Segundo testemunhas, uma serpente estava dentro de um galinheiro e a outra em um carro
Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos – Ana Paula
Equipes do Corpo de Bombeiros de Vespasiano capturaram uma cobra-coral na manhã dessa terça-feira, 12 de março, escondida embaixo de um veículo estacionado na Praça Bom Jesus, no centro de Matozinhos. A serpente de aproximadamente um metro foi levada para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte.
Jiboia é encontrada em galinheiro em
Fidalgo
Uma
jiboia de aproximadamente dois metros foi resgatada por equipes do Parque Estadual
do Sumidouro no último sábado, 09 de março, em Fidalgo, na Região Norte de
Pedro Leopoldo. A serpente estava escondida embaixo do telhado de um
galinheiro, localizado em um imóvel da Rua Fernão Dias.
O
animal foi encaminhado para uma mata da região e foi solto no local.
Um homem
foi preso pela Polícia Militar de Pedro Leopoldo na noite dessa terça-feira, 12
de março, após furtar uma bolsa feminina com cerca de mil reais em dinheiro e
objetos pessoais. O crime aconteceu na Rua Pacífico José Dinis, no centro da
cidade.
A vítima contou a PM que o veículo estava estacionado na via e com o vidro do lado do passageiro aberto, o autor aproveitou para pegar o objeto no interior do automóvel.
De
acordo com a Polícia Militar, de posse das características do autor foi
iniciado o rastreamento e três horas após o fato o suspeito foi abordado na Rua
Coronel Juventino Dias, também no centro da cidade. Com ele foi encontrada a
bolsa, porém sem o dinheiro e os documentos da vítima.
O ladrão tem 44 anos. Ele esteve preso recentemente pelo crime de roubo e foi colocado em liberdade no dia 11 deste mês.
O autor confessou o crime e disse que usou o dinheiro para comprar drogas e bebidas. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Sete Lagoas.
MIX DESTAQUE:
Trabalharam nesta ocorrência o Sargento Ernando Machado e o Soldado Michael.
Há um mês o mesmo suspeito também
agrediu a própria mãe com pedradas na cabeça
Reportagem:
Pacheco de Souza
As manchas
de sangue deixadas no asfalto, na Rua Rita Ribeiro, no bairro Lagoa de Santo
Antônio, Região Norte de Pedro Leopoldo, é o resultado de uma discussão entre dois
irmãos que terminou em uma tentativa de homicídio. O caso aconteceu por volta
das 04h30 desta terça-feira, 12 de março.
O
autor do crime desceu a rua a pé e sumiu na escuridão da madrugada. A vítima
foi socorrida por uma ambulância até o Pronto Atendimento Municipal e deve ser
transferida para Belo Horizonte.
A
Polícia Militar compareceu ao local para registrar o boletim de ocorrência. O
agressor é procurado pela Polícia.
Mais agressão em família
No dia 10 de fevereiro, há exatos 30 dias, a mãe do mesmo agressor também foi agredida por ele com uma pedrada na cabeça. Na ocasião o rapaz também fugiu e não foi encontrado pela Polícia.
Na
sexta-feira, 08 de março, Policiais Militares da 11ª Companhia Independente de Pedro
Leopoldo fizeram uma operação com abordagens a pessoas, veículos e intervenções
em residências de três bairros da cidade. Os trabalhos se concentraram no Santo
Antônio (Cascavel), Novo Campinho e na Cascalheira, localizada no Teotônio
Batista de Freitas (Lua).
De
acordo com a PM, a operação teve como objetivo prevenir crimes de roubo e homicídios
na cidade. No bairro Teotônio Batista foi apreendida uma espingarda polveira e
no Santo Antônio uma garrucha calibre 22 com 02 munições.
Ainda
segundo a PM, ninguém foi preso durante a operação.
MIX DESTAQUE: Trabalharam nesta operação o Tenente Victor Santos, Tenente Heverton, Cabo Denner, Sargento Welson Lima, Cabo Lazaroti, Soldado Dias, Tenente Porto, Soldado Olympio, Soldado Xavier, Sargento Anderson e Soldado Nunes.
Uma moto
Honda 150 placa HBI 2846 furtada no estacionamento do Pronto Atendimento de
Pedro Leopoldo, na última sexta-feira, 08 de março, foi abandonada no final da
manhã de ontem próximo à Academia Energia no bairro Magalhães.
De
acordo com a namorada da vítima, um contato anônimo informou onde o veículo foi
deixado e a Polícia Militar foi acionada para fazer a remoção para o pátio
credenciado.
A reportagem do Mix Notícias também recebeu informação anônima dizendo que o veículo estava em uma casa localizada na Rua G, no bairro Teotônio Batista de Freitas, mas antes da PM ir ao local a motocicleta foi deixada em outro local da cidade.
