Morre aos 106 anos, Celina da Conceição, a mais antiga moradora de Vera Cruz de Minas

O corpo será velado e sepultado no Distrito de Vera Cruz de Minas, mas o horário ainda não foi confirmado pela família

Reportagem: Pacheco de Souza / Reprodução da Rede Social

Faleceu no início da noite desta terça-feira, 30 de abril, Dona Celina da Conceição, moradora do Distrito de Vera Cruz de Minas, na Região Sul de Pedro Leopoldo. Aos 106 anos, Dona Celina sofreu uma queda há uma semana e quebrou o fêmur. Segundo a sua bisneta, “ela foi transferida para a UPA de Vespasiano e aguardava transferência para um hospital de grande porte em Belo Horizonte, mas exatamente no dia em que a vaga saiu na Capital Mineira ela acabou falecendo e não chegou a fazer a cirurgia”, informou Gercimara.

Dona Celina sempre foi uma mulher forte e de saúde impecável. Cercada pelo carinho da família ela chegou ao seu centenário com muita determinação e disciplina. Na última vez que a nossa reportagem a visitou na sua casa, ela ainda fazia algumas obrigações domésticas e cuidava regularmente da saúde, além de fazer visitas frequentes ao posto de saúde do bairro.

A família informou que o Corpo de Dona Celina será velado na Capela Velório de Vera Cruz de Minas, mas o horário ainda não está confirmado.

Sobre Dona Celina

Dona Celina da Conceição é viúva e deixa sete filhos: Geralda, Paulo, Isaias, José Flor, Maria da Conceição, Geraldo e Carmem, conhecida como Cléa. Ela deixa ainda netos, bisnetos e tataranetos.

Serviços

Comunicamos o falecimento de Dona Celina da Conceição – 106 anos

Moradora do Distrito de Vera Cruz de Minas

O corpo será velado na Capela Velório de Vera Cruz de Minas, mas o horário ainda será confirmado pela família

Dia D da Vacinação contra a Gripe acontece neste sábado

Desde segunda-feira, 29, Unidade ESF Santo Antônio também passou a ficar disponível para vacinação

Reportagem: Pacheco de Souza / Fonte: Prefeitura Municipal

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que começou no dia 10 de abril terá seu Dia D neste sábado, 4 de maio. O público-alvo são indivíduos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos ( 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Em Pedro Leopoldo a vacina está sendo disponibilizada nos ESF’s Dr. Lund, Vera Cruz, Santo Antônio da Barra, Romero de Carvalho, Fidalgo, Lagoa de Santo Antônio, Theotônio Batista de Freitas, Dom Camilo, Santa Tereza e Adélia Issa e no Centro Municipal de Imunização (antigo Posto do Estado) e, desde esta segunda-feira, 29, também na Unidade ESF Santo Antônio.

A vacinação no Hospital Municipal e no Presídio de Pedro Leopoldo já foi concluída. O Dia D será realizado também em Manoel Brandão e Quinta das Palmeiras. Em Quinta das Palmeiras será na Unidade de Apoio, das 09:00 às15:00 e em Manoel Brandão, na Igreja Assembleia de Deus, na Rua das Hortências, também das 09:00 às 15:00 horas.

Pacientes de 6 a 59 anos, portadores de doenças crônicas, devem apresentar prescrição médica da vacina. Em Pedro Leopoldo, até o dia 26 de abril, 5833 doses haviam sido aplicadas, um total de 33,18% da meta de 90% de vacinação do município até o final da campanha, que se encerra no dia 31 de maio.

