PRESÍDIO DE PEDRO LEOPOLDO É REINAUGURADO

Autoridades prestigiam reinauguração

Autoridades prestigiam reinauguração

 

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos Expedito Nogueira

Nova enfermaria

Nova enfermaria

A Secretaria de Estado de Defesa Social, através da Subsecretaria de Administração Prisional, reinaugurou na manhã desta terça-feira (25) o Presídio de Pedro Leopoldo. A unidade prisional tem capacidade para 80 detentos e está localizada à Rua Dr. Rocha na região central. O prédio estava fechado desde dezembro de 2012 após uma rebelião. CLIQUE AQUI e leia a reportagem da época.

A reinauguração contou com a presença da Prefeita Municipal Eloísa Helena (PMDB) e de alguns vereadores da cidade. Também estavam presentes os Juízes Dr. Otávio Batista Lomônaco e Dr. Henrique Alves Pereira, ambos, respectivamente, da 1ª e 2ª Vara de Justiça local. Além da Direção do Presídio, Agentes Penitenciários, Membros da Pastoral Carcerária e do Capitão Machado – Comandante da 182 Companhia da PM.

Tela para evitar arremesso de objetos

Tela para evitar arremesso de objetos

Durante o discurso das autoridades foi destacado que a reforma custou cerca de R$ 500 mil reais aos cofres do Estado e seu objetivo é de proporcionar mais segurança, conforto e principalmente dar mais dignidade aos presos no cumprimento de sua pena.

O Juíz Dr. Henrique Alves Pereira sugeriu a criação de uma biblioteca para estimular os presos a praticar hábitos de leitura. O magistrado também enfatizou que a reforma do prédio trouxe mais segurança para os agentes que trabalham na unidade, além do conforto para os presos.

SOBRE A REFORMA

A reforma promovida contempla a construção de celas masculinas, reforma elétrica e hidráulica, pintura e dormitório de alvenaria. Os sistemas de abertura das portas das celas foram modificadas e as janelas foram ampliadas para ampliar a circulação do ar.

Entre as novas construções um destaque para o box onde serão guardados os pertences dos visitantes e o reservatório de água com capacidade para 30 mil litros. O novo presídio tem ainda uma cela para triagem do preso, enfermaria com acesso para cadeirantes e uma suíte para visita íntima.

O prédio também possui celas para os acautelados, corredores mais largos, novo espaço para revista e adequação da área do pátio onde os presos tomam banho de sol. No pátio foi colocado tela para evitar que objetos sejam arremessados de fora pra dentro do presídio.

Celas com dormitórios de alvenaria e colchões novos

Celas com dormitórios de alvenaria e colchões novos

PROJETOS FUTUROS

A direção do Presídio informou durante o discurso que em breve a unidade prisional vai contar com oficinas para os presos, sala de aula e uma sala de informática para realização de cursos de computação.

Confira o ANTES e o DEPOIS da reforma

Confira o ANTES e o DEPOIS da reforma

REFORMA PRESÍDIO DE PL (24) 695 x 296

Convidados lotam uma das salas do presídio para prestigiar a entrega da reforma

 

Manifestação silenciosa pediu PAZ em Matozinhos

CAMINHADA PELA PAZ EM MATOZINHOS 695 X 214

VESTIDOS DE BRANCO E CARREGANDO FAIXAS E CARTAZES FAMILIARES E AMIGOS DE TAÍZA SARAIVA COBRAVAM POR JUSTIÇA

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Familiares buscam forças no ombro amigo

Familiares buscam forças no ombro amigo

Quase duzentos alunos da Escola Estadual Bento Gonçalves e do Senai se juntaram aos familiares e amigos da estudante TAÍZA PEREIRA SARAIVA e fizeram uma caminhada silenciosa pela principal avenida (Caio Martins) de Matozinhos na manhã deste sábado, dia 22 de novembro. No percurso feito da Praça São Sebastião até a Praça Bom Jesus no centro da cidade, os manifestantes carregavam faixas e cartazes com pedidos de paz e justiça.

