Atleta de Pedro Leopoldo é bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu

Aconteceu ontem, (02/05), o Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu organizado pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu, em Barueri, São Paulo.  O Pedroleopoldense Lucas Diniz Andrade Carvalho, também conhecido como “Pulga”, trouxe para a cidade a medalha de bronze na categoria Master 1 na faixa azul.

Esse campeonato é o mais importante no cenário nacional e internacional. Lucas treina na equipe Caveirinha Jiu Jitsu family, que tem várias filiais no mundo.Em Pedro Leopoldo, a equipe está a quase 20 anos sob o comando do André Luiz Costa, mais conhecido como Montanha, idealizador da filial e  professor dos grandes atletas e praticantes da arte.

Neste mesmo campeonato, também participou outra pedroleopoldense, Rebeca Lemes, representando as mulheres. Ela  já possui outros campeonatos no currículo, mas dessa vez foi interrompida por uma luta duríssima e perdeu por 3 vantagens a 0, mas afirma já estar focada no próximo.

O Professor Montanha luta no domingo, e diante desse orgulho, se sente motivado e segundo ele, “Preparado para guerra que o espera”, a expectativa é de mais um resultado positivo para nossa cidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Ingryd Rodrigues / Fotos: Divulgação

Recoa vai reunir amanhã (03/05) com moradores de Fidalgo e Quinta do Sumidouro

População é convidada para conhecer o Projeto de Implantação de um Muro Inteligente na região 

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos: Divulgação

Membros da Rede Recoa no Parque do Sumidouro

A Rede Comunitária em Ação –  RECOA, em parceria com a Direção do Parque
Estadual do Sumidouro, convida os moradores de Fidalgo e Quinta do Sumidouro para participar de uma reunião nesta quinta-feira, 3 de maio, de 7h30 as 8h15, na Casa Fernão Dias.

Segundo os organizadores, o objetivo do encontro é conversar com a comunidade e os funcionários do parque sobre a parceria que está sendo feita para a implantação de um Muro Inteligente na região.

Sobre os Muros Inteligentes

O projeto é uma iniciativa da RECOA – Rede Comunitária em Ação trazida da cidade de Mairiporã/SP. Os Muros Inteligentes são instalações com aberturas para o descarte de três tipos de recicláveis – papel, metal e plástico, eles são direcionados a um container para o armazenamento do material, que, posteriormente, será recolhido e reciclado pela ASCAPEL. A Coleta Seletiva de Pedro Leopoldo traz benefícios diretos para 14 famílias associadas da Associação de Catadores de Papeis do Município.

Onde já tem Muro Inteligente?

Posto de Saúde do bairro Ferreiras

Secretaria Municipal de Educação no bairro Magalhães

Escola Estadual Imaculada Conceição no centro da cidade

Escola Municipal José Elias da Costa no bairro Santo Antônio

Apae de Pedro Leopoldo, na Região do bairro São Geraldo

Escola Júlio César de Vasconcelos no bairro São Geraldo

Escola Municipal José Pedro Filho no Adélia Issa

Escola Municipal Raimundo Salvador no bairro da “Lua”

Escola Estadual Magno Claret Vieira em Lagoa Santo Antônio

Escola Municipal Heitor Cláudio Sales em Lagoa Santo Antônio

Escola Estadual Rui Barbosa no centro de Pedro Leopoldo

Membros da Rede Recoa e alunos da Escola Estadual Magno Claret visitaram o Parque no último final de semana

Projeto de Lei prevê aposentadoria especial para condutores de ambulância

 Reportagem: Ingryd Rodrigues / Foto: Pacheco de Souza

Foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 349/2017, que determina que condutores de ambulância tenham direito a uma aposentadoria especial após 25 anos de contribuição.

A ideia surgiu do Sindicato de Condutores de Ambulância do Estado de São Paulo, acatada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. O relator responsável dessa matéria é o senador Paulo Paim (PT-RS). Agora, o projeto segue para análise em Plenário.

