Na tarde deste sábado (16) acontece uma reunião na sede da Associação de Moradores do bairro Lagoa de Santo Antônio, na Região Norte de Pedro Leopoldo. A reunião está marcada para começar às 16 horas e é aberta ao público.
Segundo a diretoria da associação, apenas moradores do bairro Lagoa Santo Antônio podem se inscrever e concorrer a eleição. A reunião é para definir a formação de chapa para concorrer à eleição da nova diretoria, marcada para o mês de março deste ano.
Redação: Coletivo DiverCidade / Foto: Pacheco de Souza
Otávio Pereira e Thays – Coletivo DiverCidade
Já
pensou que política não é apenas aquela feita nas câmaras e prefeituras, mas
que está em todo lugar? Que todas e todos nós fazemos política em nossas ações
e relações com o meio em que vivemos?
É
com essa ideia que o coletivo #diverCIDADE propõe o POLÍTICA NA PRAÇA, um rolê
para debatermos sobre os problemas que nos cercam e nossa capacidade para
transformá-los. Na edição de fevereiro, vamos trocar uma ideia com diversas
convidadas importantes sobre DIREITOS LGBT+ na CIDADE!
Convidadas:
Professor
Alexandre Bahia – Doutor em direito constitucional pela UFMG, professor da
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da IBMEC-MG.
Professor
Alisson Dias – Sociólogo formado pela UFMG, bissexual e professor da rede
estadual.
Andrei
Miguel – Morador de Pedro Leopoldo, ativista e homem transexual.
Anna
Cândida Xavier – Moradora de Pedro Leopoldo, bissexual, feminista e militante
independente.
Pesquisa trimestral realizada pelo Ministério da
Infraestrutura mantém o Aeroporto em terceiro lugar entre os 20 principais
aeroportos brasileiros
O Aeroporto Internacional de
Belo Horizonte se manteve mais uma vez entre os melhores do País, com a
terceira colocação de acordo com a Pesquisa Trimestral de Satisfação de
Passageiros, referente ao quarto trimestre de 2018, realizada pelo Ministério
da Infraestrutura e divulgada nessa quarta-feira (13). De acordo com os
resultados, a nota geral atingiu 4,61 (em uma escala de 0 a 5), crescimento de
3,3% em relação ao resultado alcançado no mesmo trimestre de 2017 e superou
mais uma vez a média obtida pelos 20 aeroportos avaliados, de 4,39.
Entre os 38 quesitos
pesquisados, o Aeroporto obteve o primeiro lugar na Qualidade da Internet e
Wi-Fi disponibilizada no Aeroporto (nota de 4,09); Custo-benefício dos
estacionamentos (3,77); Tempo de espera no check-in de autoatendimento (4,93);
Disponibilidade e localização de bancos, caixas eletrônicos e casas de câmbio
(4,22); segundo lugar em Disponibilidade e Qualidade das Informações dos
Paineis de voos (4,49); Segurança nas áreas públicas do Aeroporto (4,65).
Desde o segundo trimestre de
2014, a nota dada pelos passageiros ao
Aeroporto Internacional de BH cresceu 39,3%, passando de 3,31, no 2º trimestre
de 2014, para 4,61 no quarto trimestre de 2018.
A pesquisa realizada pelo
Ministério da Infraestrutura ouviu 19.890 passageiros entre os meses de outubro
e dezembro de 2018.
No ano passado, o Ministério incluiu cinco aeroportos aos 15 que já eram pesquisados desde 2013. A média geral da Satisfação dos Passageiros entre os aeroportos pesquisados atingiu 4,39 no quarto trimestre de 2018.
Paulinho da Farmácia, ao centro, ladeado pelos vereadores Alex e Marcus Marinho
Em
tempos difíceis, qualquer posição que se tome irá agradar uns e desagradar
outros. Essa é a atual conjuntura com a qual a nova mesa diretora da Câmara
Municipal de Pedro Leopoldo terá que lidar com o objetivo de trazer inovações
para a política do município e dar sempre mais transparência alinhada com as
melhores práticas do mundo moderno.
