Vereadores de PL vão à histórica Conceição do Mato Dentro ouvir Ciro Gomes em Seminário da ACAM

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos – reprodução da internet

Cinco vereadores da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo viajaram até a histórica cidade de Conceição do Mato Dentro, no interior de Minas, para participar do II Seminário da Associação das Câmaras Municipais (ACAM). O evento foi realizado na noite dessa quinta-feira (22) e contou com palestra do presidenciável Ciro Gomes (PDT).

O ex-ministro do Governo Lula discursou por cerca de três horas sobre o tema: “Os desafios do Brasil e os reflexos nos municípios”. O evento teve a presença de deputados, prefeitos e dezenas de vereadores de várias cidades mineiras. De Pedro Leopoldo participaram o presidente da Câmara Municipal, vereador Geraldo Alves Andrade (Louro), Aziz José Ferreira, Antônio Carlos Magalhães (Toninho da Distribuidora), Leonardo Ribeiro (Leozão) e Eldir José Batista (Baixinho da Garagem).

Todos os vereadores viajaram de carro próprio, mas devem receber diárias para custear os gastos com a viagem.

A Associação das Câmaras Municipais e Vereadores (ACAM) foi criada em 2017.

 

Matozinhos cria seu próprio cartão para o Transporte Público e vale-transporte perderá a validade

A partir do dia 30 de abril o Vale-Transporte de papel não será mais aceito nos coletivos

Reportagem: Pacheco de Souza

A partir de 03 de março, a Prefeitura de Matozinhos traz para o transporte público uma grande transformação: vem aí o cartão MTZ Prático. Todas as linhas municipais passarão a utilizar o sistema de bilhete eletrônico e os usuários não precisarão andar com dinheiro no bolso. Mais facilidade e segurança para você!

A implantação do sistema de bilhetagem eletrônica é item exigido no contrato de Concessão do serviço de Transporte Público Coletivo do Município de Matozinhos, assinado no ano passado, sendo a empresa vencedora do processo a Viação Cota. O objetivo é melhorar a qualidade do serviço, otimizar o uso dos recursos e fiscalização, como também proporcionar mais segurança ao usuário, eliminando a transação monetária dentro do veículo.

Como funcionará

Serão duas modalidades do cartão: o MTZ Prático Cidadão e o MTZ Prático Vale-Transporte. O primeiro é destinado a todos os usuários do transporte público podendo ser identificado ou não, já o MTZ Prático Vale-Transporte é proposto aos trabalhadores que recebem o benefício de seus empregadores.

Para adquirir o MTZ Prático Cidadão serão disponibilizados, até o momento, dois postos de atendimentos para compra e recarga sendo:

Ótica Popular: Av. Caio Martins, nº61 – Centro (Edifício União)

Terminal da Viação Cota: Rua Canaã, nº40 – Florestal

O cartão será vendido a R$5,00 a unidade e as recargas também poderão ser realizadas pelo site www.mtzpratico.com.br, após solicitação.

Para que o seu cartão seja identificado é necessário apresentar o RG e CPF, e em caso de perda ou roubo do cartão identificado, os créditos poderão ser recuperados após o bloqueio.

O cartão MTZ Prático Vale-Transporte deverá ser solicitado pelo empregador à Viação Cota.    A partir de 30 de abril não valerá mais o Vale-Transporte de papel.  Fique atento! Nos próximos dias, será informada a data de início das vendas do MTZ Prático Cidadão e do MTZ Prático Vale-Transporte.

Trabalhador que morreu às 11h00 ainda aguarda remoção embaixo de chuva em Pedro Leopoldo

Familiares reclamam que faltou médico para atestar a morte no local para empresa funerária fazer a remoção do corpo

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto Fabrício

A reportagem do Portal Mix Notícias saiu há poucos instantes de uma oficina mecânica localizada na rodovia LMG-800, próximo ao Trevo da Precon em Pedro Leopoldo, onde um homem de 38 morreu nesta manhã após sofrer um mal súbito quando roçada a beira de um barranco. O corpo de Neilton Lopes da Silva ainda está no local aguardando o rabecão para fazer a remoção até o IML de Belo Horizonte.

