Famílias são tiradas de casa para remoção de cabos teleféricos em Pedro Leopoldo

Famílias foram tiradas de casa por medida de segurança

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

A empresa Intercement, fabricante do Cimento Cauê, tirou cerca de dez famílias de casa para a remoção de cabos teleféricos no bairro Lagoa de Santo Antônio, na Região Norte de Pedro Leopoldo. Segundo funcionários da empresa, as famílias estavam morando em casas construídas bem embaixo dos cabos e próximo à torres de sustentação, em uma região conhecida como Churupita, na saída para o Distrito de Fidalgo.

Equipes da TransPL deram apoio à operação

No último sábado (30/03), a estrada de Fidalgo foi totalmente interditada para que as equipes pudessem trabalhar no local. Foram cortados certa mil e quinhentos metros de cabos já vencido, sem utilidade, que corria o risco de romper e cair sobre os imóveis ou veículos na via. A remoção das famílias foi adotada como medida de segurança. Elas foram levadas para um hotel da cidade e ficarão hospedadas por um período de aproximadamente dez dias, até a remoção total dos cabos. A empresa também disponibilizou transporte para as crianças que precisam ir às escolas da região e traslado para os pais ir ao trabalho.

Cerca de 15 homens trabalharam no último sábado na remoção de um dos cabos. Além dos operários, também foi usado uma plataforma, guindaste, caminhão muck e maçarico. Equipes da Guarda Civil Municipal e da TransPL deram apoio fazendo a interdição da via e orientando os motoristas.

A Guarda Civil Municipal orientava a melhor rota aos motoristas

A empresa Expresso Unir desviou as linhas de ônibus da região passando sentido Lapa Vermelha/Lagoa Santa.

Mais interdição na Estrada de Fidalgo

Outra interdição na estrada de Fidalgo está prevista para essa semana, mas o dia ainda não foi informado. Segundo funcionários da Intercement, dois cabos de 60 e 40 polegadas, que representam mais risco, serão removidos. Outros quatro cabos de polegadas menores também serão removidos, mas não haverá a necessidade de fechar a via.

O “GE na Praça” esteve em Pedro Leopoldo neste sábado, 30 de março

Jornalista Carina Pereira, apresentadora do programa, foi carregada no colo por um fã

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

O “GE na Praça” visitou Pedro Leopoldo neste sábado (30/03) e agitou centenas de torcedores na região central da cidade. A rotina do município foi totalmente alterada em razão da presença da equipe do Globo Esporte Minas, que foi transmitido ao vivo direto da Praça Chico Xavier.

A apresentadora Carina Pereira interagiu com os moradores, entrevistou torcedores e até participou de uma aula de zumba com a professora Fabiane, do Projeto Vem Verão.

Após o encerramento do programa, a jornalista ainda estava cheia de energia e esbanjando simpatia, posou para dezenas de fotos com os telespectadores que acompanham o seu trabalho na telinha.

CLIQUE AQUI e veja todas as fotos do evento.

https://www.facebook.com/pacheco.desouza.9/videos/2833032873388559/

Morre o advogado Luciano Gomes, ex-presidente do Lions Clube de Pedro Leopoldo

O corpo será velado na Capela Velório do bairro São Geraldo a partir das 07h00. O sepultamento será às 15 horas no Cemitério Municipal.

O advogado Luciano Gomes estava radiante no CarnaPL/2019 ao lado da esposa Ilma Santos

Nota de falecimento / Foto Pacheco de Souza

Faleceu no início da noite desta sexta-feira (29/03), Luciano Gomes dos Santos, ex-presidente do Lions Clube de Pedro Leopoldo. O advogado que também exercia a profissão de contador, tinha 62 anos. Segundo a família, ele foi internado última terça-feira (26), no Hospital da Unimed, em Belo Horizonte, mas o seu quadro de saúde se agravou.

