Trevo da Holcim na rodovia das promessas (MG-424) foi tema de nova reunião em Belo Horizonte

Prefeito Marião se reuniu com Diretor-Geral do DEER e foi informado de que obras do “Trevo da Morte” serão concluídas em até 60 dias

Reportagem: Pacheco de Souza / Redação e foto: Prefeitura de Pedro Leopoldo

Na manhã desta terça-feira (26), o Diretor-Geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER-MG), Davidsson Canesso de Oliveira, e sua equipe técnica apresentaram o projeto de adequação do Trevo da Holcim a lideranças políticas de cidades do Vetor Norte. Foram convidados a participar da reunião o Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião, o Vice, Salim Salema, além dos prefeitos de Matozinhos, Antônio Divino, e de Prudente de Morais, Elmo de Mozart. Estiveram presentes ainda os vereadores Sargento Aziz e Toninho da Distribuidora, ambos de Pedro Leopoldo.

A ideia do Departamento é implantar a mão única (sentido Pedro Leopoldo – Matozinhos) no trecho da MG-424 que corta a rotatória e fazer uso da pista lateral direita (de quem vem para Pedro Leopoldo) para o caminho contrário. Sendo assim, os motoristas que hoje precisam se atentar para o fluxo de veículo nos dois sentidos para atravessar a via, passarão a observar o movimento em apenas um deles. As faixas que tangenciam a rotatória serão duplicadas para dar mais fluidez ao trânsito.

A definição do planejamento de ações apresentado na reunião desta terça-feira foi consolidada a partir de um estudo detalhado realizado em agosto. O Departamento utilizou um software que coletou informações sobre o tráfego no trevo. A partir da análise dos dados, a equipe técnica de engenheiros de trânsito do DEER traçou o planejamento para o local.

O Prefeito Cristiano Marião comemorou a notícia. “Fazem anos que nós, de Pedro Leopoldo, bem como os moradores de Matozinhos e Prudente de Morais, pedimos uma resposta do DEER. E agora teremos ações efetivas e condições de tráfego mais seguras ali. Pelo que nos foi apresentado, é possível projetar uma drástica redução de acidentes que tanto vinha nos entristecendo”, ressaltou.   

De acordo com o Diretor-Geral do DEER, a obra deve ficar pronta em até 60 dias. As intervenções incluem a completa reformulação da sinalização do local.

 

 

 

 

 

Gol roubado em Pedro Leopoldo é encontrado em Quinta das Palmeiras

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Imagem do centro de PL

O automóvel gol de cor prata de placa HHJ 9612 roubado na noite do último sábado (23) em Pedro Leopoldo, foi encontrado ontem abandonado em Quinta das Palmeiras, na Zona Rural da cidade. O veículo foi apreendido pela Polícia Militar e encaminhado ao pátio credenciado do Detran/MG na cidade de Ribeirão das Neves.

O roubo foi praticado por três homens armados na rua Salgado Filho, no centro do município, mas os suspeitos não foram identificados.

O dono do veículo disse que não sabe em qual condição o carro foi encontrado, mas está agradecido pelo apoio recebido da comunidade e da imprensa no compartilhamento da notícia. 

 

Moto roubada em Pedro Leopoldo é encontrada em Matozinhos

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto Polícia Militar 

Uma motocicleta XRE-300 placa OPO 9036 roubada em Pedro Leopoldo foi localizada após rastreamento da Polícia Militar na cidade de Matozinhos. O veículo havia sido abandonado pelo assaltante na rua Maranhão, no bairro Nossa Senhora de Fátima. O roubo aconteceu no dia 21 de setembro e o veículo foi recuperado por volta das 23 horas do mesmo dia.

O bandido que estava com a motocicleta conseguiu fugir, mas já está identificado. Na casa onde o homem escondeu o veículo a PM encontrou certa quantidade de drogas e uma chave micha.

O veículo foi apreendido e encaminhado ao pátio credenciado.

MIX DESTAQUE: Trabalharam nesta ocorrência os Sargentos Welson e Lauro, Cabo Rocha e Soldado Rodrigo.

 

Corpo de Dona Carmem será sepultado neste domingo em Vera Cruz de Minas

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto álbum da família

O corpo de Dona Carmem de Jesus dos Santos, de 63 anos, está sendo velado na Capela Velório do bairro Vera Cruz de Minas, na Região Sul de Pedro Leopoldo. O sepultamento será neste domingo, 24 de setembro, às 09 horas, no cemitério do bairro.

Carmem e o marido, Senhor Luiz, viajavam para a casa de uma sobrinha no Rio de Janeiro quando o carro em que estavam caiu em uma ribanceira às margens da BR-040. O acidente foi na manhã de ontem (22), na altura do km 753, a 30 quilômetros de Juiz de Fora. Carmem faleceu na hora e o esposo foi hospitalizado, mas deve sair do hospital neste domingo segundo informações passadas por um amigo da família. CLIQUE AQUI e leia mais sobre o acidente.