De acordo com o proprietário da oficina mecânica, Pedro Duarte, a vítima estava morando de favor em um barraco ao lado do seu estabelecimento. “Ele estava em uma situação difícil e pediu para ficar aqui uns dias.  Eu estava mexendo com um caminhão lá embaixo quando ouvi o barulho e corri para ver o que havia acontecido”, contou. O mecânico revelou que Neilton roçava o mato na beira do barranco quando ele teve um ataque epilético e despencou da parte mais alta do barranco.

Ainda segundo Pedro ele ligou para o SAMU e foi orientando que essa não é área de atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O Corpo de Bombeiros enviou uma equipe ao local, mas a vítima já estava morta e não havia o que fazer. Pedro revelou que uma ambulância de Confins passava pelo local logo após a queda da vítima e o veículo foi parado por ele, no entanto, o homem e a mulher que estavam no veículo teriam informado que a vítima já estava morta e também não havia o que fazer.

“Eu achei muita falta de humanidade porque uma pessoa que falece às 11h30 e o corpo ainda está no local. Até o Salim Salema veio aqui e ligou para alguns médicos, mas eles negaram assinar o atestado de óbito”, comentou a irmã da vítima, Rosali Lopes da Silva, acrescentando que só após a presença do vice-prefeito de Pedro Leopoldo as coisas começaram andar.

Como o local é bastante escuro e está às margens da rodovia, uma viatura da Polícia Militar de Pedro Leopoldo está no local dando um suporte aos familiares.

Neilton Lopes era separado e deixa dois filhos de 12 e 18 anos.

A nossa equipe fez contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Confins e fomos informados que a Secretaria de Saúde só irá se pronunciar após a apuração dos fatos.

Atualizado às 20h30.

 

 

 

Homem é baleado após discussão no trânsito em Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto: reprodução da rede social

Um homem identificado como Sérgio Pardinho Silva, morador da rua José Viana Sobrinho no centro de Pedro Leopoldo, levou um tiro na perna direita no início da tarde desta quinta-feira (22). O caso aconteceu por volta das 13h20, na mesma rua onde a vítima mora. O homem estava a pé e voltava da escola dos filhos.

Segundo uma testemunha ouvida pela nossa equipe, o pedestre seguia para a casa quando um agente penitenciário manobrava o carro na rua, o automóvel ficou atravessado na frente da vítima que não gostou e partiu para cima do motorista com socos e xingamentos. Ainda de acordo com a testemunha, o motorista desembarcou do veículo com uma arma em punho e efetuou dois disparos.

Em depoimento à Polícia Militar o agente revelou que o primeiro disparo foi no chão, mas como ele ainda estava sendo agredido pela vítima foi necessário efetuar um disparo na perna para revidar a injusta agressão.

O agente penitenciário está com a documentação da arma em dia, mas ela foi apreendida para a realização da perícia. O agente foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil para os trabalhos de Polícia Judiciária.

Sérgio Pardinho Silva sofre de problemas saúde e toma remédios controlados, ele foi socorrido ao Pronto Atendimento de Pedro Leopoldo e posteriormente foi transferido para Belo Horizonte para atendimento especializado.

A ocorrência será encerrada na Delegacia de Polícia Civil de Pedro Leopoldo.

Agente Penitenciário de Matozinhos é assaltado em BH e bandidos levam o carro da vítima

Reportagem: Pacheco de Souza

Um agente penitenciário que trabalha no Presídio de Matozinhos teve o carro roubado na noite desta quarta-feira (21) em Belo Horizonte. A notícia foi divulgada por colegas da vitima nas redes sociais. “Acabaram de assaltar um colega nosso do sistema lá na Antônio Carlos, perto do Hospital Belo Horizonte e levaram carro palio prata PZW 5949“, contou um amigo no WhatsApp.

Ainda segundo a mensagem, os bandidos deram geral nele querendo saber se ele era policia.  O motorista e a esposa que também estava com ele no automóvel já estão em casa.

A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência.

Quem tiver alguma informação sobre o veículo gentileza informar a PM pelo telefone 190.

Nesta quinta (22) acontece a inauguração do Muro Inteligente da Escola Imaculada Conceição

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Aberturas feitas no muro por onde o morador deixa o material reciclado

Nesta quinta-feira (22) a Rede Recoa – Rede Comunitária em Ação, inaugura mais um Muro Inteligente em Pedro Leopoldo, desta vez será na Escola Estadual Imaculada Conceição, localizada à rua Amando Filho, 80, centro.

