0800 criado para serviços de Iluminação Pública em Pedro Leopoldo completou 03 anos

 

 

Muitos moradores da cidade ainda desconhecem os serviços e preferem buscar outras fontes para resolver os problemas com ruas escuras   

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Troca de lâmpadas agora é com a Prefeitura

“Muito boa noite Antônio Carlos, gostaria de sua ajuda para solicitar junto a prefeitura, a troca de duas lâmpadas queimadas na Rua Cláudio Rodrigues Lopes em frente ao número 50. Já tem 3 dias que a rua está escura e o perigo é grande”, comentou um morador do bairro Lagoa de Santo Antônio em mensagem enviada noite passada ao vereador Toninho da Distribuidora.

Em fevereiro de 2015, a Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo aderiu ao pregão 001/2014 realizado pela Agência Metropolitana de Belo Horizonte e os serviços de iluminação pública passaram a ser solicitados através do número 0800.666.2001, no entanto, a mensagem do morador de Lagoa de Santo Antônio revela que muitos ainda desconhecem o serviço.

A adesão de Pedro Leopoldo ao serviço atende a Resolução Normativa nº 414, de 15 de setembro de 2010, com base no art. 218, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que, transferiu para os municípios a responsabilidade de alguns serviços referentes à iluminação pública.

Com relação à reclamação feita pelo morador da rua Cláudio Rodrigues Lopes, a nossa equipe já fez a solicitação junto a empresa responsável e ela pediu até cinco dias úteis para solucionar o problema.

O serviço de 0800 funciona de segunda a sábado, de 08h00 às 20h00.

SERVIÇOS FEITOS PELA PREFEITURA

Trocas de lâmpadas queimadas; Trocas de lâmpadas quebradas; Trocas de lâmpadas piscando e Manutenção de lâmpadas acesas durante o dia.

Outros serviços continuarão a ser atendidos pela Concessionária de Energia Elétrica – CEMIG através do número 116, exemplo:

Falta de energia;Poste caído; Fio partido; Ligação nova de energia; Religação de energia; Segunda via de conta ou Reclamação de conta/fatura.

Dia Internacional da Mulher ainda marca muita luta contra abusos

Por Rogério Cury

Em 2018, o 8 de março – Dia Internacional da Mulher – ocorre em meio a um movimento global sem precedentes por direitos, igualdade e justiça. Nesses últimos anos, o assédio sexual e moral, violência e discriminação contra as mulheres capturaram as atenções e o discurso público, com crescente determinação em favor da mudança. Neste sentido, pessoas do mundo todo tem se mobilizado por um futuro mais igualitário, por meio de protestos e campanhas globais de valorização feminina.

Ainda que o Dia Internacional da Mulher seja sempre uma oportunidade para lembrar a necessidade de transformação dessas intenções em medidas concretas para a igualdade e consequentemente para o empoderamento das mulheres, é preciso ter em mente como prioridade o tratamento sobre as questões básicas daquilo que contribui para esse cenário, e que co­la­bo­ram pa­ra o al­to ín­di­ce do cri­me de fe­mi­ni­cí­dio.

Fe­mi­ni­cí­dio ou sim­ples­men­te ho­mi­cí­dio de mu­lhe­res, acontece quan­do o cri­me en­vol­ve dis­cri­mi­na­ção à con­di­ção de mu­lher e vi­o­lên­cia do­més­ti­ca e fa­mi­liar. Hu­mi­lha­ção e me­nos­pre­zo a sim­ples con­di­ção de ser mu­lher. In­fe­liz­men­te exis­te!

A lei 13.104/2015, al­te­ra o art. 121 do De­cre­to-Lei no 2.848, de 7 de de­zem­bro de 1940 – Có­di­go Pe­nal, pa­ra pre­ver o fe­mi­ni­cí­dio co­mo cir­cun­stân­cia qua­li­fi­ca­do­ra do cri­me de ho­mi­cí­dio, e o art. 1o da Lei no 8.072, de 25 de ju­lho de 1990, pa­ra in­clu­ir o fe­mi­ni­cí­dio no rol dos cri­mes he­di­on­dos.

