Cobras são capturadas em Matozinhos e Pedro Leopoldo

Segundo testemunhas, uma serpente estava dentro de um galinheiro e a outra em um carro

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos – Ana Paula

Equipes do Corpo de Bombeiros de Vespasiano capturaram uma cobra-coral na manhã dessa terça-feira, 12 de março, escondida embaixo de um veículo estacionado na Praça Bom Jesus, no centro de Matozinhos. A serpente de aproximadamente um metro foi levada para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte.

Jiboia é encontrada em galinheiro em Fidalgo

Uma jiboia de aproximadamente dois metros foi resgatada por equipes do Parque Estadual do Sumidouro no último sábado, 09 de março, em Fidalgo, na Região Norte de Pedro Leopoldo. A serpente estava escondida embaixo do telhado de um galinheiro, localizado em um imóvel da Rua Fernão Dias.

O animal foi encaminhado para uma mata da região e foi solto no local.

Criminoso encontra carro aberto no centro de PL e furta bolsa com mil reais

Reportagem: Pacheco de Souza

Um homem foi preso pela Polícia Militar de Pedro Leopoldo na noite dessa terça-feira, 12 de março, após furtar uma bolsa feminina com cerca de mil reais em dinheiro e objetos pessoais. O crime aconteceu na Rua Pacífico José Dinis, no centro da cidade.

A vítima contou a PM que o veículo estava estacionado na via e com o vidro do lado do passageiro aberto, o autor aproveitou para pegar o objeto no interior do automóvel.

De acordo com a Polícia Militar, de posse das características do autor foi iniciado o rastreamento e três horas após o fato o suspeito foi abordado na Rua Coronel Juventino Dias, também no centro da cidade. Com ele foi encontrada a bolsa, porém sem o dinheiro e os documentos da vítima.

O ladrão tem 44 anos. Ele esteve preso recentemente pelo crime de roubo e foi colocado em liberdade no dia 11 deste mês.

O autor confessou o crime e disse que usou o dinheiro para comprar drogas e bebidas. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Sete Lagoas.

MIX DESTAQUE: Trabalharam nesta ocorrência o Sargento Ernando Machado e o Soldado Michael.

Homem é esfaqueado pelo próprio irmão em Lagoa Santo Antônio

Há um mês o mesmo suspeito também agrediu a própria mãe com pedradas na cabeça

Reportagem: Pacheco de Souza

As manchas de sangue deixadas no asfalto, na Rua Rita Ribeiro, no bairro Lagoa de Santo Antônio, Região Norte de Pedro Leopoldo, é o resultado de uma discussão entre dois irmãos que terminou em uma tentativa de homicídio. O caso aconteceu por volta das 04h30 desta terça-feira, 12 de março.

O autor do crime desceu a rua a pé e sumiu na escuridão da madrugada. A vítima foi socorrida por uma ambulância até o Pronto Atendimento Municipal e deve ser transferida para Belo Horizonte.

A Polícia Militar compareceu ao local para registrar o boletim de ocorrência. O agressor é procurado pela Polícia.

Mais agressão em família

No dia 10 de fevereiro, há exatos 30 dias, a mãe do mesmo agressor também foi agredida por ele com uma pedrada na cabeça. Na ocasião o rapaz também fugiu e não foi encontrado pela Polícia.

Polícia Militar apreende armas nos bairros Santo Antônio e “Lua”

Reportagem: Pacheco de Souza

Na sexta-feira, 08 de março, Policiais Militares da 11ª Companhia Independente de Pedro Leopoldo fizeram uma operação com abordagens a pessoas, veículos e intervenções em residências de três bairros da cidade. Os trabalhos se concentraram no Santo Antônio (Cascavel), Novo Campinho e na Cascalheira, localizada no Teotônio Batista de Freitas (Lua).

De acordo com a PM, a operação teve como objetivo prevenir crimes de roubo e homicídios na cidade. No bairro Teotônio Batista foi apreendida uma espingarda polveira e no Santo Antônio uma garrucha calibre 22 com 02 munições.

Ainda segundo a PM, ninguém foi preso durante a operação.

MIX DESTAQUE: Trabalharam nesta operação o Tenente Victor Santos, Tenente Heverton, Cabo Denner, Sargento Welson Lima, Cabo Lazaroti, Soldado Dias, Tenente Porto, Soldado Olympio, Soldado Xavier, Sargento Anderson e Soldado Nunes.

Moto furtada no PA Central é abandonada no Magalhães

Reportagem: Pacheco de Souza / Imagem ilustrativa

Uma moto Honda 150 placa HBI 2846 furtada no estacionamento do Pronto Atendimento de Pedro Leopoldo, na última sexta-feira, 08 de março, foi abandonada no final da manhã de ontem próximo à Academia Energia no bairro Magalhães.