Segundo os organizadores, o evento vai começar às 10h25 e vai até 11h00, e contará com apresentação da Companhia Cósmica de Teatro com a peça: “A liga se liga recicla”.

Com a inauguração desta quinta a cidade passa a contar com nove Muros Inteligentes e até o segundo semestre deste ano serão um total de 14 unidades.

SOBRE OS MUROS

Os Muros Inteligentes são instalações com aberturas para o descarte de três tipos de recicláveis – papel, metal e plástico, eles são direcionados a um container para o armazenamento do material, que, posteriormente, será recolhido e reciclado pela ASCAPEL.

Recoa e Fundo Comunidade em Rede

O projeto é da Recoa (Rede Comunitária em Ação), criada em 2013 a partir do trabalho realizado pelo Fundo Comunidade em Rede, convênio mantido entre o Instituto Holcim e outras cinco fundações e institutos empresariais, integrantes do Bloco Brasil da RedEAmérica, com a Fundação Interamericana, organização autônoma do governo dos Estados Unidos. A Recoa é uma rede formada por 12 associações locais, e tem como objetivo fortalecer as organizações de base participantes e trabalhar com a conscientização e preservação ambiental.

O Projeto da RECOA tem o apoio da Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo através da Secretaria de Obras, Educação e Meio Ambiente.

RECOA NA RÁDIO ITATIAIA

A pedido da nossa equipe, o Jornalista Eduardo Costa, recebeu a equipe da Rede Recoa, ONG Lagoa Viva e ASCAPEL no programa Chamada Geral da Rádio Itatiaia na tarde desta quarta-feira (21). A entrevista foi ao vivo e durou cerca de 15 minutos. “A cidade mais limpa é a que menos se suja”, comentou o apresentador do programa ao convocar a população para apoiar a Coleta Seletiva. 

Arma de fogo é apreendida em acampamento de cigano no bairro Lagoa Santo Antônio

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Bairro Lagoa de Santo Antônio

Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira, 21 de fevereiro, no bairro Lagoa de Santo Antônio, Região Norte de Pedro Leopoldo, após a Polícia Militar localizar embaixo de uma cama de casal uma arma de fogo calibre 38 com seis munições. Segundo informações da Polícia, a ocorrência foi registrada em um acampamento de ciganos. A Polícia chegou ao acusado graças a uma denúncia anônima feita por uma pessoa da comunidade.

O acusado foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para os trabalhos de Polícia Judiciária.

MIX DESTAQUE: Trabalharam nesta ocorrência os Sargentos Cassemiro e Magela, além dos Cabos Rodrigo e Eder.

Padre Tadeu Oliveira assume a Paróquia São Sebastião em Pedro Leopoldo

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Dom Edson Oriolo preside Cerimônia de posse do Padre Tadeu Oliveira

Em cerimônia presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiciose de Belo Horizonte, Dom Edson José Oriolo dos Santos, o Padre TADEU OLIVEIRA SANTOS PORTO, foi oficialmente empossado na noite desta terça-feira (20) como Administrador Paroquial da Paróquia de São Sebastião, localizada no centro de Pedro Leopoldo.

A Santa Missa contou com a participação da comunidade local e convidados da cidade Betim, Paróquia São Francisco de Assis, onde Padre Tadeu trabalhou por quase oito anos. Padres de outras paróquias da região também foram convidados para a celebração.

Padres de outras Paróquias foram convidados para a Solenidade

Durante a Santa Missa o Grupo de Jovens da Paróquia São Sebastião fez uma linda homenagem para recepcionar o sacerdote. “Fico muito feliz com a homenagem e mais ainda ao saber que ela vem com muitos corações”, agradeceu.

“Eu tenho muitos defeitos e me considero bastante nervosinho, de pavio curto e para pegar fogo basta dois minutos”, brincou o Padre Tadeu acrescentando que as suas qualidades os paroquianos vão conhecendo ao longo da caminhada de fé.

Dom Edson José Oriolo dos Santos e o Padre TADEU OLIVEIRA

Padre Tadeu Oliveira também fez questão de deixar uma palavra de gratidão ao povo betinense. “Cheguei à Paróquia São Francisco de Assis muito fragmentado e ferido, mas a comunidade me ajudou enfrentar as dificuldades e, por isso, serei eternamente grato por tudo que fizeram”, frisou.