Luciano morava no bairro Felipe Cláudio de Sales, na Região Norte da cidade. Ele deixa a esposa Ilma Santos e os filhos: Otávio, Guilherme e Natália, noras, genro e 04 netos. O corpo do advogado será velado na Capela do bairro São Geraldo a partir das 07 horas. O sepultamento está marcado para às 15 horas.

Sobre Luciano

Luciano presidiu o Lions Clube de Pedro Leopoldo de 2014 a 2016 e se destacava por ser um homem muito alegre. Ele contagiava a todos com o seu carisma e simpatia. Como esposo soube curtir momentos marcantes ao lado da companheira Ilma. Como Pai também se mostrava muito presente, aliás, cuidava dos filhos como se fossem ainda crianças.

A morte repentina de Luciano Gomes deixou a cidade em clima de profunda comoção. Nas redes sociais já são centenas de mensagens de solidariedade à família. “Um Ser Humano fantástico e que vai fazer uma enorme falta entre nós durante nossa caminhada terrestre”, disse o advogado Juarez Saraiva Saraiva.

A Subseção da OAB Pedro Leopoldo também manifestou solidariedade aos familiares e decretou luto oficial de três dias em homenagem ao advogado. “Luciano Gomes deixa um legado a ser seguido. Era um advogado leal, um pai de família exemplar, modelo de profissional. Perde a família, perde a advocacia, perde a sociedade que ele trabalhava para ajudar a transformar. A 40ª Subseção está em luto oficial. O querido Luciano sempre lutou em prol dos pares, especialmente na época em que foi membro do Conselho. Sempre acessível e irreverente, era figura marcante nos eventos sociais. Deixará ETERNAS SAUDADES! Que o Pai Misericordioso o receba em seus braços”, escreveu o advogado Flávio Toledo – Presidente da Subseção da OAB em Pedro Leopoldo.

Flávio Toledo informou à nossa equipe que o Dr. Luciano Gomes tomou posse noite passada, simbolicamente, como Presidente da Comissão de Assuntos Tributários da OAB/PL.

Na casa de Luciano, no bairro Felipe Cláudio de Sales, muitos amigos e parentes já passaram nesta noite para dar um abraço na esposa e nos filhos.

Serviços

Comunicamos o falecimento de Luciano Gomes dos Santos

O corpo será velado na Capela Velório do bairro São Geraldo a partir das 07h00. O sepultamento será às 15 horas no Cemitério Municipal.

Atualizada às 22h50.

02/04 terá reunião da Rede de Vizinhos Protegidos no Triângulo, em Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza

Está agendada para a próxima terça-feira, 02 de abril, no bairro Triângulo, em Pedro Leopoldo, mais uma reunião da Rede de Vizinhos Protegidos. O encontro entre a Polícia Militar, Consep, Guarda Civil Municipal e a comunidade será às 19 horas, na igreja de São José.

Segundo Constantino Leão, idealizador do encontro, na reunião será dado continuidade ao cadastro dos interessados em participar da rede de vizinhos e será criado o grupo de WhatsApp exclusivamente para os moradores.

A Presidente do Consep – Conselho Comunitário de Segurança Pública – Francisca Hernandes, estará presente com informes gerais das atividades do conselho.

Serviços

Assunto: Reunião da Rede de Vizinhos Protegidos

Dia: 02 de abril – 19 horas

Local: Igreja de São José, bairro Triângulo, em Pedro Leopoldo

Falta d’água foi “infeliz coincidência”, diz Gerente da Copasa na Câmara Municipal de Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza / Imagem Câmara Municipal

O Gerente Regional da Copasa, José Cláudio, extrapolou o tempo regimental, que é de vinte minutos, e falou por mais de uma hora na Tribuna da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, na última segunda-feira (25). Ele revelou que a falta d’água na região norte do município nos últimos dois finais de semanas consecutivos foi uma “infeliz coincidência”.