A criação da Lei Maria da Penha, por exemplo, é bastante positiva à medida que traz luz e uma atenção especial acerca de uma problemática que, infelizmente, ainda é bastante comum, trazendo maior segurança e vigilância nos casos de violência doméstica e familiar. Evidente que ainda são necessários avanços e aprimoramentos

Mais do que física, a violência abrange abusos sexuais, psicológicos, morais e patrimoniais entre vítima e agressor – que não precisa, necessariamente, ser cônjuge, bastando que tenha algum tipo de relação afetiva.

Muitas de nossas diretrizes ainda são conseqüências de um caráter cultural ultrapassado, mantendo raízes que reforçavam a violência de gênero, a força masculina e a hierarquia patriarcal conservadora.

Ou seja, é necessário que se estabeleça de fato, uma ‘luta’ contra essa cultura, que tra­ta a mu­lher de forma equivocada, incluindo um incremento nos in­ves­ti­men­tos e po­lí­ti­cas públicas além de atualizações nas atuais leis protetivas à mulher, incluindo a disseminação de Leis e Projetos de Leis que visam o tratamento desses agressores e a diminuição ou o extermínio dos casos de reincidência da prática desses tipos de crimes.

Segundo últimos dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde a taxa de feminicídio no Brasil é de 4,8 para 100 mil mulheres. O Mapa da Violência sobre homicídios entre o público feminino mostrou que o número de assassinatos de mulheres negras ou pardas cresceu 54% nos últimos anos. O mapa traz ainda a informação de que o número de estupros ultrapassa 500 mil por ano; e nos casos de assassinatos, 55,3% foram cometidos no ambiente doméstico, sendo 33,2% dos assassinatos, cometidos por parceiros ou ex-parceiros.

Mesmo com a promoção de diversas campanhas, inclusive em esfera Federal, para o enfrentamento à violência contra as mulheres, como a Campanha Justiça pela Paz em Casa (que foi criada em 2015 – destinada à promoção de uma melhor prestação jurisdicional, num esforço concentrado no julgamento de casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres), o que vivemos em nosso país, ainda são números muito significativos de violência, e de reincidência, que ainda mantém o Brasil na quinta posição entre os mais violentos contra o sexo feminino no mundo.

Precisamos de uma melhor estrutura de cumprimento para atender de maneira mais abrangente e eficaz à mulher, de forma que ela se sinta mais segura em denunciar a violência e ter bons motivos para comemorar.

Rogério Cury é especialista em Direito e Processo Penal, sócio do escritório Cury & Cury Sociedade de Advogados e autor de diversas obras para Concursos Públicos.

 

Caminhão da Copasa é flagrado “despejando lixo” próximo à Capela do Rosário no Magalhães

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Um caminhão que presta serviços para a Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais foi flagrado por moradores despejando lixo em uma área urbana de Pedro Leopoldo. Embora a imagem não mostre, duas testemunhas afirmam ter visto o veículo sair de um terreno localizado atrás da Capela do Rosário, no bairro Magalhães. O flagrante foi registrado na tarde da última segunda-feira (26).

A reportagem do Mix Notícias esteve no local e percebeu que o local funciona como uma espécie de bota fora. Um morador que acompanhou a reportagem informou que todo lixo descartado no local é empurrado barranco a baixo por uma máquina.

A área usada para o descarte irregular fica no alto do bairro Magalhães, na saída para a região das Fazendas dos Matos e Pimentel.

Uma moradora do bairro informou que o lixo jogado no local é trazido de longe, ou seja, da própria área rural, centro da cidade e até por prestadores de serviços públicos e empresas privadas.

Copasa informou que descartava lixo orgânico com autorização da Prefeitura

Olho vivo para combater crime ambiental

Para tentar dar um basta neste descarte irregular de lixo alguns moradores se uniram e vão fazer uma espécie de “olho vivo” no bairro, eles vão filmar as irregularidades e enviar as imagens ao Ministério Público Estadual para as providências que o caso requer.

Posicionamento da Copasa sobre o descarte de lixo

A Copasa esclarece que, no final da tarde desta segunda-feira (26/02), um caminhão da Companhia fez destinação de material orgânico em terreno da Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, com a devida autorização da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. O material foi retirado de poda e capina.

A prefeitura

Procurada pela reportagem a Prefeitura de Pedro Leopoldo nega ter autorizado o descarte de lixo no local.

Motorista de BH é preso com arma de fogo na MG-424 pela Polícia Militar

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto Polícia Militar

Um motorista de Belo Horizonte, de 35 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira, 02 de março, com uma pistola calibre .22 carregada com sete cartuchos intactos. O homem trafegava em alta velocidade pela rodovia MG-424 sentido Sete Lagoas/Belo Horizonte exibindo a arma de fogo para os demais usuários da via. O fato aconteceu por volta das 06h30.

