Polícia Civil estoura cativeiro em MATOZINHOS e liberta vítimas de sequestro

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos enviadas pela Polícia Civil 

Polícia chegou ao cativeiro no início da noite de domingo (15)

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do Departamento Estadual de Operações Especiais – DEOEsp, libertou nesse domingo, 15 de outubro, duas vítimas que estavam sequestradas e mantidas em cativeiro por uma quadrilha que vinha planejando e executando sequestros na região metropolitana. Pai e filho são do estado de Goiás e foram sequestrados na quarta-feira (11), após chegarem à Pedro Leopoldo, atraídos por um anúncio na internet da venda de um trator de valor abaixo do mercado.

HELTON HENRIQUE GOMES, de 35 anos, é acusado de fazer a negociação com as vítimas de dentro da Penitenciária Nelson Hungria.

Segundo a Polícia, as vítimas saíram do Estado de Goiás com destino à Pedro Leopoldo, onde acreditavam que iam ver a máquina e fechar o negócio ainda na quarta-feira (11). No entanto, ao chegarem à Pedro Leopoldo foram recepcionados por FABIANE RODRIGUES ALBANO (25 anos), a líder da quadrilha, que se fazia acompanhar da pessoa alcunhada de “BRASA” (não identificado), momento em que foram conduzidos até o local onde as vítimas foram rendidas e feitas reféns.

Armas e munições foram apreendidas

Em seguida Pai e Filho foram levados para um segundo cativeiro em Matozinhos, onde permaneceram presas até serem libertadas pela Polícia Civil. As vítimas tiveram seus pertences subtraídos e foram obrigadas a fornecerem suas senhas de atendimento bancário e cartão de crédito, com os quais os criminosos realizaram diversas compras até que os cartões foram bloqueados. Outrossim, entraram em contato com os familiares das vítimas dizendo que era para depositarem o valor de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) como se fosse o pagamento pelo trator, ameaçando as vítimas para que dissessem a seus familiares que tinham feito negócio. Pai e filho foram mantidos em cativeiro sob a promessa de que seriam libertados apenas quando os criminosos conseguissem sacar o montante depositado na conta que foi repassada por estes, o que ocorreria nesta segunda-feira.

POLÍCIA ENTRA NO CASO E FRUSTA PAGAMENTO DE RESGATE

Acionados pela família, que suspeitou das conversas e atitudes das vítimas, os policiais do Departamento Estadual de Operações Especiais deram início às investigações ainda na sexta-feira (13), culminando com a libertação das vítimas e prisão dos integrantes desta quadrilha, mantendo assim o índice de 100% da apuração dos sequestros em Minas Gerais em que foi acionado o DEOEsp.

Foram presos Joyce Catharine Marçal Rosa, de 21 anos, Wallison Carlos de Oliveira, de 40 anos, Fabiane Rodrigues Albano, de 25 anos, e João Pedro Pereira Amorim, de 18 anos. Também foram apreendidos um menor de 17 anos e uma menor de 13 anos. Todos foram conduzidos ao DEOEsp onde confessaram a prática do crime com riqueza de detalhes. Com os autores foram apreendidos uma metralhadora de fabricação caseira calibre .380 e um revólver calibre .38, além de dois veículos, um deles foi subtraído das vítimas e o outro estava clonado.

Nesta segunda-feira (16) os acusados foram apresentados à imprensa em Belo Horizonte. Confira algumas imagens enviadas pela Polícia Civil.

Mulher procura por bolsa e documentos roubados em Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza / imgem ilustrativa

Cruzamento da Rua Francisco Azevedo e Comendador Antônio Alves

Na última quarta-feira (11) uma faxineira que trabalha na Prefeitura de Pedro Leopoldo foi assaltada após sair do Banco Mercantil. Segundo familiares, o crime foi praticado por duas mulheres por volta das 11 horas. “Minha mãe foi receber o pagamento do meu irmão que é especial, daí duas mocas, uma alta e morena clara, com cabelos curtos e outra mais escura, com um buraco no queixo, levou a bolsa com o pagamento do meu irmão. O celular e todos os remédios dela e do meu irmão, além do cartão dela e do meu irmão também foram levados”, contou Carla, filha da vítima.

