Associação da Lagoa define hoje os nomes para eleição da nova diretoria

Associação de Moradores de Lagoa Santo Antônio

Reportagem: Pacheco de Souza

Na tarde deste sábado (16) acontece uma reunião na sede da Associação de Moradores do bairro Lagoa de Santo Antônio, na Região Norte de Pedro Leopoldo. A reunião está marcada para começar às 16 horas e é aberta ao público.

Segundo a diretoria da associação, apenas moradores do bairro Lagoa Santo Antônio podem se inscrever e concorrer a eleição. A reunião é para definir a formação de chapa para concorrer à eleição da nova diretoria, marcada para o mês de março deste ano.

Direitos LGBT será pauta de evento no Morada dos Hibiscos

Redação: Coletivo DiverCidade / Foto: Pacheco de Souza

Otávio Pereira e Thays – Coletivo DiverCidade

Já pensou que política não é apenas aquela feita nas câmaras e prefeituras, mas que está em todo lugar? Que todas e todos nós fazemos política em nossas ações e relações com o meio em que vivemos?

É com essa ideia que o coletivo #diverCIDADE propõe o POLÍTICA NA PRAÇA, um rolê para debatermos sobre os problemas que nos cercam e nossa capacidade para transformá-los. Na edição de fevereiro, vamos trocar uma ideia com diversas convidadas importantes sobre DIREITOS LGBT+ na CIDADE!

Convidadas:

Professor Alexandre Bahia – Doutor em direito constitucional pela UFMG, professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da IBMEC-MG.

Professor Alisson Dias – Sociólogo formado pela UFMG, bissexual e professor da rede estadual.

Andrei Miguel – Morador de Pedro Leopoldo, ativista e homem transexual.

Anna Cândida Xavier – Moradora de Pedro Leopoldo, bissexual, feminista e militante independente.

Bora colar?

#PolíticaNaPraça #Fevereiro #DireitosLGBT+NaCidade

Serviços

Direitos LGBT+ na cidade

SÁBADO 23/02 –  09 horas

Praça CEU – Rua Dama da Noite, 112, Morada dos Hibiscos

Aeroporto Internacional, em Confins, está mais uma vez entre os melhores do país

Pesquisa trimestral realizada pelo Ministério da Infraestrutura mantém o Aeroporto em terceiro lugar entre os 20 principais aeroportos brasileiros

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte se manteve mais uma vez entre os melhores do País, com a terceira colocação de acordo com a Pesquisa Trimestral de Satisfação de Passageiros, referente ao quarto trimestre de 2018, realizada pelo Ministério da Infraestrutura e divulgada nessa quarta-feira (13). De acordo com os resultados, a nota geral atingiu 4,61 (em uma escala de 0 a 5), crescimento de 3,3% em relação ao resultado alcançado no mesmo trimestre de 2017 e superou mais uma vez a média obtida pelos 20 aeroportos avaliados, de 4,39.

Entre os 38 quesitos pesquisados, o Aeroporto obteve o primeiro lugar na Qualidade da Internet e Wi-Fi disponibilizada no Aeroporto (nota de 4,09); Custo-benefício dos estacionamentos (3,77); Tempo de espera no check-in de autoatendimento (4,93); Disponibilidade e localização de bancos, caixas eletrônicos e casas de câmbio (4,22); segundo lugar em Disponibilidade e Qualidade das Informações dos Paineis de voos (4,49); Segurança nas áreas públicas do Aeroporto (4,65).

Desde o segundo trimestre de 2014, a nota dada pelos passageiros  ao Aeroporto Internacional de BH cresceu 39,3%, passando de 3,31, no 2º trimestre de 2014, para 4,61 no quarto trimestre de 2018.

A pesquisa realizada pelo Ministério da Infraestrutura ouviu 19.890 passageiros entre os meses de outubro e dezembro de 2018.

No ano passado, o Ministério incluiu cinco aeroportos aos 15 que já eram pesquisados desde 2013. A média geral da Satisfação dos Passageiros entre os aeroportos pesquisados atingiu 4,39 no quarto trimestre de 2018.

Fonte BH Airport / Foto Pacheco de Souza

Os desafios da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo

Paulinho da Farmácia, ao centro, ladeado pelos vereadores Alex e Marcus Marinho

Em tempos difíceis, qualquer posição que se tome irá agradar uns e desagradar outros. Essa é a atual conjuntura com a qual a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo terá que lidar com o objetivo de trazer inovações para a política do município e dar sempre mais transparência alinhada com as melhores práticas do mundo moderno.