Carmem de Jesus deixa o marido, Sr. Luiz, 03 filhos e 07 netos.

Sobre Dona Carmem e Sr. Luiz

O casal é bastante influente em Vera Cruz de Minas. Dona Carmem fazia parte do Conselho Municipal de Saúde ao lado do esposo e gostava sempre de participar dos assuntos relacionados à comunidade. Outra diversão do casal eram as viagens que sempre faziam juntos. Segundo vizinhos, eles chegaram há poucos dias de Brasília/DF e planejavam passar alguns dias no Rio de Janeiro.

“Estamos tristes com essa tragédia, Carmem e o Sr. Luiz são amigos de muitos anos da nossa família, ela vai fazer muita falta aqui em nossa comunidade”, comentou o amigo Osmar.

Serviço

Comunicamos o falecimento de Carmem de Jesus dos Santos

O corpo está sendo velado na Capela Velório de Vera Cruz de Minas em Pedro Leopoldo. O sepultamento será neste domingo, 24 de setembro, às 09 horas da manhã.

Plano Plurianual deve decidir sobre gastos do município com ajuda popular

Fonte: Prefeitura de Pedro Leopoldo

Nesta semana foi realizada no Plenário da Câmara Municipal a Audiência Pública para a elaboração do Plano Plurianual 2018-2021. O documento apresenta as prioridades e direciona as ações de governo para os próximos 4 anos.

O Controlador-Geral do Município, Nixon Richard, apresentou 24 programas elaborados pela atual gestão, as ações previstas e a previsão da aplicação de recursos anuais para o próximo quadriênio. Posteriormente, o microfone foi aberto à população e os presentes puderam chamar a atenção para pontos não contemplados ou merecedores de maior destaque.

O planejamento será ampliado com as sugestões coletadas na Audiência Pública e recebidas via e-mail.

Pessoas com Síndrome de Down iniciam aula em edição especial do PRONATEC em Pedro Leopoldo

Fonte: Prefeitura de Pedro Leopoldo

O corretor de imóveis José Ilhotar Borges acompanhou o primeiro dia de aula da nora, Rita Augusta Lana Diniz, e do filho, Paulo Waslan.

Começou na tarde da última quinta-feira (21), na Escola Municipal José Elias da Costa, em Pedro Leopoldo, Região Metropolitana de Belo Horizonte, as aulas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) Especial voltado para pessoas com Síndrome de Down. Vinte e cinco estudantes do curso “Recepcionista de Eventos” foram recebidos pelas professoras.

Oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), do Governo de Minas Gerais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Educação, o curso é o primeiro do Brasil nos moldes do PRONACET dedicado a este público.

O Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião, esteve presentes na acolhida aos alunos e ressaltou a importância das parcerias para a realização da iniciativa. “Somos gratos pelo fato de a Sedectes ter trazido esse curso para Pedro Leopoldo. E é uma alegria muito grande sermos o primeiro município do Brasil a ter o Pronatec Especial. Este curso é muito importante na medida em que valoriza as capacidades extraordinárias daqueles que nos ensinam diariamente que todos podemos alcançar nossos objetivos”, ressaltou.

Para a Secretária de Desenvolvimento Social, Fátima Brasil, a perspectiva é que os benefícios do curso sobrepujem o viés da capacitação profissional. “O curso representa um grande avanço para a inclusão social e produtiva, para a autoestima dos alunos e para dar visibilidade aos potenciais humanos”, acredita a Secretária.

A Prefeitura de Pedro Leopoldo já atua no sentido de consolidar parcerias para a absorção dos alunos especiais que concluirão  curso dentro de três meses.

Para os pais dos estudantes contemplados com a oportunidade, nada mais especial que a possibilidade de um futuro marcado pela autonomia e o trabalho. “Todas as pessoas são capazes de fazer tudo desde que elas sejam orientadas. E vontade, querer, não falta às pessoas com Síndrome de Down. É isso que eu vejo na pessoa do meu filho, que é muito entusiasmado e sonhador”, afirma o corretor de imóveis José Ilhotar Borges, pai de um dos alunos.

“É uma oportunidade não só para a minha filha, mas para todas as outras crianças, porque elas são muito receptivas. Acho que o curso se encaixa perfeitamente para eles, devido ao carisma que eles têm para receber as pessoas e para conversar. Apesar, muitas vezes, da dificuldade de falar, só o sorriso deles é uma bela recepção”, opina emocionada Fátima Maria Lana Diniz, mãe de uma das estudantes.

Colisão na traseira de caminhão mobiliza equipes dos Bombeiros em Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos enviadas via whatsApp

Bombeiros cortam veículo e tiram a vítima das ferragens

Equipes do Corpo de Bombeiros socorreram no início da madrugada desta sexta-feira (22), o motorista de um gol com placa de Pedro Leopoldo que ficou preso às ferragens após colisão na traseira de um caminhão. O acidente entre os veículos foi na rua Comendador Antônio Alves, em frente à loja Ricardo Eletro, no centro da cidade. A vítima é Ademir Ferreira Leal, morador do bairro Felipe Cláudio de Sales.

