Pedro Leopoldo resgata o seu carnaval com os blocos de rua

Segundo a Prefeitura Municipal onze blocos estão cadastrados para o Carnaval 2019

Reportagem: Pacheco de Souza

Quem optar por não viajar neste carnaval vai encontrar em Pedro Leopoldo várias opções para se divertir e curtir a folia mais pertinho de casa. A cidade, que historicamente não tem tradição carnavalesca, pretende entrar no calendário com o surgimento dos blocos de rua. A experiência de sucesso do carnaval de Belo Horizonte e de outras cidades do Brasil tem motivado os pedroleopoldenses seguir nesta mesma direção, aliando diversão ao fomento do turismo.

Segundo dados da Prefeitura Municipal, onze blocos se inscreveram para participar do carnaval de Pedro Leopoldo. Eles vão receber autorização para explorar os espaços públicos, como as ruas e praças da cidade, além do suporte da Guarda Civil Municipal, TransPL, Polícia Militar e equipe médica de plantão no Pronto Atendimento Municipal.

Os blocos ficam responsáveis por zelar pelo espaço cedido pelo governo municipal e pela captação de recursos para pagar as despesas com a festa. É importante que o folião pesquise sobre as atrações de cada bloco e os serviços que serão oferecidos. Em alguns casos terá buffet, bebidas e até shows incluído na compra do abadá.

Confira a relação dos blocos e os telefones para contato! Compre o seu abadá e se divirta com a família no Carnaval de Pedro Leopoldo.

Bloco Rock’n’Beer – Contato: Daniel 99157-1313

Bloco Pequena Eva – Contato: Emanuel 99247-2693

BLOCO OS BRAMEIROS – Contato: Vaneide 99743-4519

BicaGaloPL – Contato: Emiliano 98421-5534

Bloco 020 – Contato: Vander Lúcio 99549-8584

Bloco Ørc – Contato: Douglas 98684-9409

BLOCO PIRIÁ ­– Contato: Jamerson 99551-3089

Muriçocas do Balacobaco ­– Contato: Cynthia 99737-3312

Aninha Doces ­– Contato: Ana 98847-4116

Bloco Vovô Levy – Contato: Cristina 99135-8287

Nos Braços de Luzia – Contato: Thiago 98863-3482

Quem não tem dinheiro pode participar do Carnaval de Pedro Leopoldo?

Claro! O Carnaval de Pedro Leopoldo será realizado em praças e ruas da cidade e, vale destacar que, quem comprar o seu abadá irá ficar em espaço reservado pelos organizadores, usufruindo de todos os serviços oferecidos conforme as regras de cada bloco. Quem não comprar o abadá poderá circular normalmente pelo espaço público, mas não poderá acessar a área restrita aos foliões que está com o abadá e nem usufruir dos serviços oferecidos pelos blocos.

É hoje (21/02) o Encontro do Desenvolvimento em Pedro Leopoldo

Tupyguá Brasil Hotel

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Encontro do Desenvolvimento Econômico Regional será realizado em Pedro Leopoldo nesta quinta-feira (21), de 14h às 20h, no Auditório do Tupyguá Brasil Hotel, localizado à Rua Coronel Cândido Viana nº 81, Centro. O evento é organizado pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pedro Leopoldo, Matozinhos, Vespasiano e Lagoa Santa. A Associação Comercial e Industrial de Pedro Leopoldo e algumas empresas da região apoiam o evento.

Os organizadores estão trazendo três palestrantes renomados para falar aos empresários e comerciantes. Hermani Castro Júnio, Consultor de Turismo de Negócios e Eventos e Secretário Executivo da Fundação Belo Horizonte Turismo e Eventos; Alessandra Alkmim – Presidente do Conselho Mulher Empreendedora ACMinas; e Marco Brandão – Diretor-Presidente da BH Airport – Aeroporto Internacional Belo Horizonte.

Confira a ordem das palestras

14h30 – Hermani Castro Júnio vai falar sobre o Turismo e Desenvolvimento

16h00 – Network

17h00 – Alessandra Alkmim destaca A Mulher no Desenvolvimento Econômico

18h30 – Marco Brandão vai frisar sobre a importância do Aeroporto Internacional de BH, em Confins, para o desenvolvimento econômico regional.  Brandão deve anunciar novidades para o Aeroporto Internacional como forma de fomentar o Turismo de Negócios de Minas.

Como participar?

Interessados em participar do evento podem ligar para (31) 3660-2884 ou 3661-1099. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. Segundo os organizadores, mais de 100 pessoas já confirmaram presença.