Advogado Sérgio Augusto Alves

A justificativa para essa proposta é a preocupação e necessidade de zelar pela saúde desses trabalhadores, que ficam diariamente expostos a condições desfavoráveis e agentes nocivos à saúde. Como por exemplo, carnes, glândulas, vísceras, sangue e dejeções de portadores de doenças infectocontagiosas. Além de estar sempre em constante pressão, uma vez que eles não apenas são responsáveis pela condução do carro, mas a velocidade do veículo pode significar a vida do paciente.

“Esses profissionais dedicam sua vida a atuar nesta área perigosa, penosa e insalubre, e podem ter assegurado o direito à aposentadoria especial como têm todos aqueles que atuam em áreas semelhantes”- defendeu Paim.

Segundo o advogado especialista em direito previdenciário, Sérgio Augusto Alves,“o peixe já está na isca, agora é só tirar da água. É uma grande vitória para a categoria!”, comemorou o profissional liberal que tem um escritório no centro de Pedro Leopoldo.

Fonte: Agência Senado

 

 

Concurso de beleza do Pedro Leopoldo Rodeio Show bate recorde histórico de inscrições

Em menos de 10 dias de inscrições, mais de 400 candidatas registraram a participação para concorrer ao prêmio de Rainha do Rodeio do PLRS 2018

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto: Cláudio Magalhães

Ezabely e o estilista Ricardo Sowrreyro (responsável por vestir as candidatas em 2017)

A 15ª edição do Pedro Leopoldo Rodeio Show ainda nem começou e já está batendo recordes. Como tradição do evento, antes dos peões entrarem em cena no maior festival de Minas Gerais, um concurso de beleza é realizado para escolher a Rainha do Rodeio que representará a beleza feminina da região. Neste ano, celebrando os 15 anos de rodeio, as inscrições para a disputa foram abertas, e em menos de 10 dias de processo seletivo mais de 400 candidatas registraram participação e interesse em concorrer ao título de Rainha do Pedro Leopoldo Rodeio Show 2018. Um recorde histórico do festival em inscrições.

O concurso quebrou as barreiras municipais e não só as mulheres pedro-leopoldenses, como também as de Belo Horizonte, Santa Luzia, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Capim Branco e de toda a região metropolitana da capital mineira se inscreveram para competição. As seletivas começaram no dia 16 de abril e foram encerradas no dia 22 do mesmo mês. Uma banca examinadora está avaliando os perfis e selecionando as candidatas finalistas, que serão conhecidas nas próximas semanas.

E se engana quem pensa que somente a beleza, a simpatia e a elegância são os quesitos para ser uma das escolhidas. Ser Rainha vai além da bela produção, a modelo deve ter boas histórias com o Pedro Leopoldo Rodeio Show e ainda mostrar que tem força no laço e amor por arena de rodeio.

No dia 26 de maio, sábado, faltando 15 dias para a realização do Festival, uma grande festa no Container Club marcará a eleição da nova Rainha do Rodeio. No evento, além do júri técnico, as majestades das edições anteriores e uma votação popular do público presente escolherão a nova representante da beleza que levará não só a coroa, como também um prêmio pelo primeiro lugar da disputa. O evento contará ainda com o show do cantor Ronanzera.

Sobre o Pedro Leopoldo Rodeio Show 2018

Considerada a maior festa de rodeio de Minas Gerais, o Pedro Leopoldo Rodeio Show 2018 contará com mais de 30 atrações e os maiores nomes da música brasileira atual, como Henrique & Juliano, Maiara & Maraísa, Bruno & Marrone, Alok, Jorge & Mateus, Cléber & Cauan, Anita, Zé Neto & Cristiano, Léo Santana, Wesley Safadão, Marília Mendonça, Matheus & Kauan, Jefferson Morais, Simone & Simaria,  Dj Samhara e muitos outros. O festival acontece de 08 a 16 de junho no Parque de Exposições da cidade (Av. Romulo Joviano, 163 – Centro, Pedro Leopoldo, MG). Quem quiser garantir os ingressos com valores mais em conta deve se adiantar, pois a próxima virada de lote acontecerá no dia 10 de maio.