De acordo com a namorada da vítima, um contato anônimo informou onde o veículo foi deixado e a Polícia Militar foi acionada para fazer a remoção para o pátio credenciado.

A reportagem do Mix Notícias também recebeu informação anônima dizendo que o veículo estava em uma casa localizada na Rua G, no bairro Teotônio Batista de Freitas, mas antes da PM ir ao local a motocicleta foi deixada em outro local da cidade.

Sede da Ascapel, onde trabalham 09 mulheres, é arrombada em PL

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

As nove mulheres que trabalham na sede da Ascapel – Associação dos Catadores de Pedro Leopoldo tentam encontrar motivação para comemorar o Dia Internacional das Mulheres, celebrado nesta sexta-feira, 08 de março. O motivo é o furto de vários objetos no galpão da associação nesta madrugada.

De acordo Luciene Pereira de Almeida, criminosos furtaram 800 blocos que estavam sendo usados na conclusão da obra do muro, além de 03 brochas, 01 perneira, 06 rolos de arame PV dezoito, 02 desempenadeiras, 02 torres de andaimes e 02 tesouras usadas para travar os andaimes.

A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar já estiveram no local para registrar a ocorrência, mas não há suspeitas de quem tenha cometido o crime.

Quem tiver alguma informação sobre o crime pode fazer Denúncia Anônima via telefone 181.

Conheça Gleide Patrícia, outra mulher que faz história na PM/MG

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto de arquivo pessoal

Em Pedro Leopoldo a Sargento Gleide Patrícia Silva Paula, de apenas 30 anos, mostra que tem um futuro bastante promissor pela frente e poderá construir uma carreira de sucesso na Polícia Militar de Minas Gerais. Gleide faz parte de um grupo de 14 mulheres que trabalham na 11ª Companhia Independente, responsável pelo policiamento do próprio município, além de Matozinhos, Capim Branco e Prudente de Morais.

A sargento é casada e entrou na PM em 2014, como funcionária civil. Em 2016 passou no Concurso Militar para formação de soldados e logo no ano seguinte mostrou que é determinada e fez o Curso de Formação de Sargentos, obtendo sucesso no seu objetivo e logo foi promovida.

“Trabalhar na PMMG é se superar a cada dia, fazendo nosso melhor para atender às necessidades da sociedade. É extremamente gratificante chegar em casa com a sensação do dever cumprido e com a certeza de que estamos contribuindo para que as gerações futuras vivam em um ambiente melhor e mais seguro. É um orgulho servir na Polícia Militar e ser valorizada pelo trabalho prestado tanto dentro da Instituição quanto pela sociedade para a qual prestamos nossos serviços”, comentou a sargento ao responder à nossa equipe sobre o significado de vestir a farda da PM/MG.

Questionada se já sofreu algum preconceito pelo fato de ser mulher ou se já sofreu algum assédio durante o seu trabalho ela logo disse: “Nunca sofri preconceitos por ser mulher e policial. A população respeita bastante a policial feminina. Nunca passei por isso e nem ouvi relato de nenhuma policial feminina que tenha passado por uma situação assim”, frisou.

Antes de entrar para a PM/MG a Sargento Gleide fez seis períodos de faculdade de enfermagem quando mais nova, mas após 2014 ela revelou que passou a ter contato de perto com o serviço policial e surgiu o sonho e a meta de se tornar parte da Instituição servindo como militar.

Coronel Kerley se destaca como a 1ª mulher à frente da PM/MG no interior do Estado

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

A Coronel Kerley da Silva Almeida assumiu recentemente o Comando da 19ª Região da PM/MG em Sete Lagoas. Sob o seu comando está o policiamento em 16 cidades mineiras, incluindo Pedro Leopoldo, Matozinhos, Prudente de Morais, Capim Branco e Sete Lagoas. A Oficial da PM está assumindo o lugar deixado pelo Coronel Charles Baracho, mas a data da posse ainda não foi oficialmente divulgada.

Ouvida pelo Portal Mix Notícias na última semana, quando esteve visitando Pedro Leopoldo, a Coronel comentou que se agarra na fé que tem em Deus para dar sequência ao trabalho deixado pelo seu antecessor. “Estou chegando para desenvolver o trabalho que recebi como missão e pretendo dar continuidade no trabalho fantástico desenvolvido pelo Coronel Baracho. Na medida do possível vou tentar implementar inovações porque estamos sempre aprendendo e podendo melhorar”, comentou a Coronel Kerley.

Feliz com o Destaque de Primeira Mulher no Comando da PM no interior do estado ela acrescentou: “É um compromisso e uma responsabilidade muito grande, mas tenho fé em Deus que se ele me deu a missão é porque ele tem certeza que vou desenvolver um bom trabalho para Sete Lagoas e região”, concluiu.