A Polícia Militar montou um cerco e bloqueio para interceptar o veículo, logrando êxito quando o motorista chegou nas proximidades do Trevo da Holcim. 0 condutor preso por porte ilegal de arma de fogo e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Pedro Leopoldo.

De acordo com a PM, o homem estava em uma pick-up Fiat Strada placa GYM 3495 que acabou sendo apreendida pela Polícia e encaminhada ao pátio credenciado. Além da arma e o veículo, os Policiais encontraram ainda um canivete e um carregador com o acusado, tudo foi apreendido pela PM.

Ainda segundo a Polícia Militar, o suspeito preso não tem passagens pela Polícia, apenas uma ocorrência de trânsito.

 

Polícia Militar e Guarda Municipal atuam juntas em Fidalgo e Quinta do Sumidouro

Operações realizadas nesta semana são frutos das demandas levantadas por moradores 

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos divulgação

Após reunião com moradores de Fidalgo e Quinta do Sumidouro, no último sábado (24/02), a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal de Pedro Leopoldo estão trabalhando em conjunto contra o crime na região. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública, várias operações já foram realizadas, tais como:  operação presença, visitas tranquilizadoras e blitz. “A prevenção é o princípio reitor dessas ações. A finalidade é abordar suspeitos e resgatar a sensação de segurança dos moradores ao promover ambientes seguros nesses bairros”, comentou o Secretário Coronel Alberto Luiz ao avaliar essa primeira semana de trabalho das Forças Policiais.

“As ações serão incrementadas em horários diferenciados durante o dia e à noite. No final deste mês nova reunião será realizada para avaliar os trabalhos. A população está sendo orientada a criar a Rede de Vizinhos Protegidos com o apoio e suporte de atendimento das duas Instituições de Segurança, a fim de possibilitar as orientações de segurança e troca de informações que levem a Polícia prender criminosos”, finalizou o Coronel.

O comandante do pelotão responsável pelo policiamento na região pede a colaboração da população fazendo denúncias e registrando as ocorrências. “Percebemos que os dados que temos na Companhia da PM são diferentes dos apresentados pela população, isso ocorre porque as pessoas não estão registrando as ocorrências de crimes ocorridos nos bairros, criando o que nós chamamos de cifra negra”, frisou o Tenente Victor.

Ainda de acordo com o Tenente, a comunidade está sendo orientada quanto a criação da Rede de Vizinhos Protegidos e, por outro lado, a Polícia Militar está implementando ações na região com patrulhas nas portas das escolas, blitz e identificação de pessoas suspeitas.

https://www.facebook.com/pacheco.desouza.9/videos/2088809781144209/

Suspeitos de matar idoso de 92 anos em Ferreiras serão apresentados à imprensa nesta sexta (02)

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Delegacia de Pedro Leopoldo

Estão presos há uma semana os principais suspeitos pela morte do Senhor Rubens José Ferreira, de 92 anos, assassinado após um assalto no bairro de Ferreiras, na Região Sul de Pedro Leopoldo. O crime de latrocínio, roubo seguido de morte, aconteceu no dia 05 de fevereiro passado e causou revolta nos moradores da cidade. Os acusados serão apresentados nesta sexta-feira, 02 de março, às 10h, na Delegacia de Polícia Civil de Pedro Leopoldo.

A prisão dos acusados é resultado de um minucioso trabalho feito pela equipe de Inteligência da Polícia Civil de Pedro Leopoldo. “Todas as etapas das diligências foram mantidas sob total sigilo para não comprometer as investigações”, comentou o Coronel Alberto Luiz – Secretário Municipal de Segurança Pública, acrescentando que fez questão de reunir com os delegados e equipe de investigação para acompanhar o andamento do inquérito policial.

SOBRE O CRIME

No dia do crime, o idoso foi encontrado pelo próprio filho, por volta das 19 horas, caído no chão e já sem vida. Ele estava com os pés, as mãos, pescoço e boca amarrados com um pano. A vítima foi amordaçada pelos assaltantes que roubaram um aparelho de TV, som e um equipamento receptor da sky na casa ao lado da sua. O idoso estava sozinho, no intervalo entre 16h e 19h, já que o filho estava resolvendo assuntos pessoais no centro da cidade.