Cláudio disse que a empresa atende 24 mil imóveis no município e que a falta d’água atingiu apenas 943, ou seja, cerca de 5% dos consumidores. No entanto, os comentários postados nas redes sociais deram a impressão que a empresa não privilegia a região norte.  “O Sistema Integrado Metropolitano parou no primeiro final de semana e faltou água em Pedro Leopoldo e em várias cidades da região. Este problema foi na Cidade Administrativa, bem na ponta do sistema. Fazer parte do Sistema Integrado implica sofrer as consequências, pois de vez em quando Belo Horizonte precisa parar”, frisou o gerente.

Ainda de acordo com José Cláudio, “no último final de semana o sistema de bombeamento para o Andyara falhou novamente e isso foi uma coincidência. A região norte é abastecida por duas casas de máquinas e tivemos um problema mecânico que já foi solucionado no domingo. Essa duplicidade de ocorrência na região foi uma infeliz coincidência”, acrescentou.

O Gerente citou também o dano ao patrimônio para justificar a falta d’água em determinadas cidades, como ocorreu em Lagoa Santa no último final de semana, onde foi furtado um transformador da empresa. Cláudio criticou as redes sociais dizendo que, quando elas não são bem usadas, servem para espalhar o ódio. Ele sugeriu a criação de uma Comissão de Vereadores para fiscalizar os serviços oferecidos pela empresa na cidade. O auto preço da tarifa de água e esgoto, além da má qualidade do serviço prestado por empreiteiras da Copasa foram temas da pauta.

PL Futebol Clube abre inscrições para a Copa Criança Esperança e Campeonato Sub 15

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto divulgação

O Pedro Leopoldo Futebol Clube está com inscrições abertas para a Copa Criança Esperança e para o Campeonato Sub 15. Os pais que tem crianças interessadas em participar devem comparecer à sede do Clube, localizada na Rua Comendador Antônio Alves, no centro de Pedro Leopoldo, levando 02 fotos 3×4, xerox da identidade do atleta e atestado médico.

As inscrições serão feitas neste próximo sábado, dia 30 de março, de 08h00 às 10h00. A seleção é feita pela equipe coordenada por Maurício Pacote.

Atletas da Copa Criança Esperança

Sub 11 (crianças com 9,10 e 11 anos). Sub 13 (crianças com 12 e 13 anos).

O Campeonato Sub 15 são para os atletas com 14 e 15 anos.

Escola Estadual São José completa 110 anos

Culto Ecumênico marcou o início das celebrações de aniversário na última sexta-feira (22) em Pedro Leopoldo

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Aconteceu na noite da última sexta-feira (22/03) um Culto Ecumênico celebrado em comemoração aos 110 anos da Escola Estadual São José, localizada no centro de Pedro Leopoldo. A Pastora Shirlei Carvalho, representou os evangélicos da Comunidade Apostólica, localizada no bairro Felipe Cláudio de Sales. Domício Moreira, falou em nome da Paróquia de Santo Antônio. Um representante da Comunidade Espírita foi convidado, mas não compareceu.

A celebração contou ainda com a presença do vereador Fred Piau compondo a mesa de honra ao lado de professores, diretores da escola, pais e alguns alunos.

“O sentimento de gratidão deve estar sempre em nossos corações. É este sentimento que tem que nos mover. O sentimento de raiva ou rancor não nos faz avançar”, disse a pastora Shirlei citando nominalmente alguns professores da escola por quem tem gratidão.

De acordo com Jussara Dias da Silva, Diretora da Escola, o evento da última sexta-feira foi o marco inicial das celebrações dos 110 anos e, que até o final do ano, outros eventos estão programados, mas ela não quis adiantar nada para não atrapalhar a surpresa. CLIQUE AQUI para abrir o álbum de fotos em nossa página no facebook.

A Escola Estadual São José foi fundada em 22 de março de 1909.