Projeto Recoa de Pedro Leopoldo ganha destaque em Fórum Internacional

Os Muros tem aberturas para o descarte de três tipos de lixo: seco – papel, metal e plástico

Reportagem: Pacheco de Souza

A partir do emponderamento da comunidade e do fortalecimento das lideranças locais, o Instituto LafargeHolcim atua como facilitador de ações de melhoria nas cidades onde a empresa tem operação. A Rede Comunitária em Ação (Recoa), que nasceu em 2013, é um caso bem-sucedido de trabalho integrado, a partir do apoio a projetos de organizações de base, elaborados de maneira coletiva, por meio da interação entre diversos atores e do estímulo à constituição de parcerias, comitês e redes locais. A Recoa já envolveu mais de 10 mil moradores de Pedro Leopoldo, em diversas ações de conscientização ambiental, preservação da natureza, reciclagem, capacitação e fortalecimento das associações participantes.

Como grande diferencial, a Recoa implementou 14 “Muros Inteligentes” para melhorar e ampliar a coleta seletiva na cidade. São edificações que funcionam como pontos de coleta seletiva, com espaços dedicados para cada tipo de resíduo (metal, papel, plástico), sendo instalados nas escolas municipais e estaduais de Pedro Leopoldo. Além das aberturas, os muros também receberam pintura pelas mãos de estudantes da rede pública, como fruto de oficinas de grafitagem promovidas pelo projeto. A Recoa promove o fortalecimento das associações participantes e já realizou 15 oficinas de conscientização ambiental nas escolas públicas, além de dois mutirões em diferentes bairros, que propuseram palestras sobre saúde e meio ambiente, além de incentivar a limpeza do espaço público. Quando a construção dos muros começou, em janeiro de 2014, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Pedro Leopoldo (Ascapel) recolhia cerca de 2 toneladas de material por mês na cidade. No ano passado, foram 3,5 toneladas mensais.

A Recoa ganhará evidência no XI Fórum Internacional RedEAmérica, que será realizado em 21 março, em Salvador, e abordará as oportunidades e os desafios que os diálogos intersetoriais e  a diversidade cultural apresentam às empresas e fundações para construir, com outros atores, o desenvolvimento sustentável. As inscrições para o evento podem ser feitas no site http://fir-redeamerica.org/pt/Registro, que traz também a programação aberta ao público. “Encontramos uma solução para o trabalho em rede e também para coleta seletiva, um problema local, destacando nosso compromisso com a sustentabilidade, a partir de uma ação de governança territorial”, explica Tatiana Nogueira, coordenadora do Instituto LafargeHolcim.

De acordo com a coordenadora da Recoa, Márcia Lopes, a iniciativa começou com a capacitação de 13 associações locais, entre elas a Ascapel, que trouxe a visão da importância da coleta seletiva para a cidade. “Quando analisamos o cenário, percebemos que havia uma oportunidade na gestão dos resíduos sólidos. Notamos que a maioria dos resíduos era reciclável e decidimos desenvolver um projeto nesse sentido, além disso trabalhamos a educação ambiental por meio do diálogo e construção coletiva”, conta Márcia, que apresentará o projeto no Fórum Internacional.

A Recoa foi implementada pela Associação Movimento Lagoa Viva e mais 10 associações, com o apoio do  Instituto LafargeHolcim  e  do  Fundo Comunidade em Rede, da RedEAmérica em parceria com a Fundação Interamericana (IAF), e conta com a parceria da Prefeitura de Pedro Leopoldo.

Sobre o Instituto LafargeHolcim

O Instituto LafargeHolcim é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, que faz a gestão dos investimentos sociais do grupo LafargeHolcim no Brasil. Os projetos de investimento social, apoiados pelo Instituto LafargeHolcim, são desenvolvidos e gerenciados pela comunidade, o Instituto atua como um facilitador. O Instituto LafargeHolcim é associado ao Grupo de Institutos e Fundações e Empresas (Gife) e à RedEAmérica.

Tático Móvel prende suspeitos de furto no Donato e recupera material levado de comércio

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto enviada pela PM

Após o arrombamento em a comércio, localizado na Rua João Teodoro da Silva, no bairro Donato, em Pedro Leopoldo, policiais do Tático Móvel da 11ª Companhia Independente fizeram diligências na região e prenderam três suspeitos de participar do crime, ocorrido na última segunda-feira, 18 de fevereiro. Foi recuperado pela polícia todo o material furtado no bar.

A Polícia Militar informou que foram recuperados 02 botijões de gás, 19 latas de cerveja, 01 litro de VODKA e 01 garrafa de cachaça cabaré.