Ainda de acordo com Carla, o celular e o dinheiro levado certamente não serão mais recuperados, mas ela pede a quem souber da bolsa com os documentos, as receitas médicas e medicamentos que devolva, pois estão fazendo muita falta para a sua mãe e o irmão. “A minha mãe trabalha há 25 anos como faxineira da prefeitura e nos últimos dias, a vida dela e do meu irmão é só chorar”, finalizou.

Quem tiver informações sobre os documentos de Rosângela Lúcia de Freitas e Júlio César Guimarães, gentileza fazer contato com a nossa redação – (31) 99713-4776.

Projeto Força na Peruca incentiva doação de cabelo para mulheres que lutam contra o câncer

Evento acontece neste sábado, às 09 horas, no centro de Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza

Selo da campanha encontrado nos Salões parceiros

Neste sábado, 14 de outubro, às 09 horas, acontece em Pedro Leopoldo o lançamento do projeto “Força na Peruca”. A iniciativa é do vereador e médico ginecologista, Dr. Marcus Marinho. “Queremos incentivar a doação consciente de cabelos para o Hospital do Câncer de Belo Horizonte. A pessoa interessada em fazer a sua doação deve procurar os salões da cidade que estão com o selo da campanha”, informou Dr. Marcus.

Sobre o lançamento da campanha neste sábado, o vereador acrescentou que a concentração das pessoas será em frente ao Via Shopping, no bairro São José. De lá sairá um Trio Elétrico seguindo pela rua Comendador Antônio Alves sentido bairro São Geraldo.

Ainda segundo a organização do evento, durante o percurso haverá a distribuição de cartazes com informações sobre a campanha. “Enquanto o seu cabelo cresce, também cresce a esperança de muitas pessoas que dependem deste gesto de solidariedade”, finalizou Marinho.

 

Almoço Beneficente do LAIITE será dia 19 de novembro

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Já está confirmado para o dia 19 de novembro, o 4º Almoço Beneficente do LAIITE – Lar para Idosos Irmã Tereza, em Pedro Leopoldo. O evento será de 12h00 às 15h30, no salão de festas Spaços, no bairro Andyara, na Região Norte da cidade. O Buffet será da Rede A Granel de Restaurantes e a atração musical ficará por conta da banda Outubro Vermelho.

De acordo com os organizadores, haverá playground para as crianças e sorteio de brindes. “Essa é uma excelente oportunidade para as famílias fazer uma bela confraternização de final de ano e almoçar com gostinho de solidariedade”, diz o convite do evento.

Locais para venda de ingressos:

LAIITE – Lar para Idosos Irmã Tereza – no bairro Santa Tereza em Pedro Leopoldo

Padaria Jaques no centro da cidade

Salão Novo Visual

Sorveteria Cores e Sabores em Lagoa de Santo Antônio

Haverá venda de bebidas no local.

Outras Informações pelos telefones: (31) 3662-1813 / 98623-4821

Amanhã (14) acontece o Beer Folk’n Blues no Parque de Exposições de Pedro Leopoldo

Uma celebração com música, gastronomia e cerveja artesanal! A entrada é franca, mas os organizadores sugerem a doação de 01 litro de leite para uma instituição da cidade

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Parque de Exposições de Pedro Leopoldo

Pedro Leopoldo se prepara para o Beer Folk’n Blues, um festival onde as cervejas artesanais mineiras são anfitriãs. O evento acontece neste sábado, 14 de outubro, a partir das 11 horas no Parque de Exposições, com apresentações de bandas de folk’n blues, gastronomia e o artesanato local. Para as famílias que levarem seus filhos, haverá espaço especial para recreação. Quem vai garantir a festa da garotada é a galera do Quintal Coletivo com muitas atividades.

Faz algum tempo que uma turma de cervejeiros, chamada Taberna dos Confrades, vem desenvolvendo ideias para promover um festival de cervejas de panela. Um evento voltado para a promoção de suas criações em um ambiente descontraído, com espaços adequados que pudessem acolher apreciadores de cerveja artesanal e boa música.