SOBRE MUDANÇAS

“Eu não quero destruir nada que já existe há 52 anos aqui na Paróquia São Sebastião, quero apenas ver o que precisa ser melhorado e que possamos fazer isso juntos”, garantiu o novo administrador da Paróquia.

SOBRE PADRE TADEU OLIVEIRA

O religioso tem 11 anos de Ordenação Sacerdotal. Ele nasceu na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Estado da Bahia. Já trabalhou nas cidades de Campina Verde, Contagem, Belo Horizonte e Betim, todas cidades mineiras.

Aguarde edição das fotos para a galeria!

Vereador Marcus Marinho consegue ônibus para levar ex-funcionários da Fábrica de Tecidos ao TJ/MG

Trabalhadores da Massa Falida Companhia Industrial Belo Horizonte revelam que ainda restam 40% de acerto a receber e não há um posicionamento sobre quando o dinheiro vai sair

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Ex-funcionária da Massa Falida da Companhia Industrial Belo Horizonte, Luciana Ferreira, moradora da cidade de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está convocando os trabalhadores da antiga fábrica de tecidos de Pedro Leopoldo e da Região Metropolitana de Belo Horizonte, para uma visita ao Tribunal de Justiça de Minas nesta quarta-feira (21). Os trabalhadores querem respostas sobre os processos em tramitação e sobre quando vão receber o restante do dinheiro , segundo eles, já depositado em uma conta judicial. CLIQUE AQUI para ler mais informações sobre o assunto.

Vereador Marcus Marinho

Ônibus para os trabalhadores saindo de Pedro Leopoldo

A pedido da nossa reportagem, o vereador de Pedro Leopoldo, Dr. Marcus Marinho, sensibilizado com os trabalhadores da antiga fábrica de tecidos da cidade, está disponibilizando um ônibus para levar os interessados até a Capital Mineira nesta quarta-feira (21).

O coletivo vai sair da Praça da Prefeitura de Pedro Leopoldo às 12h30.

Os interessados devem fazer contato com Luciana Ferreira para mais informações (31) 98654-7616 ou 3625-9560.

 

 

Virou rotina: Correios e Cartório são assaltados em Pedro Leopoldo

Reportagem e foto: Pacheco de Souza / imagem de arquivo

Arrombada por bandidos no centro de Pedro Leopoldo

A Agência dos Correios, localizada à rua Otoni Alves no centro de Pedro Leopoldo, foi assaltada por um homem armado na tarde desta segunda-feira, 19 de fevereiro. O bandido agiu sozinho e fugiu logo após o crime, o valor levado da agência não foi informado.

Assaltos desta natureza nas agências dos Correios de Pedro Leopoldo tem se tornado comum, só em 2017, com base nas reportagens apuradas pela nossa equipe, foram registradas quatro ocorrências de assaltos, sem contar os arrombamentos.

A direção da empresa não comenta os crimes, por entender que o assunto está relacionado à segurança dos servidores e dos usuários da agência. Veja o que diz uma nota enviada ao MIX NOTÍCIAS recentemente: “Por se tratar de assunto relacionado a segurança, a Empresa não detalha estatísticas sobre as ocorrências de roubos/extravios de objetos postais, nem assaltos a agências. Tampouco, divulga informações relativas ao processo interno de segurança para não fragilizar as ações e preservar a integridade de seus funcionários”.

O crime praticado nesta segunda-feira (19) será apurado pela Polícia Federal. vale ressaltar que a Agência de Pedro Leopoldo possui circuito interno de TV e as imagens podem ajudar na apuração do caso.

ASSALTO AO CARTÓRIO DE FIDALGO

Na ultima sexta-feira (16) funcionários do Cartório de Fidalgo foram amarrados por bandidos durante um assalto ocorrido na região. O crime aconteceu na parte da tarde e os bandidos fugiram levando um carro e objetos pessoais. As vítimas foram libertadas por um morador do bairro que encontrou as chaves do estabelecimento jogadas na rua e abriu a porta para libertar os funcionários que estavam amarrados no banheiro.

O carro roubado foi localizado pela Polícia Militar abandonado em um bairro de Matozinhos, mas os criminosos não foram localizados.

MAIS ASSALTO EM FIDALGO

Na manhã desta segunda-feira (19) vários trabalhadores foram assaltados em um ponto de ônibus de Fidalgo. Segundo uma testemunha, todas as vítimas estavam aguardando o coletivo para ir trabalhar. O crime aconteceu por volta das 06h00.