Os acusados pelo furto no estabelecimento foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil onde ficaram à disposição do delegado.

MIX DESTAQUE: Trabalharam nesta ocorrência os militares do Tático Móvel prefixo 27.830, viatura comandada pelo Sargento Moreira, Soldado Walisson, Cabo Moreira, Soldado Joel, Soldado Kelson, Cabo Nogueira e Sodado Lobo.

Corpo de Bombeiros atende garota de Matozinhos com dedo estrangulado por anel

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto enviada pelos Bombeiros

Militares do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, atenderam no final da manhã desta terça-feira (19/2), na sede da Unidade do Pelotão, uma criança de 12 anos com o dedo estrangulado por anel. Segundo o Corpo de Bombeiros, a menina vive em um abrigo em Matozinhos e já usava o anel costumeiramente, contudo, ela retirou o anel e o colocou novamente e, por conta de um inchaço no dedo, o acessório ficou preso. Os militares usaram uma micro retífica para retirar o anel.

Os Bombeiros acrescentaram que a garota foi levada até a Unidade da Corporação por responsáveis pela menor. “Esse tipo de ocorrência é extremamente comum: pessoas que têm o dedo estrangulado por anel e que, ao invés de esperar em casa o atendimento, já deslocam para uma Unidade do Corpo de Bombeiros de Minas”, informou a Sala de Imprensa.

Drogaria Lucena promove café da manhã com serviços gratuitos em Pedro Leopoldo

Informe publicitário / Foto Pacheco de Souza

A Drogaria Lucena, localizada na Rua Comendador Antônio Alves nº 734, próximo à Casa Lotérica, está promovendo um dia de cuidado com a saúde e a beleza nesta terça-feira (19/02) em Pedro Leopoldo. Segundo a direção da loja, nesta manhã terá um café da manhã para os clientes e em seguida haverá aferição da pressão arterial e glicose. Na loja haverá ainda uma Consultora Capilar para dar orientações sobre os cabelos e outra profissional para dar dicas de cuidados com os pés.

Além destes serviços a Drogaria Lucena vai colocar muitos produtos em promoção ao longo do dia. O evento começa às 09h00 e tem previsão de durar até 16 horas.

Duzotroz masculino e Vladimir Feminino são os Campeões do II Festival de Handebol de PL

Os jogos aconteceram neste final de semana no Ginásio do Ceppel e 11 equipes participaram da disputa

Duzotroz venceu o Bom Despacho por 25 a 23

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Aconteceu neste último sábado e domingo, 16 e 17 de fevereiro, o II Festival Pedro Leopoldo de Handebol. Onze equipes se enfrentaram dentro da quadra e as melhores colocadas de cada chave disputaram a semifinal e a grande final na manhã de ontem. A equipe do Duzotroz/BH masculino enfrentou a belíssima equipe de Bom Despacho, com um placar bastante equilibrado, 25 a 23, foi a campeã. As garotas da equipe Vladimir/BH foram campeãs em cima do Handcats/BH, o placar ficou cravado em 18 a 11.

Equipe do Vladimir Feminino foi campeã jogando contra o Handcats

O Ceppel recebeu jogadores e jogadoras de várias cidades mineiras, entre elas, destacamos Belo Horizonte com o maior número de equipes, sete no total. A cidades de Conceição do Mato Dentro, Bom Despacho, Vespasiano e Pedro Leopoldo participaram com uma equipe cada.

A equipe Duzotroz de BH encontrou pela frente o Bom Despacho e venceu por placar apertado

Os campeões receberam troféus e medalhas e as equipes que ficaram em segundo lugar foram premiadas com medalhas. Os destaques de cada time também receberam uma homenagem da equipe organizadora. “Fomentar e elevar o esporte ao nível máximo é o objetivo do II Festival Pedro Leopoldo de Handebol realizado aqui na cidade” comentou Brenda Marinho da Comissão Organizadora.

“Foi um resultado importante para a nossa equipe que já veio de outra competição realizada em Sabará, na Grande BH. Enfrentamos uma equipe muito difícil e este resultado é importante para que possamos seguir participando de outras competições ao longo do ano. O resultado de hoje foi um trabalho de grupo e hoje destacou quem errou menos”, revelou o atleta Matheus Diniz do time Duzotroz.  O atleta aproveitou para elogiar a iluminação do Ginásio do Ceppel e lamentou a presença. Ele também criticou a falta de divulgação do evento, pois os torcedores não compareceram para tornar o festival ainda mais grandioso.