Pedro Leopoldo ficará sem Coleta Seletiva uma semana a partir desta segunda (29)


Membros da ASCAPEL vão limpar o galpão antigo enquanto voluntários pintam o novo galpão e fazem os últimos ajustes antes da inauguração, marcada para o início de maio

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto Conceição Lima

Após o pior incêndio de sua história, em 31 de maio do ano passado, as treze famílias que fazem parte da Associação de Catadores de Pedro Leopoldo, estão ressurgindo das cinzas para escrever uma nova história na Coleta Seletiva do Município. A partir desta segunda-feira (29), Membros da Rede Comunitária em Ação (RECOA), estão mobilizados na captação de doação de tintas e de outros objetos para o grande mutirão que será realizado no sábado, 04 de maio, quando voluntários vão se unir para pintar o galpão que foi totalmente reconstruído.

Enquanto isso, a Coleta Seletiva estará suspensa por uma semana até que seja feita a mudança e posteriormente a limpeza do galpão provisório. Os trabalhos serão retomados no dia 06 de maio, já com o novo galpão inaugurado.

Como participar do mutirão?

Os profissionais como eletricistas, pedreiros e pintor que desejar fazer parte do mutirão podem fazer contato com os membros da ASCAPEL pelos telefones (31) 99986-7740 (Luciene) – (31) 98869-6612 (Márcia Lopes).

Empresários que quiserem doar brita e areia para fazer o piso grosso no canil a doação é bem-vinda. Também está sendo pedido a doação de grama que será colocada em um barranco localizado em volta do muro.

Além da pintura do galpão, os voluntários querem grafitar uma linha do tempo contando a história da Associação.

Importante

Enquanto o caminhão da coleta seletiva não passa pelos bairros, os moradores podem continuar fazendo a coleta seletiva e depositando nos Muros Inteligentes que estão espalhados em quatorze pontos diferentes da cidade.

Após queda, muro de cemitério será reconstruído em Quinta do Sumidouro

Prefeitura de Pedro Leopoldo informou ao Mix Notícias que a obra começa nesta segunda-feira (29)

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto enviada por moradora

Há pouco mais de um mês o muro do cemitério da Quinta do Sumidouro, na Região Norte de Pedro Leopoldo, caiu em razão da forte chuva que atingiu o município e a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Após a ocorrência a nossa equipe tem recebido várias reclamações dos moradores pedindo providências do governo municipal quanto ao reparo do mesmo. “Estou no velório de uma amiga e encontrei o muro do cemitério todo no chão. Estou indignada, é uma vergonha”, comentou Dona Aparecida, moradora da Rua Caio Martins, no bairro São Geraldo.

Aparecida pediu que o recado dela, enviado através de um áudio nas redes sociais, fosse enviado ao prefeito Cristiano Marião. “É impressionante! O prefeito precisa ver a situação de abandono do Cemitério da Quinta do Sumidouro”, acrescentou.

O cemitério de Quinta do Sumidouro está localizado atrás da Capela de Nossa Senhora do Rosário.

O ouro lado

Procurado pela reportagem, o Secretário de Obras do Município, Gustavo Costa, informou por meio da Assessoria de Comunicação que vai iniciar os reparos no muro nesta segunda-feira, 29 de abril.

Festa de Santo Expedito acontece nesta sexta (26) em Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza

Católicos de Pedro Leopoldo celebram nesta sexta-feira (26) Santo Expedito. O Santo das “Causas Justas e Urgentes” é sempre venerado no dia 19 de abril, mas como a data caiu dentro da Semana Santa a comemoração foi adiada. As festividades tiveram início no dia 23 e vai encerrar nesta noite, no Cruzeiro dos Bexiguentos, localizado na Região do Capão.

De acordo com os festeiros, 19h00 haverá procissão luminosa com a imagem do Santo e, em seguida, terá a Santa Missa.

Sobre Santo Expedito

Muito pouco se sabe sobre a origem de Santo Expedito, a não ser que, supostamente, teria vivido durante o século IV e era comandante de uma legião de soldados romanos em defesa contra o ataque de bárbaros no Oriente.

A festa litúrgica de Santo Expedito é comemorada em 19 de abril por ser esta a provável data de sua morte. Expedito foi martirizado e morto com a cabeça decepada em 19 de abril de 303, por não renegar a fé cristã.