Fonte: Grupo Balo Comunicação

Patrocinadores da cobertura Mix Notícias no Pedro Leopoldo Rodeio Show

 

Confira outras imagens do acidente com morte na MG-424 em Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos: Expedito Nogueira

Perícia e rabecão são aguardados na rodovia MG-424 onde um homem morreu na madrugada desta sexta-feira, 27 de abril, após a colisão entre dois caminhões. O acidente foi na pista sentido Matozinhos, bem em frente a Fábrica de Cimentos Cauê em Pedro Leopoldo. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, a vítima fatal tem 39 anos e seria o ajudante do caminhão baú que bateu na traseira da carreta, mas o nome ainda não foi informado.

A Polícia apurou que o caminhão baú estava carregado de verduras e saiu de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte para fazer entregas em Pedro Leopoldo e cidades vizinhas. O motorista do caminhão foi socorrido e levado ao Pronto Atendimento de Pedro Leopoldo, mas o seu estado de saúde não foi informado.

Vejas as imagens feitas no local por Expedito Nogueira

Bandidos fazem 02 vítimas em Lagoa de Santo Antônio e motos são roubadas

Confira também informações sobre o furto ocorrido nesta madrugada na Padaria Jaques, no centro de Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto reprodução da rede social

Veículo furtado no Condomínio da rua Wenceslau Braz

O primeiro crime aconteceu ainda na madrugada de ontem (25/4), em um Condomínio localizado à Rua Wenceslau Braz nº 151, no bairro Lagoa de Santo Antônio, na Região Norte de Pedro Leopoldo. Segundo a cunhada da vítima, uma motocicleta Yamaha placa HHL 7137 foi furtada no estacionamento do prédio, mas o suspeito não foi identificado.

Ainda de acordo com a nossa fonte, no condomínio tem circuito interno de TV, mas a câmera que deveria filmar o bandido está queimada.

Moto do cantor Zé Carlos da Dupla Zé Carlos & Jadir é roubada

A motocicleta Honda Broz cor preta placa HET 3177, o celular e outros pertences do cantor Zé Carlos, da dupla Zé Carlos & Jadir, foram roubados nesta quarta-feira, 25 de abril. O crime aconteceu durante a noite na estrada que liga Mocambeiro ao bairro Lagoa de Santo Antônio.

Em ambos os casos os veículos ainda não foram encontrados.

Furto na Padaria Jaques

Um furto simples aconteceu na madrugada desta quinta-feira (26) na Padaria Jaques, localizada à Rua Comendador Antônio Alves, no centro de Pedro Leopoldo. Segundo a PM, foi furtada a gaveta do caixa registrador, mas a ação criminosa não foi percebida pelo padeiro que estava no local. Imagens do circuito interno de TV da loja podem ajudar no esclarecimento do crime que ocorreu ainda na madrugada, por volta das 03h00.

 

Vender veículo alienado, desinformação que pode levar à prisão

Reportagem: Ingryd Rodrigues / Foto: Pacheco de Souza

Oficial de Justiça de Pedro Leopoldo, Rangel Daniel Marçal

Donos de veículos alienados podem responder por estelionato ao vender, doar ou ocultar bem. Oficiais da justiça atribuem recorrente incidência, principalmente, a falta de informação sobre o assunto.

De acordo com o decreto 911, vigente desde 1965: “§ 8º O devedor que alienar, ou der em garantia a terceiros, coisa que já alienara fiduciariamente em garantia, ficará sujeito à pena prevista no art. 171, § 2º, inciso I, do Código Penal.”

Ou seja, se você comprou um carro financiado e resolveu “passar para frente”, e as parcelas não sejam pagas adequadamente, o responsável pela compra será enquadrado no crime de estelionato caso não seja encontrado o veículo no momento da apreensão.

“Os oficiais de justiça vão até o local e se não conseguirem encontrar o veículo, ou seja, a pessoa não tem mais a posse, serão encaminhados processos contra o responsável pelo carro.” Segundo o oficial de justiça, Rangel Daniel Marçal (foto acima), essa situação ocorre em 70% das tentativas em Pedro Leopoldo.