O Bombeiro Cívil Daniel Quirino trabalhou ao lado do colega Lincoln nos dois dias de evento

Bombeiro Civil em quadra

O Bombeiro Cívil Daniel Quirino trabalhou ao lado do colega Lincoln nos dois dias de evento. Sempre que eram chamados pela equipe de arbitragem entravam em quadra para realizar atendimento. Com o chão molhado a queda dos atletas foi inevitável e alguns tiveram lesões. Os lesionados foram socorridos em carro particular para o Pronto Atendimento Municipal.

A nossa reportagem flagrou a equipe de arbitragem interrompendo as partidas em vários momentos para secar a quadra da quadra.

Equipe de Pedro Leopoldo

O handebol masculino de Pedro Leopoldo ficou com o terceiro lugar na disputa contra o Duzotroz de Belo Horizonte.

Veja algumas imagens do festival

Menores exageram na bebida durante o “Boi da Manta” e precisam de atendimento médico

Pré-carnaval de Pedro Leopoldo acontece até o início do mês de março

Material apreendido pela Guarda Municipal

Reportagem: Pacheco de Souza

O Coronel Alberto Luiz, Secretário Municipal de Segurança Pública de Pedro Leopoldo, revela que as famílias de bem devem ficar em “alerta” durante a festa do Boi da Manta, que acontece na cidade até o início de março. De acordo com o secretário, neste sábado (16/02), a Guarda Civil Municipal intensificou as abordagens com intuito de manter a ordem pública e proteger os foliões que foram curtir o evento de forma ordeira, no entanto, durante o trabalho foram realizadas diversas buscas pessoais e encontrados e apreendidos frascos de “Loló” e vidros de anticorrosivo, produto usado junto com a droga.

Ainda segundo o Coronel Alberto Luiz, “Outro detalhe triste foi a presença de menores consumindo bebida alcoólica, estes, desacompanhados dos seus pais ou responsáveis. Alguns foram encaminhados inclusive para atendimento médico”, acrescentou o Secretário de Segurança Pública.

O Coronel concluiu que a Festa do Boi da Manta em Pedro Leopoldo é feita para as famílias, e toda ação que ameaça a tranquilidade das famílias e a organização da festa deve ser combatida pelas forças policiais.

Motorista de ônibus esfaqueado durante assalto é atendido no Risoleta Neves e passa bem

Crime aconteceu na noite deste sábado (16) no Conjunto Habitacional Amélia Torres, em Pedro Leopoldo

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Pronto Atendimento de Pedro Leopoldo

Um motorista da empresa Expresso Unir foi esfaqueado na noite deste sábado, 16 de fevereiro, durante um assalto em Pedro Leopoldo. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu às 23 horas, no Conjunto Habitacional Amélia Torres, localizado no bairro Triângulo.

A vítima foi encaminhada ao Pronto Atendimento Municipal para atendimento médico e posteriormente foi transferido para o Pronto Socorro Risoleta Neves, em Belo Horizonte. Colegas de trabalho contaram à nossa equipe que o trabalhador sofreu uma lesão no ombro e os médicos deram pontos no local. A vítima passa passa bem. A arma branca usada no assalto é uma faca de serra.

A nossa reportagem apurou que o coletivo assaltado tem quatro câmeras de vídeo, sendo três na frente e uma na parte traseira do veículo. As imagens serão usadas pela Polícia Civil para tentar identificar o bandido que acabou fugindo após o crime.

A Expresso Unir informou que a vítima já ganhou alta do hospital e está em casa com a família.

II Festival Pedro Leopoldo de Handebol acontece no Ceppel

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Acontece neste sábado (16), no Ginásio Poliesportivo de Pedro Leopoldo, o II Festival Pedro Leopoldo de Handebol. Os jogos tiveram início pela manhã e 11 equipes estão se revezando dentro de quadra. O último jogo de hoje será às 22 horas.

Lorena é representante de PL no time do Wladimir/BH. A atleta foi cumprimentada pelo vereador Alex da Farmácia

No domingo pela manhã serão realizados os jogos da semifinal e final. Entre as equipes há jogadores masculinos e femininos. No estacionamento do ginásio as placas dos veículos revelam que jogadores e torcedores vieram de longe, há automóveis de Ubá/MG, Guanambi/BA, João Monlevade, Belo Horizonte, Sete Lagoas, Conceição do Mato Dentro, além de outros municípios.

Em quadra neste momento estão as equipes da PUC Minas, de uniforme vermelho, e Conceição do Mato Dentro vestindo uniforme azul.

Os Bombeiros Cívil Daniel Quirino e Lincoln também estão em quadra para ajudar no que for necessário.