Prefeitos da Grande BH querem barrar transferência de voos de Confins para a Pampulha

Reunião sobre o tema acontece nesta tarde em Belo Horizonte

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

A AV Norte – Associação dos Desenvolvedores do Vetor Norte realiza neste momento, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, reunião para discutir ações contra a retomada de voos comerciais no Aeroporto da Pampulha. A reunião começou às 14h e vai até 18h.

Nesta ocasião estão sendo colhidas assinaturas de prefeitos dos 13 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Calcário (CISREC) e de entidades, para um manifesto contrário à mudança, que será entregue a toda a bancada de deputados e senadores mineiros, durante caravana à Brasília nesta quarta-feira (22).

Além dos prefeitos, também estão presentes empresários da região e vereadores das cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Se a transferência de fato se confirmar, cerca de 600 pessoas que trabalham em Confins podem perder o emprego”, disse Geraldo Louro – presidente da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo em entrevista há pouco na Rádio PL FM. 

Agenda Apae 2018 já está nos pontos de venda

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

O cantor Isaias Clemente levou uma agenda para Matozinhos

Foi regado a boa música, ao som do cantor Isaias Clemente, que aconteceu o lançamento da 22º edição da Agenda Apae 2018. O evento foi na última quinta-feira (16) no Restaurante Rogério’s, localizado à Rua Comendador Antônio Alves, no centro de Pedro Leopoldo.

Autoridades políticas e empresários prestigiaram o evento, além da presença da equipe da Rádio PL FM e Portal Mix Notícias.

A advogada Chirlem cumprimentou o presidente da Apae, Reginaldo Saraiva, pelo sucesso do evento de lançamento da agenda 2018

A agenda está ainda mais bonita e cheia de novidades, o destaque deste ano é o Painel Coletivo, feito por alunos de todas as turmas da instituição: Programa Educação e Convivência, Ensino Fundamental, Educação Infantil, EJA inicial e final, Centro Dia, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A nova agenda também reservou, logo em sua primeira página, um espaço para falar de Saudade e Gratidão, sentimentos ainda presente nos corações dos funcionários Apae após o acidente que matou Cleusa Borges e Júnia Ângela, ambas dedicaram muitos anos de trabalho à instituição de Pedro Leopoldo.

A agenda está sendo vendida a R$ 25,00 cada unidade.

Carol cuidou do cerimonial e Tatiane registrou imagens do evento

CONFIRA OS PONTOS DE VENDA /

Sede da Apae

Distribuidora N&L

Fabiana Moveis Eletro

Kmin de casa

Lanchonete Scooby-Doo

MGTEX

Padaria Jaques

Papirus Profana (Via unica)

Salão Marina

Salão Vera de Oliveira

Tata Athelier

Para saber mais informações ligue (31) 3662-3585.

Confira as imagens captadas pela equipe do Mix Notícias 

 

Artistas até debaixo d’água: Tanaka e André se apresentam com chuva em Quinta do Sumidouro

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Mesmo com chuva apresentação foi mantida

Foi com chuva a apresentação dos atores André Vieira e Jânio Oliveira (Tanaka), da Trupe Picadeiro Ambulante, em Quinta do Sumidouro, na Região Norte de Pedro Leopoldo. O espetáculo itinerante do projeto “Cine-circo”, aconteceu na tarde deste sábado (18), na praça Fernão Dias.

A trupe desenvolve várias atividades culturais na cidade como, por exemplo, oficinas e eventos culturais. A proposta de levar o espetáculo aos bairros é para “descentralizar a cultura e oportunizar o contato dos moradores com a arte”, diz Tanaka.

Nesta tarde, quando o espetáculo começou não chovia, mas logo depois as águas rolaram e o guarda-chuva passou a ser mais um acessório, apenas do público, já que os artistas não se importaram e continuaram a apresentação até o final. “Queremos agradecer a este povo lindo de Quinta do Sumidouro que veio nos prestigiar mesmo embaixo de chuva”, comentou André Oliveira ao final do espetáculo.