As nove mulheres que trabalham na sede da Ascapel – Associação dos Catadores de Pedro Leopoldo tentam encontrar motivação para comemorar o Dia Internacional das Mulheres, celebrado nesta sexta-feira, 08 de março. O motivo é o furto de vários objetos no galpão da associação nesta madrugada.
De acordo Luciene Pereira de Almeida, criminosos furtaram 800 blocos que estavam sendo usados na conclusão da obra do muro, além de 03 brochas, 01 perneira, 06 rolos de arame PV dezoito, 02 desempenadeiras, 02 torres de andaimes e 02 tesouras usadas para travar os andaimes.
A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar já estiveram no local para registrar a ocorrência, mas não há suspeitas de quem tenha cometido o crime.
Quem tiver alguma informação sobre o crime pode fazer Denúncia Anônima via telefone 181.
Reportagem: Pacheco de Souza / Foto de arquivo pessoal
Em Pedro Leopoldo a Sargento Gleide Patrícia Silva Paula, de apenas 30 anos, mostra que tem um futuro bastante promissor pela frente e poderá construir uma carreira de sucesso na Polícia Militar de Minas Gerais. Gleide faz parte de um grupo de 14 mulheres que trabalham na 11ª Companhia Independente, responsável pelo policiamento do próprio município, além de Matozinhos, Capim Branco e Prudente de Morais.
A sargento é casada e entrou na PM em 2014, como funcionária civil. Em 2016 passou no Concurso Militar para formação de soldados e logo no ano seguinte mostrou que é determinada e fez o Curso de Formação de Sargentos, obtendo sucesso no seu objetivo e logo foi promovida.
“Trabalhar
na PMMG é se superar a cada dia, fazendo nosso melhor para atender às
necessidades da sociedade. É extremamente gratificante chegar em casa com a
sensação do dever cumprido e com a certeza de que estamos contribuindo para que
as gerações futuras vivam em um ambiente melhor e mais seguro. É um orgulho
servir na Polícia Militar e ser valorizada pelo trabalho prestado tanto dentro
da Instituição quanto pela sociedade para a qual prestamos nossos serviços”,
comentou a sargento ao responder à nossa equipe sobre o significado de vestir a
farda da PM/MG.
Questionada
se já sofreu algum preconceito pelo fato de ser mulher ou se já sofreu algum
assédio durante o seu trabalho ela logo disse: “Nunca sofri preconceitos por
ser mulher e policial. A população respeita bastante a policial feminina. Nunca
passei por isso e nem ouvi relato de nenhuma policial feminina que tenha passado
por uma situação assim”, frisou.
Antes
de entrar para a PM/MG a Sargento Gleide fez seis períodos de faculdade de
enfermagem quando mais nova, mas após 2014 ela revelou que passou a ter contato
de perto com o serviço policial e surgiu o sonho e a meta de se tornar parte da
Instituição servindo como militar.
A Coronel
Kerley da Silva Almeida assumiu recentemente o Comando da 19ª Região da PM/MG
em Sete Lagoas. Sob o seu comando está o policiamento em 16 cidades mineiras,
incluindo Pedro Leopoldo, Matozinhos, Prudente de Morais, Capim Branco e Sete
Lagoas. A Oficial da PM está assumindo o lugar deixado pelo Coronel Charles
Baracho, mas a data da posse ainda não foi oficialmente divulgada.
Ouvida
pelo Portal Mix Notícias na última semana, quando esteve visitando Pedro
Leopoldo, a Coronel comentou que se agarra na fé que tem em Deus para dar
sequência ao trabalho deixado pelo seu antecessor. “Estou chegando para desenvolver
o trabalho que recebi como missão e pretendo dar continuidade no trabalho
fantástico desenvolvido pelo Coronel Baracho. Na medida do possível vou tentar
implementar inovações porque estamos sempre aprendendo e podendo melhorar”,
comentou a Coronel Kerley.
Feliz
com o Destaque de Primeira Mulher no Comando da PM no interior do estado ela
acrescentou: “É um compromisso e uma responsabilidade muito grande, mas tenho
fé em Deus que se ele me deu a missão é porque ele tem certeza que vou desenvolver
um bom trabalho para Sete Lagoas e região”, concluiu.
A
instalação da 19ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) em Sete Lagoas,
aconteceu em 2017 e, a Coronel Kerley está sendo a segunda Comandante à frente
da Unidade após a sua criação.