A oportunidade de lançar esse evento surgiu com a união de forças entre a própria Taberna, a organização do evento “Sumidouro em Cena” e a Secretaria de Cultura do Município de Pedro Leopoldo. A finalidade é transformar a cidade no polo de cerveja artesanal do Vetor Norte da Grande BH, e um dos objetivos desse evento é estimular a união entre os cervejeiros da região.

A Cerveja Artesanal também está na Feirinha de Pedro Leopoldo

SOBRE AS ATRAÇÕES MUSICAIS

Bronnco Billy e os Mangas Coloradas 

Bronnco Billy, “personagem” criado e vivido por Diego Faria, idealizador deste projeto, é homem da fronteira, com características caipiras, country e voz de trovão. Ainda em 2017 a banda lançará seu primeiro álbum autoral, com músicas em arranjos folk, rock, e country.

Blues Horizonte Band

A Blues Horizonte Band é a fusão de experientes músicos do cenário musical mineiro, formada por Bruno Marques (guitarra), Lu Mattos (voz) Raphael Negromonte (baixo) e Luiz Andrade (bateria). A proposta da Blues Horizonte Band é interpretar o blues, soul e funk de forma intensa e valorizando as principais características do estilo.

Country Bumpkins

Trata-se de um projeto de Folk (Old Time e Country Music) com apresentações sempre muito intimistas e inspiradas em ícones das raízes Folk e Country como Johnny Cash, Carter Family, Hank Williams Sr, Ernest Tubb, Bob Dylan e Eagles.

Lucas Rinor

Faz uma fusão entre o ar das montanhas e dos bares de beira de estrada. O repertório é recheado de canções lendárias do rock, blues e country. Atualmente em turnê divulgando o seu primeiro álbum “Sobre Lobos e Homens”.

Texas Radio

A banda Texas Radio tem o propósito de resgatar o country, folk e bluegrass. A proposta musical é reproduzir clássicos antigos, bem como rearranjar músicas de outros estilos, trazendo-as para o universo folk e country.

The Lee Gang

The Lee Gang tem influência, em sua maior parte, dos músicos norte-americanos da década de 20, trabalhando as raízes do blues, country, jazz e folk. Formada por Ana Cristina Miranda (vocal, kazoo, washboard, colher e drumbox), Lisandro Ruas (violão, banjo e vocal), Tercio Patrocínio (baixo, gaita e vocal) e Felipe Werneck (ukelele, mandolin e vocal).

Beer Folk´n Blues – Festival de Cerveja Artesanal de Pedro Leopoldo

14 de outubro – 11h às 20h

Parque de Exposições

Avenida Rômulo Juliano, 163 – Centro – Pedro Leopoldo – MG

Entrada gratuita (Doe 1 litro de leite para o LAIITE – Lar Para Idosos Irmã Teresa).

 

Mulher desaparecida há uma semana é encontrada no Vera Cruz em Belo Horizonte

Reportagem: Pacheco de Souza

Desaparecida desde o último dia 03 de outubro, Eduarda Santos e Silva, de 24 anos, foi encontrada no final da tarde de ontem no bairro Vera Cruz, próximo ao bairro Taquaril em Belo Horizonte. A jovem é amigada e tem um filho de cinco anos, ela havia saído de casa há uma semana para entregar currículo e não voltou para a casa. Eduarda mora no bairro São Lucas em Belo Horizonte.

Segundo a mãe de Eduarda, no dia em que desapareceu ela passou em sua casa pela manhã. “Minha filha chegou em minha casa às 07h40 e saiu 09h00, eu moro na rua Gameleira, no Taquaril. Ela pegou um edredom e um espremedor de frutas, e foi para o São Lucas, mas não chegou ao destino”, contou Deuslíria Santos.

Ainda de acordo com Deuslíria, desde o dia do seu desaparecimento o telefone da filha estava desligado ou fora da área ou desligado.

Os familiares da moça registraram na tarde de ontem um boletim de ocorrência na Delegacia de Pessoas Desaparecidas da Capital Mineira, mas vão procurar o órgão para informar que ela apareceu e está bem.