Atualmente, os fiéis católicos participam de missas especiais e procissões em homenagem ao Santo Expedito.

Na umbanda, o dia 19 de abril é celebrado como o Dia de Logunedé, que é a representação mística sincretizada pela igreja católica como Santo Expedito.

Fonte: Calendarr.com

Helicóptero da PM cai em Ribeirão das Neves

Os cinco tripulantes que estavam na aeronave foram socorridos com vida para hospitais da região

Reportagem: Pacheco de Souza / imagem de arquivo

O helicóptero Pégasus14 da Polícia Militar de Minas Gerais caiu na tarde desta quarta-feira, 24 de abril, na cidade de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com informações iniciais, na aeronave haviam cinco pessoas, mas todas as vítimas foram socorridas com vida. Quatro Militares foram encaminhados para o Hospital São Judas Tadeu, em Ribeirão das Neves, a quinta vítima foi levada para o Hospital de Pronto Socorro Risoleta Neves.

O acidente aconteceu por volta das 16 horas, durante um treinamento no Centro de Treinamento da própria PM, localizado na MG-806, na Fazenda das Lajes, próximo ao Presídio Dutra Ladeira. As vítimas seriam um Major, um Tenente, um Subtenente e dois Sargentos que estariam participando de um curso.

Após a queda a aeronave pegou fogo e o Corpo de Bombeiros foi acionado.

“A primeira e mais importante notícia é que os nossos guerreiros estão bem. Os Militares estavam treinando a modalidade de tiro embarcado, cumprindo o protocolo da própria PM e houve a perda de sustentação da aeronave e ela caiu. Infelizmente tivemos esta situação e todas as equipes dos órgãos de investigação já estão à caminho do local do acidente. A aeronave teve perda total, mas ela tem seguros”, informou o Major Flávio Santiago – Assessor de Comunicação da Polícia Militar em entrevista à Rádio Itatiaia.

Ainda segundo o Major Santiago algumas das vítimas deste acidente já foram atendidas e liberadas.

Atualizada às 17h45.

Sumiço de cabeleireira completa cinco anos em junho, em Pedro Leopoldo

Familiares do bairro da Teotônio Batista de Freitas cobram respostas sobre o caso

Cinco anos de angústia e falta de notícias

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto do arquivo pessoal

Maria Iris Queiroz dos Santos (foto), popularmente conhecida como Célia do Salão, está desaparecida desde o dia 11 de junho de 2014, em Pedro Leopoldo. A mulher que morava no bairro Teotônio Batista de Freitas, saiu de casa e até hoje não há nenhuma notícia sobre o seu paradeiro. Na época, Célia tinha 35 anos e era dona do Salão Arco Iris, localizado na Rua Elias Marques, no mesmo bairro onde morava, além de outro salão no centro do município.

Na ocasião a nossa reportagem ouviu o marido da cabeleireira, Senhor Ercílio, e ele contou que Célia havia saído de casa três vezes, sendo a primeira em 2009, mas ficou apenas dois dias fora. Desta vez ela não deu notícias. O marido revelou ainda que a mulher discutiu com ele na presença do filho e disse que ia embora para a Bahia. “Ela tomou banho, trocou de roupas e pegou duas bolsas dizendo que ia para a Bahia”, contou o esposo.

A filha de Célia do Salão, Taliane, acrescentou que a sua mãe estava com o cabelo curto. “Ela tem os nomes dos filhos tatuados nas costas e o nome dela no braço esquerdo, além de uma fada tatuada na perna esquerda”, frisou.

Disque Denúncia

Mesmo com o passar dos anos os familiares ainda estão com esperança de receber alguma notícia sobre o paradeiro de Maria Iris Queiroz dos Santos. O contato de Taliane é (31) 99993-3448. Outras informações também podem ser passadas para a Polícia Civil através do Disque Denúncia – 181.