Coronel Kerley é cumprimentada por Dozinha Melo e Francisca Fernandes do Consep de Pedro Leopoldo
Livro retrata a vida nas 11 cidades onde
mais se pedala no Brasil, os motivos que as fazem ter tantos adeptos da
bicicleta, hábitos e perfis de ciclistas
Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos Diney Felix (arquivo)
Um
retrato sobre as cidades pequenas do país onde a cultura e o uso da bicicleta
ainda se mantêm forte e resiliente é o mosaico de narrativas que compõem O
Brasil que pedala. Com interesse em descobrir as motivações e curiosidades do
cotidiano dos ciclistas dessas cidades, uma equipe de pesquisadores e autores
vinculados a organizações civis que promovem a ciclomobilidade se debruçou
sobre 11 cidades brasileiras de pequeno porte – com até 100 mil habitantes –
para realizar entrevistas, contagens veiculares, pesquisa de perfil e
caracterização de ciclistas, entre outros levantamentos para compor um mapeamento
da mobilidade ativa nesses municípios.
Organizado
por André Soares, da União de Ciclistas do Brasil, e Daniel Guth, da Aliança
Bike, com prefácio de Clarisse Linke, do ITDP Brasil e apoio do Itaú Unibanco,
o livro é a segunda produção da Parceria Editorial A Bicicleta no Brasil,
composta pelas organizações Aliança Bike, Bicicleta para Todos, União de
Ciclistas do Brasil e Bike Anjo. A parceria se formou para a produção de A
Bicicleta no Brasil 2015, publicação que abordou a situação da mobilidade por bicicletas
em dez capitais brasileiras.
Diversidade e perfil de ciclistas
Há
diversos pontos curiosos apresentados em cada eixo do livro, que começa com um
cordel dedicado especialmente para a publicação. J. Ribamar dos Santos, o
autor, que também é ciclista, vive em Gurupi (GO), uma das cidades retratadas.
Um
número expressivo de mulheres e crianças pedalam nestas cidades: em Ilha
Solteira (SP), por exemplo, a presença feminina representa mais de 40% do total
de ciclistas; já em Pomerode (SC) realiza-se anualmente a Copa Hans Fischer de
ciclismo para homenagear seu grande herói esportivo, atleta que representou o
país em duas edições dos Jogos Olímpicos.
Os
resultados da pesquisa de perfil a partir das 2.208 entrevistas realizadas nas
11 cidades revelam o caráter inclusivo e humanitário da bicicleta. Praticamente
dois terços dos ciclistas, nesta amostra de cidades pequenas, recebem entre
zero e dois salários mínimos mensais. Em Mambaí (GO), 40% declaram não ter
renda alguma.
Pardos
e negros somam 64,6% dos ciclistas nessas cidades; brancos são 31,67%.
Comparando com o Censo 2010, há nesses municípios três vezes mais
autodeclarantes como negros entre os ciclistas do que em relação a toda a
população. Tamandaré (PE), por exemplo, tem 20% de ciclistas autodeclarados
negros, enquanto na cidade o índice corresponde a 5,13%.
Retratar
a cultura da bicicleta em todos os biomas brasileiros e mostrar que ela se
adapta a qualquer tipo de terreno e condições sociais também foi um desafio
contemplado em O Brasil que pedala. Cidades como Tarauacá (AC) no meio da
Floresta Amazônica com 73% de viagens feitas apenas de bicicleta, Tamandaré
(PE), no litoral, e Cáceres (MT), no Pantanal matogrossense, estão mapeadas.
Mambaí (GO), Antonina (PR), Pedro Leopoldo (MG) e São Fidélis (RJ) completam as
11 cidades pesquisadas.
As
curtas e plenamente acessíveis distâncias são um ponto em comum entre as
cidades. Para 63,6% dos entrevistados as viagens não superam 20 minutos de
pedalada. Em Afuá (PA), 84% das viagens não superam 14 minutos e, em Tamandaré
(PE), 51% não superam 15 minutos de pedalada.
A
pesquisa de perfil, que entrevistou 2.208 ciclistas, revela que mais de um
terço (34,3%) deles começou a pedalar porque a bicicleta “é mais rápida e
prática”. Para 27,3%, o motivo principal é a economia deste meio de transporte.
Para outros 22% dos ciclistas, o principal motivo é a saúde.
Sobre
as águas
Afuá
(PA) é a cidade que mais chama a atenção. Localizado na Ilha de Marajó, o
município proíbe a circulação de automóveis, motos ou qualquer outro tipo de
motor que faça andar sobre a terra. Trata-se de um lugar onde irmãos de 8 anos
de idade levam irmãos menores na garupa da bicicleta e onde sinais e códigos de
trânsito são negociados entre as pessoas. Afuá experimenta, na prática, tudo o
que se estuda sobre os benefícios da bicicleta para as cidades.