SOBRE O CINE-CIRCO

O Cine-circo é realizado ao ar livre e acontece uma vez por mês em frente ao Shopping Marajá, no centro do município. No entanto, nas últimas edições ele foi descentralizado para atender aos moradores de bairros como: Manoel Brandão, Quinta das Palmeiras, Quinta do Sumidouro e, em breve, estará em outros bairros de Pedro Leopoldo.

Ligações clandestinas de energia elétrica preocupa Defesa Civil de PL durante as chuvas

Assunto foi levantado durante reunião da Cemig com os Secretários Municipais de Obras e Coordenadores da Defesa Civil dos Municípios

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Moradores do Manoel Brandão sofreram com as chuvas de 2016

Aconteceu na última terça-feira (14), na sede da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Grambel) a reunião da CEMIG com os Secretários Municipais de Obras e coordenadores da Defesa Civil dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A reunião teve como objetivo alinhar as ações para o período chuvoso para minimizar os danos causados pelas chuvas e o rápido restabelecimento de energia elétrica para os consumidores.

A CEMIG apresentou um tipo força-tarefa para os períodos críticos. Compareceram na reunião representantes da região, incluindo o vice-Prefeito de Pedro Leopoldo, Salim Salema, o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Wilson Marques, e o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Denis Aparecido Valério, que levantou os problemas e riscos à vida que as ligações clandestinas de energia e a ocupação desordenada do solo trazem à população.

Denis deu exemplo do bairro Manoel Brandão, na Região Sul de Pedro Leopoldo. O bairro está na divisa com o município de Ribeirão das Neves e parte da região ficou inundada no último período chuvoso. Segundo ele, as ligações clandestinas oferecem riscos à população local e também às equipes de resgate durante o atendimento às famílias ilhadas. “Estes cabos energizados podem causar acidentes e, por isso, é imprescindível o apoio da Cemig”, disse.

Veja as fotos da reunião na Grambel / imagens cedidas pela Prefeitura de PL

Matozinhos: Domingo terá plantio de mudas nativas no Parque do Barrocão

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto reprodução da rede social

Dezenas de mudas árvores nativas serão plantadas neste domingo, 19 de novembro, no Parque Municipal do Barrocão, em Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A iniciativa dos moradores visa dar uma oxigenada na cidade e cumpre mais uma etapa de recuperação do parque localizado no bairro São Paulo.

Segundo os organizadores, o evento será de 08h00 às 12h00 e a concentração da comunidade será na rua Florestal, esquina com a rua 24.  

“Você não vai ficar fora desta. Traga a sua família e amigos e vamos juntos em mais uma etapa de recuperação do nosso Parque do Barrocão”, diz a mensagem deixada pelos organizadores no convite feito à comunidade.

Mãe e filha emocionam público durante Concerto Harpa e Piano em Pedro Leopoldo

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Renata e a filha Ana Luíza tocaram 12 canções e foram aplaudidas de pé pelo público

Quem foi noite passada à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no centro de Pedro Leopoldo, se emocionou com a apresentação artística de mãe e filha durante o Concerto Harpa e Piano. A pianista Renata Ciccarini (mãe) e a harpista Ana Luiza Ciccarini (filha), de apenas 11 anos, tocaram doze canções, dentre elas: “Aquarela” de Toquinho, “Como é grande o Meu Amor por Você” do cantor Roberto Carlos, e “Velha Infância”, uma parceria de Marisa Monte com Arnaldo Antunes.

A igreja ficou lotada de pessoas de todas as idades e, no final da apresentação, crianças, jovens e adultos formaram um imenso coral, cantando juntos a canção “Como é grande o Meu Amor por Você”.

O evento foi uma realização de Caetano Vasconcelos com o patrocínio de várias empresas da cidade.

Em entrevista à Rádio PL FM, Renata e Ana Luiza, agradeceram a presença do público que prestigiou o evento. Clique no link abaixo para ouvir a reportagem.