Cientes
de que tanto o cenário atual quanto os futuros não permitem ações que possam
abrir precedentes para novas crises, a nova direção da Câmara, no seu primeiro
mês de gestão, trabalhou para alinhar ações que – mesmo com impactos iniciais,
algumas vezes negativos – possam contribuir para que, ao logo da gestão, outros
problemas não surjam e que permitam ao legislativo, condições de atuar de
maneira mais presente, eficaz e transparente junto à população.
Para
fazer um trabalho que torne possível colher bons resultados no futuro, a curto,
médio e longo prazos, é preciso organizar a casa, definir e planejar metas,
ações e estar preparados, tanto em termos de recursos físicos quanto humanos,
possibilitando-se assim, uma estrutura realmente eficiente.
Hoje
em dia, a nossa realidade muda numa velocidade muito grande, muito do que era
bom e necessário ontem, hoje já se tornou obsoleto e é preciso que os nossos
legisladores, bem como toda a equipe de servidores que os dão suporte, estejam
preparados e afinados com essas novas realidades e necessidades.
“Nesse
primeiro mês, nós focamos nos projetos que serão muito importantes para o bom
funcionamento do legislativo num futuro próximo, como a consolidação das leis
municipais, que ao longo do tempo, vão virando uma “colcha de retalhos”, muitas
vezes dando margem a múltiplas interpretações e confundindo mais que
organizando os rumos do município, tanto pra nós que lidamos com essas leis
diariamente quanto para os cidadãos. Estamos preparando neste momento os pontos
necessários para a reforma administrativa da Câmara, fundamental para ajustar a
casa às novas realidades – a última reforma foi feita há exatamente duas
décadas – e ainda, preparando um plano de prestação de contas realmente claro,
fácil de ser entendido e que dê à população um direcionamento do que é, quando
é, e porque é investido cada recurso”, comentou o novo Presidente da Câmara,
Paulinho da Farmácia que ressalta a busca pela eficiência do legislativo. “Como
qualquer instituição, a Câmara precisa ser eficiente, ter uma estrutura que
seja capaz de enxergar e atuar nas necessidades da população e direcionar os
rumos do município de maneira correta e com competência, além de claro,
executar o seu papel fiscalizador junto ao executivo de maneira eficaz”,
acrescentou.
Entre
os projetos da nova gestão, que visam criar uma proximidade maior entre
população e Câmara, podem-se destacar ações como a “Câmara Popular” e o retorno
da “Câmara Itinerante”, com objetivo de diminuir a distância entre o trabalho
realizado pelo legislativo e as necessidades reais da população, e o projeto “A
câmara quer te ouvir!”, no qual o objetivo, é discutir ideias com grupos
representantes da sociedade civil organizada, de forma que se possa enxergar
novas perspectivas para o município e ter um melhor aproveitamento dos seus
potenciais.
Ainda entre as ações que se encontram em desenvolvimento pela nova mesa diretora, estão iniciativas como, fomentar junto ao executivo, através da Secretaria Municipal de Educação e com parcerias na iniciativa privada, trabalhos de conscientização política, ambiental e de cidadania nas escolas municipais, não se esquecendo de que uma cidade só se prepara para um futuro melhor, se paralelamente, prepara os cidadãos que estarão atuando como agentes modificadores, na sociedade do futuro.
Reportagem: Pacheco de Souza / Imagem enviada pela vítima
Bandidos não identificados furtaram a parte hidráulica, elétrica e as ferramentas de uma casa em construção, no Condomínio Vitória da União, localizado no bairro Novo Campinho, na Região Norte de Pedro Leopoldo. De acordo com o dono da obra, identificado como Bruno, essa é a sexta vez que invadem a obra e furtam objetos no local. A vítima ainda está fazendo a lista dos objetos furtados nesta terça-feira (12/02) para enviar à nossa equipe.
A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência e está sendo aguardada no local.
O Comando da Polícia Militar, em Pedro Leopoldo, informou que não há registro de seis ocorrências de furto no endereço, como informado pelo dono do imóvel. De acordo com a PM, em 2018 houve um registro e a segunda ocorrência foi registrada agora em 2019.