 

Obras no Trevo da Holcim eram cobradas por Marião desde 2009

A ESPERANÇA que nasce com essa obra é fruto de um trabalho liderado pelas Rádios PLFM e Atividade, ambas as comunitárias são de Pedro Leopoldo

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Desde 2009 Marião já participava das reuniões lideradas por Pacheco de Souza e Vicente Cruz, ocasião em que um abaixo-assinado com 6 mil assinaturas foi enviado ao DEER

“Um dia que entra para a história de Pedro Leopoldo!”, assim definiu, o Prefeito Cristiano Marião, o momento que marca o início das intervenções do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG) no Trevo da Holcim, mais conhecido como “Trevo da Morte”, dado o grande índice de acidentes registrado no local.

Depois de apresentar a solução mais adequada dentre as possibilidades estudadas, o DEER iniciou as obras na MG-424 no início da manhã desta segunda-feira (9). Além de abertura e duplicação de vias no perímetro, o DEER irá reformular toda a sinalização para a orientação dos motoristas.

As reuniões para reivindicar obras no Trevo da Holcim aconteciam na Associação do Dom Camilo

No local, o Prefeito Marião, o Vice-Prefeito Salim Salema, bem como vereadores de Pedro Leopoldo, os prefeitos de Capim Branco e Prudente de Morais, Elmo Nascimento e José Roberto, a Vice-Prefeita de Matozinhos, Zélia Pezzini, empresários e moradores da região Norte comemoraram o início das ações que devem se estender pelos próximos 45 dias.

Incansável na luta por providências no local desde a vereança, o Prefeito Cristiano Marião ressaltou que a conquista é de todos, tanto da população, que se mobilizou por meio de abaixo-assinado, de vereadores de diversas legislaturas e demais lideranças políticas que levaram a reivindicação ao Estado. “Para a nossa alegria, este pesadelo começa a ter fim. E mais que melhorar as condições de tráfego, a obra irá poupar vidas, o que é o mais importante”, ressaltou Marião em seu pronunciamento.

Antônio Vaz de Andrade, morador da “Lua”, cumprimenta o prefeito por ter conquistado a obra junto ao DEER

Morador da região Norte, o motorista Antônio Vaz de Andrade é obrigado a se arriscar na MG-424 diariamente. Ele é testemunha de tragédias que permanecem na memória, mas que tendem a parar de se reproduzir. “Acredito que eu tenha sido a pessoa que mais pediu providências, pois foram várias as vezes que estive mobilizado no socorro às vítimas neste local. Esta é uma obra que vai permanecer e evitar acidentes e perdas de vidas”, disse satisfeito.

O que será feito?

O DEER vai implantar a mão única (sentido Pedro Leopoldo – Matozinhos) no trecho da MG-424 que corta a rotatória e abrir uma pista lateral à direita (de quem vem para Pedro Leopoldo) para quem faz o caminho contrário. Sendo assim, os motoristas que hoje precisam se atentar para o fluxo de veículo nos dois sentidos para atravessar a via, passarão a observar o movimento em apenas um deles. As faixas que tangenciam a rotatória serão duplicadas para dar mais fluidez ao trânsito. Toda a sinalização no trecho será refeita.

As obras iniciadas nesta segunda (09) é fruto de um trabalho liderado pelas Rádios PLFM e Atividade em 2009. À época, o então vereador Cristiano Marião, participava das reuniões lideradas por Pacheco de Souza e Vicente Cruz. Veja algumas fotos de arquivo das reuniões com a comunidade e com o DEER em Belo Horizonte.

Velório do rapaz encontrado morto nesta manhã será em Lagoa Santo Antônio

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto do arquivo pessoal

O corpo de Mozar Santos Andrada, morador da rua Márcio Campos, no bairro Teotônio Batista de Freitas, região norte de Pedro Leopoldo, será velado na Capela Velório do bairro Lagoa de Santo Antônio, região norte da cidade. Segundo a família, o corpo do rapaz está sendo liberado do IML e posteriormente será encaminhado à uma funerária para ser preparado.

A previsão é que o velório comece às 22 horas. O sepultamento será na manhã de quarta-feira (11), mas o horário ainda não está definido.

Mozar morava com os pais no bairro Teotônio Batista de Freitas e foi encontrado morto nesta manhã, as causas da morte serão apuradas pela Polícia Civil de Pedro Leopoldo. O rapaz era solteiro e não deixou filhos, ele deixa o irmão Robson e os pais Neide e João Batista.