Grade com defeito na Rua Espírito Santo em Pedro Leopoldo

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Motoristas que passam pela Rua Espirito Santo, altura do número 1351, no Lagoa de Santo Antônio, Região Norte de Pedro Leopoldo, devem ficar atentos a uma grade da rede pluvial com defeito no trecho, próximo ao Bar do Petisco. O local foi sinalizado por moradores com um pneu de caminhão para evitar acidentes.

A reportagem do Mix Notícias já fez contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal e comunicou o fato. Uma equipe da Secretaria de Obras será enviada ao local fazer reparos na grade.

Colisão entre moto e carreta deixa um morto em Matozinhos

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto reprodução da rede social

Um motociclista morreu após a moto conduzida por ele bater violentamente na traseira de uma carreta estacionada na via. O acidente aconteceu há pouco mais de uma hora na altura do bairro Estação, na pista entre a cidade de Matozinhos e o Município de Capim Branco.

Um morador de Pedro Leopoldo, conhecido da vítima, revelou à nossa equipe que o local onde aconteceu o acidente é escuro e o estacionamento de veículos longos no trecho é comum. “Fiquei sabendo que o Marcelo não estava correndo. Ele passou no canto do quebra-molas para desviar da lombada e não conseguiu evitar a colisão com a carreta. Ele era muito gente boa”, disse o amigo.

Marcelo era conhecido como Cilindrada. Ele trabalhava em um oficina de motos em Matozinhos

A Polícia Militar já está no local e até agora há pouco a perícia e o rabecão ainda eram aguardados.

As causas do acidente serão apuradas pela Polícia Civil de Matozinhos.

Prefeito Marião anuncia nesta sexta (22) o destino da Biblioteca Pública de Pedro Leopoldo

Familiares de Dona Sinhazinha defendem que o acervo literário seja mantido na Praça da Estação

Ana Maria Caldas Viana, filha de Dona Sinhazinha

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

O Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Elias dos Reis Costa (Marião), convocou uma coletiva de imprensa para a tarde desta sexta-feira (22), para anunciar a decisão tomada pelo Governo Municipal sobre a transferência do acervo da Biblioteca Pública Municipal. A reunião foi marcada para às 16 horas, na Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal, além da imprensa foram convidados os vereadores da Câmara Municipal, Conselho Municipal de Patrimônio Público, a família Belizário e outras pessoas interessadas no tema.

Entenda o caso

Na decisão anterior, tomada pelo Secretário de Cultura de Pedro Leopoldo, Daniel Costa Reis, no prédio da Biblioteca Pública Municipal, localizado na Praça da Estação, a proposta era colocar o Arquivo Geraldo Leão e outros serviços para a comunidade. O acervo literário foi transferido para o Parque da Biquinha, no bairro Magalhães, Escolas Públicas e o restante ficaria no prédio antigo da TransPL após obra para adequação do espaço.

Manifestação nas redes sociais e na Praça da Estação

No último sábado, 16 de março, Membros do Coletivo DiverCidade, fizeram uma manifestação na Praça da Estação, no Centro de Pedro Leopoldo, contra a mudança da Biblioteca Pública Municipal. Os manifestantes revelaram que a decisão do Governo Municipal de transferir o acervo literário foi uma atitude “arbitrária”.

Após o ato público a população deu um abraço simbólico no prédio da biblioteca.

Sobre a Biblioteca Pública Municipal

A Biblioteca Pública Municipal foi inaugurada em 27 de janeiro de 1988, na gestão do Prefeito Cecé. Na ocasião, o espaço recebeu o nome de Alpha de Azevedo Caldas – Dona Sinhazinha. Familiares da homenageada defendem que a Biblioteca Pública seja mantida na Praça da Estação. “Minha mãe deixou uma história muito bonita como Diretora da Escola São José e será uma decepção para todos se a biblioteca for descentralizada como pretende a atual gestão. Será que vão colocar o nome dela em todos os espaços onde houver um acervo literário? ”, questionou Ana Maria Caldas Viana, filha da Dona Sinhazinha.