PROJETO CONSTRUIR CAPACITA TRABALHADORES EM PL

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos: Holcim

Alunos durante atentos à aula

Alunos durante atentos à aula

A Associação dos Moradores do Bairro São Geraldo e Adjcências, em parceria com a Holcim e o Instituto Holcim, o Programa PorAmérica – promovido e co-financiado pela RedEAmérica, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Corporação Consórcio para o Desenvolvimento  Comunitário e a Prefeitura de Pedro Leopoldo, iniciou o curso de Instalação Hidráulica Predial do projeto “Construir” nessa segunda-feira (3). A aula inaugural foi no bairro Lagoa de Santo Antônio.

O curso está sendo ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e será concluído em abril.

O projeto prevê a realização de cursos profissionalizantes gratuitos na área da construção civil e serão oferecidos ainda cursos de Pintor e Eletricista Predial.

Ao final, os participantes receberão certificados.

 

CALÇADAS: PROBLEMAS DIFICULTAM A VIDA DOS PEDESTRES

SÃO BURACOS, RAÍZES DE ÁRVORES, MESAS, CADEIRAS, DEGRAUS E TODO TIPO DE OBSTÁCULOS QUE PÕE EM RISCO A VIDA DOS PEDESTRES DA CIDADE

Reportagem: Luciana Gonçalves / Fotos: Pacheco de Souza

RUA COMENDADOR ANTÔNIO ALVES - BURACO 2

Rua Comendador Antônio Alves

Bastam alguns passos para identificar os problemas da falta de acessibilidade, seja nos bairros ou no centro, as calçadas de Pedro Leopoldo precisam de cuidados. Os que mais sofrem com isso são os que possuem mobilidade reduzida, como deficientes físicos, cadeirantes e idosos. Devido às muitas irregularidades, as pessoas acabam optando por andar na rua para fugir dos obstáculos encontrados nos locais onde deveriam ser a passagem de pedestres. É muito comum observar estabelecimentos comerciais que fazem uma ampliação de seus negócios utilizando as calçadas e aí as regras da legislação que regulam o uso do espaço público são totalmente esquecidas, seja pelos donos dos estabelecimentos ou pela própria prefeitura que acaba tendo uma certa tolerância em relação ao problema. Bares, restaurantes e lanchonetes colocam mesas e cadeiras nas calçadas dificultando a passagem. Onde há transmissão de jogos a situação fica ainda pior, nesses dias, há um acúmulo de pessoas nos locais e os pedestres são obrigados a transitarem pela rua, colocando a própria vida em risco.

RUA COMENDADOR ANTÔNIO ALVES - BURACO 1

Rua Comendador Antônio Alves

Fiscalização – O trabalho de fiscalização de calçadas deveria ser contínuo visando garantir aos pedestres e às pessoas com dificuldades de locomoção as condições necessárias para transitar na cidade. Em Pedro Leopoldo atualmente existe uma demanda de secretários e um deles é o que seria responsável pela execução desse trabalho, o  secretário de Planejamento Urbano. Na administração atual já houve duas trocas e hoje o serviço é assumido pela Secretária do Meio Ambiente, ou seja, os projetos não têm uma continuidade, toda vez que os secretários são trocados, novos projetos vêem, e o problema persiste desde as administrações anteriores.

 

RUA JUIZ ARY CASTILHO

Rua Juiz Ary Castilho

A sugestão dessa reportagem foi enviada por Ramon Malaquias, que se diz muito indignado com o problema: Acho uma imoralidade como os comerciantes da cidade vêem ocupando as calçadas da cidade, principalmente os donos de bares e restaurantes, afinal a calçada não faz parte da área do estabelecimento, o Alvará da Funcionamento (caso haja) não dá permissão para tal prática“, desabafou.

Na tarde dessa segunda-feira (03) outra moradora fez contato com a nossa equipe: “Gostaria que fizessem uma reportagem sobre as calçadas aqui do Centro. Trabalho em frente a Padaria Jaques e as calçadas são irregulares, idosos sempre caem aqui,  agora pouco uma dona tropeçou e ela caiu. Os produtos que ela carregava em uma sacola ficou esparramado pelo chão“, comentou Eydde Alvarenga.