Mulher de Pedro Leopoldo desaparece no Taquaril em Belo Horizonte

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto álbum de família

Eduarda Santos e Silva, de 24 anos, está desaparecida desde a terça-feira da semana passada em Belo Horizonte. A jovem é amigada e tem um filho de cinco anos. Segundo a mãe de Duda, como é conhecida, ela havia saído de casa para levar um currículo em uma empresa e desapareceu. “Minha filha mora no bairro São Lucas com o filho e o marido. Por volta das 07h40 ela passou na minha casa, na rua Gameleira, no Taquaril. Ela pegou um edredom e um espremedor de frutas, e saiu às 09h00 com destino à sua casa, mas não chegou ao destino”, contou Deuslíria Santos.

Ainda de acordo com Deuslíria, desde o dia do seu desaparecimento o telefone da filha está fora de área ou desligado.

A mãe de Duda está neste momento fazendo um boletim de ocorrência na Delegacia de Pessoas Desaparecidas da Capital Mineira.

Quem tiver alguma informação sobre o seu paradeiro pode ligar para o Disque Denúncia Unificado da Polícia Civil e Militar – 181.

 

 

Católicos de Senhora do Porto (MG) se unem na construção da Capela de Santa Rita

Reportagem: Lívia Laudares / Fotos Pacheco de Souza

Obras avançam para Capela celebrar sua primeira festa em maio de 2018

Com uma população estimada em 3.602 moradores, segundo dados do IBGE, o município de Senhora do Porto, no interior de Minas, está inaugurando neste ano a Capela de Santa Rita. A obra é o resultado da demonstração de Fé de uma moradora da comunidade que doou o terreno para a construção da igreja, e também a generosidade de muitas pessoas que fizeram doações para concretizar este sonho.

Cadeiras doadas por empresário serão os primeiros assentos da capela

A Capela de Santa Rita fica na comunidade de Vargem Alegre, entre os municípios de Senhora do Porto e Guanhães, às margens da rodovia MG-120. Na comunidade vivem aproximadamente 50 famílias e muitos reclamavam da distância que precisavam percorrer para assistir Missas aos domingos, já que a Paróquia de Nossa Senhora do Porto está a 9km do local. “Agora ficou mais fácil, a igreja está pertinho da minha casa”, contou Raimundinho, morador da região.

Doações de moradores, conterrâneos e anônimos

Em Pedro Leopoldo, um empresário doou 50 cadeiras para a capela e as doações serão entregues neste final de semana. “Gratidão é a palavra que resume a alegria que estou sentido. Sou grato ao empresário pela doação e ao povo de Pedro Leopoldo que está doando o valor necessário para o transporte do material. Antes a comunidade de Vargem Alegre tinha que alugar cadeiras nos dias de celebração, agora isso não será mais necessário”, comentou o radialista Pacheco de Souza que é natural de Senhora do Porto.

Ainda segundo o comunicador de rádio, a Capela está em fase final de acabamento, mas ainda tem muito a ser feito. “A comunidade construiu a igreja, dois banheiros para os fiéis (masculino e feminino) e outro para o padre, no entanto, ainda falta construir a torre e fazer o forro da capela, além da jardinagem na parte externa. Por isso, as doações não podem parar por aqui” concluiu.

Sobre Santa Rita

Santa Rita de Cássia, nascida Margherita Lotti, na cidade de Cássia/Itália, em 22 de maio de 1457. Foi uma monja agostiniana da diocese de Espoleto, Itália.

Foi beatificada em 1627 e canonizada em 1900 pela Igreja Católica.

Santa Rita foi uma pessoa de muita fé e que salvou da peste o cunhado apenas pela oração. Seu marido foi assassinado e seus filhos desejaram vingar-se de sua morte, mas Rita disse que preferia ver seus filhos morrer a “derramar mais sangue”. Fonte: Wikipédia.

Para fazer doações

Quem interessar em fazer doações para ajudar na conclusão das obras da Capela de Santa Rita pode fazer contato pelo telefone (31) 99713-4776.

Sobre as Missas na Capela de Santa Rita

As celebrações acontecem sempre no primeiro sábado do mês. Neste dia 07/10, terá celebração às 15 horas.