Efeitos
da motorização
Os
números revelados nas pesquisas, no entanto, dão um gosto amargo no relato do
cotidiano dessas cidades. Fica claro o efeito pernicioso de políticas públicas,
que há décadas estimulam o aumento da presença de motores sobre duas ou quatro
rodas nas ruas desses municípios – seja
por meio de desoneração, linhas de crédito, subsídios aos combustíveis e obras
viárias. O Brasil que pedala chama a atenção para o aumento de motocicletas e
motonetas: do total de emplacamentos destes veículos feitos entre 2001 e 2014,
mais de 70% deles foram em municípios de pequeno porte. As regiões Norte e
Nordeste viram a frota de motocicletas crescer 641% e 639%, respectivamente
nesse período.
O
livro é um alerta, mas também uma homenagem à cultura da bicicleta, que segue
resiliente país afora.
Sobre
os organizadores
André
Soares é graduado em Filosofia, especialista em Educação Ambiental e mestre em
Sociologia Política. Educador social, educador ambiental e consultor em
mobilidade ciclística, é diretor-presidente da União de Ciclistas do Brasil
(UCB), membro da Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú (ACBC)
e membro da Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis (Amobici).
É organizador, com Daniel Guth, do livro A bicicleta no Brasil (2015).
Daniel
Guth é consultor de políticas de mobilidade urbana, comunicador e mestrando em
Urbanismo pelo Prourb/UFRJ. Ciclista urbano desde 2006, foi coordenador de
implantação das ciclofaixas de lazer de São Paulo (2009), viabilizou e
organizou o mapa de ciclorrotas de São Paulo (Cebrap, 2010) e Salvador (2017).
Idealizador do programa Escolas de Bicicleta (2012), coordenou a primeira
pesquisa de perfil de ciclistas de São Paulo (2015) e foi organizador do estudo
Economia da Bicicleta no Brasil (2018). Atualmente é coordenador de projetos da
Aliança Bike e diretor da Associação Bicicleta para Todos. É coautor do livro
Desistir nunca foi uma opção (2013).
Sobre
o apoiador
O
Itaú Unibanco, maior banco privado do Brasil e um dos maiores do mundo, está
comprometido com o desenvolvimento das comunidades em que atua para gerar valor
compartilhado. Por isso, atua em parceria com a sociedade e o poder público
para promover mudanças que contribuam efetivamente para a qualidade de vida das
pessoas. Por ser um banco essencialmente urbano, se preocupa com os temas que
afligem as cidades e entende que a estratégia de sustentabilidade deveria
contemplar também o tema “cidades sustentáveis”. O incentivo à mobilidade
urbana é uma das causas do Itaú, ao lado de Educação, Cultura e Esporte, e
dialoga com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Atualmente
mantém cerca de 8,3 mil bicicletas em sistemas de bike sharing, somando mais de
20 milhões de viagens e contribuindo para a melhoria dos deslocamentos em Rio
de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS),
Salvador (BA), além de cidades em Pernambuco (PE), como Recife, Olinda e
Jaboatão dos Guararapes, e também em Santiago, no Chile.
Sobre o livro
O BRASIL
QUE PEDALA
A
cultura da bicicleta nas cidades pequenas
Organizadores:
André Soares e Daniel Guth
ISBN:
9788556621634
Idioma:
Português
Encadernação:
Brochura
Formato:
15,5 x 23 x 1,6 cm
Páginas:
256
Edição:
1ª
Editora:
Jaguatirica
O lançamento
aconteceu em janeiro 2019 e Pedro Leopoldo será a próxima cidade a receber o
evento de lançamento.
Reportagem:
Pacheco de Souza / Foto enviada pela PM
No
domingo de carnaval, dia 03 de março, por volta das 14 horas, Policiais
Militares durante patrulhamento pelo centro de Pedro Leopoldo viram um veículo
palio wekeend de cor verde estacionado embaixo do viaduto do bairro Santo
Antônio, eles resolveram checar a placa do automóvel e constaram de imediato
queixa de roubo na cidade de Belo Horizonte. Os policiais notaram ainda a
aproximação de um indivíduo e efetuaram buscas pessoais, localizando com ele
uma réplica de arma de fogo guardada dentro de uma sacola, um cachimbo e diversos
objetos pessoais.
Segundo
a Polícia Militar, foi realizado contato com a vítima do roubo em Belo
Horizonte e durante lavratura da ocorrência na sede da PM no bairro Andyara o
suspeito foi identificado pela vítima como sendo o autor do roubo na Capital
Mineira.
O
acusado foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Sete
Lagoas. O carro e demais pertences da vítima foram recuperados pela Polícia
Militar.
MIX DESTAQUE:
Trabalharam nesta ocorrência o Sargento Welson Lima, Soldado Nunes, Sargento
Souza e Soldado Thays.