RUA PRIMEIRO DE SETEMBRO

Rua Primeiro de Setembro

Encaminhamos as denúncias  à Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, mas ainda não tivemos retorno.

Atualizada as 23h30.

CARVÃO PREJUDICA TRÂNSITO NA RODOVIA MG – 424

O FATO ACONTECEU NA MANHÃ DE HOJE EM FRENTE AO POSTO SHELL (ANTIGO POSTO MIL)  EM PEDRO LEOPOLDO

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Embora não haja nenhum registro de veículo nem horário, acredita-se que o carvão pode ter caído de algum caminhão que transitou pelo local antes das 07h00. Segundo informações do cabo Marinho da Polícia Rodoviária Estadual, a pista onde o material se encontrava teve quer isolada para evitar acidentes, visto que uma nuvem de poeira se levanta quando os veículos passam sobre o carvão, ofuscando a visão dos motoristas que vem atrás. O redutor de velocidade presente no local também ajudou a diminuir o risco de acidentes. Caminhões do DER  e da Prefeitura eram aguardados para a limpeza do local.

Confira a entrevista com o Cabo Marinho da Polícia Rodoviária Estadual.

CARVÃO NA 424 3

Poeira pode ofuscar a visão dos motoristas e causar acidentes

CARVÃO NA 424

Faixa onde estava o material teve que ser isolada

FUNCIONÁRIO DA HOLCIM CAPOTA CARRO APÓS SER ATINGIDO POR OUTRO VEÍCULO NO ANDYARA

Reportagem: Pacheco de Souza

Foto enviada por uma pessoa que mora na região

Fotos enviadas por uma pessoa que mora na região

No início da noite desse domingo (2) um funcionário da Holcim capotou o carro após ser atingido por outro veículo no bairro Andyara na região norte de Pedro Leopoldo. Segundo populares, o acidente foi por volta das 19h próximo a Spaços Festas e Eventos, o dia ainda estava claro quando tudo aconteceu.

O motorista do carro que teria provocado o acidente, um Fiat Uno, fugiu sem prestar socorro à vítima. Segundo uma pessoa conhecida do condutor do carro da Holcim, o motorista identificado como Joelson teve apenas pequenos cortes provocados pelos estilhaços do para-brisa que quebrou.

A equipe do Portal Mix Notícias esteve no local, mas quando chegamos o veículo já havia sido retirado e não encontramos ninguém para falar sobre o assunto. A foto do acidente foi enviada por uma pessoa que mora na região.

As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil de Pedro Leopoldo.

EMPRESAS QUEREM MELHORIAS NA SINALIZAÇÃO DA RUA PREFEITO CECÉ

APÓS VÁRIOS ACIDENTES COM CARRETAS NO LOCAL, TRANSPL E HOLCIM TENTAM PARCERIA PARA MELHORAR A SINALIZAÇÃO 

Reportagem: Luciana Gonçalves / Fotos: Pacheco de Souza

CARRETA PL 2

Sinalização deficiente pode ser a causa de tantos acidentes

Na manhã da última sexta – feira (31) mais um acidente foi registrado,  uma carreta ficou presa na subida da rodoviária de Pedro Leopoldo. O veículo carregado com 32 toneladas de pedra de gesso  veio do Sul do país E se dirigia para a  Intercement (Fábrica do Cimento Cauê), quando entrou no trevo da Holcim e pegou a estrada paralela à rodovia. Por pouco o poste colocado pela Cemig há uma semana devido a outro acidente, não foi novamente derrubado.

Observando o local é fácil perceber que a placa colocada informando o peso máximo é muito pequena o que a torna praticamente invisível vista de longe. Moradores da região afirmam que além da sinalização precária, os motoristas também acabam sendo imprudentes ao tentar subir com carretas tão grandes e pesadas em uma subida tão ingrime.

A TRANSPL, através da Assessoria de Comunicação, informou para nossa equipe, que medidas estão sendo tomadas para evitar que outras carretas passem pelo mesmo problema. Ou seja, está sendo formalizada uma parceria juntamente com a Holcim para melhorar a sinalização no trecho que vai desde a empresa até a saída para Belo Horizonte. No entanto, a implantação dessa sinalização que será feita na rodovia MG-424, vai depender de autorização do DER – Departamento de Estradas e Rodagens de Minas.