VEJA TAMBÉM ALGUMAS FOTOS DO EVENTO

Membros da Rede Recoa inauguram 02 Muros Inteligentes até segunda (20)

A primeira inauguração é no sábado (18) na Escola Júlio César de Vasconcelos, no bairro São Geraldo. O segundo evento será na segunda (20), na Escola Magno Claret Vieira no bairro Lagoa Santo Antônio

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Alunos da Escola Estadual Magno Claret ajudam na construção do Muro Inteligente no bairro Lagoa Santo Antônio

Neste sábado, 18 de novembro, os Membros da Recoa – Rede Comunitária em Ação, inauguram o primeiro muro inteligente de 2017 no bairro São Geraldo, em Pedro Leopoldo. O evento será às 09 horas, à rua Foze Manoel Felipe nº 44, na Escola Estadual Júlio César de Vasconcelos.

Atrações artistas estão programadas durante a inauguração, mas a agenda ainda não foi divulgada.

Outro Muro Inteligente será inaugurado na Escola Estadual Magno Claret, no bairro Lagoa de Santo Antônio. O evento está programado para a próxima segunda-feira (20), de 13h às 16h30. Durante o evento haverá apresentações artísticas, pipoca, pula-pula e piscina de bolinha para as crianças da região.

Espaço será usado para receber o Material Reciclado pela comunidade que mora próximo à escola

Até o momento, Pedro Leopoldo conta com 07 Muros Inteligentes em diferentes bairros da cidade: Escola Heitor Cláudio de Sales na Lagoa, José Pedro Filho no Felipe Cláudio Sales, Escola Raimundo Salvador na “Lua”, José Elias da Costa no Santo Antônio, Escola da Apae, Secretaria de Educação no Magalhães e outro no bairro Ferreiras. A meta é chegar a 11 unidades até dezembro deste ano com mais duas inaugurações, uma na Escola Rui Barbosa e outra no Escola Imaculada Conceição.

Sobre a Rede Recoa

O projeto da Recoa (Rede Comunitária em Ação) foi criado em 2013 a partir do trabalho realizado pelo Fundo Comunidade em Rede, convênio mantido entre o Instituto Holcim e outras cinco fundações e institutos empresariais, integrantes do Bloco Brasil da RedEAmérica, com a Fundação Interamericana, organização autônoma do governo dos Estados Unidos. A Recoa é uma rede formada por 12 associações locais, e tem como objetivo fortalecer as organizações de base participantes e trabalhar com a conscientização e preservação ambiental.

SOBRE OS MUROS

Os Muros Inteligentes são instalações com aberturas para o descarte de três tipos de lixo seco – papel, metal e plástico –, os quais são direcionados a um container para o armazenamento do material, que, posteriormente, será reciclado pela ASCAPEL – Associação dos Catadores de Papeis de Pedro Leopoldo.

 

Idosos podem PERDER BENEFÍCIO em Janeiro se não atualizar os dados no Cadastro Único do Governo

Pedro Leopoldo tem 290 idosos recebendo o Benefício de Prestação Continuada e a grande deles confundem o benefício com APOSENTADORIA

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Imagem ilustrativa

Os idosos que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC) precisam realizar o cadastramento ou atualizar os dados no Cadastro Único (CadÚnico) até 20 de dezembro de 2017. Em Pedro Leopoldo, 290 idosos recebem o BPC, mas, até o momento, grande parte não compareceu ao CRAS. Caso essas pessoas não atualizem seus cadastros, elas perderão o benefício a partir de janeiro de 2018.

“Muitos podem estar despreocupados, pensando que não precisam procurar o CRAS porque confundem o BPC com a aposentadoria do LOAS ou a aposentadoria. Mas precisamos alertar que, caso o cadastro não seja feito, os idosos terão o benefício suspenso e isso poderá causar um impacto financeiro, já que estamos falando de famílias em situação de baixa renda”, explica o supervisor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Maycon Miguez. “A família pode ajudar esse idoso, verificando os documentos e, em caso de dúvida, entrando em contato com o CRAS”, completou.