Tático Móvel prende suspeito de aterrorizar moradores do Donato em Pedro Leopoldo

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Equipes do Tático Móvel da 11ª Companhia Independente prenderam um homem com mandado de prisão em aberto na tarde desta terça-feira, 27 de fevereiro. A ocorrência foi por volta das 15h30, na rua João Teodoro da Silva, no bairro Donato em Pedro Leopoldo.

“O suspeito preso e outros comparsas estariam determinando toque de recolher no bairro e aterrorizando pessoas de bem. Durante uma Operação Policial na região abordamos sete pessoas e um deles, um jovem de 25 anos, foi preso porque estava com mandado de prisão em aberto”, informou um dos Policiais que estava na ocorrência.

Ainda de acordo com a Polícia o homem preso já tem passagens por tráfico de drogas e homicídio.

MIX DESTAQUE: Trabalharam nesta ocorrência o Tenente Porto, Sargento Moreira, Cabo Correa e Cabo Moreira.

 

Arma de Guerra é localizada pela Polícia Militar no Teotônio Batista de Freitas em Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto divulgação

Na noite da última sexta-feira (23) a Polícia Militar de Pedro Leopoldo realizou várias operações policiais em diferentes bairros da cidade, o objetivo, segundo a Corporação, é devolver aos moradores a sensação de segurança almejada por todos.

Em uma das “Batidas Policiais” realizada na rua G, bairro Teotônio Batista de Freitas, na Região Norte do Município, foi encontrado um FUZIL 7.62, a arma de guerra estava com um suspeito que fugiu ao ver a viatura policial e abandonou um saco na via pública.

O fuzil foi apreendido e entregue na Delegacia de plantão na cidade de Vespasiano.

Quem tiver alguma informação sobre o suspeito que evadiu pode fazer Denúncia Anônima pelo 181 – Disque Denúncia Unificado da Polícia Civil e Militar.

Arma de fogo é apreendida pela Polícia Militar em Vera Cruz de Minas

Reportagem: Pacheco de Souza / imagem digulvação

Na noite da última sexta-feira (23) Policiais da 11ª Companhia Independente de Pedro Leopoldo apreenderam na Rua São Sebastião, bairro Vera Cruz de Minas, Região Sul do Município,  01 revólver calibre 38 com cinco munições. Os Militares chegaram ao local graças a uma denúncia anônima feita pela população.

“Recebemos uma denúncia anônima que indivíduos estavam em um veículo efetuando disparos com arma de fogo em via pública, prontamente deslocamos para o local e iniciamos uma batida policial. Durante a operação visualizamos um suspeito que evadiu correndo e adentrou em uma mata dispensado um revólver calibre 38 com cinco munições, dinheiro e drogas”, informou a Polícia Militar em nota enviada à imprensa nesta segunda (26).

De acordo com a corporação o suspeito não foi localizado, mas a arma de fogo e os materiais apreendidos foram entregues na Delegacia de Plantão de Vespasiano.

 

Secretário de Segurança de PL reúne com a PM propondo ações que aumente a segurança local

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos Divulgação 

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (23) uma reunião entre o Secretário de Segurança Pública de Pedro Leopoldo, Coronel Alberto Luiz, o Comandante da Companhia Independente da PM, Major Rodrigues e o Comandante de Pelotões, Tenente Victor. Segundo o Coronel Alberto, “a conversa passou pelo pedido da divulgação de ações exitosas que resultaram em prisões de criminosos autores de alguns crimes contra o patrimônio já divulgados pela imprensa local, bem como, as apreensões de armas de fogo que vem sendo retiradas de circulação pela corporação”, disse.

Ainda de acordo com o Secretário de Segurança Pública de Pedro Leopoldo, os oficiais da PM também trataram de um planejamento para ações que serão realizadas em conjunto, ou seja, operações feitas pela Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e outros órgãos de segurança pública com a finalidade resgatar a sensação de segurança pública municipal.

Reunião sobre segurança em Fidalgo

Na tarde deste sábado (24), às 16 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, será realizada uma reunião com moradores de Fidalgo e Quinta do Sumidouro. A Polícia Militar e o Secretário de Segurança Pública estarão presentes, além de vereadores e lideranças locais. A Polícia Militar vai apresentar propostas de segurança pública e ouvir sugestões dos moradores.