Durante o trajeto feito pelos manifestantes o que se percebia era um sentimento de dor e saudade. Os familiares que estavam na caminhada seguiam o trajeto de mãos dadas ou amparados pelo ombro amigo. Na Praça Bom Jesus o Missionário Adelchi Rangel da Igreja Presbiteriana realizou um pequeno momento de oração. “Estamos todos muitos tristes pela ausência que ela tem feito em nosso meio, mas a Taíza tinha um compromisso com Deus, ela servia ao Senhor e é isso que conforta nosso coração, de saber que onde quer que ela esteja. ela está com Deus”, disse.

Missionário Adelchi e Pastor João Luiz

Missionário Adelchi e Pastor João Luiz

O Missionário revelou ainda que há grandes possibilidades do corpo encontrado na Estrada da Jaguara nesta semana ser da adolescente, mas ele pediu que todos respeitem o momento de dor vivido pela família e aguarde o comunicado oficial da família que será feito após o laudo do IML.

Outro pastor presente ao evento lembrou que os desígnios de Deus se cumpriu, pois o corpo de Taíza volta à terra, mas a alma volta à Deus. “Nós sabemos que nesse momento a alma da Taíza já está com o Senhor e acabou o sofrimento. Nós não temos ideia do que ela passou, nem por quanto tempo e o que aconteceu, mas agora ela está descansando no Senhor”, frisou o Pastor João Luiz.

O pastor sugeriu a todos os presentes que leiam o salmo 139 como forma de encontrar na palavra de Deus o conforto para os corações aquebrantados.

Os pais de Taíza Saraiva (Luciana e Cristiano) participaram da caminhada, mas não quiseram gravar entrevistas. Na próxima segunda-feira (24) outros parentes da estudante vão ao IML em Belo Horizonte para colher material que será usado no exame de DNA. A Polícia Civil que esclarecer se o corpo encontrado na zona rural do município é mesmo da estudante.

A equipe da TRANSMATOZ (Tarcísio, José Maria e Rodnilson) cuidaram do trânsito durante todo o trajeto da caminhada.

CAMINHADA PELA PAZ EM MATOZINHOS (2) 695 X 334

CARRO PEGA FOGO NA MG-424 EM PEDRO LEOPOLDO

BANNER II SEMINÁRIO PARTICIPATIVO - PREFEITURA 695 X 198

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos Expedito Nogueira

Bombeiros em ação

Bombeiros em ação

Um automóvel FORD FOCUS pegou fogo agora há pouco na rodovia MG-424 pouco acima do Posto Shell em Pedro Leopoldo. O incidente foi na pista sentido Matozinhos, mas a rodovia foi fechada para o trânsito em ambos os sentidos na altura do bairro Maria de Lourdes, já que que o incêndio está provocando pequenas explosões.

Segundo testemunhas a Polícia Militar já está no local e a área foi isolada para os trabalhos do Corpo de Bombeiros. Outra informação passada à nossa equipe é que os ocupantes do automóvel conseguiram descer do veículo a tempo e ninguém se feriu.

A causa provável do incêndio pode ser uma pane elétrica.

Atualizada as 19h15.

Veículo foi totalmente destruído

Veículo foi totalmente destruído

HOMEM É PRESO ACUSADO DE TENTAR MATAR A MÃE

BANNER PARCEIRO DO TRÂNSITO 695 X 198

CRIME ACONTECEU NO BAIRRO JARDINÓPOLIS EM PEDRO LEOPOLDO

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto Expedito Nogueira

Arma foi apreendida

Arma foi apreendida

Um homem foi preso agora há pouco no bairro Jardinópolis na região Sul de Pedro Leopoldo acusado de tentar matar a própria mãe. Nossa equipe apurou que o acusado teria se armado com uma espingarda e efetuou três disparos em direção da mulher, mas ela correu e conseguiu se esconder até a chegada da Polícia Militar.

O suspeito foi preso e a arma de fogo apreendida.

O homem será levado neste momento para a Delegacia de Plantão no bairro Jardim da Glória em Vespasiano, onde ficará à disposição do Delegado de plantão.

BANNER II SEMINÁRIO PARTICIPATIVO - PREFEITURA 695 X 198

MATOZINHOS: Confirmada caminhada pela PAZ neste sábado

FAMILIARES E AMIGOS DE TAÍZA SARAIVA VÃO PARA AS RUAS COBRAR MAIS SEGURANÇA E PAZ ENTRE OS POVOS

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Praça Bom Jesus no centro de Matozinhos

Praça Bom Jesus no centro de Matozinhos

Está confirmada para este sábado (22) uma caminhada pela PAZ no centro de Matozinhos. O evento é organizado por familiares da estudante TAÍZA PEREIRA SARAIVA desaparecida na cidade há quase 20 dias. A concentração será às 09 horas na Praça da Igreja São Sebastião de onde o grupo sairá com destino à Praça Bom Jesus (foto), no centro do município.