As fotos enviadas à nossa equipe mostram que o automóvel ficou com mais da metade embaixo do veículo de carga.

A reportagem apurou que uma ambulância do Pronto Atendimento Municipal foi acionada, no entanto, foi preciso uma equipe especializada e com equipamentos específicos para atendimento nestes casos de acidentes.

Ademir foi levado para o Pronto Socorro Risoleta Neves em Belo Horizonte.

As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil de Pedro Leopoldo.

Campanha Multivacinação imuniza cerca de 230 crianças e adolescentes em Pedro Leopoldo

Reportagem: Lívia Laudares / Foto: Prefeitura de Pedro Leopoldo

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu no último sábado (16) o Dia D da Campanha Multivacinação. Os dados coletados da campanha indicam que foram imunizados 227 crianças e adolescentes, mas a meta deve ser maior.

A campanha se estende até essa sexta-feira, dia 22. Os esforços são para regularizar o cartão de vacinação de crianças e adolescentes menores de 14 anos, 11 meses e 29 dias de vida.

A vacinação em dia é extremamente importante para a saúde individual e coletiva. Isso porque quem não se vacina coloca em risco a vida de familiares e pessoas com que tem contato. 

Algumas doenças que já possuem a imunização por vacinas podem ser fatais por suas complicações, e o contágio da maior parte dessas doenças se dá pelo objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois ele expele pequenas gotículas que contém os agentes infecciosos.

As vacinas são responsáveis pela queda drástica de incidência de doenças que assolavam a população, como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.

 

Virose que preocupa população de Pedro Leopoldo pode ser previnida

Copasa diz ao Mix Notícias que a água oferecida pela empresa atende aos padrões de potabilidade estabelecido pela Portaria 2914/11 e que virose não tem nada haver com o líquido

Reportagem: Lívia Laudares / Fonte: Prefeitura de Pedro Leopoldo

Nos últimos dias, a população de Pedro Leopoldo e região se assustou com o aumento súbito de casos de diarreia e vômito. Só no PA Central, 25% (800 casos) dos atendimentos realizados na primeira quinzena de setembro correspondeu à condição clínica.

Na internet foi levantada a possibilidade de que a água da cidade estivesse contaminada. Mas de acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões, a informação não procede. Segundo Simões, a Prefeitura, por meio da Vigilância Municipal, coletou amostras de água em vários pontos da cidade no dia 14 de setembro e as encaminhou para a Fundação Ezequiel Dias. Até o momento, a instituição não notificou a Prefeitura em relação a alguma anormalidade.

De acordo com o Secretário, a hipótese mais provável é que os quadros de diarreia e vômito estejam relacionado à atuação do Rotavírus, que é muito propício em agosto e setembro. “É bom lembrar que a Prefeitura oferece a vacina contra o Rotavírus a crianças recém-nascidas. A primeira dose deve ser aplicada até os 2 meses e a segunda até os quatro meses de vida”, detalha.

Em vídeo divulgado nas redes sociais da Prefeitura, Simões chamou a atenção para algumas práticas que podem prevenir o desenvolvimento do quadro. “Hidratar-se é fundamental, principalmente crianças e idosos, que são propensas a perder água muito rápido; importante ressaltar também a higienização das mãos, dos alimentos e dos espaços compartilhados, principalmente sanitários. Quem se sentir desconfortável, pode procurar o posto de saúde mais próximo”, orientou.

Procurada pela equipe Mix Notícias a Copasa enviou nota desmentindo os boatos da rede social e, até mesmo informado por um médico, que a água oferecida pela empresa estaria contaminada.

Veja a nota na íntegra

A Copasa informa que a água distribuída em Pedro Leopoldo, atende aos padrões de potabilidade estabelecido pela Portaria 2914/11, do Ministério da Saúde. A água distribuída na cidade é proveniente do sistema integrado metropolitano, composto pelos rios das Velhas, em Nova Lima, e Paraopeba, formado pelo Rio Manso, Serra Azul, Vargem das Flores e a captação do Rio Paraopeba.

Caso algum cliente constate quaisquer anormalidades deverá entrar em contato com a Copasa, por meio do telefone 115 e fornecer o endereço completo do imóvel para verificação.

 

Academia Energia da boas-vindas a primavera com promoções

Informe publicitário

A Academia Energia, em Pedro Leopoldo, comemora a chegada da primavera com o lançamento de várias modalidades. Nessa quarta e quinta-feira, dias 20 e 21, terão várias aulas em volta das piscinas, além de uma super mesa de frutas.

A equipe Energia convida você para se divertir com muita energia, atividade física e com a primavera, a estação mais linda do ano.

Ligue agora e garanta seu espaço na Energia.

Telefone para contatos e informação: (31) 3662-3840