Cientes de que tanto o cenário atual quanto os futuros não permitem ações que possam abrir precedentes para novas crises, a nova direção da Câmara, no seu primeiro mês de gestão, trabalhou para alinhar ações que – mesmo com impactos iniciais, algumas vezes negativos – possam contribuir para que, ao logo da gestão, outros problemas não surjam e que permitam ao legislativo, condições de atuar de maneira mais presente, eficaz e transparente junto à população.

Para fazer um trabalho que torne possível colher bons resultados no futuro, a curto, médio e longo prazos, é preciso organizar a casa, definir e planejar metas, ações e estar preparados, tanto em termos de recursos físicos quanto humanos, possibilitando-se assim, uma estrutura realmente eficiente.

Hoje em dia, a nossa realidade muda numa velocidade muito grande, muito do que era bom e necessário ontem, hoje já se tornou obsoleto e é preciso que os nossos legisladores, bem como toda a equipe de servidores que os dão suporte, estejam preparados e afinados com essas novas realidades e necessidades.

“Nesse primeiro mês, nós focamos nos projetos que serão muito importantes para o bom funcionamento do legislativo num futuro próximo, como a consolidação das leis municipais, que ao longo do tempo, vão virando uma “colcha de retalhos”, muitas vezes dando margem a múltiplas interpretações e confundindo mais que organizando os rumos do município, tanto pra nós que lidamos com essas leis diariamente quanto para os cidadãos. Estamos preparando neste momento os pontos necessários para a reforma administrativa da Câmara, fundamental para ajustar a casa às novas realidades – a última reforma foi feita há exatamente duas décadas – e ainda, preparando um plano de prestação de contas realmente claro, fácil de ser entendido e que dê à população um direcionamento do que é, quando é, e porque é investido cada recurso”, comentou o novo Presidente da Câmara, Paulinho da Farmácia que ressalta a busca pela eficiência do legislativo. “Como qualquer instituição, a Câmara precisa ser eficiente, ter uma estrutura que seja capaz de enxergar e atuar nas necessidades da população e direcionar os rumos do município de maneira correta e com competência, além de claro, executar o seu papel fiscalizador junto ao executivo de maneira eficaz”, acrescentou.

Entre os projetos da nova gestão, que visam criar uma proximidade maior entre população e Câmara, podem-se destacar ações como a “Câmara Popular” e o retorno da “Câmara Itinerante”, com objetivo de diminuir a distância entre o trabalho realizado pelo legislativo e as necessidades reais da população, e o projeto “A câmara quer te ouvir!”, no qual o objetivo, é discutir ideias com grupos representantes da sociedade civil organizada, de forma que se possa enxergar novas perspectivas para o município e ter um melhor aproveitamento dos seus potenciais.

Ainda entre as ações que se encontram em desenvolvimento pela nova mesa diretora, estão iniciativas como, fomentar junto ao executivo, através da Secretaria Municipal de Educação e com parcerias na iniciativa privada, trabalhos de conscientização política, ambiental e de cidadania nas escolas municipais, não se esquecendo de que uma cidade só se prepara para um futuro melhor, se paralelamente, prepara os cidadãos que estarão atuando como agentes modificadores, na sociedade do futuro.

Fonte: Câmara Municipal de Pedro Leopoldo

Casa é arrombada seis vezes no Condomínio Vitória da União

Reportagem: Pacheco de Souza / Imagem enviada pela vítima

Bandidos não identificados furtaram a parte hidráulica, elétrica e as ferramentas de uma casa em construção, no Condomínio Vitória da União, localizado no bairro Novo Campinho, na Região Norte de Pedro Leopoldo. De acordo com o dono da obra, identificado como Bruno, essa é a sexta vez que invadem a obra e furtam objetos no local. A vítima ainda está fazendo a lista dos objetos furtados nesta terça-feira (12/02) para enviar à nossa equipe.

A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência e está sendo aguardada no local.

O Comando da Polícia Militar, em Pedro Leopoldo, informou que não há registro de seis ocorrências de furto no endereço, como informado pelo dono do imóvel. De acordo com a PM, em 2018 houve um registro e a segunda ocorrência foi registrada agora em 2019.

Atualizada dia 13/02/2019 às 10h00.