Centro de Referência de Assistência Social no bairro da “Lua”

O BPC é um benefício da Política de Assistência Social, individual, não vitalício e que garante o pagamento mensal de um salário mínimo à pessoa idosa, com 65 anos ou mais, que comprove não possuir meios para prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família. Por ser um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído com o INSS para ter direito ao BPC.

Caso o idoso esteja acamado ou tenha dificuldade de locomoção, um familiar pode fazer o cadastro. Para realizar a inscrição/atualização do cadastro, o beneficiário ou familiar deve comparecer ao CRAS Centro-Sul ou CRAS Norte com os documentos de todos os moradores da casa, principalmente o CPF. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira de 8h às 16h.

Serviço:

CRAS Norte: Rua Pergentino Souza Santos, 320, Teotônio Batista de Freitas

Telefone: 3660.8234

CRAS Centro-Sul: Rua Senador Melo Viana, 88, Centro

Telefone: 3662.5324

Concerto Harpa e Piano acontece hoje na Matriz Nossa Senhora da Conceição

Mãe e filha, de apenas 10 anos, prometem emocionar o público durante as apresentações

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto Reprodução da internet

Registro feito pelo fotógrafo Elvis Gomes em janeiro deste ano

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, localizada no centro de Pedro Leopoldo, será palco do belíssimo Concerto Harpa e Piano na noite desta terça-feira, 14 de novembro. A pianista Renata Ciccarini (mãe) e a harpista Ana Luiza Ciccarini Torres (filha), com apenas 10 anos), vão apresentar doze canções, dentre elas: “Aquarela” de Toquinho, “Como é grande o Meu Amor por Você” do cantor Roberto Carlos, e “Velha Infância”, uma parceria de Marisa Monte com Arnaldo Antunes.

O espetáculo começa às 20 horas e o ingresso é a doação de 02 quilos de alimento não perecível. O material arrecadado será enviado às instituições da cidade.

Programa / Canções que serão executadas

Noctume – Marcel Grandjany

La Gimblette (Variations sur um theme de style ancien) – Bernard Andres

Minueto em Sol maior – Bach

Greensleeves – tradicional inglesa

Nearer My God To Thee – Sarah Flower Adams

Conquista do Paraíso – Vanglis

Amazing Grace – John Newton

Aquarela – Toquinho

Velha Infância – Marisa Monte e Arnaldo Antunes

Hallelujah – L. Cohen

Agnus Dei – Michael Smith

Como é grande o Meu Amor por Você – Roberto Carlos

 

Prefeitura de Pedro Leopoldo garante perdão de 100% nos juros e multas a quem quitar débitos em atraso

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Prefeitura de Pedro Leopoldo

Começa nesta segunda-feira, 13 de novembro, o REFIS 2017. Segundo a Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, o programa concederá abatimentos imperdíveis e variadas possibilidades de parcelamento a quem tem dívidas com o município. Cerca de 10 mil contribuintes devem ser beneficiados com a nova Lei aprovada recentemente pela Câmara Municipal.

Ainda de acordo com o governo, quem procurar a Prefeitura até o dia 24 novembro terá acesso aos melhores benefícios. Por exemplo, abatimento de 100% sobre os valores referentes a juros e multas para pagamentos à vista, podendo ainda a dívida ser parcelada em até 3 vezes.

“Não perca esta grande oportunidade! Que tal começar 2018 mais tranquilo e livre de dívidas com o município. Você fica em dia com a cidade e Pedro Leopoldo avança com você”, diz uma mensagem do governo que está sendo compartilhada nas redes sociais.

COMO ADERIR AO REFIS 2017?

Os interessados em aderir ao REFIS 2017 deverão procurar a Divisão de Receita e Arrecadação. O Governo Municipal garante que o quanto mais cedo o contribuinte aderir ao programa, melhores serão as condições de parcelamentos e abatimento sobre juros e multas.

Outra novidade, é que em 2018 os contribuintes sem dívidas com Prefeitura terão desconto de 14% no IPTU para o pagamento da cota única.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3660-5126.