeito ao falecimento do Indianinho, seu antecessor, e do ex-vereador Kal Sena.

Além de familiares, amigos próximos e lideranças comunitárias, foram convidados o Presidente Nacional do PHS, Marcelo Aro, ele é da mesma legenda de Paulinho, além do Prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, e o Deputado Estadual João Vitor Xavier, ambos são amigos do vereador há anos.