Polícia Militar apreende drogas, rádios e outros objetos no Teotônio Batista

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto enviada pela PM

Equipes Tático Móvel da 11ª Companhia Independente desencadearam uma operação no bairro Teotônio Batista de Freitas, em Pedro Leopoldo, e apreenderam drogas, rádios comunicadores e parte do que seria uma arma de fogo. A ocorrência foi neste domingo (10), por volta das 17 horas, na Rua “G”.

Segundo informações da PM, uma denúncia anônima informou que no endereço um indivíduo estaria escondendo drogas e armas de fogo. No local, foi autorizada a entrada dos Militares e após buscas dentro do imóvel, foram localizados 02 rádios comunicadores PTT Motorola, 01 base para carregar os rádios, 12 pinos de cocaína, 01 cano longo de arma de fogo calibre 20 e 01 aparelho celular.

Um homem de 18 anos foi preso e autuado em flagrante na Delegacia de Polícia Civil de Sete Lagoas.

MIX DESTAQUE: Trabalharam nesta ocorrência o Cabo Müller, Cabo Dantas, Soldado Joel, Sargento Luciano, Soldado Lorraine, Soldado Yan, Sargento Santos, Cabo Moreira, Soldado Parreiras, Soldado Walisson.

Corpo do morador de Pedro Leopoldo, vítima da barragem da Vale, é identificado no IML de BH

Sepultamento aconteceu na tarde deste sábado, 09/02, em Brumadinho

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Fim da angústia, o corpo de Wilson José da Silva, vítima do rompimento da barragem da Mineradora Vale, em Brumadinho, no último dia 25/01, foi identificado no Instituto Médico Legal em Belo Horizonte, neste sábado (09/02). O comunicado foi feito pela esposa da vítima, Aparecida Sena.

Wilson tinha 53 anos e morava na Rua das Bromélias, no bairro Morada dos Hibiscos, Região Norte de Pedro Leopoldo. De acordo com a esposa da vítima, ele trabalhava na empresa há quase dez anos como operador de máquinas pesadas e motorista de caminhão. O casal completaria 25 anos de casados em 2020 e já programavam um belíssimo jantar para comemorar a data junto com os familiares.

O sepultamento aconteceu nesta tarde às 16h30, no Cemitério Municipal de Brumadinho, cidade onde moram as irmãs de Wilson, sobrinhos e demais familiares.

Antes da tragédia em Brumadinho Wilson apareceu em um vídeo cantando a música “Noites Traiçoeiras”. Evangélico da Igreja Deus é Amor, ele era um homem muito alegre e gostava de pregar a Palavra de Deus.

Mulher se afoga em piscina e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Uma mulher de 50 anos foi socorrida na tarde deste sábado, 09 de fevereiro, por equipes do Corpo de Bombeiros após se afogar em uma piscina, localizada em um sítio no bairro Lagoa de Santo Antônio, Região Norte de Pedro Leopoldo. O fato aconteceu por volta das 15h30, na Rua Joaquim Tomaz Aquino, perto da Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales.

Um filho da vítima conversou com a nossa equipe e pediu para não colocar informações que a identifique. A reportagem apurou que a vítima brincava com as crianças na piscina e depois foi para a parte mais funda onde acabou se afogando. O Corpo de Bombeiros foi acionado e a aeronave chegou muito rápido ao local. O Helicóptero conseguiu pousar em um lote vago localizado na Rua Guilhermina Augusta Vieira, perto do local do acidente, e isso facilitou o trabalho das equipes médicas. De acordo com os Bombeiros, a mulher foi entubada e conduzida pelo Arcanjo 04 ao Hospital de Pronto Socorro João XXIII.

Confira a nota da ArcelorMittal sobre a barragem de rejeitos de Serra Azul, em Itaiaiuçu

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto enviada pela equipe do SAMU Oeste

A ArcelorMittal anunciou hoje (08/02) que, após rigorosa avaliação, tomou a decisão de colocar em prática o plano de evacuação relativo a sua barragem de rejeitos de Serra Azul, em Itatiaiuçu.

Após informar e discutir a situação com as autoridades locais, chegou-se ao entendimento de que a comunidade de cerca de 200 pessoas situada a jusante da barragem deveria ser evacuada como medida de precaução.  

A ação decorre de uma inspeção e auditoria minuciosas da barragem de rejeitos, que foram realizadas após os recentes incidentes acontecidos no setor de mineração, no Brasil. Empregando uma metodologia mais conservadora, a auditoria independente responsável pela declaração de estabilidade revisou o último relatório e adotou para a barragem um Fator de Segurança (Factor of Safety ou FoS) mais restritivo.  