Reportagem:
Pacheco de Souza / Foto enviada pela PM
Equipes Tático Móvel da 11ª
Companhia Independente desencadearam uma operação no bairro Teotônio Batista de
Freitas, em Pedro Leopoldo, e apreenderam drogas, rádios comunicadores e parte
do que seria uma arma de fogo. A ocorrência foi neste domingo (10), por volta
das 17 horas, na Rua “G”.
Segundo informações da PM,
uma denúncia anônima informou que no endereço um indivíduo estaria escondendo
drogas e armas de fogo. No local, foi autorizada a entrada dos Militares e após
buscas dentro do imóvel, foram localizados 02 rádios comunicadores PTT
Motorola, 01 base para carregar os rádios, 12 pinos de cocaína, 01 cano longo
de arma de fogo calibre 20 e 01 aparelho celular.
Um homem de 18 anos foi preso
e autuado em flagrante na Delegacia de Polícia Civil de Sete Lagoas.
Sepultamento aconteceu na tarde deste
sábado, 09/02, em Brumadinho
Reportagem
e foto: Pacheco de Souza
Fim da angústia, o corpo de Wilson José da Silva, vítima do rompimento da barragem da Mineradora Vale, em Brumadinho, no último dia 25/01, foi identificado no Instituto Médico Legal em Belo Horizonte, neste sábado (09/02). O comunicado foi feito pela esposa da vítima, Aparecida Sena.
Wilson tinha 53 anos e morava na Rua das Bromélias, no bairro Morada dos Hibiscos, Região Norte de Pedro Leopoldo. De acordo com a esposa da vítima, ele trabalhava na empresa há quase dez anos como operador de máquinas pesadas e motorista de caminhão. O casal completaria 25 anos de casados em 2020 e já programavam um belíssimo jantar para comemorar a data junto com os familiares.
O sepultamento aconteceu nesta tarde às 16h30, no Cemitério Municipal de Brumadinho, cidade onde moram as irmãs de Wilson, sobrinhos e demais familiares.
Antes da tragédia em Brumadinho Wilson apareceu em um vídeo cantando a música “Noites Traiçoeiras”. Evangélico da Igreja Deus é Amor, ele era um homem muito alegre e gostava de pregar a Palavra de Deus.
Uma mulher de 50 anos foi socorrida na tarde deste sábado, 09 de fevereiro, por equipes do Corpo de Bombeiros após se afogar em uma piscina, localizada em um sítio no bairro Lagoa de Santo Antônio, Região Norte de Pedro Leopoldo. O fato aconteceu por volta das 15h30, na Rua Joaquim Tomaz Aquino, perto da Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales.
Um filho da vítima conversou com a nossa equipe e pediu para não colocar informações que a identifique. A reportagem apurou que a vítima brincava com as crianças na piscina e depois foi para a parte mais funda onde acabou se afogando. O Corpo de Bombeiros foi acionado e a aeronave chegou muito rápido ao local. O Helicóptero conseguiu pousar em um lote vago localizado na Rua Guilhermina Augusta Vieira, perto do local do acidente, e isso facilitou o trabalho das equipes médicas. De acordo com os Bombeiros, a mulher foi entubada e conduzida pelo Arcanjo 04 ao Hospital de Pronto Socorro João XXIII.
Reportagem: Pacheco de Souza / Foto enviada pela equipe do SAMU Oeste
A ArcelorMittal anunciou hoje (08/02) que, após rigorosa avaliação, tomou a decisão de colocar em prática o plano de evacuação relativo a sua barragem de rejeitos de Serra Azul, em Itatiaiuçu.
Após
informar e discutir a situação com as autoridades locais, chegou-se ao
entendimento de que a comunidade de cerca de 200 pessoas situada a jusante da
barragem deveria ser evacuada como medida de precaução.
A
ação decorre de uma inspeção e auditoria minuciosas da barragem de rejeitos,
que foram realizadas após os recentes incidentes acontecidos no setor de
mineração, no Brasil. Empregando uma metodologia mais conservadora, a auditoria
independente responsável pela declaração de estabilidade revisou o último
relatório e adotou para a barragem um Fator de Segurança (Factor of Safety ou
FoS) mais restritivo.