O objetivo dos organizadores é mobilizar os alunos das escolas da região para dar um grito pela paz. Os alunos estarão usando camisetas brancas e devem carregar cartazes e faixas com mensagens.

De acordo com os organizados, a direção da Escola Estadual Bento Gonçalves e do Senai já confirmaram a presença dos alunos.

TRAGA SUA FAMÍLIA E PARTICIPE!

BANNER PARCEIRO DO TRÂNSITO 695 X 198

CARRO BATE EM MOTO NA MG-424

ACIDENTE FOI NESTA MANHÃ DE SEXTA-FEIRA EM PEDRO LEOPOLDO

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos Expedito Nogueira

Acidente foi na parte da manhã

Acidente foi na parte da manhã

Um carro de passeio com placa de Vespasiano colidiu na manhã desta sexta-feira (21) com uma motocicleta na rodovia MG-424 em Pedro Leopoldo. O acidente foi por volta das 07h na pista sentido Matozinhos. Nossa redação apurou que ambos os veículos seguiam no mesmo sentido, no entanto, a condutora do automóvel foi desviar de uma carreta que vinha sentido contrário e atingiu a traseira da moto, provocando a queda do motociclista.

A vítima foi socorrida por uma ambulância de Pedro Leopoldo até o Pronto Atendimento da cidade com escoriações leves pelo corpo.

A ocorrência foi registrada pela Polícia Rodoviária Estadual.

BANNER PARCEIRO DO TRÂNSITO 695 X 198

MATOZINHOS: Homem é encontrado morto na Praça Bom Jesus

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto Expedito Nogueira

HOMEM MORTO NA PRAÇA BOM JESUS EM MATOZINHOS (2) 400 X 225Militares da 198 Companhia da PM de Matozinhos registram neste momento uma ocorrência de encontro de cadáver no centro da cidade. As primeiras informações passadas à nossa equipe davam conta de um acidente com um suposto motociclista na Rua Bento Gonçalves, na esquina da Praça Bom Jesus, no entanto, a Polícia Militar informou para nossa equipe que se trata de encontro de cadáver.

O homem inicialmente identificado como Ronaldo seria um ex-morador do bairro Nossa Senhora de Fátima e estaria morando na rua, ele teria passado mal e sofreu uma queda, batendo com a cabeça na calçada. Uma ambulância da cidade foi ao local para prestar socorro, mas a vítima já estava morta.

Perícia e rabecão são aguardados no local.

 

Construção do Plano de Saneamento Básico já começou

PREFEITURA DE PEDRO LEOPOLDO QUER OUVIR COMUNIDADE ANTES DE ENVIAR PROJETO DE LEI À CÂMARA MUNICIPAL

Reportagem: Pacheco de Souza

A Prefeitura de Pedro Leopoldo deu início na noite desta quarta-feira (19) a uma série de cinco encontros que serão realizados nos bairros, no centro e nos distritos do município para ouvir a comunidade na construção do Plano Municipal de Saneamento Básico e Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Os Seminários iniciados nesta noite tem a finalidade de ouvir os principais problemas vividos pelos moradores no seu bairro, exemplo: o tratamento e a distribuição da água, esgoto, lixo, drenagem pluvial.

O encontro com os moradores do Distrito de Lagoa de Santo Antônio aconteceu no início da noite de hoje na Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales, onde aproximadamente 15 pessoas participaram.

OS PROBLEMAS DA REGIÃO

No bairro da Lagoa o principal problema apontado são as fossas negras. Segundo dados apresentados no encontro, cerca de 80% das residências desta região não tem esgoto tratado pela Copasa.  Os moradores também defenderam a arborização no entorno da lagoa, criação de áreas de impermeabilização do solo, coleta seletiva do lixo, entulhos, dentre outros assuntos.

O vereador Vicente Cruz participou da reunião e também contribuiu dando importantes sugestões para a construção do Plano de Saneamento Básico.