A ação segue a atualização de uma avaliação feita no local,  contratada pela ArcelorMittal Mineração e realizada por auditoria independente. A avaliação incluiu testes de stress feitos na barragem de Serra Azul, a partir de dados e aprendizado decorrentes dos eventos da barragem do Feijão, em Brumadinho. Baseado na variação do fator de segurança, a decisão tomada foi de evacuar todos os residentes enquanto testes adicionais estarão sendo tomados e qualquer medida de mitigação possa ser implementada. O trajeto histórico a ser seguido pelo fluxo, em caso de colapso, avaliado quando a barragem estava ativa, era de aproximadamente de quatro a cinco quilômetros.

Esta é uma medida puramente de precaução, visto que a comunidade se situa a 5 km de distância da barragem. A empresa concluiu que não se pode correr absolutamente nenhum risco, e que, apesar do transtorno para a comunidade, esta é a decisão correta.

 A comunidade está sendo transferida para acomodações temporárias. Os membros da comunidade permanecerão acomodados no novo local enquanto testes adicionais estão em andamento e até que a segurança da barragem de rejeitos possa ser 100% garantida.

O Sr. Benjamin Baptista, CEO (Presidente) da ArcelorMittal Brasil, declarou: “Pedimos desculpas à comunidade local pelo transtorno; porém sabemos que esta é a decisão correta e sem dúvida a única decisão que poderíamos tomar. As autoridades locais concordaram. Procuraremos retornar as pessoas para suas casas o tão logo possível, embora à esta altura não seja possível dizer quando será. Especialistas continuam a inspecionar e analisar as condições da barragem de rejeitos e, no caso de terem que ser implementadas novas medidas para maior garantia da barragem, isso será feito o mais rapidamente possível. Agradecemos a compreensão dos empregados e da comunidade, neste momento difícil.”

Sebastiao Costa Filho, CEO da ArcelorMittal Mineração Brasil, disse: “Nossa absoluta prioridade é assegurar que nosso pessoal e a comunidade estejam seguros.  Manteremos constante contato com aqueles afetados para mantê-los atualizados sobre a situação. Tão logo tenhamos mais informações, faremos novos pronunciamentos. Gostaria de agradecer a todos os afetados – esta é claramente uma situação difícil e esperamos que ela seja resolvida o mais rapidamente possível.”  

A mina de Serra Azul está localizada em Itatiaiuçu, Minas Gerais. Ela produz 1.2 milhões de toneladas de concentrado e minério granulado. A barragem de rejeitos, que é do tipo à montante, tem estado desativada desde Outubro de 2012.  É a única do tipo “à montante” dentre as barragens da empresa.

Vale dispara alerta de rompimento de barragem em Barão de Cocais e moradores são retirados de casa

Moradores foram levados, inicialmente, para o Ginásio de Barão de Cocais

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto feita por moradores

“Essa é uma situação real de emergência de rompimento de barragem, abandone imediatamente a sua residência e siga a rota de fuga”, informou o carro de som que passou às 03h00 nas proximidades da Mina do Gongo Soco, em Barão de Cocais, Região Central de Minas. O alerta foi dado na madrugada desta sexta-feira, 08 de fevereiro.

O alerta foi dado 15 depois da tragédia do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, que deixou, até o momento, 157 mortos e 182 desaparecidos.

Segundo a Prefeitura de Barão de Cocais, a barragem da Mina do Gongo Soco foi monitorada pela Agência Nacional de Mineração, Defesa Civil Estadual e Municipal, e pela empresa Vale. A Vale informou que a Declaração de Condição de Estabilidade da estrutura foi negada por uma consultoria. Por isso, a empresa começou a executar o nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração.

Cerca de 500 moradores foram distribuídos em hotéis de Caetés, Barão de Cocais, Santa Bárbara e em outros hotéis da região.

Em Itatiaiuçu residências também foram evacuadas

A Defesa Civil Estadual confirmou nesta manhã que cerca de 50 moradores da cidade de Itatiaiuçu também foram retirados de suas casas nesta madrugada. A medida foi tomada por precaução devido ao risco de rompimento da barragem da empresa ArcelorMittal. Todos os moradores foram levados para hotéis da região.

A empresa ArcelorMittal ainda não divulgou nota sobre o assunto.