 

FIAT IDEA BATE DE FRENTE COM VAN NO NOVO CAMPINHO

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Carro invadiu a pista contrária e bateu na van

Carro invadiu a pista contrária e bateu na van

O condutor de um Fiat Idea teve muita sorte na tarde deste domingo, dia 02 de fevereiro, após seu carro bater violentamente contra uma van na Avenida Camilo Alves da Silva no bairro Novo Campinho em Pedro Leopoldo. O motorista é um morador do bairro Santa Tereza, ele estava sozinho no veículo e não teve ferimentos, pois ele usava o cinto de segurança e o airbag do veículo foi acionado com o impacto da batida. O acidente foi por volta das 15h30.

Nossa equipe esteve no local e conversou com o condutor do Fiat Idea placa HKN 9643, segundo o motorista, ele descia sentido rodovia MG-424 e perdeu o controle da direção, invadindo a pista contrária e batendo de frente na van que estava estacionada às margens da avenida. O Fiat Idea foi arremessado para cima do portão de um lava jato e destruiu o equipamento.

Van teve a frente destruída

Van teve a frente destruída

A van placa GXM 4426 de Vespasiano ficou com a parte da frente bastante destruída. A Polícia Militar esteve no local e registrou o boletim de ocorrência.

O automóvel é segurado e a seguradora deve ressarcir os prejuízos dos condutores e também do empresário dono do lava jato.

MAIS ACIDENTES

Na Avenida Anhanguera no bairro Andyara, região norte de Pedro Leopoldo, pelo menos dois veículos bateram em um poste da CEMIG que está no meio da rua. De acordo com moradores, uma moto teria se chocado contra o poste na noite de ontem e hoje pela manhã foi um carro conduzido por uma mulher que alegou ter tido a visão ofuscada pelo sol e acabou batendo contra o poste.

Pedaços do veículo estão ao lado do poste

Pedaços do veículo estão ao lado do poste

Nesta mesma avenida vários postes de madeira da CEMIG ficaram para dentro da rua após uma obra de asfaltamento das ruas há dois anos. No início deste ano nossa equipe foi ao bairro e através de uma reportagem alertamos para o problema, a Prefeitura Municipal informou através da Defesa Civil Municipal que já foi feito o pedido para a correção do problema, mas a Cemig pediu prazo de 270 dias. Leia mais sobre o assunto CLICANDO AQUI.

 

A importância da Biodiversidade e Habitat

Por Samuel Marques / Foto: Pacheco de Souza

Capivaras na Lagoa de Santo Antônio) Foto ilustrativa

Capivaras na Lagoa de Santo Antônio) Foto ilustrativa

Hoje vamos falar sobre a importância da Biodiversidade e Habitat.

Biodiversidade nada mais é do que o conjunto de várias espécies de animais, vegetais e micro-organismos em um determinado habitat natural.

Habitat – Conjunto de características naturais e ecológicas, ou seja, local onde vivem vários organismos.

Sem habitat não é possível se ter uma grande biodiversidade natural, pois para que os organismos reproduzem, é necessário que tenham um sustento, sendo que o mesmo é oferecido pelo habitat.  Infelizmente, nos dias de hoje está sendo comum vermos animais selvagens sendo encontrados em residências. Isso acontece porque o habitat desses animais foi danificado, e assim, eles saem à procura de um novo habitat, uma nova moradia. O animal mais comum de se ver nas residências próximas a espaços naturais é a cobra, e o pior é que na maioria das vezes as pessoas matam esse animal. Um animal quando é retirado do seu nicho ecológico, prejudica todo aquele espaço, pois assim, a retirada de determinado animal atrapalha a cadeia alimentar de todo aquele espaço natural.

A natureza tem o poder de suprir as necessidades do habitat, mas não consegue suprir a necessidade desenfreada do homem, sendo assim, o único responsável por esse grande problema ecológico somos nós mesmos, que desmatamos e não preservamos nosso meio natural. É necessário que se tome consciência da importância de preservar o meio natural onde vivemos, e que essa iniciativa deve partir de nós mesmos, pois além do mais se cada um fizer a sua parte tudo fica mais fácil e nós temos que ser a mudança que desejamos ver no mundo.  E lembrem-se: Meio Ambiente preservado é sinal de saúde!