A instalação da 19ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) em Sete Lagoas, aconteceu em 2017 e, a Coronel Kerley está sendo a segunda Comandante à frente da Unidade após a sua criação.

Coronel Kerley é cumprimentada por Dozinha Melo e Francisca Fernandes do Consep de Pedro Leopoldo

Pedro Leopoldo representa Minas no livro “O Brasil que Pedala”

Livro retrata a vida nas 11 cidades onde mais se pedala no Brasil, os motivos que as fazem ter tantos adeptos da bicicleta, hábitos e perfis de ciclistas

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos Diney Felix (arquivo)

Um retrato sobre as cidades pequenas do país onde a cultura e o uso da bicicleta ainda se mantêm forte e resiliente é o mosaico de narrativas que compõem O Brasil que pedala. Com interesse em descobrir as motivações e curiosidades do cotidiano dos ciclistas dessas cidades, uma equipe de pesquisadores e autores vinculados a organizações civis que promovem a ciclomobilidade se debruçou sobre 11 cidades brasileiras de pequeno porte – com até 100 mil habitantes – para realizar entrevistas, contagens veiculares, pesquisa de perfil e caracterização de ciclistas, entre outros levantamentos para compor um mapeamento da mobilidade ativa nesses municípios.

Organizado por André Soares, da União de Ciclistas do Brasil, e Daniel Guth, da Aliança Bike, com prefácio de Clarisse Linke, do ITDP Brasil e apoio do Itaú Unibanco, o livro é a segunda produção da Parceria Editorial A Bicicleta no Brasil, composta pelas organizações Aliança Bike, Bicicleta para Todos, União de Ciclistas do Brasil e Bike Anjo. A parceria se formou para a produção de A Bicicleta no Brasil 2015, publicação que abordou a situação da mobilidade por bicicletas em dez capitais brasileiras.

Diversidade e perfil de ciclistas

Há diversos pontos curiosos apresentados em cada eixo do livro, que começa com um cordel dedicado especialmente para a publicação. J. Ribamar dos Santos, o autor, que também é ciclista, vive em Gurupi (GO), uma das cidades retratadas.

Um número expressivo de mulheres e crianças pedalam nestas cidades: em Ilha Solteira (SP), por exemplo, a presença feminina representa mais de 40% do total de ciclistas; já em Pomerode (SC) realiza-se anualmente a Copa Hans Fischer de ciclismo para homenagear seu grande herói esportivo, atleta que representou o país em duas edições dos Jogos Olímpicos.

Os resultados da pesquisa de perfil a partir das 2.208 entrevistas realizadas nas 11 cidades revelam o caráter inclusivo e humanitário da bicicleta. Praticamente dois terços dos ciclistas, nesta amostra de cidades pequenas, recebem entre zero e dois salários mínimos mensais. Em Mambaí (GO), 40% declaram não ter renda alguma.

Pardos e negros somam 64,6% dos ciclistas nessas cidades; brancos são 31,67%. Comparando com o Censo 2010, há nesses municípios três vezes mais autodeclarantes como negros entre os ciclistas do que em relação a toda a população. Tamandaré (PE), por exemplo, tem 20% de ciclistas autodeclarados negros, enquanto na cidade o índice corresponde a 5,13%.

Retratar a cultura da bicicleta em todos os biomas brasileiros e mostrar que ela se adapta a qualquer tipo de terreno e condições sociais também foi um desafio contemplado em O Brasil que pedala. Cidades como Tarauacá (AC) no meio da Floresta Amazônica com 73% de viagens feitas apenas de bicicleta, Tamandaré (PE), no litoral, e Cáceres (MT), no Pantanal matogrossense, estão mapeadas. Mambaí (GO), Antonina (PR), Pedro Leopoldo (MG) e São Fidélis (RJ) completam as 11 cidades pesquisadas.

As curtas e plenamente acessíveis distâncias são um ponto em comum entre as cidades. Para 63,6% dos entrevistados as viagens não superam 20 minutos de pedalada. Em Afuá (PA), 84% das viagens não superam 14 minutos e, em Tamandaré (PE), 51% não superam 15 minutos de pedalada.

A pesquisa de perfil, que entrevistou 2.208 ciclistas, revela que mais de um terço (34,3%) deles começou a pedalar porque a bicicleta “é mais rápida e prática”. Para 27,3%, o motivo principal é a economia deste meio de transporte. Para outros 22% dos ciclistas, o principal motivo é a saúde.

Sobre as águas

Afuá (PA) é a cidade que mais chama a atenção. Localizado na Ilha de Marajó, o município proíbe a circulação de automóveis, motos ou qualquer outro tipo de motor que faça andar sobre a terra. Trata-se de um lugar onde irmãos de 8 anos de idade levam irmãos menores na garupa da bicicleta e onde sinais e códigos de trânsito são negociados entre as pessoas. Afuá experimenta, na prática, tudo o que se estuda sobre os benefícios da bicicleta para as cidades.