CONFIRA A AGENDA DOS PRÓXIMOS ENCONTROS E PARTICIPE

LUND – quinta-feira (20) às 18h, no Salão Paroquial

VERA CRUZ DE MINAS – sexta-feira (21) às 18h, na sede da Associação Comunitária

CENTRO – quinta-feira (27) às 18h, no Auditório Senai

FIDALGO – sexta-feira (28) às 18h, na Associação Comunitária

Além do Portal Mix Notícias, a Rádio PL FM também cobriu o evento e as entrevistas serão veiculadas nesta quinta-feira (20) no programa Cidade Urgente às 11 horas.

Para mais informações ligue: 3660-5109.

 

ACIDENTE GRAVE NA MG-424 EM PRUDENTE DE MORAIS

DUAS MULHERES DE CAPIM BRANCO FORAM SOCORRIDAS AGORA HÁ POUCO INCONSCIENTES

 Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos Polícia Civil

ACIDENTE GRAVE EM PRUDENTE DE MORAIS 400 X 260Militares da Polícia Rodoviária Estadual registram neste momento um gravíssimo acidente entre um Ônibus de Turismo com placa de São Paulo e um Ford Fiesta na rodovia MG-424, altura do Posto Fiscal, na região de Prudente de Morais. As primeiras informações passadas por testemunhas dão conta de duas vítimas graves, ambas do sexo feminino. Elas já foram socorridas inconscientes e levadas para Hospitais da região.

As vítimas foram identificadas inicialmente como Larissa e Camila são moradoras da cidade de Capim Branco. A condutora do veículo está grávida de dois meses. Segundo uma Policial que conversou com nossa equipe, o carro onde as moças estavam saiu de Campo Santana e entrou na rodovia, a motorista não observou o trânsito e teve o veículo atingido e arrastado pelo ônibus.

ACIDENTE GRAVE PRUDENTE DE MORAIS (2) 237 x 266Ainda não há informações de outras vítimas. O trânsito está bastante complicado na região, tanto para quem segue sentido Sete Lagoas ou Matozinhos.

Aguarde mais informações, ocorrência em andamento.

BANNER PARCEIRO DO TRÂNSITO 695 X 198

Hospital de Pedro Leopoldo é Ouro no Meio Ambiente

Maternidade Dr. Eugênio Gomes de Carvalho conquista certificação inédita por cuidados com o meio ambiente e promove evento na Câmara dos Vereadores

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

O Hospital e Maternidade Dr. Eugênio Gomes de Carvalho promoveu na manhã desta terça-feira, 18, na Câmara dos Vereadores de Pedro Leopoldo, um evento para entrega simbólica da certificação “Selo Ouro” por boas práticas ambientais, outorgada pela Fundação Getúlio Vargas (SP). O reconhecimento é emitido pelo Programa Brasileiro GHG Protocol, gerido pela FGV e concedido a quem divulga, anualmente, inventários sobre emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).

A maternidade é a primeira instituição hospitalar de Minas Gerais a ter esse título e uma das cinco no país (as outras quatro são: Hospital Regional Público de Marajó (PA); Hospital Geral de Tailândia (PA); Hospital Regional de Sorriso (MT); Hospital Israelita Albert Einstein (SP)).

A gerente de Meio Ambiente do INDSH, que administra o hospital, Márcia Mariani, destacou que a certificação é apenas o início de uma longa caminhada em defesa do meio ambiente, “um caminho sem volta e de muito trabalho coletivo”. Segundo ela, a próxima etapa será a elaboração e a prática de ações voltadas à redução de agressão ao meio ambiente.

“Estou muito orgulhoso em oficializar a placa Selo Ouro, que será afixada na recepção do hospital, para que todos tomem conhecimento do nosso compromisso com a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente”, ressaltou o presidente do INDSH, José Carlos Rizoli.

A Prefeita Eloísa Helena participou do evento ao lado da Chefe de Gabinete Ana Paula Santos e do Secretário de Fazenda Valter Labanca, ela elogiou a conquista do prêmio pela Maternidade. “É um prazer participar de um evento tão importante e inédito em nosso município. Este prêmio muito nos honra, ainda mais sabendo que se trata de uma instituição que cuida da saúde. Parabéns a todos!”.

Além das autoridades, membros do Conselho Municipal de Saúde, imprensa e funcionários da Maternidade estiveram presentes.