Sobre a investigação

O Delegado que investigou o caso na época foi Dr. Daniel Oliveira, mas ele foi promovido e não está mais no município. No entanto, segundo informações da família de Maria Iris, o caso será reaberto pela Delegacia de Pedro Leopoldo.

Tático Móvel faz operação contra as drogas no Teotônio Batista de Freitas

Grande quantidade de drogas foi encontrada pela PM e um homem foi preso durante os trabalhos

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto enviada pela Policia Militar

Um homem foi preso no final da tarde desta terça-feira, 23 de abril, durante uma operação dos Militares do Tático Móvel no bairro Teotônio Batista de Freitas, na Região Norte de Pedro Leopoldo. Segundo a Polícia, foi visualizado um indivíduo saindo da área próxima ao campo de futebol, na Rua Carmelinda Pereira da Costa. Após uma varredura pelo local os Policiais da 11ª Companhia Independente localizaram um frasco contendo crack e cocaína. Os cães da ROCCA – Ronda Ostensiva com Cães também participaram da operação. A ocorrência teve início por volta das 16h30.

Foram apreendidos 14 pinos de cocaína, 20 pedras de crack , R$ 37,00 reais em dinheiro e 01 aparelho de celular.

O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Sete Lagoas e foi autuado em flagrante pelo delegado de plantão.

MIX DESTAQUE: Participaram desta ocorrência o Sargento Santos, Cabo Müller, Soldado Guimarães, Sargento Luciano, Cabo Dantas, Cabo Cardoso, Sargento Moreira, Soldado Walisson, Soldado Alencar, Sargento Ronan e Cabo Aguiar. Além da equipe da ROCCA de Sete Lagoas composta pelo Sargento Spíndola, Cabo Camila, Cabo Elian e a cadela Yona.

Casal corre atrás de assaltantes após roubo e criminosos são presos pela Polícia

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto reprodução da rede social

Na prática a Polícia Militar não recomenda, mas dois empresários ficaram revoltados após o roubo a um comércio localizado na Rua João Evangelista, no centro de Pedro Leopoldo, e seguiram os assaltantes que fugiram de bicicleta sentido bairro Santo Antônio. Poucos minutos após o crime os criminosos acabaram presos por equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil que estavam fazendo patrulhamento na região. O crime aconteceu na tarde desta segunda-feira, 22 de abril, na Padaria do Osiel.

De acordo com uma das vítimas, dois homens entraram no estabelecimento e anunciaram o assalto, um deles estava armado com revólver. Eles fugiram levando dinheiro do caixa, o celular e a carteira de um cliente que estava na loja. Grande parte do material roubado pela dupla foi recuperado pela Polícia.

A dupla foi presa em flagrante na Rua Dr. Neiva, também no centro da cidade. Os acusados foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Sete Lagoas.

Um menor que teria emprestado a bicicleta para os assaltantes será investigado.

Morre Dona Maria de Lourdes, mãe do Jornalista Beto Braga do Jornal Folha de Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto álbum de família

Faleceu no início da madrugada desta terça-feira (23), no Hospital da Unimed, em Belo Horizonte, Dona Maria de Lourdes Oliveira Braga, de 90 anos. Moradora da Rua José Viana Sobrinho, no centro de Pedro Leopoldo, ela deixa os filhos Roberto Braga (Beto do Jornal Folha PL), Victor Braga, Antônio Braga e a filha Vânia Braga. Dona Lourdes deixa ainda 07 netos e 01 bisneta.

De acordo com familiares, o corpo de Dona Maria de Lourdes chegará à Capela Velório do bairro São Geraldo às 10 horas e o sepultamento será às 16h00.

Serviços

Comunicamos o falecimento de Dona Maria de Lourdes Oliveira Braga

Mãe do jornalista Beto Braga do Jornal Folha de Pedro Leopoldo

O corpo será velado a partir das 10h na Capela Velório do bairro São Geraldo e o sepultamento está marcado para 16 horas.