Grande e Fraterno abraço e até a próxima.

 

Samuel Marques - editada menor 150 x 79Samuel Marques,

Publicidade e Eventos

Diretoria de Comunicação ONG Lagoa Viva

Presidente da Associação Mão Amiga

Curso gratuito: Recursos Hídricos e os seus Instrumentos de Gestão

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Lagoa-de-Santo-Antônio-imagens-vista-da-Lua-2-345-x-237

Imagem da Lagoa de Santo Antônio ao fundo

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) realizará o Curso de Atualização “Recursos Hídricos e os seus Instrumentos de Gestão”. O curso será entre os dias 17 a 21 de fevereiro, das 07h30 às 17h30, sendo que o curso para os Conselheiros e Convidados do SCBH Carste será realizado no dia 21/02/2014 (sexta-feira), na Câmara de  Vereadores de Pedro Leopoldo.

Segundo os organizadores, o objetivo da atividade é proporcionar que Conselheiros(as) e Convidados(as) do Comitê e Subcomitês, participem da atualização sobre o tema e discutam a sua atuação no Sistema de Recursos Hídricos que contribuirá para a revisão dos demais instrumentos de gestão das águas.

Os palestrantes do curso serão o Professor Apolo Heringer Lisboa – Idealizador do Projeto Manuelzão e Coordenador da Equipe de Mobilização CBH Velhas e o Sr. Breno Esteves Lasmar – Advogado especializado em Assessoria e Consultoria Jurídica ambiental e de recursos hídricos.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas e deverão ser realizadas através do e-mail: amanda.amorim@cbhvelhas.org.br ou pelo telefone: (31) 3222-8350 até o dia 10/02/2014, informando nome completo, entidade que representa, Subcomitê que participa, telefone e e-mail.

 

AULAS COMEÇAM DIA 4 DE FEVEREIRO EM PEDRO LEOPOLDO

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales

Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales

A Secretaria Municipal de Educação de Pedro Leopoldo informou nessa sexta-feira (31) que o ano letivo com a presença dos alunos nas escolas do município começará na próxima terça-feira, dia 4 de fevereiro de 2014. Os pais deverão levar seus filhos para a escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A Educação de Jovens e Adultos – EJA, também começará na mesma data.

MATERIAL ESCOLAR

Outra informação passada pelo órgão é com relação ao material escolar dos alunos, três itens foram retirados da lista escolar por força de Lei. “De acordo com a Lei 12.886/2013, os itens de uso coletivo não há obrigatoriedade dos pais comprar” diz a nota enviada pela assessoria de comunicação.

Ainda segundo a nota, a lista de material oficial da Secretaria Municipal de Educação, enviada em dezembro de 2013, não poderia ser cobrado os itens abaixo:

Papel creative paper – Papel oficio (branco) – Papel A4 (colorido).

Estes itens só poderão ser entregues na Instituição de livre e espontânea vontade.

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE ASSASSINATO

TIAGO É SUSPEITO DE ASSASSINAR UM HOMEM NO BAIRRO TEOTÔNIO BATISTA EM PEDRO LEOPOLDO

Reportagem: Luciana Gonçalves / Foto: Expedito Nogueira

Corpo da vítima foi coberto no do crime

Corpo da vítima foi coberto no do crime

Policiais da Delegacia de Polícia Civil de Pedro Leopoldo, reconheceram na delegacia um rapaz que estava com mandado de prisão em aberto e efetuaram a prisão dele. De acordo com informações passadas pelo Delegado Daniel Oliveira, o suspeito é um dos acusados do assassinato de Max, conhecido na região como “Tchê”, o crime foi em frente à sua casa, na esquina da Rua Elias Marques com Ivair José dos Santos no último dia 10 de janeiro deste ano.

A vítima foi morta com vários disparos de arma de fogo. A polícia não descarta a participação de mais outros dois indivíduos que estão sendo investigados. Leia mais sobre o crime CLICANDO AQUI.