O problema maior apontado por Rangel, é que muitas dessas pessoas nem sequer sabem que estão cometendo um crime. Segundo ele, é comum que um filho tenha comprado em nome da mãe ou parente, etc, e quem vai responder judicialmente é o responsável pelo veículo.

“A pessoa pode estar viajando, a passeio, numa praia e ao ser abordado pela polícia, descobre que tem um mandado de prisão, que ela não sabe nem o porquê.”  

É importante se precaver e estar atento às parcelas do veículo, para evitar essa situação. Caso não seja possível no momento quitar a mensalidade, o melhor a fazer é: entregar o carro ou renegociar diretamente com a financiadora, pois essa ação informal pode acabar lhe custando a liberdade.

Para maiores informações, os interessados devem se dirigir a Comarca de Pedro Leopoldo no endereço: Rua Coronel Cândido Viana, 273 – Centro.

 

 

Campanha Nacional de vacinação contra a gripe começou hoje (23/4)

Começou  nesta segunda-feira (23/4), a campanha nacional de vacinação contra a Influenza que vai até 1º de junho. O dia da mobilização nacional (O dia D), está previsto para 12 de maio.

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que afeta o sistema respiratório e pode ser fatal, além de altamente contagiosa, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e se tornar uma pandemia.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. Pode se dizer que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes, a vacinação contra influenza é uma das medidas mais eficazes para a prevenção da doença.

O objetivo, segundo o Ministério da Saúde, é imunizar 54,4 milhões de pessoas, que fazem parte do grupo considerado “mais suscetível” ao agravamento de doenças respiratórias, no dia 12 de maio, o dia da mobilização nacional, os 65 mil postos de vacinação do país estarão em funcionamento. Segundo o ministro Gilberto Occhi, o ideal seria distribuir 100% das doses para todo o público-alvo e, se eventualmente houver uma sobra de vacina, as demais pessoas seriam imunizadas.

Os grupos considerados de risco são: crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, gestantes, mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto, mulheres e homens com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais que comprometam a imunidade e professores de escolas públicas ou privadas.

Em Pedro Leopoldo a vacinação ocorrerá na Equipe de Saúde da Família correspondente  a cada região:

  • ESF Romero de Carvalho
  • ESF Dr.Lund
  • ESF Vera Cruz
  • ESF Santo Antônio a Barra
  • ESF Fidalgo
  • ESF Lagoa
  • ESF Adélia Issa
  • ESF Dom Camilo/ Santa Tereza
  • ESF Lua (Teotônio Batista de Freitas)
  • Unidade Central de Vacinação – Posto do Estado

No Centro, a vacinação acontecerá nos dias 12 e 19 de maio de 8:00 da manhã até as 16:00 da tarde.

A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade, indivíduos com história de reação alérgica grave às proteínas do ovo, a qualquer componente da vacina, ou após a administração prévia desta vacina ou outra que contenha os mesmos componentes da Influenza.

Texto: Ingryd Rodrigues

Shopping Cidade e Livraria Leitura comemoram Dia Mundial do Livro

Reportagem: Pacheco de Souza / imagem ilustrativa

Bruno Costa, autor do livro “Ovos Cozidos”, ladeado pelos fãs

O Shopping Cidade, em parceria com a Livraria Leitura, irá comemorar o Dia Mundial do Livro, 23 de abril, promovendo o contato de seus clientes com diversas obras literárias. A ação é aberta a todo público do shopping e não está vinculada a venda de nenhum tipo de produto da loja associada.

No horário da manhã, a equipe do shopping deixará livros espalhados em seus bancos, bancadas de banheiro e mesas das praças de alimentação. A Livraria Leitura cederá os livros para essa ação.

O objetivo é celebrar esse dia incentivando as pessoas ao hábito de ler. Os clientes que transitarem pelo mall poderão ler os livros e neles haverá uma mensagem solicitando que após o término  da leitura, os clientes doem o livro para outra pessoa ou deixem no mesmo local encontrado. Assim, conhecimento e diversão serão multiplicados para todos. 