Efeitos da motorização

Os números revelados nas pesquisas, no entanto, dão um gosto amargo no relato do cotidiano dessas cidades. Fica claro o efeito pernicioso de políticas públicas, que há décadas estimulam o aumento da presença de motores sobre duas ou quatro rodas nas ruas desses municípios –  seja por meio de desoneração, linhas de crédito, subsídios aos combustíveis e obras viárias. O Brasil que pedala chama a atenção para o aumento de motocicletas e motonetas: do total de emplacamentos destes veículos feitos entre 2001 e 2014, mais de 70% deles foram em municípios de pequeno porte. As regiões Norte e Nordeste viram a frota de motocicletas crescer 641% e 639%, respectivamente nesse período.

O livro é um alerta, mas também uma homenagem à cultura da bicicleta, que segue resiliente país afora.

Sobre os organizadores

André Soares é graduado em Filosofia, especialista em Educação Ambiental e mestre em Sociologia Política. Educador social, educador ambiental e consultor em mobilidade ciclística, é diretor-presidente da União de Ciclistas do Brasil (UCB), membro da Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú (ACBC) e membro da Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis (Amobici). É organizador, com Daniel Guth, do livro A bicicleta no Brasil (2015).

Daniel Guth é consultor de políticas de mobilidade urbana, comunicador e mestrando em Urbanismo pelo Prourb/UFRJ. Ciclista urbano desde 2006, foi coordenador de implantação das ciclofaixas de lazer de São Paulo (2009), viabilizou e organizou o mapa de ciclorrotas de São Paulo (Cebrap, 2010) e Salvador (2017). Idealizador do programa Escolas de Bicicleta (2012), coordenou a primeira pesquisa de perfil de ciclistas de São Paulo (2015) e foi organizador do estudo Economia da Bicicleta no Brasil (2018). Atualmente é coordenador de projetos da Aliança Bike e diretor da Associação Bicicleta para Todos. É coautor do livro Desistir nunca foi uma opção (2013).

Sobre o apoiador

O Itaú Unibanco, maior banco privado do Brasil e um dos maiores do mundo, está comprometido com o desenvolvimento das comunidades em que atua para gerar valor compartilhado. Por isso, atua em parceria com a sociedade e o poder público para promover mudanças que contribuam efetivamente para a qualidade de vida das pessoas. Por ser um banco essencialmente urbano, se preocupa com os temas que afligem as cidades e entende que a estratégia de sustentabilidade deveria contemplar também o tema “cidades sustentáveis”. O incentivo à mobilidade urbana é uma das causas do Itaú, ao lado de Educação, Cultura e Esporte, e dialoga com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Atualmente mantém cerca de 8,3 mil bicicletas em sistemas de bike sharing, somando mais de 20 milhões de viagens e contribuindo para a melhoria dos deslocamentos em Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), além de cidades em Pernambuco (PE), como Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, e também em Santiago, no Chile.

Sobre o livro

O BRASIL QUE PEDALA

A cultura da bicicleta nas cidades pequenas

Organizadores: André Soares e Daniel Guth

ISBN: 9788556621634

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 15,5 x 23 x 1,6 cm

Páginas: 256

Edição: 1ª

Editora: Jaguatirica

O lançamento aconteceu em janeiro 2019 e Pedro Leopoldo será a próxima cidade a receber o evento de lançamento.

Carro roubado em BH é encontrado pela Polícia Militar em Pedro Leopoldo


Reportagem: Pacheco de Souza / Foto enviada pela PM

No domingo de carnaval, dia 03 de março, por volta das 14 horas, Policiais Militares durante patrulhamento pelo centro de Pedro Leopoldo viram um veículo palio wekeend de cor verde estacionado embaixo do viaduto do bairro Santo Antônio, eles resolveram checar a placa do automóvel e constaram de imediato queixa de roubo na cidade de Belo Horizonte. Os policiais notaram ainda a aproximação de um indivíduo e efetuaram buscas pessoais, localizando com ele uma réplica de arma de fogo guardada dentro de uma sacola, um cachimbo e diversos objetos pessoais.

Segundo a Polícia Militar, foi realizado contato com a vítima do roubo em Belo Horizonte e durante lavratura da ocorrência na sede da PM no bairro Andyara o suspeito foi identificado pela vítima como sendo o autor do roubo na Capital Mineira.

O acusado foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Sete Lagoas. O carro e demais pertences da vítima foram recuperados pela Polícia Militar.

MIX DESTAQUE: Trabalharam nesta ocorrência o Sargento Welson Lima, Soldado Nunes, Sargento Souza e Soldado Thays.