A
ação segue a atualização de uma avaliação feita no local, contratada pela ArcelorMittal Mineração e
realizada por auditoria independente. A avaliação incluiu testes de stress
feitos na barragem de Serra Azul, a partir de dados e aprendizado decorrentes
dos eventos da barragem do Feijão, em Brumadinho. Baseado na variação do fator
de segurança, a decisão tomada foi de evacuar todos os residentes enquanto
testes adicionais estarão sendo tomados e qualquer medida de mitigação possa
ser implementada. O trajeto histórico a ser seguido pelo fluxo, em caso de
colapso, avaliado quando a barragem estava ativa, era de aproximadamente de
quatro a cinco quilômetros.
Esta
é uma medida puramente de precaução, visto que a comunidade se situa a 5 km de
distância da barragem. A empresa concluiu que não se pode correr absolutamente
nenhum risco, e que, apesar do transtorno para a comunidade, esta é a decisão
correta.
A comunidade está sendo transferida para
acomodações temporárias. Os membros da comunidade permanecerão acomodados no
novo local enquanto testes adicionais estão em andamento e até que a segurança
da barragem de rejeitos possa ser 100% garantida.
O
Sr. Benjamin Baptista, CEO (Presidente) da ArcelorMittal Brasil, declarou:
“Pedimos desculpas à comunidade local pelo transtorno; porém sabemos que esta é
a decisão correta e sem dúvida a única decisão que poderíamos tomar. As
autoridades locais concordaram. Procuraremos retornar as pessoas para suas
casas o tão logo possível, embora à esta altura não seja possível dizer quando
será. Especialistas continuam a inspecionar e analisar as condições da barragem
de rejeitos e, no caso de terem que ser implementadas novas medidas para maior
garantia da barragem, isso será feito o mais rapidamente possível. Agradecemos
a compreensão dos empregados e da comunidade, neste momento difícil.”
Sebastiao
Costa Filho, CEO da ArcelorMittal Mineração Brasil, disse: “Nossa absoluta
prioridade é assegurar que nosso pessoal e a comunidade estejam seguros. Manteremos constante contato com aqueles
afetados para mantê-los atualizados sobre a situação. Tão logo tenhamos mais
informações, faremos novos pronunciamentos. Gostaria de agradecer a todos os
afetados – esta é claramente uma situação difícil e esperamos que ela seja
resolvida o mais rapidamente possível.”
A
mina de Serra Azul está localizada em Itatiaiuçu, Minas Gerais. Ela produz 1.2
milhões de toneladas de concentrado e minério granulado. A barragem de
rejeitos, que é do tipo à montante, tem estado desativada desde Outubro de
2012. É a única do tipo “à montante”
dentre as barragens da empresa.
Moradores foram levados, inicialmente, para o Ginásio de Barão de Cocais
Reportagem: Pacheco de Souza / Foto feita por moradores
“Essa
é uma situação real de emergência de rompimento de barragem, abandone
imediatamente a sua residência e siga a rota de fuga”, informou o carro de som
que passou às 03h00 nas proximidades da Mina do Gongo Soco, em Barão de Cocais,
Região Central de Minas. O alerta foi dado na madrugada desta sexta-feira, 08
de fevereiro.
O alerta foi dado 15 depois
da tragédia do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em
Brumadinho, que deixou, até o momento, 157 mortos e 182 desaparecidos.
Segundo a Prefeitura de
Barão de Cocais, a barragem da Mina do Gongo Soco foi monitorada pela Agência
Nacional de Mineração, Defesa Civil Estadual e Municipal, e pela empresa Vale.
A Vale informou que a Declaração de Condição de Estabilidade da estrutura foi
negada por uma consultoria. Por isso, a empresa começou a executar o nível 1 do
Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração.
Cerca de 500 moradores foram
distribuídos em hotéis de Caetés, Barão de Cocais, Santa Bárbara e em outros hotéis
da região.
Em
Itatiaiuçu residências também foram evacuadas
A Defesa Civil Estadual confirmou nesta manhã que cerca de 50 moradores da cidade de Itatiaiuçu também foram retirados de suas casas nesta madrugada. A medida foi tomada por precaução devido ao risco de rompimento da barragem da empresa ArcelorMittal. Todos os moradores foram levados para hotéis da região.
A empresa ArcelorMittal ainda não divulgou nota sobre o assunto.