Para Carolina Vaz, gerente de marketing do Shopping Cidade, a data é uma oportunidade para chamar a atenção para a importância do livro e o direito a leitura como bem cultural essencial para a formação cidadã e o desenvolvimento integral do indivíduo. “Esta ação reforça o compromisso do Shopping Cidade com o cliente”, conclui.

 

Música mineira é tema do festival Sambafest nos Estados Unidos

Com participação de Gilvan de Oliveira Trio, Adrianna e grupo Meninos de Minas, evento vai colocar em pauta a cultura musical de Minas Gerais; secretário-adjunto de Estado de Cultura ministra palestra sobre congado mineiro

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos: Sylvio Coutinho / Marcos leaum e Paulo Setubal

Gilvan de Oliveira

Parte da riqueza cultural de Minas Gerais é representada pela música de Milton Nascimento, Toninho Horta, Lô Borges, Fernando Brant, Flávio Venturini e tantos outros artistas.  A música minera, que ultrapassa a geografia do estado, ganhando novos contornos ao redor do mundo, é reconhecida e requisitada nas mais diversas regiões e continentes. Prova disso é o festival Sambafest, que acontece de 26 a 28 de abril, no Trinity College, em Hartford, Estados Unidos. Criado há doze anos por Eric Galm, pesquisador e professor estadunidense especializado nas tradições musicais do congado mineiro, o evento vai reunir grandes nomes da música produzida na terra de João Bosco, como Gilvan de Oliveira Trio e Adrianna.

Para o violonista Gilvan de Oliveira, que viaja acompanhado dos músicos Serginho Silva (percussão) e Ivan Corrêa (baixo), a música mineira é única por encantar público e estudiosos com sua capacidade de agrupar diversas linguagens e ressignifica-las, criando uma miscelânea de novos significados e tonalidades. “O território mineiro é muito amplo, há uma gama de culturas dentro de nós. E isso faz com que a nossa música seja a expressão das inúmeras regiões que são atravessadas pelas influencias dos estados fronteiriços”, avalia Gilvan. Para o músico, a qualidade musical mineira sintetiza o Brasil. “Costumo dizer que em Minas criamos um blend musical, como um uísque.  Incorporamos várias musicalidades para depois apresentá-las com o traquejo da nossa cultura. De Minas Gerias veio o samba mais importantes do país, que é Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. Isso já diz muito”, acrescenta o músico.

Adrianna

O palco do Sambafest também vai receber o grupo Meninos de Minas, que estará acompanhado de Maíra Baldaia e Guilherme Ventura. Ainda se apresentam na festa os artistas José Paulo, Friendz World Music, Zikina, Trinity Samba Ensemble, Trinity Steel, o grupo Ginga Brasileira e vários Corais da região.

Nem só de apresentações musicais é feito o Sambafest. O evento traz em seu corpo oficinas e seminários sobre a música brasileira. Dentre as palestras está a do secretário-adjunto de Estado de Cultura João Miguel, que apresentará o estudo “O congado em Minas Gerais: desafios e perspectivas”. “A nossa riqueza cultural precisa transcender o estado. E é por isso que estamos aqui, para dar ainda mais visibilidade ao que Minas Gerais produz artística e culturalmente. Temos 853 municípios e isso já dá a dimensão de nossa vasta produção cultural. O congado mineiro é uma das expressões mais importantes e fundamentais do nosso território”, pontua João Miguel.

Sérgio Silva

O Sambafest ainda vai contar com Cortejo e Missa Conga, que serão realizadas pelos representantes da Associação de Congado de Itabira. Além disso, o percussionista Serginho Silva ministrará oficinas de percussão na Universidade de Connecticut (UCONN), no Campus em Hartford.

Um dos pontos altos do evento será a apresentação da pesquisa “Reflexões Rítmicas: Explorando a Comunidade através da Música Brasileira”, patrocinada pela Fundação Cultural Latin Grammy. A exposição fotográfica “Minas, Afro e Gerais – Raizes Antenas”, de Stael Azevedo e Simão Kursseldorf, com texto de Cléber Camargo Rodrigues, também compõem o quadro de atrações do Sambafest.

Fonte: ASCOM – Secretaria de Estado de Cultura